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Inovação: Taxi Fast Desenvolvimento de Pré-Protótipo de um Aplicativo

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CONTEÚDO

LEÃO, Tâmara Cristina Silva

LEÃO, Tâmara Cristina Silva. Inovação: Taxi Fast Desenvolvimento de Pré-Protótipo de um Aplicativo. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 06, Vol. 03, pp. 52-77, Junho de 2018. ISSN:2448-0959

Resumo

A Inovação desempenha um papel chave não apenas nos processos e nas operações básicas de uma organização, mas principalmente no modo de agir, de produzir, de gerar conhecimento. Nesse sentido a inovação é caracterizada por combinações de recursos que geram novos produtos, novos processos, novos mercados, novas formas de organização e novos materiais. O presente artigo tem por proposta apresentar o pré-protótipo de um aplicativo de taxi, desenvolvido para atingir o público da região de Sete Lagoas e facilitar o meio de transporte, trazendo um contexto que está atualmente sendo abordado como tendência tecnológica mundial. O aplicativo Taxi Fast, novo para a região, que ainda não possui este tipo de serviço, o pré-protótipo foi desenvolvido para a plataforma andróide e visa atender a um público mais envolvido com tecnológica da informação para fazer o uso do mesmo. A proposta deste estudo é de descrever brevemente sobre este amplo objeto de estudo, mostrando desde a criação até a sua utilização. Para o desenvolvimento deste artigo utilizou-se  metodologias de pesquisa exploratória e também pesquisas em forma de entrevista. Os resultados obtidos foram favoráveis, pois o pré-protótipo é novo na região de Sete Lagoas, com isso fez com que se manifestasse o interesse dos moradores da região, já que a finalidade do aplicativo alinhou-se diretamente com a necessidade do cotidiano dos mesmos.

Palavras-chave: Aplicativo, Inovação, Protótipo Tecnologia, Taxi fast.

Introdução

A inovação é um fenômeno global, sobre o qual diversas instituições públicas e privadas têm investido para pesquisar e incentivar a implantação da mesma. A dedução de impostos gerada nas empresas por esses termos contribui para a melhoria da qualidade da produção das matérias primas e, na maioria das vezes, é reinvestida em novos projetos de maneira direta ou indireta nas suas próprias organizações. Segundo Roger e Shoemarker (1971), o conceito de inovação é bastante variado dependendo, principalmente da sua aplicação de forma sucinta, há quem considera inovação e a exploração bem-sucedidas de novas ideias.

A inovação empresarial também deveria contemplar o atendimento às demandas da sociedade, na perspectiva de progresso, desenvolvimento humano e melhoria das condições de vida da população. Nesse sentido este estudo buscará desenvolver um pré-protótipo de um aplicativo-APP que atenda às necessidades de transporte particular da região de Sete Lagoas com o objetivo de propiciar maior conforto, segurança, flexibilidade e agilidade para seus usuários, bem como melhorar a acessibilidade aos usuários com qualidade. Agregando lucro aos prestadores de serviços, maior comodidade aos usuários, utilizando a tecnologia da informação que consiste em um conjunto de ferramentas e recursos tecnológico que permite administrar ou armazenar variadas qualidades de informações. Esses sistemas não serão necessariamente softwares ou hardwares, podendo expandir também um conhecimento dentro da empresa, ou mesmo o que se refere a computadores, softwares, redes, intranets, sites, servidores, bancos de dados e telecomunicações, ou seja, qualquer tecnologia que permita o fluxo de armazenamento e processamento das informações dentro de uma organização.

Atualmente o sistema de serviços de transporte através de táxi no Brasil possui alguns problemas, o que pode prejudicar a experiência do usuário. As centrais telefônicas podem estar sobrecarregadas devido à quantidade de requisições. O serviço do táxi pode não estar sendo otimizado o quanto poderia, este e outros problemas, que serão investigados, podem causar grandes transtornos aos usuários desse serviço, que precisam de um sistema confiável que os leve aos lugares desejados, dentro do tempo esperado. Com isso, quanto mais automatizado e otimizado for o serviço, a experiência e confiabilidade do usuário no sistema de táxi irá aumentar e consequentemente os usuários irão procurar mais por esse serviço.

O serviço de táxi em várias cidades está defasado e com problemas para atendimento do público. Somente aumentar a frota ajuda a amenizar o problema, porém não é a única solução. Otimizar o uso do táxi utilizando funcionalidades como 3G e GPS pode ajudar a melhorar o serviço de táxi e consequentemente aumentar a confiabilidade do usuário no serviço. Além disso, torna-se um atrativo para o usuário pela facilidade em solicitar e acompanhar o seu atendimento.

Considerando a temática proposta, este estudo tem como propósito de criar um pré-protótipo de um aplicativo denominado “Taxi Fast”, que atendera a população de Sete Lagoas e região, facilitando o acesso ao transporte.  A popularização dos APPs tem proporcionado novos nichos de mercado a serem explorados e ainda ampliado a possibilidade de atendimento de serviços diversos que auxiliem o público em geral execução das atividades. Nesse sentido este estudo buscará responder a seguinte questão: Por que o desenvolvimento do aplicativo Taxi Fast pode ser considerado uma ideia inovadora?

O objetivo geral desta pesquisa é de criar um pré-protótipo de um aplicativo-APP que facilite o acesso do transporte por meio de um aplicativo oferecendo agilidade no atendimento ao cliente. A função do Taxi Fast é de ser um serviço de taxi por encomenda que permite que solicite motoristas ou pilotos, particulares através de um aplicativo que funcionará em dispositivos andróides ou serviços de atendimento para enviar o prestador de serviços mais próximos até o local onde o cliente se encontra. Especificamente, este projeto visa: 1) Apresentar as características e relação quanto à inovação; 2) Apresentar o aplicativo Taxi Fast como ele será desenvolvido. 3) Apresentar um estudo de caso sobre a inovação da tecnologia do aplicativo taxi fest e como a população será beneficiada. 4) Desenvolver parceria com a Coopconsult, promover o suporte de conhecimento por meio de consultoria para a criação do aplicativo Taxi Fast. 5)  Apontar, ainda, melhorias que possam fazer o Taxi Fast mais inovador e eficaz em suas funcionalidades e aplicações; 6) Organizar apresentação para a Mostra de Projetos Acadêmicos das Faculdades Promove de Sete Lagoas, demonstrando a aplicação do Taxi Fast como exemplo de inovação tecnológica, no formato de encontro: empreendedorismo e inovação.

