BLOG

O que é o mestrado sanduíche? O que é o doutorado sanduíche? Opções interessantes para você que deseja investir em um curso desse tipo

Conteúdo

Avalie!

O universo dos cursos na modalidade “sanduíche”: conhecendo quais são as opções e os cuidados a serem tomados

Opções e cuidados a serem tomadosOlá, tudo bem? Em nosso post de hoje iremos discutir mais uma vez sobre o universo da pós-graduação stricto sensu. Como temos enfatizado, este é um universo repleto de opções que perpassa tanto pelos cursos acadêmicos, que são mais teóricos, até os cursos profissionais, que têm uma inclinação mais prática. Contudo, hoje iremos nos concentrar em uma modalidade de mestrado voltada para os nossos pesquisadores que têm o desejo de cursar esse mestrado ou doutorado fora do país. Estamos nos referindo aos cursos na modalidade sanduíche. Em linhas gerais, podemos definir os cursos “sanduíche” como a possibilidade que temos, após ingressarmos em uma instituição de ensino brasileira, de fazer parte desse mestrado ou doutorado em uma instituição estrangeira que é parceira desta universidade brasileira. Assim sendo, ao longo desse post, iremos apresentar algumas dicas para você fazer esse tipo de curso.

O que caracteriza um curso de mestrado ou doutorado sanduíche?

Como já antecipamos, os cursos sanduíches permitem que uma parte desse mestrado ou doutorado seja feita em um outro país de forma legal e autorizada pela CAPES. A fim de que essa questão fique clara, em primeiro lugar, acreditamos que a ideia de um curso desse tipo deve ficar bastante entendida antes que partamos para as dicas que podem lhe introduzir nesse tipo de curso. Tudo isso inicia com a matrícula em um curso de mestrado ou doutorado ofertado por uma instituição nacional autorizada e reconhecida pela CAPES, que é quem regula a nossa pós-graduação. Ao ingressarmos em um curso desse tipo, precisamos cumprir alguns créditos acadêmicos. Eles podem ser eliminados de formas diversas, em sala de aula e fora dela também. Parte desses créditos são eliminados cursando disciplinas. Suponhamos que você tenha que cumprir sessenta horas nestas disciplinas.

As disciplinas na pós-graduação

A partir da frequência estipulada pelos professores responsáveis por essas disciplinas que optou por fazer, precisará comparecer na instituição e, no caso desse contexto que estamos vivendo, entrar no link e acessar essa aula. Hoje vivemos em um ensino essencialmente híbrido, já que os cursos presenciais não estão ocorrendo de forma totalmente presencial, porém, nesse esquema, você pode interagir em tempo real com o professor e os alunos. Assistindo essas aulas você irá cumprir a quantidade de créditos exigida por esse programa em que está inscrito. Parte dessas disciplinas pode ser cumprida a partir de um curso sanduíche, porém, essas disciplinas não serão feitas à distância. Você irá viajar para esse país e ficar por um tempo lá para cursar essas disciplinas específicas. Funciona como uma espécie de intensivão. Ao invés dessas aulas serem feitas uma vez por semana durante um semestre, a frequência é maior.

Atividades feitas em um curso sanduíche

Atividades no curso sanduicheNo período em que estiver nesse país, além do cumprimento das disciplinas, algumas atividades deverão ser feitas de forma paralela. Também são créditos acadêmicos, como é o caso da publicação de artigos científicos, bem como as atividades relacionadas ao desenvolvimento do projeto de pesquisa e da própria dissertação ou tese. As disciplinas em questão deverão ser eliminadas no período curto em que você estará cursando esse mestrado ou doutorado sanduíche. Iremos dar um exemplo prático: todos os créditos que você cumprirá nesse mestrado ou doutorado de aulas obrigatórias deverão ser cumpridos em um período estipulado antes de você viajar, como é o caso de dez dias corridos no mês de julho e outros dez dias ocorridos em janeiro do outro ano. Assim sendo, você já tem uma frequência de aulas específica a ser cursada, que é nesse período de dez dias em dois meses específicos.

