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O objetivo geral na pesquisa científica – Tenha foco em resolver os problemas propostos! – Aula três

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As etapas fundamentais da pesquisa científica: os elementos que caracterizam um objetivo geral. O que o pesquisador deve levar em consideração ao propor o objetivo do estudo?

Olá, tudo bem? Em nosso post de hoje daremos prosseguimento às nossas discussões sobre os elementos fundamentais que você deve levar em consideração ao elaborar um projeto de pesquisa. É este documento que fará com que a sua pesquisa tome os melhores caminhos e alcance o êxito devido. Como temos demonstrado em nossa série de posts sobre a temática, há uma certa linearidade entre todas as etapas da pesquisa. Tudo começa com a delimitação do tema. Na sequência, é preciso que o pesquisador chegue ao problema de pesquisa e à pergunta norteadora. Contudo, a pesquisa precisa de objetivos que tornem a sua condução viável e é sobre o objetivo geral que iremos discutir hoje. Você perceberá que tudo gira em torno do problema, e, desse modo, o objetivo também está ligado a ele. Antigamente, a forma como as informações eram comunicadas era muito diferente.

A comunicação da informação de antigamenteA comunicação da informação de antigamente

Antigamente, o volume de informações disponibilizadas às pessoas de forma acessível era muito menor. Além disso, os textos que tinham o objetivo de propor algumas reflexões pertinentes e urgentes à sociedade eram contribuintes porque a sociedade não tinha acesso a essa ampla gama de informações. Dessa forma, era muito comum que os textos não tivessem um objetivo claro ou mesmo um problema de pesquisa bem delimitado. Em virtude da escassez de materiais científicos, esses materiais eram vistos como interessantes. Entretanto, hoje, a realidade é outra. Somos bombardeados com novas informações de fácil acesso a cada dia. Cada vez mais, as agências de fomento e as agências internacionais têm cobrado por textos que tenham os objetivos e problemas bem esclarecidos. São aprovados aqueles trabalhos que resolvem problemas que afetam a vida em sociedade. Essa é uma tendência comum.

Todos os trabalhos têm objetivos claros?

Embora haja essa cobrança incessante, nem todos os materiais científicos possuem objetivos claros ou um problema de pesquisa real e urgente para a sociedade. Um motivo para que essa situação ocorra é o fato de que a instituição na qual este material foi produzido ainda não está levando tão a sério esta tendência. Entretanto, é de consenso geral na academia que não há mais uma escassez de materiais que justifique a proposição de materiais sem problema/objetivos claros. O acesso às informações em seus mais diversos formatos faz com que esse argumento não se sustente. Nesse sentido, como as opções e acessos são múltiplos, hoje, o pesquisador não pode falar mais do mesmo. O seu trabalho deve realmente contribuir. Cobra-se, portanto, por soluções. Essas soluções devem resolver os problemas. Deve ficar muito claro como você pretende contribuir com a sociedade.

O problema de pesquisa e a sua relevância socialO problema de pesquisa e a sua relevância social

Independentemente da área, linha de pesquisa, campo de atuação, é preciso que você parta de um problema real. Desde um engenheiro que está fazendo um teste com novos tipos de concretos até um gestor preocupado com a incorporação da sustentabilidade de forma mais efetiva há a preocupação com a apresentação de uma solução. Nesse sentido, os problemas encontrados e apontados pela própria sociedade devem ser resolvidos pelos cientistas. Todos os pesquisadores têm essa mesma missão: desde o educador até um advogado ou médico. É preciso que seja definido antes de tudo o problema de pesquisa e a questão norteadora. Tendo essa consciência você estará pensando como um pesquisador. Todas as profissões são dignas e contribuem de alguma forma para que todos nós vivamos em um mundo muito melhor. Independentemente da função exercida, todos os cientistas podem contribuir.

Como as áreas do conhecimento contribuem com a sociedade?