Para a elaboração deste artigo o estudo terá o apoio das disciplinas: Métodos Quantitativos, Gestão de Pessoas, Matemática Financeira e Administração Mercadológica I, que muito contribuiu com suas práticas e conceitos fazendo com que o trabalho chegasse ao nível de conhecimento multou.

 Referencial teórico

Inovar significa introduzir novidades, é colocar novas ideias em práticas. Representar algo novo no mercado. A empresa que inova torna-se mais competitiva tanto no mercado interno quanto no externo, segundo Nicolisys (2004) a inovação destina-se a dar mais competitividade a uma tecnologia ou descoberta tecnológica de um produto ou um processo ampliando a sua parcela de mercado e assim agrega valor econômico e lucratividade. Quanto mais a empresa se inovar mais competitividade ela se tornará e terá maiores lucros, pois a empresa poderá investir no mercado interno e externo melhorando suas exportações.

Perfil do profissional inovador

Segundo Chiavenato (2003) a inovação representa a aplicação prática de novas ideias no sentido de criar uma nova empresa, novo produto ou serviço.

Para Drucker (1987, p.39) inovação é:

[…] instrumento específico dos empreendedores no meio pelo qual estes exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente inovar constantemente com resultados e equilibrando oportunidades e riscos é hoje um dos grandes desafios de empresas de todos os setores e dimensões. Muitas perseguem essa meta pouquíssimas conseguem domar a burocracia, o medo, a falta de ousadia e o comodismo, males cada vez mais disseminados no ambiente de negócios e atingi-la. Drucker (1987, p.39)

Outro fator fundamental é a busca incessante pela inovação, pois as ideias raramente surgirão ao acaso. Drucker (1987) ainda afirma que a eficácia da inovação está ligada à sua simplicidade e concentração caso contrário poderia ser confusa ou simplesmente não funcionar, o que a tornaria inútil.

Os dois conceitos tratam a inovação de formas distintas, sendo que o primeiro conceito enfatiza a tecnologia e agrega valor econômico, lucro, renda e empregabilidade. Já o segundo conceito demonstra que ao inovar criar-se mais equilíbrio entre oportunidade e riscos, é inovação uma das condições para o nascimento e manutenção de um empreendimento.

Para Chiavenato (2003) a criatividade é essencial para as pessoas que querem inovar, investir criar coisas novas. E importante referir que a criatividade não necessariamente significa criar coisas do “zero”, muitas vezes significa inovar, ou seja, melhorando alguma coisa já existente.

Bessant e Tidd (2009) afirmam que a inovação assume muitas formas diferentes, mas pode ser resumida em diferentes tipos, a saber:

Inovação de produtos, como o próprio nome indica, centra-se no desenvolvimento melhoria das funções dos produtos. Este é o tipo de inovação mais facilmente reconhecido pelo consumidor, pois implica o aparecimento de novos produtos ou a melhoria de produtos existentes. Alguns exemplos de inovação de produto são: Walkman – Corresponde ao desenvolvimento de um novo produto partindo de outros produtos, o Pressman e os auscultadores portáteis. Automóvel (re-styling) – Tem como objetivo central a melhoria de algumas das funções do automóvel por forma a, mantendo satisfeitas as expectativas dos potenciais consumidores, prolongar o período em que o volume de vendas permanece elevado, atrasando o declínio do produto no seu ciclo de vida. Relógios Swatch – Atualmente, os relógios desta marca têm a inovação centrada na melhoria das funções dos produtos, correspondendo por isso a inovações de produto. No entanto, de início, os relógios da Swatch incorporaram diversas inovações ao nível dos processos, nomeadamente o mecanismo com apenas 51 peças, a armação plástica com uma única peça e o mecanismo selado nesta por soldagem ultrassónica.

Inovação de processos focaliza-se no aperfeiçoamento dos processos de fabrico e comercialização. Embora possa conduzir igualmente a melhorias nas características dos produtos, este não é o objetivo primeiro da inovação. Neste tipo de inovação busca-se muitas vezes minimizar custos de produção ou comercialização, através da maximização da eficiência e da exploração dos meios disponíveis. São exemplos de Inovação de Processos: Mimo da TMN – A criação e lançamento do Mimo foram a estratégia comercial delineada pela TMN para procurar atingir mais rapidamente uma faixa emergente de novos utilizadores do tele móvel: os particulares com rendimentos médios

Inovação de procedimento tem como objetivo reformular a maneira como os produtos e processos são integrados nas operações da empresa. Alguns exemplos de inovação de procedimento são: Just in time – A utilização desta metodologia, não alterando os produtos e os processos, reformula a integração destes nas operações por forma a minimizar os stocks em armazém. Normas ISO 9000 / Sistema da Qualidade – O desenvolvimento de um Sistema da Qualidade numa empresa tem como objetivo a maximização da qualidade no conjunto das atividades que esta desenvolve. A implementação do Sistema da Qualidade conduz, normalmente, a uma reformulação da forma como estas atividades se relacionam, sem que necessariamente haja qualquer alteração a nível de processo ou produto.

Inovação de marketing são as novidades e técnicos de métodos de marketing, em busca de melhoria no design do produto ou embalagem, preço, distribuição e promoção.

Inovação organizacional está diretamente relacionada em um novo método Organizacional na pratica de negócios, podem visar a melhoria de desempenho de uma empresa por meio da redução de custos administrativos ou de custos de transação, estimulando a satisfação no local de trabalho (e assim a produtividade do trabalho), ganhando acesso a ativos não transacionáveis (como o conhecimento externo não codificado) ou reduzindo os custos de suprimentos.

Inovação tecnológica é a busca do novo, da inovação de executar ou   fazer melhor. A pesquisa tecnológica consta em buscar novas formas para o homem poder melhorar ou manipular o seu meio ambiente.

