REVISTACIENTIFICAMULTIDISCIPLINARNUCLEODOCONHECIMENTO
5/5 - (5 votos)

Mateus da Silva Pereira [1]

Milena Gaion Malosso [2]

DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/livros/3876

RESUMO

A produção de alimentos evoluiu concomitantemente com a biotecnologia. Desde que o ser humano deixou de ser nômade e passou a habitar em um mesmo local, tornou-se criador e agricultor, pois já havia adquirido os conhecimentos para o cozimento dos alimentos, o que revolucionou tanto a rotina cotidiana destas populações, como a melhoria da qualidade de vida, pois começou-se a desvendar novos sabores, temperos e tipos de produção usando técnicas biotecnológicas, como por exemplo para o preparo de pão, vinho, cervejas a base de fermentação por microrganismos, conservação de alimentos utilizando sal, o que impedia de os alimentos fossem contaminados por  microrganismo, o que aumentava seu tempo de validade para consumo. Essas novas populações sedentárias também iniciaram o cruzamento entre vegetais como uva, milho, tomate, entre outros, visando a adaptação destas espécies aos gostos e lugares, o que levou ao melhoramento genético tradicional de muitas espécie vegetais e animais, principalmente os de consumo como boi, porco e galinha, de transporte e tração como o cavalo, camelo e burro e também domésticas como o cão e o gato. Assim, desde esta época remota a biotecnologia já era feita, porém, ainda não havia sido definida como tal. Com o passar do tempo os alimentos passaram a ser produzidos em e escala industrial, usando diversas técnicas biotecnológicas tal como a utilização de enzimas para a produção de cerveja em batelada. Além disso, atualmente, as modernas técnicas biotecnológicas de melhoramento genético permitiram o aumento de produção e melhora da qualidade do leite de vaca, o aumento do número de qualidade de ovos postos por aves, entre outros.

Palavras-chave: Alimento; Produção; Biotecnologia.

[1] Discete do Curso de Bacharelado em Biotecnologia do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, Coari – AM.

[2] Docente do Curso de Bacharelado em Biotecnologia do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas. E-mail: [email protected]

Foto de Mateus da Silva Pereira

Mateus da Silva Pereira

Discente do Curso de Bacharelado em Biotecnologia do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, Coari – AM. E-mail: [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Capa do Livro

DOI do Capítulo:

10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/livros/

Adicione o texto do seu título aqui

DOI do Livro:

10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/livros/

Adicione o texto do seu título aqui

Capítulos do Livro

Livros Acadêmicos

Promova o conhecimento para milhões de leitores, publique seu livro acadêmico ou um capítulo de livro!