Por que os alunos realizam esse “intensivão”?

O intensivo é realizado para que essas aulas obrigatórias sejam eliminadas em um momento específico de sua formação. As outras exigências para além das disciplinas possuem uma certa flexibilidade. Diversas dessas atividades podem ser realizadas na sua própria casa, como é o caso da produção e publicação de artigos científicos. Para obter orientações, você pode entrar em contato com o orientador via e-mail e se comunicar com ele a partir de reuniões virtuais, nesse contexto. A dissertação ou tese também não deve parar nesse processo, assim como a comunicação com o orientador para que ele possa lhe fornecer um feedback acerca desse trabalho que está sendo desenvolvido. Entretanto, as aulas obrigatórias das quais você não pode fugir serão realizadas de uma forma mais comprimida, visto que essa carga horária será eliminada nesses momentos específicos. Recebem o nome sanduíche por esse motivo.

Estratégias que podemos tomar em um mestrado ou doutorado sanduíche

Estratégias que pode ter em um mestrado sanduiche ou doutorado sanduicheA fim de que esse mestrado ou doutorado sanduíche possa ser realizado e aproveitado da melhor forma possível, podemos tomar algumas estratégias sobre as quais iremos conversar. O primeiro cuidado que recomendamos é que você pesquise as instituições internacionais que são parceiras da sua instituição nacional. Caso você queira otimizar esse processo, entre em contato com a sua própria instituição para verificar quais são essas opções e quais são os documentos que você deve coletar para dar início a esse processo. Dentre as vantagens de um mestrado ou doutorado sanduíche tem-se o fato que você pode escolher o período em que passará esse tempo lá. Caso você trabalhe, poderá escolher o momento das suas férias para cumprir essas disciplinas e retornar ao Brasil. É importante que você tenha muito claro em sua agenda pessoal os momentos em que irá realizar esse curso fora do país.

O sanduíche no Brasil e fora dele

Tanto o Brasil quanto países estrangeiros oferecem diversos cursos na modalidade sanduíche. Dentre os países mais procurados, temos Madri. Diversos pesquisadores têm investido nas disciplinas ofertadas nas universidades de Madri. Dentre as áreas mais procuradas, temos o Direito. Temos, também, uma outra opção, que, embora tenha uma configuração um pouco diferente, não deixa de ser considerada como uma espécie de sanduíche. Após ingressar em um mestrado ou doutorado no Brasil, o seu programa pode investir em internacionalização, o que amplia as suas possibilidades. Contudo, a ideia do sanduíche não é a internacionalização em si. A ideia dele é que em um curto período você se deslocaria para esse país para cursar certas disciplinas específicas. Temos a possibilidade de você cumprir todas as exigências deste curso no Brasil e as disciplinas obrigatórias fora dele. A diferença é nesse sentido.

As diferenças principais entre um mestrado comum e sanduíche

Novamente, essas diferenças manifestam-se nas formas a partir das quais essas disciplinas serão cumpridas e eliminadas. Atenha-se para uma questão de suma importância: as parcerias. Verifique se a sua instituição brasileira possui alguma parceria com a instituição estrangeira na qual deseja cumprir essas disciplinas. Contudo, o sanduíche pode ocorrer de outra forma, de modo que você pode realizar as disciplinas aqui no Brasil mesmo e aproveitar esse tempo no país estrangeiro desempenhando outros tipos de atividades que possam contribuir para com o desenvolvimento da sua dissertação ou tese. A internacionalização surge porque você obteria esse título por uma instituição brasileira, podendo atuar de forma legal no país com esse título, mas poderia desempenhar essas atividades no estrangeiro, o que é muito interessante para o seu estudo, sobretudo se ele estiver diretamente ligado com sua pesquisa.