Segundo Marcovitch (1980), atualmente a tecnologia é o conhecimento específico, detalhado e exato de Processos e produtos, obtidos através da aplicação do conhecimento e da metodologia científica aos problemas de produção Um dos principais determinantes da tecnologia, equipamento ou processos a ser utilizado é quando a atividade executada atinge o limiar e se torna obsoleta para o crescimento do negócio e, eventualmente, estabilizam ou até deixam de gerar o retorno financeiro, antes esperado; este é o determinante que indica que é o momento de haver mudanças, ou seja, é necessário que haja inovação. Para o autor a atividade econômica e a tecnologia têm objetivos idênticos onde o foco principal é a satisfação através da redução de custos, utilizando a inovação como ferramenta para manter o crescimento econômico.

É importante salientar que muitas vezes pode haver dificuldade em diferenciar esses   tipos de inovação, pelo fato de poderem ser parecidas em alguns casos e se aplicarem a mais de um tipo ao mesmo tempo. “Às vezes, a linha divisória entre os tipos de inovação é bastante imprecisa – uma nova balsa a motor, por exemplo, é tanto uma inovação de produto quanto de processo” (BESSANT e TIDD, 2009. p. 30).

Outro fator relevante para o conhecimento da inovação é o grau de novidade que a mesma apresenta, a partir daí Bessant & Tidd (2009) argumentam sobre a diferença entre inovação incremental e inovação radical, pois há uma enorme diferença entre adicionar melhorias e modificações em algo já existente, e criar um conceito (de produto ou serviço) totalmente novo. E tais mudanças podem não tão somente revolucionar o mercado como a forma que esta inovação influencia o mundo, como por exemplo, a energia a vapor durante a revolução industrial, e a forma que os mesmos são vistos/ produzidos.

Importa ressaltar que a inovação caminha lado a lado com a visão empreendedora. São recursos criados para criar riquezas e chegar ao objetivo final. A inovação e o ato de inovar significa necessidade de criar caminho ou estratégias diferentes ao obter meios para atingir um determinado objetivo. A partir das ideias e criação inovar-se e aumentar seja ideias, processos, produtos ou serviços. Mas a inovação não deve se resumir apenas a inovação de produtos, mas também os valores, sustentabilidade e inovação nos processos.

Surgimento da inovação

Histórias por trás de inúmeros produtos bem-sucedidos ao longo do tempo comprovam que o processo inovador não é uma prática individual, mas sim coletiva.

Veja o exemplo da fabricante líder de pneus Goodyear. Ela utiliza um canal aberto com seus fornecedores para o desenvolvimento conjunto de soluções que beneficiem não apenas a empresa, mas também os seus próprios fornecedores. Há algum tempo, por meio de um software específico, a Goodyear solicitou ajuda aos fornecedores para resolver 17 problemas técnicos. Durante seis semanas, receberam 195 respostas que, não apenas solucionaram os problemas, mas também promoveram o desenvolvimento de outros produtos em conjunto.

Já a Whirlpool, detentora das marcas Brastemp e Consul, concentra 25% de suas receitas em produtos inovadores. Para sustentar essas margens, a empresa investe fortemente na parceria com universidades, fornecedores e funcionários. Uma de suas iniciativas é manter uma ferramenta em sua intranet chamada “Idea Central”, responsável pela comunicação aberta entre funcionários e líderes. Esta ferramenta permite o livre fluxo de informações e ideias que solucionam problemas e, não raramente, originam melhorias em seus produtos.

Outro notório exemplo de inovação aberta vem da construtora e incorporadora Tecnisa. Em meados de 2009, por meio de uma comunidade na rede social Orkut, então popular no Brasil, a empresa solicitou sugestões sobre construções específicas para idosos e deficientes físicos. Em pouco tempo surgiram 200 ideias diferentes, das quais duas foram aplicadas. Algum tempo depois, a empresa ainda promoveu um desafio universitário no Battle of Concepts, portal dedicado à inovação, premiando três ideias inovadoras, que posteriormente foram implantadas com sucesso.

A inovação, nada mais é do que a eterna busca pela solução de problemas. As boas soluções, via de regra, surgem quando os indivíduos, simplesmente, tentam fazer as coisas melhores. Inúmeros são os fatores necessários para se implantar uma cultura inovadora em uma companhia. No entanto, uma das premissas para se colher os frutos de uma prática inovadora é procurar mantê-la aberta e participativa, seja junto a fornecedores, colaboradores, universitários ou clientes.

Inovação na antiguidade

Foram muitas inovações na antiguidade, algumas de destacaram mais relevantes do ponto de vista da melhoria na inovação de processo e inovação de produto que mais ajudou no desenvolvimento desse período.

A invenção da roda surgiu no contexto de processo produtivo, visto que, economizou energia ao transferir ao reduzir a força braçal e lenta do homem por esse instrumento que logo ganhou muitas aplicações. Sendo usada em diversas áreas de trabalho humano: exercito, alimento, transporte, etc.

Invenção da Canoa que ajudou o homem percorrer grandes distâncias, e descobrir e explorar novas civilizações. Como se construía na época uma civilização que se desenvolvia entre rios, essa inovação ajudou difundir essa realidade.

Invenção da escrita pode se afirmar com segurança que a escrita não foi só importante na Antiguidade como em toda a História da humanidade, pois sem ela não teríamos relatos de acontecimentos da História. Sem a escrita o homem não se desenvolvia em nem um dos processos de produção e nem poderia fazer produtos avançadas, que necessitam de planejamento.

