BLOG

O mestrado na modalidade stricto sensu – Cuidados básicos que você deve tomar ao procurar por uma instituição de ensino estrangeira

Conteúdo

Avalie!

Os programas de mestrado na modalidade stricto sensu

Olá, tudo bem? Em nossa conversa de hoje iremos discutir sobre os cursos de mestrado da modalidade stricto sensu, isto é, destinado para aquelas pessoas que, com a obtenção do título de mestre e/ou doutor, pretendem atuar como pesquisadores, e, mais do que isso, como docentes no ensino superior. Contudo, embora haja uma infinidade de cursos de mestrado e doutorado reconhecidos pela CAPES e ofertados pelas instituições de ensino brasileiras, há quem prefira fazer os cursos a partir de instituições de ensino estrangeiras. Essa é uma realidade que não podemos ignorar, porém, há alguns cuidados básicos que precisamos tomar, sobretudo se o seu objetivo é fazer uso desse título em solo brasileiro. Diante disso, ao longo desse post, iremos apresentar algumas variáveis que devem ser levadas em consideração nesse processo de análise. Elas podem lhe ajudar a tomar uma decisão mais certeira e interessante à carreira.

Sobre qual tipo de programa estamos conversando?

Esse post faz parte de uma sequência de textos voltados aos cursos de mestrado ofertados na modalidade stricto sensu, em que você sairá com o título de mestre ou doutor. Entretanto, dada a relevância dos cursos da modalidade lato sensu, ao longo dessa série, também iremos nos ater às especificidades deste tipo de abordagem. Caso você tenha dúvidas, não deixe de consultar os nossos outros posts. Já discutimos sobre os cursos e os seus modelos e formatos, sobre os cursos reconhecidos pela capes, sobre as características do ensino presencial, à distância e híbrido, sobre as semelhanças e diferenças entre os cursos de mestrado profissionais e acadêmicos, sobre os programas de mestrado que atendem a um público específico, como é o caso, por exemplo, do PROFEI, e, nesse momento, iremos conversar sobre os cursos ofertados pelas instituições de ensino estrangeiras, visto que a demanda cresceu.

Cuidados que você deve tomar ao optar por uma instituição estrangeiraCuidados que você deve tomar ao optar por uma instituição estrangeira

Antes de escolher uma instituição de ensino para fazer o seu curso de mestrado ou de doutorado, há alguns cuidados essenciais que você deve tomar caso o seu objetivo seja o de atuar em solo brasileiro com este título. Diante desse cenário, iremos conversar sobre alguns programas de mestrado e doutorado que são ofertados por algumas instituições aliadas a algumas empresas brasileiras ou que possuem parcerias com o Brasil de alguma forma. Muitas dessas instituições, espalhadas por todo o mundo, ofertam na modalidade à distância esses cursos de mestrado e doutorado, o que tem atraído a atenção de diversas pessoas. Há, ainda, o caso dos sujeitos que optam por se deslocarem para outro país para fazerem esse mestrado ou doutorado. Lembre-se, sempre, que, caso esse curso não seja feito no Brasil, isto é, se a instituição não for brasileira e reconhecida pelo MEC/CAPES, perpassará por alguns problemas.

Os cursos não reconhecidos pelo MEC/CAPESOs cursos não reconhecidos pelo MEC/CAPES

Alguns desses cursos ofertados pelas empresas não são reconhecidos pelos agentes regularizadores da ciência brasileira, o que pode limitar a sua atuação profissional. Com isso, precisamos afirmar que sim, você terá o seu título de mestre ou de doutor, porém, não conseguirá fazer uso, no Brasil, de todos os benefícios concedidos por esse título. Esse título não terá, portanto, reconhecimento nacional. Dessa forma, você não conseguirá exercer a sua profissão de modo legal, uma vez que não há o reconhecimento desse título em solo brasileiro. Assim sendo, socialmente, você pode ser reconhecido como um mestre/doutor, mas, para a academia, você não o é. Você pode se apresentar para as pessoas como um mestre/doutor, porém, na universidade, não será visto dessa forma. Contudo, o órgão regulador acaba impedindo que este reconhecimento social adentre em outros espaços acadêmicos.

Como atuar como mestre/doutor no Brasil?