A sociedade é auxiliada por uma série de pessoas, contudo, o pesquisador desempenha um papel fundamental. O pesquisador carrega em si uma função social da qual não pode se desvencilhar. É a sua responsabilidade para com a sociedade. Para que as pessoas possam viver em harmonia, assim como os setores sociais, é preciso que tenham acesso ao conhecimento produzido pelos cientistas. São as novas reflexões e soluções que fazem com que a sociedade evolua de forma constante. Para que um estudo possa contribuir, de fato, é preciso que tenha um tema bem delimitado, um problema de pesquisa e questões norteadoras claras e objetivos bem definidos. Embora não seja possível que tragamos exemplos de todas as áreas, com esse movimento, queremos ajudar você a compreender a sistematização da pesquisa. Existe uma lógica que liga o problema/questão de pesquisa aos objetivos e à própria metodologia.

Por que é importante discutir sobre o rigor científico?

A ciência brasileira é referência em todo o mundo, porém, é preciso que os processos de pesquisa fiquem claros para que o rigor científico-metodológico seja respeitado. Sem ele, a pesquisa perde o seu fio condutor fundamental. Sem que o problema de pesquisa, questão norteadora, objetivos e método estejam conectados, a pesquisa perde o seu sentido de existência. Nós temos conhecimento de sobra e nossos pesquisadores têm muito com o que contribuir para que promovamos uma ciência de qualidade, porém, esse conhecimento precisa ser sistematizado para que chegue a esse rigor que estamos reiterando. Tendo o problema de pesquisa e a questão norteadora bem definidos, é preciso que saibamos quais são os caminhos que iremos percorrer para que cheguemos à resposta para o problema. Nesse sentido, podemos entender o objetivo como o mecanismo que nos permite responder a questão norteadora.

A divisão comum dos objetivos de pesquisaA divisão comum dos objetivos de pesquisa

Como os objetivos estão ligados aos caminhos a serem percorridos pela pesquisa, eles são divididos para que não gerem confusões. Em primeiro lugar, você precisará pensar em um objetivo geral. Ele nada mais é do que o intuito da pesquisa. É com a questão-problema que você chegará nos caminhos (objetivos específicos) necessários à resolução do problema. O objetivo geral aponta o que, de forma geral, você pretende resolver. Os objetivos específicos, por sua vez, são, pelo menos, três. Os objetivos específicos são os caminhos propriamente ditos a serem percorridos ao longo de todo o estudo para chegar a essas respostas. Nesse sentido, torna-se pertinente mencionar que os objetivos específicos são caminhos que permitem que você chegue ao seu objetivo geral. Percebemos, portanto, que todos os aspectos aqui abordados se conectam, dialogam entre si. O objetivo geral aponta aonde você pretende chegar.

A clareza do objetivo geral

É fundamental que o objetivo geral reflita exatamente aonde você quer chegar por meio dos objetivos específicos. É o pilar final da pesquisa, o seu destino final. É por meio dos objetivos específicos que o pesquisador elege caminhos estratégicos para que o estudo não desvie do seu objetivo geral. De forma geral, é possível que compreendamos que os objetivos apontam exatamente de onde você irá partir e até onde irá. Assim sendo, é um processo de pesquisa complexo. Aqueles que estão há muito tempo na academia conseguem realizar esse exercício de uma forma mais rápida, porém, é preciso que se atenham às especificidades de cada tipo de objetivo. Como é um exercício complexo, recomendamos que você sempre volte à sua questão-problema para verificar se há uma coerência entre os objetivos propostos. É a pergunta que apontará se os seus objetivos tornam viável a chegada a uma resposta ou não.

Analise o seu problema de pesquisaAnalise o seu problema de pesquisa

Leia, releia, repense sobre esse objetivo. Nessa análise, é de suma importância que você preste atenção em como esses objetivos conversam entre si e se há uma coerência. É essa coerência que tornará a sua pesquisa exequível. Contudo, para que você chegue aos objetivos específicos, aos caminhos, é preciso que você tenha em mente o panorama geral da pesquisa que é refletido no próprio objetivo geral. Entretanto, é fato que os professores que orientam esses trabalhos não estão acostumados com as novas demandas, porém, esta é uma tendência global. Converse com o seu orientador para que juntos delimitem objetivos que realmente sejam capazes de tornar essa pesquisa viável e contributiva para a sociedade em que vivemos. Quando discutimos sobre a pergunta-norteadora, alguns termos surgem em nossa mente: “como”, “quais”, “em que medida”  são aspectos que perpassam por essa formulação.