A invenção da escola significa “lazer” ou “lugar do ócio”, a explicação para esse nome era que as pessoas não iriam a esses lugres em seu horário em seu tempo livre

Inovação no mundo moderno

A aceleração histórica tem a inovação técnica como um conjunto de dispositivos impulsionadores das organizações territoriais. A inovação faz parte do dia-a-dia das sociedades e, em particular, das empresas, por meio de mudanças nos processos produtivos e nos modelos dos produtos que inserem o progresso tecnológico. Tem-se, assim, uma verdadeira difusão da inovação, ancorando-se em mudanças tecnológicas nos sistemas produtivos e no desenvolvimento e ordenação dos territórios, por meio de novos espaços de inovação (espontâneos e planejados), além de implicações territoriais decorrentes da inovação. Mas o que tornou as inovações um temário importante, desta atualidade foi o novo período das novas tecnologias aliadas às telecomunicações e à informática, alteram significativamente as estruturas sociais, modificando os modos de se produzir, circular, distribuir e consumir bens, serviços e ideias. Ou ainda, que os territórios e as sociedades atuais estão sendo reorganizados de maneira essencial por intermédios de processos tecnologias espaciais. A nosso ver, esse é o conteúdo novo que faz suscitar outros questionamentos ou novas interpretações, dessa vez relacionada às inovações tecnológicas recentes, ao sistema produtivo e ao território, o que contribui para a emergência de uma geografia da inovação. Contudo se desenvolve uma reflexão sobre a difusão de inovação tecnológica, identificando as dimensões política, econômica e sociocultural das novas tecnologias nesta atualidade.

Inovação tecnológica em Sete Lagoas

Segundo IDC, o mercado de TI crescerá cerca de 10% em 2014, número 14 vezes maior que o PIB esperado pelo Banco Central. A parceria faz frente à crescente oferta de empregos na área e visa à criação de mão de obra melhor qualificada, contribuindo para o desenvolvimento e aumento da competitividade do ecossistema de inovação na região de Sete Lagoas.

Segundo o presidente da FUMEP, Carvalho (2013) Sete Lagoas é o único município de Minas a ser o primeiro a alcançar conteúdos de capacitação básica em TI que poderão compor a grade curricular a ser oferecida pela FUMEP. A solução permite a exibição e edição de arquivos em ferramentas como Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Outra possibilidade é o apoio para promover a inovação em sala de aula através do registro ao maior portal de colaboração mundial para professores e diretores de escolas, o Microsoft PIL Network-Rede Parceiros na Aprendizagem. O acordo entre Prefeitura e Microsoft, busca transformar a educação, expandir a qualificação em tecnologia da informação, fomentando inovação, empregabilidade e empreendedorismo através do desenvolvimento de jovens, assim como na empregabilidade daqueles que se encontre em situação de vulnerabilidade social. A FUMEP terá todo interesse em promover educação, qualificação, inovação e o empreendedorismo local criando oportunidades locais, assim evitando a evasão de empreendedores para outras regiões, fortalecendo o desenvolvimento sustentável de Sete Lagoas e região.

Dados da inovação no Brasil e no mundo

A Inovação tem sido destacada como a grande força propulsora e renovadora das empresas e, consequentemente, do crescimento sustentável das nações. O fato de “fazer diferente” é reconhecido por todos como algo que proporciona uma posição de destaque junto aos clientes, fornecedores e a sociedade, gerando, com isso, valor econômico para as organizações.

Mais do que uma instituição, inovar é a chave do crescimento sustentável. Um estudo realizado em 2005 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) com 72 mil empresas brasileiras com mais de dez funcionários demonstrou que, apesar destas empresas representarem apenas 1,7% da indústria, as que investem em inovação são responsáveis por 25,9% do faturamento industrial no Brasil, e por 13,2% do número total de emprego gerado no país.

Inovar, pragmaticamente, é transformar ideias novas em resultados sustentáveis, ou seja, consiste no justo equilíbrio entre criatividade e processos para geração de valor. Em termos de criatividade, o Brasil tem um diferencial oportuno em comparação com outros países. É, ao mesmo tempo, o país da biodiversidade e da etnodiversidade. É uma nação multicultural e linguisticamente unida – diferente da Europa, por exemplo -, em que o respeito e admiração da diferença, de forma geral, prevalecem. Por outro lado, o Brasil tem, também, um enorme desafio, que consiste na própria inserção efetiva desta diversidade no contexto organizacional. Para mencionar um único e bastante revelador dado, no Brasil, menos de 27% dos cientistas atualmente trabalham em projetos ligados a empresas. Nos Estados-Unidos, país que viu nascerem empresas como Cisco, Xerox, Google, Apple, Facebook, entre outras grandes marcas, 80% dos pesquisadores são inseridos em trabalhos empresariais. Na Correia do Sul, que acelerou de forma exemplar seu crescimento nas últimas duas gerações, este mesmo número é de 77%.

Segundo Cassapo (2016) Brasil tem um cenário empreendedor interessante que o coloca como país de destaque no mundo. Porém, este destaque está mais ligado ao tamanho da população empreendedora do que pelo planejamento empreendedor. Infelizmente por aqui essa atividade ainda acontece mais no sentido de um da necessidade e não de oportunidade, e com muito pouco conteúdo inovador.

Os dados da PINTEC (Pesquisa de Inovação Tecnológica) coletados pelo IBGE, demonstram que o protagonismo privado nos investimentos em inovação e, consequentemente, na cultura do risco como contrapartida da oportunidade, ainda é baixo. Efetivamente, a porcentagem total de investimentos privados em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) no Brasil é de 0,55% do PIB, contra 1,87% nos Estados Unidos e 2,45% na Correia do Sul.

Naturalmente, não se deve utilizar de tais dados para autenticar que o país estacionou a inovação. Redes internas e externas de parceria, que decorrem do incentivo ao trabalho interno em rede (potencializado pela chamada web 2.0), e pela busca constante pela aproximação de empresa-empresa, universidade-empresa, ONG-empresa e governo-empresa, têm sido decisivas para o fortalecimento da cultura de empreendedorismo inovador no Estado.

Curiosidades sobre inovação

Ao iniciar um novo projeto, ou mesmo antes de efetuar alguma mudança, é essencial que as pessoas formulem perguntas, reúnam alternativas variadas, procurem coletar a maior quantidade de informações que possam vir a ser úteis, ou seja, que assumam uma atitude de inovação.

Nesse aspecto, a curiosidade se configura como uma poderosa aliada para aguçar a percepção e ampliar as possibilidades de inovação. Com um maior leque de informações e associações disponível em sua mente, o profissional sente-se mais seguro na hora de fazer apresentações, negociar, expor opiniões e levantar soluções. É como se a curiosidade promovesse um rearranjo dos pensamentos: eles passam a ser encarados como galhos de uma árvore, cujos caminhos se dividem em bifurcações, mas continuam a se desenvolver e se relacionar. Os pensamentos se interligam como uma figura em espiral; às vezes é preciso rever ideias anteriormente abordadas, por outro ângulo, para se chegar à solução de um problema antigo.