A fim de que você consiga atuar de forma legal no Brasil com esse título de mestre ou de doutor, precisará passar por uma série de etapas de validação. Esse processo ganha nomes diferentes, contudo, o mais comum é que seja a convalidação, credenciamento ou revalidação do título. Diante disso, se você deseja atuar no Brasil, fazer concursos públicos e passar por processos seletivos, a convalidação é crucial. Se você deseja ganhar em instituições de ensino superior o equivalente ao salário de um mestre ou doutor, precisará que, antes, o título seja reconhecido. Há alguns requisitos que você deve atender para que o título possa ser convalidado. Suponhamos que você tenha feito um curso por uma dessas instituições e que não é reconhecido, você terá algumas opções caso opte por não passar pela convalidação, porém, tenha claro em mente que elas são poucas.

Opções para quem opta por não convalidar o título

Opções para quem opta por não convalidar o título

Aquelas pessoas que optam por não convalidar o título perpassarão por algumas limitações. Algumas empresas e instituições privadas podem aceitar esse título. O cenário corporativo tende a não rejeitar esse título. Por exemplo, se você conseguir dar aula em uma universidade, irá receber o equivalente ao seu último título reconhecido (o de graduado, caso o seu mestrado não seja reconhecido).  Sem esse reconhecimento, você conseguirá atuar apenas como especialista (título obtido nos programas lato sensu). Assim sendo, se esse título não for convalidado, o máximo que você irá conseguir com essa titulação é atuar como um especialista lato sensu, embora fora do país, no país-sede da instituição, este título seja reconhecido. Por esse motivo, é de suma importância que você leve em consideração esses aspectos antes de se matricular em uma instituição de ensino. Há dois modelos que você pode considerar.

Como fazer um mestrado internacional de forma segura?

Há duas formas a partir das quais você pode fazer esse curso de mestrado ofertado por uma instituição estrangeira. Diversas empresas, como mencionamos, oferecem cursos em parcerias com instituições estrangeiras, e, com isso, o aluno, ao término, possui uma certificação internacional. Contudo, devemos tomar muito cuidado com esse tipo de oferta. Esse modelo de mestrado e doutorado não será válido no Brasil. Encontramos na internet uma série de relatos e reclamações de pessoas que não conseguem fazer uso legal desse título pela falta de reconhecimento. Muitas pessoas não conseguem convalidar. É preciso que você se certifique se todas as etapas da convalidação podem ser cumpridas. A primeira obrigatoriedade é que esse curso de mestrado seja equivalente ao que é ofertado no Brasil. O formato do trabalho final – dissertação ou tese – precisa ser equivalente.

A equivalência

Além da dissertação ou tese, o formato das aulas precisa ser equivalente. Há algumas informações sobre a convalidação que podem te ajudar. Um aspecto que deve ser mencionado é que essa instituição estrangeira deve ser parceira de uma instituição federal brasileira ou de uma instituição credenciada. Além disso, outros cuidados devem ser tomados. Há uma série de documentos que você precisará reunir e submeter para a análise. Também será preciso pagar uma taxa para que uma banca analise se o título pode ou não ser convalidado. Desse modo, os responsáveis pela análise do seu pedido irão avaliar se esse curso realizado por você no estrangeiro atende aos requisitos mínimos para que seja equivalente aos nossos cursos. Analisa-se, portanto, se há uma equivalência. Tanto os cursos oferecidos de forma presencial quanto à distância funcionam de forma semelhante, porém, há especificidades a serem consideradas.

O modus operandi dos cursos estrangeiros

O processo de convalidação torna-se mais “fácil” quando você reúne provas que asseguram que houve um engajamento com a pesquisa e com a instituição de ensino responsável pelo estudo em questão. Além disso, conversar com o orientador e ter uma boa relação também é um “facilitador” no processo de obtenção de provas. O contato prévio com a banca também é algo interessante. Quanto maior a sua rede de contatos na academia, mais fácil fica a interação com esse mundo, que é complexo por excelência. Essa rede é essencial para que o seu mestrado possa ser convalidado. Se a instituição de ensino internacional atende aos requisitos básicos propostos pela CAPES, o processo de convalidação flui de uma forma muito melhor. Por outro lado, se você realiza um desses cursos propostos pelas empresas com parcerias com países latino-americanos, europeus e com os Estados Unidos, tome cuidado.

O que impede a convalidação no Brasil?