Exemplo de uma pergunta norteadora

A fim de que pensemos em tais questões, apresentamos uma pergunta norteadora como exemplo: quais as formas que permitem que a temática da sustentabilidade possa ser abordada em sala de aula? Com ela, já temos uma dimensão acerca da proposta da pesquisa. Nesse sentido, ao final do estudo, deverão ser apresentadas algumas formas que permitam que o professor aborde esta temática em específico em sala de aula. Não pode-se inventar uma solução irreal, permear o estudo de palavras bonitas ou propor um estudo enorme que não chega em lugar algum. Se esse trabalho não atende aos objetivos propostos, ele perde a sua validade e o pesquisador deixa de cumprir a sua função social. Se a pergunta de pesquisa fosse incorporar novas  formas e estratégias nas metodologias ativas que permitem o ensino da temática, não apenas as formas, mas as estratégias de ensino também deveriam ser abarcadas.

Tome cuidado com o que é proposto no estudo

No caso dessa pergunta de pesquisa, além da apresentação sobre as formas e estratégias que permitem o ensino da sustentabilidade em sala de aula, o material também precisaria de um capítulo dedicado às questões que perpassam pelas metodologias ativas. Com isso, percebemos que quanto mais coisas são mencionadas e prometidas na pergunta, mais aspectos precisarão ser abordados nos capítulos devidos. Tem-se, então, mais coisas a serem comprovadas por meio do estudo. A justificativa aqui seria a pertinência da sustentabilidade na sociedade moderna. Os professores, portanto, precisam adotar métodos que permitem que os aspectos essenciais sobre a temática possam ser compreendidos da melhor forma possível. A sustentabilidade, ainda, precisa ser abordada de formas diferentes a depender do nível (ensino médio e fundamental). As formas de conscientização justificam a relevância dos métodos.

A relevância social de uma pesquisa

Considerando o nosso exemplo, a grande relevância do estudo é que a partir de métodos de ensino específico, os professores conseguirão conscientizar esses alunos acerca da importância da sustentabilidade para a resolução dos problemas que afetam as mais diversas camadas da sociedade. A sustentabilidade, portanto, está ligada às mudanças de hábitos de comportamentos. É preciso que o professor tenha meios que permitam as mudanças de hábitos nesses alunos. Essas mudanças podem ser iniciadas no próprio interior da escola. Campanhas de separação de lixo são importantes, porém, demanda-se um outro tipo de pergunta de pesquisa: quais os efeitos da aplicação de uma estratégia x nos hábitos de alunos que fazem parte da escola y? Novamente, torna-se pertinente que frisemos que essa pergunta guia todo o estudo. Os objetivos fazem com que essa pesquisa não perca o foco.

O foco na propostaO foco na proposta

Se você propõe em sua pergunta-problema que pretende apresentar formas para que a temática da sustentabilidade possa ser ensinada aos alunos que se encontram no ensino médio, elas serão diferentes daqueles necessárias caso o público-alvo fosse os alunos de ensino fundamental. Esclarecer qual é esse público-alvo com o qual o professor pretende contribuir afunila ainda mais a proposta e faz com que o estudo mantenha o seu foco. Os alunos do ensino fundamental e médio têm demandas e necessidades muito diferentes. O objetivo geral, portanto, é identificar as demandas desse público, os alunos de ensino médio, a fim de que as formas viáveis ao ensino da temática sejam incorporadas ao ensino.

O objetivo geral do estudo, nesse caso, reside, justamente, na demonstração de quais são essas formas mais eficientes para que alunos do ensino médio compreendam a temática da sustentabilidade. Deve ficar muito claro ao final do trabalho quais são essas formas mais viáveis. Também seria possível apontar quais são as possibilidades de ensino, caso essas não possam ser testadas por algum motivo antes da conclusão do estudo. O importante nesse movimento é que a pergunta de pesquisa aos poucos seja adequada ao objetivo geral do estudo. Esse objetivo geral, por sua vez, deve ser interligado aos objetivos específicos. Eles são os caminhos que tornam viáveis o desenvolvimento da pesquisa.

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