A curiosidade, portanto, é uma habilidade que pode ser exercitada por meio da observação, da criação de mapas mentais e hipóteses. Organizar pensamentos usando organogramas, fluxos, listas, anotações ou desenhos pode ser uma excelente maneira de visualizar e entender o modo como a mente, estão interpretando e alocando cada informação. Ao visualizar as etapas do pensamento, as tomadas de decisões ou a implementação de novas ideias tornam-se mais seguras e certeiras. Por isso, o cultivo de hábitos que incentivem a promulgação de novas ideias e maneiras de pensar é fundamental para o profissional que pretende se destacar e pensar.

Números da inovação no Brasil

Atrelar inovação estratégica empresarial exige empreendimento de que a via da diferenciação baseada em pesquisa e desenvolvimento (P&D) é longa e repleta de sobressaltos. Por isso, companhias acostumadas a aplicar recursos em inovação resistem diante de incertezas políticas e econômicas e aportam na ousadia para sair mais fores de ciclos de retenção nos negócios. Segundo Pinto (2016), se a inovação e importante em momentos de crescimento, torna-se ainda mais relevantes em conjuntura de crise. Não pode ser algo circunstancial de curto prazo. A natura está entre as corporações mais inovadoras no Brasil e faz parte de um grupo que mantem firme o orçamento em Pesquisa e Desenvolvimento-P&D.

A pesquisa valor inovação Brasil, realizada pela Strategy&, consultoria de estratégia da PWC, aponta que a atual situação econômica do país não alterou o volume de recursos alocados para P&D em 43% das classificadas no ranking das 100 mais inovadoras. Mesmo diante de incertezas econômicas, 22% das respondentes ampliaram o orçamento para 2016.

A amostra-composta por empresas com faturamento acima de R$ 500 milhões- revela o avanço em curso na iniciativa privada brasileira: maior esforço para transforma conhecimento em valor agregado. No grupo estudado, 63% das empresas afirmaram que a inovação está entre os três principais componentes estratégicos, e 91% declararam existir alinhamento entre inovações e demais estratégias do negócio. Os servidos da pesquisa apresentados nas figuras deste anuário trazem o ranking com as várias empresas inovadoras e os destaques em 17 setores de atividade. Segundo Fusaro a crise econômica leva a uma reavaliação de projetos, que tendem a ficar menos ousados. As iniciativas de maiores riscos, com resultados em longo prazo, serão mais desafiadas. O problema, segundo o especialista, está na redução do orçamento para ciência básica e projetos de ruptura tecnológica, capazes de agregar valor, produção brasileira e melhor posicionamento para o país no comércio internacional representados no gráfico 1.

Gráfico 1 – Inovação e estratégia para as empresas. Fonte: Valor Econômico-Inovação Brasil Julho 2016 (adaptado)
Gráfico 1 – Inovação e estratégia para as empresas. Fonte: Valor Econômico-Inovação Brasil Julho 2016 (adaptado)

Efeitos sobre a crise

Áreas que ganharam mais foco em inovação nas áreas de atuação existentes dentam de uma organização na construção civil dentre outras, que ganharam mais foco em inovação: melhoria de processos; incremente de produtos existentes; novos produtos e serviços e pesquisa básica apresentados na tabela 1.

Tabela 1: Efeitos da crise em % do total de empresas

Áreas que ganharam mais foco em inovação Melhoria de processos 73
Incremento de produtos existentes 57
Novos produtos e serviços 43
Pesquisa básica 11

Fonte: Valor Econômico-Inovação Brasil Julho 2016 (adaptado)

Network na pesquisa

Setores que mais buscam parcerias para promover P&D e organizações que não alterou o volume de recursos referente à tabela 2.

Tabela 2: Setores com maior aumento e redução de recursos

Aumento Inalterado Redução
Seguros e Planos de Saúde 44 33 22
Alimentos e Bebidas 40 50 10
Comércio 33 50 17
Ind. Química de Transformação 31 50 19

Fonte: Valor Econômico-Inovação Brasil Julho 2016 (adaptado)

Os setores que mais reduziram recursos e setores que menos reduziram recursos, com aumento, manutenção e redução dos investimentos, apresentados na tabela 3.

Tabela 3: Capital de setores que investem em P&D

Aumento Inalterado Redução
Energia Elétrica 0 38 62
Engenharia de

Infraestrutura

0 43 57
Bens Capital 0 50           50
Material de Construção e Decoração 29 14 57

 

 

Fonte: Valor Econômico-Inovação Brasil Julho 2016 (adaptado)

Os dez setores que mais investem em P&D

Mais da metade das companhias pesquisadas nessa área restringiram capital para os projetos. No método potencial engenharia priorizar manter o que for possível, já em setores de maior intensidade tecnológica a tendência a aplicar mais em inovação para tentar ganhar vantagens em tempo de crise. Tabela 4.

Tabela 4: Porcentagem das empresas de cada setor

+ que 5% 4% e 5% 3% e 4% 2% e 3% 1% e 2% 0,5% e 1% 0 e 0,5%
Farmacêuticas 77,8 11,1
TI 77,8 11 11
Serviços Financeiros 37,5 12,5 12,5 12,5 12,5
Telecomunicações 28,6 14,3 14,3 42,9
Materiais de Construção 28,6 42,9 14,3 14,3
Comércio 20,0 20,0 20 20
Veículos e Peças 15,4 23,1 38,5 7,7 7,7
Agronegócio 14,3 14,3 14,3 14,3 42,9
Indústria de Base 12,5 12,5 37,5 37,5

Fonte: Valor Econômico-Inovação Brasil Julho 2016 (adaptado)

Inovação no RH estratégico

As constantes oscilações dos cenários econômicos dos últimos anos fizeram com que as empresas possuíssem estruturas organizacionais enxutas, processos otimizados e profissionais extremamente qualificados. As organizações buscam alavancar seus resultados no menor prazo possível e têm investido fortemente em inovação, pois carecem de mudanças rápidas. Segundo Gramigna (2007) a integração das diversas funções de recursos humanos, apoiada por um processo de gestão efetivo, é o passo fundamental para a geração de resultados. Profissionais que militam em recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, avaliação de desempenho, carreira e remuneração precisam reconhecer a necessidade de mudanças e buscar caminhos que ajudem a resgatar os espaços perdidos pela área de RH ao longo dos anos.