Além da credibilidade questionável da instituição que está ofertando esse curso, pode ser que essa instituição ao menos seja reconhecida em seu país-sede. Por exemplo, os Estados Unidos conseguem abrir novos cursos de pós-graduação com muita facilidade, e, dessa forma, nem todos possuem reconhecimento lá, mas ganham aqui, pois tendemos a valorizar, culturalmente, tudo o que é estadunidense. Como fora do país essa instituição já não é reconhecida, aqui, no Brasil, a situação não irá ser diferente, e, assim, você não conseguirá fazer uso do título aqui ou fora. Dessa forma, ter muito claro em mente onde você deseja atuar é fundamental para saber se esse reconhecimento será importante para o desenvolvimento da sua carreira. Algumas pessoas não precisam, de fato, desse reconhecimento, visto que os seus objetivos são outros.

Quando o objetivo é a atuação no cenário corporativoQuando o objetivo é a atuação no cenário corporativo

Para aquelas pessoas que não se identificam com a sala de aula e preferem atuar no cenário corporativo, o reconhecimento acaba ficando em segundo plano, uma vez que, aos olhos das empresas, esse profissional é qualificado, mesmo que a CAPES não reconheça o título. Contudo, voltamos a chamar a atenção para o fato de que a partir do momento em que você procura por um curso de mestrado ou de doutorado, você está buscando por um reconhecimento acadêmico, especialmente se esse curso é stricto sensu. A partir do momento em que você procura por um curso acadêmico, a atuação nesse cenário é inevitável, logo, o curso precisa ser reconhecido a fim de que a carreira possa ter um upgrade. Ademais, precisamos frisar que algumas instituições são reconhecidas fora do país, porém, devido à falta de equivalência, o título não pode ser reconhecido no contexto brasileiro.

E quando a instituição internacional tem prestígio?

Há uma série de universidades que possuem prestígio fora do país, mas não atendem aos requisitos mínimos da CAPES e das universidades brasileiras, logo, os títulos, aqui, não podem ser reconhecidos. Suponhamos que você realize um curso em uma dessas instituições de forma cem por cento online. A CAPES determina que ao menos uma parte desse curso precisa ser presencial. Assim sendo, define-se a carga máxima para que esse curso seja ofertado de forma online. Além disso, aspectos como o processo de orientação, o desenvolvimento do trabalho final e algumas outras atividades possuem um percentual relacionado à oferta online. Dessa forma, quando o curso em questão passa pelo processo de convalidação, não é possível chegar à equivalência exigida pela CAPES.

Mas fulano conseguiu convalidar…Mas fulano conseguiu convalidar...

Tome cuidado com essa frase, pois cada caso é um caso. Embora essa seja, de fato, uma possibilidade, a grande maioria de nossos pesquisadores não conseguem convalidar esses títulos, visto que as instituições estrangeiras ora não são parceiras de uma instituição brasileira, ora não atingem os demais aspectos que fazem com que esse curso possa ser convalidado. O Portal Carolina Bori fornece uma série de informações interessantes para que você sane todas as dúvidas relacionadas ao processo de convalidação. Dentre esses aspectos, há o processo de entrada com o pedido de reconhecimento. Após reunidos todos os documentos, dá-se entrada para que a equivalência desse curso de mestrado ou doutorado seja analisada e avaliada. Se a dissertação ou tese não estiver de acordo com o modelo brasileiro, muito provavelmente a convalidação não poderá ser realizada.

Se o seu pedido de convalidação for negado, poderá fazer um novo requerimento apenas mais uma vez. Contudo, se o pedido for rejeitado, você não conseguirá fazer o uso desse título em solo brasileiro em contextos específicos, sobretudo naqueles que envolvem a docência no ensino superior de forma legal, reconhecida e com o devido salário de acordo com o título em questão. Um problema que pode impedir a convalidação é que a maior parte das instituições internacionais não estão preocupadas com a equivalência do seu modelo de trabalho final com o brasileiro. No caso de instituições que firmam parcerias com as universidades brasileiras, o aluno precisará apresentar dois modelos, um à instituição brasileira e outro à instituição estrangeira. A cultura acadêmica brasileira é bastante diferente da de outros países. É preciso que todo o curso seja equivalente ao formato brasileiro.

Uma resposta

  1. Olá! Estou bastante preocupada, quero tanto ingressar no mestrado, recebii uma proposta com bolsa para cursar o mestrado em Educação na FUNIBER, mas agora estou com muita dúvida me sinto insegura em cursar e depois na poder usufruir dos meu “direito’ como mestre, sou professora concursada na rede municipal de ensino público trabalho do Ensino Fundamental a 20 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...