Para Gramigna (2007) a área de Recursos Humanos, antes centralizadora e responsável por todos os processos de pessoal, vem assumindo, finalmente, seu espaço estratégico, descentralizando-se, distribuindo as responsabilidades pelo desenvolvimento das pessoas aos gerentes diretos, instrumentalizando-se para uma nova ordem e partindo para uma gestão integrada e focada no negócio.

O profissional de recursos humanos da atualidade assume o papel de agente de mudanças, é necessário que esteja focado em resultados e seja dotado de uma visão estratégica voltada à inovação. É imprescindível que seja adotado por este profissional, um posicionamento sistêmico e coerente de modo a integrar as áreas e potencializar os resultados através das pessoas.

A Lei de Incentivo à inovação

Esta Lei estabelece incentivos fiscais que as empresas podem usufruir de forma automática, desde que realizem pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica. Normalmente, estes incentivos representam 20,4% ou 27,2% dos dispêndios nos projetos de P, D&I, podendo chegar a 34%.

Os benefícios fiscais são:

Exclusão adicional de 60% a 100% dos dispêndios com P,D&I da base de cálculo do IR (25%) e CSLL (9%),Redução de 50% do IPI, depreciação integral, no próprio ano da aquisição, de máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos novos, amortização acelerada, mediante dedução como custo ou despesa operacional, no período de apuração em que forem efetuados, redução a 0 (zero) da alíquota do imposto de renda retido na fonte nas remessas efetuadas para o exterior destinadas ao registro e à manutenção de marcas, patentes e cultivares. Para usufruir destes benefícios as empresas precisam: estar no regime de lucro real, comprovar regularidade quanto à quitação de tributos federais e demais créditos inscritos em dívida ativa da união, terem lucro fiscal no ano base.

Objeto de estudo

O Táxi Fast é um serviço que buscará o título de inovador e que poderá apresentar excelentes resultados para ambas as partes, tanto para o prestador do serviço como para os usuários, pois na região de Sete Lagoas uma carência deste tipo de serviço, que irá conter regras claras e objetivas quanto ao seu fornecimento e uso.

O serviço Táxi Fast é uma opção de transporte para necessidades não atendidas de forma satisfatória as pessoas de forma objetiva e pontual, com rapidez e segurança, independente da hora ou local, que exige dentro da região de Sete Lagoas e adjacências.

O Táxi Fast será fornecido através de um aplicativo simples e gratuito que irá coordenar e distribuir as necessidades requisitadas pelos clientes, que poderá baixar o aplicativo e já requisitar os serviços, que serão fornecidos por prestadores de serviços registrados e identificados pelo aplicativo, oferecendo segurança para ambas as partes e outros meios a ser definida posteriormente, terá acesso ao serviço a qualquer hora do dia ou da noite , feito a requisição o próprio aplicativo identificará através de um banco de dados a região onde se origina o pedido e qual prestador estará mais próximo e disponível encaminhando-o para a execução do serviço , bem como identificação do cliente, e também o aplicativo encaminha um retorno ao cliente com o nome do prestador do serviço que irá atende-lo e descrição do veículo.

Pré-protótipo Táxi Fast

Para o desenvolvimento do aplicativo de smartphone utilizar-se-á como base a plataforma Android. O aplicativo oferecerá aos usuários as seguintes funcionalidades:

Fazer uma solicitação para o serviço de táxi utilizando somente 1 clique. Acompanhar as alterações do andamento solicitação.
Status da solicitação
Observações da central de atendimento
 Veículo e placa que irão atender o usuário
Distância e tempo estimado de chegada
Cancelar uma solicitação iniciada.

 

O servidor será responsável por receber as requisições do aplicativo Android e realizar os serviços:

Criar solicitação de atendimento do usuário.
 Receber e atualizar coordenadas de táxis.
 Enviar atualização da solicitação para o usuário.
 Cancelar/Encerrar solicitações.
 Despachar solicitação para um táxi.

 

A ideia do pré-protótipo é automatizar a solicitação de táxi pelo usuário. O funcionamento básico do pré-protótipo segue os seguintes passos:

1. Passageiro abre chamado pelo smartphone.
2. Servidor busca veículo disponível mais próximo.
3. Passageiro escolhe o modelo e características do veículo.
4. Servidor envia associa o motorista ao chamado.
5. Motorista aceita o chamado.
6. E aguarda outros usuários que preencha as vagas do carro.
7. Motorista se aproxima dos passageiros.
8. Servidor envia sinal aos passageiros.
9. Motorista chega até aos passageiros.
10. O motorista libera os Passageiros
11. Servidor libera o motorista.

 

O Taxi Fast trará uma comodidade maior para os usuários; não apenas isso, haverá uma otimização na prestação de serviço. Será uma novidade para a cidade de Sete Lagoas e região. Além de o transporte ser individual, o usuário que optar por dividir sua corrida terá essa opção também. Visando gastos, o usuário terá a opção de dividir sua corrida com ate 4 (quatro) outros usuários, marcando seu destino e encontrando pessoas na mesma direção. Como ainda não existe um aplicativo que facilite o acesso ao transporte e que vá de acordo com as necessidades dos seus usuários, pode-se definir o aplicativo como uma ideia inovadora.

 Metodologia

Segundo Barros (1986), a metodologia é entendida como uma disciplina que se relaciona com a epistemologia. Consiste em estudar e avaliar os vários métodos disponíveis, identificando suas limitações ou não em nível das indicações de suas utilizações. A metodologia em um nível aplicado examina e avalia as técnicas de pesquisa bem como a geração ou verificação de novos métodos que conduzem a captação e processamento de informações com vistas a resolução de problema de investigação. Assim, o método estabelece de modo geral o que fazer e técnica, demonstra como fazer, isto é, a maneira mais hábil, mais perfeita de fazer uma atividade.

A metodologia, portanto, auxilia e orienta o universitário no processo de investigação para tomar decisões oportunas na busca do saber e na formação do estado de espírito crítico e hábitos correspondentes necessários ao processo de investigação científica. O uso de processos metodológicos permitirá ao estudante o desenvolvimento de seu raciocínio lógico e de sua criatividade.

Segundo Demo (1996), a proposta atual da metodologia tem como pressuposto crucial a convicção a educação pela pesquisa e a especialização mais própria da educação escolar e acadêmica e a necessidade de fazer pesquisa atitude cotidiana no professor e no aluno.

Tipos de Pesquisa

Segundo Lakatos e Marconi (1987), a pesquisa pode ser considerada um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdade parciais. Significa muito mais do que apenas procurar a verdade mas descobrir respostas para perguntas ou soluções para os problemas levantados através do emprego de métodos científicos.

Para a elaboração deste artigo, foram coletadas informações por meio de:

Pesquisa Bibliográfica

Segundo Vergara (2010), é o estudo organizado que tem seu desenvolvimento baseado em material acessível ao público em geral, ou seja, conteúdos publicados em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, dentre outros. Contudo a vários outros autores como Chiavenato, Drucker e Nicolisys o site da revista Globo em que se obteve informações de conceitos inovadores e fontes da internet.

Pesquisa Exploratória

Segundo Gil (2008) consiste em proporcionar maior familiaridade com o problema (explicitá-lo). Pode envolver levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas experientes no problema pesquisado. Geralmente, assume a forma de pesquisa bibliográfica e estudo de caso.

Para a elaboração da pesquisa exploratória, foi feito uma pesquisa de campo com uma amostra de dois taxistas de Sete Lagoas com um questionário de perguntas e repostas que está em anexo.

Pesquisa Experimental

Segundo Barros (1986), a investigação experimental conhecimento também por experimentação, adota o critério da manipulação de uma ou mais variáveis independentes, sob adequado, controle a fim de se observar e interpretar as reações a as modificações ocorridas no objeto de pesquisa. Assim sendo a pesquisa experimental, o investigador interfere na realidade fato ou situação, através da manipulação direta das variáveis, ou seja, o objeto de estudo taxi fast esta em analise experimental na região de Sete Lagoas que no momento ainda não tem esse tipo de serviço de taxi por aplicativo e que foi avaliada através de pesquisa de campo realizada com taxistas.

Pesquisa Teórica

Segundo Demo (2000, p. 20) a pesquisa é “dedicada a reconstruir teoria, conceitos, ideias, ideologias, polêmicas, tendo em vista, em termos imediatos, aprimorar fundamentos teóricos” Esse tipo de pesquisa é orientada no sentido de reconstruir teorias, quadros de referência, condições explicativas da realidade, polêmicas e discussões pertinentes. A pesquisa teórica não implica imediata intervenção na realidade, mas nem por isso deixa de ser importante, pois seu papel é decisivo na criação de condições para a intervenção.

Análise de resultados

Considerando todas as etapas para desenvolvimento deste artigo, pode-se descrever que os resultados obtidos foram de suma importância para ampliar a visão de futuro e agregar conhecimento aos pesquisadores. Necessário faz-se salientar que as outras disciplinas do 4º período de Administração contribuíram para gerar conhecimento para a elaboração do artigo.

Quanto à interdisciplinaridade, a disciplina Administração Mercadológica I contribuiu com a análise que o aplicativo apresenta vários valores percebidos, temos os benefícios funcional, a partir do momento que utilizaremos o aplicativo e que ele irá fornecer o serviço esperado, benefício pessoal durante a utilização do aplicativo, o cliente se sentira satisfação e conforto, como o aplicativo ainda não alcançou a eficiência esperada, ele trará consigo alguns custos a começar com o monetário uma vez que o pré-prototipo aprovado, trará custo na sua utilização. O custo temporal será um desafio a ser vencido, por quanto a cliente solicitar um taxi, ele terá que esperar por um tempo até a chegada do taxista.

A disciplina de Métodos Quantitativos contribuiu para análise de dados quantitativos referentes nos gráficos 1 e tabelas 1,2,3,4 que tem como demonstrar dados numéricos e porcentagens, da inovação no Brasil e nas empresas.

A disciplina Gestão de Pessoas contribuiu de forma a proporcionar o conhecimento referente à inovação no RH estratégico, e destaca a importância para as organizações que tem como papel principal repassar adiante a visão empreendedora e inovadora. O RH estratégico é um modelo novo em termos de RH. Que proporciona uma atuação do RH junto a direção da empresa no alinhamento do que a empresa deseja e do que as pessoas que estão inseridas na organização poderão contribuir para o alcance destes objetivos organizacionais, e que o RH é que irá possuir estas informações. Então é uma visão sistêmica da empresa com uma maior valorização do RH.

Já  a disciplina de Matemática Financeira contribuiu como uma ferramenta eficiente a lei ao incentivo a inovação analisa investimentos ou financiamentos de alguns bens de consumo. Através da matemática financeira e possível ter uma compreensão de porcentagens dos estudos, se aprende a interpretar as informações dadas do texto ou algum outro documento através de porcentagem e ter um conceito generalizado de impostos lucro real tributos federais agregando conhecimento para podermos aplicar as nossas necessidades.

Com destaque à colaboração da CoopConsult com a consultoria no desenvolvimento do pré-protótipo, possibilitando a investigação e tratamento de assuntos normas, padrões dispositivos e tecnologia proporcionando melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, ressaltando que o aplicativo é algo experimental para a região de Sete Lagoas e que pode ocorre primeiramente uma adaptação e implementação.

Para a Mostra do PIM, o grupo de pesquisadores preparou-se analisando o cenário atual, cujo objeto de estudo é um pré-protótipo de aplicativo de taxi. O propósito foi realizar uma apresentação interligando o protótipo do aplicativo, fazendo com que as pessoas o conhecessem, demostrando através de um dispositivo mobile como seria a sua utilização, e com objetivo de apresentar a ideia inovadora do aplicativo para a região. Constatou-se que a ideia foi recebida com grande satisfação e interesse mútuo, pois a região tem carência neste tipo de serviço.

Durante a realização do trabalho teve-se o objetivo principal de buscar uma resposta ao analisar o objeto de estudo, se o aplicativo a ser desenvolvido seria um serviço inovador para os usuários da cidade de Sete Lagoas e região e como a população irá receber a ideia do aplicativo. Para responder a esta questão realizou-se uma pesquisa em forma de entrevista, com aplicação de um questionário, sendo que as respostas obtidas com taxistas da região que tiveram grande perspectiva sobre o assunto, aprovando a implantação do aplicativo Taxi Fast, o que permitiu  considerar que  o objeto de estudo aqui investigado é um serviço inovador para os usuários na cidade de Sete Lagoas e  região, mas que ainda é necessário um avanço quanto a acessibilidade dos usuários quanto às  novas tecnologias.

Considerações finais

Inovar é desenvolver na prática novas idéias, compartilhar informações discutidas em grupo fazendo com que haja coesão nesses fatores e coerência a ponto de formar opiniões diferentes, mas com a mesma visão, para alcançar um resultado satisfatório e que possa ser colocado em prática, ou seja, quando se fala de inovação, automaticamente é introduzido ao contexto o empreendedorismo, essa visão empreendedora trouxe aos pesquisadores  e à uma amostra da  população local, uma tendência de mercado; com a oportunidade de complementar um produto já existente em outras regiões  e que faz sucesso através da inovação tecnológica, porém devido a falta de acesso aos meios de comunicação é pouco provável que o aplicativo funcione na mesma intensidade como funciona em outros regiões, a partir do momento em que a população tiver acesso amplo à internet e a plataforma  Andróid , o pré-protótipo Taxi Fast  poderá será desenvolvido e ser utilizado, pela maior parte da população, de acordo com a pesquisa.

Após a apresentação do artigo Taxi Fast, foi feito uma análise das informações adquiridas pelo trabalho e chegou-se a seguinte consideração final: que devido a falta de acessibilidade às Tecnologia da Informação e Comunicação, o aplicativo, para tornar-se viável e acessível a maior parte da população de Sete Lagoas,  dependerá de alguns fatores econômicos e sociais para  ser implementado; ou seja, para avançar do estágio de um pré-protótipo.

Mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelo grupo, o estudo definiu o conceito de Inovação, desenvolveu uma ideia que teve o intuito de demonstrar à população local e região, a possibilidade de um serviço com maior conforto no meio de transporte, agilidade e interação entre os prestadores de serviço e usuários demonstrando que o desenvolvimento do aplicativo Taxi Fast pode ser considerado uma ideia inovadora.

Referências

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CARVALHO, Gil. Prefeitura de Sete lagoas: inovação tecnológica em sete lagoas. Sete lagoas, 2013. Disponível em:https://www.google.com.br/searchinovaçãotecnologicaem-sete lagoas. Acesso em: 25 setembro 2016.

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GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de Competências e Gestão dos Talentos. 2ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

NICOLSKY, Roberto. Empresas Brasileiras se preocupam cada vez mais em inovar. Rio de janeiro: Editora Inovar, 2008.

MARCOVITH, Jacques. Ciências e Tecnologia: Fatores de Desenvolvimento Socioeconômico. São Paulo, Editora: Universidade de São Paulo, 1980.

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VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração: pesquisa bibliográfica. 12ªed. São Paulo: Atlas, 2010.

ANEXOS

Quadro 1: Síntese das respostas obtidas nas Entrevistas Semi-Estruturadas.

QUESTÕES DO ROTEIRO DE ENTREVISTA SÍNTESE DAS RESPOSTAS OBTIDAS

1º-Taxista José Eustáquio/2º- Alisson Lourenço 

1.Quais são as vantagens de um aplicativo para os taxistas? R: O aplicativo vai nos ajudar bastante, pois iremos ter melhoria na qualidade no atendimento e consequentemente pode aumentar o número de clientes.

R: Melhorar o atendimento, agilidade e uma forma mais rápida de se comunicar com os clientes.

2. Qual o impacto do aplicativo Taxi Fast para a região de Sete Lagoas e quais são os benefícios que o APP pode trazer à população? R: Pelo que eu pude observar da proposta em que foi informado para mim, sobre o aplicativo, é uma ideia inovadora que proporcionara ganhos para ambas as partes além de nos colocar como serviço importante, os clientes também serão beneficiados.

R: O aplicativo pode trazer mais rapidez e praticidade.

3.Considerando a implantação do aplicativo para a região, quais são os desafios a serem vencidos:

 

R: Nossa confesso que quando ouvir a proposta pensei bastante e consegui chegar a seguinte conclusão. A ideia e ótima estamos precisando de inovar pois a concorrência e enorme se não acordamos agora ficaremos para traz e disso que necessitamos para sete lagoas.

R: Por ser um aplicativo novo, a população pode ter um pouco de resistência na aceitação.

4. A falta de informação, inclusão digital e a limitação de acesso para adquirir e usar aparelhos smartphones da população pode influenciar para adquirirem os serviços através do Taxi Fast?

 

R: Com certeza sim, além de nos beneficiar com retorno de lucro e facilidade no atendimento, a população também vai começa a valorizar mais o nosso serviço, não que já valorizei mais vão ter outro olhar para nos taxistas, ou seja olhar inovador.

R: Sim será difícil para adequação.

5.Com o conhecimento sobre a proposta do aplicativo para a região de Sete Lagoas, na sua opinião é uma ideia inovadora, você acredita que a região será bem atendida e irá gerar mais valor para os taxistas? R: Sim em primeiro momento pode ser difícil para e adaptar, pois, é algo novo, mas depois vai ajudar bastante a região de Sete Lagoas

R: Com a aplicativo a região será atendida com maior agilidade e rapidez, trazendo benefícios para os usuários e para os prestadores do serviço.

6. Quanto as questões econômico-sociais: Considerando o cenário de Crise no Brasil, o aplicativo poderá contribuir com a sociedade local através de sua implantação?

 

R; Sim. A crise em determinado momento está dificultando muita coisa para nos taxista e também para a população. Esse aplicativo vai levantar o que está caído ou seja a economia brasileira.

R: Sim, usufruindo da tecnologia, o custo será menor.

Fonte: Elaborado pelos autores.

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