Por que o nome “sanduíche” é interessante?

A nomenclatura que esse tipo de curso recebe é muito interessante porque nos permite realizar algumas analogias interessantes que definem e caracterizam os cursos que se enquadram nessa modalidade. O sanduíche no senso comum possui alguns ingredientes essenciais, como é o caso do próprio pão, do ovo, do tomate e de outros alimentos. Eles são todos comprimidos nesse pão. A ideia do sanduíche é justamente essa, você pegará uma série de disciplinas e irá comprimi-las em um espaço de tempo específico para que essas possam ser cumpridas nesse período. Esse período será relativo para cada perfil de aluno, podendo ser realizado em uma ou duas semanas, um mês ou em alguns meses. Tudo irá depender de como funciona essa instituição na qual fará essas disciplinas, de modo que não há uma regra geral que pode ser aplicada a todas elas, em razão das suas peculiaridades.

Retomando as características do sanduíche

A fim de que as opções promovidas por esse formato sejam bem compreendidas, iremos retomar um pouco mais as suas principais características. Temos, em primeiro lugar, os mestrados e doutorado sanduíches em que aulas, por si só, podem ser cumpridas nesse período de tempo específico, levando em consideração que, primeiramente, esse aluno precisará estar inscrito em um programa de mestrado ou doutorado nacional que é reconhecido pela CAPES para que possa realizar essa espécie de intercâmbio. Como exemplo, podemos citar a FEST, Faculdade de Teologia de Santa Teresinha. Ela fica ao sul do país. Estamos citando exemplo porque já a alguns anos os seus cursos de mestrado são oferecidos nesse tipo de regime, de modo que as disciplinas são cursadas fora do país. Os alunos se inscrevem e realizam todas as atividades de forma remota até chegarem ao cumprimento das disciplinas via sanduíche.

A presença na universidade em um período específico

Presença da universidadeNo caso de nosso exemplo, o aluno precisaria estar pessoalmente nessa universidade apenas no momento em que essas disciplinas seriam cumpridas. Todas as demais atividades acadêmicas eram realizadas de forma completamente online. A qualificação e a defesa dessa dissertação ou tese também seriam feitas dentro desse período em que as atividades presenciais (disciplinas) seriam realizadas, porém, é preciso que elas sejam cumpridas em primeiro lugar. Após finalizar as pendências com essas disciplinas, esse aluno poderia passar pelo processo de qualificação e defesa. Um mestrado costuma durar cerca de vinte e quatro meses, então em dez dias de um certo mês seria cumprida uma parte das disciplinas, em outros dez dias de outro mesmo a parte final dessas disciplinas e após aconteceriam as sessões de qualificação e defesa. O doutorado tem uma dinâmica parecida, a diferença é que o doutorado requer mais tempo e créditos a serem cumpridos, visto que a sua duração é maior.

Exigências do doutorado

Como o doutorado costuma durar o dobro que um mestrado, sendo comum o período de quarenta e oito meses, a quantidade de créditos a ser cumprida é maior. Além disso, as exigências de uma tese são um pouco diferentes daquelas postas à dissertações, embora haja, claro, as assimetrias. Além disso, deve ficar claro, também, que há modelos de mestrado e doutorado para o cumprimento do sanduíche; os modelos tradicionais, em que todas as atividades são desenvolvidas no Brasil, inclusive as de internacionalização; e os modelos de cursos em que o aluno realiza todo esse curso fora do país. Contudo, nesse último modelo, o aluno precisará passar pelo processo de convalidação para que possa atuar de forma legal no país e receber o equivalente a esse título em específico. Temos, ainda, os alunos que ingressam em um programa de mestrado/doutorado que fomenta a internacionalização.

Os programas nacionais que fomentam a internacionalização

Programas NacionaisOs programas nacionais que investem em internacionalização costumam estabelecer parcerias com instituições dos mais diversos países. Contudo, é preciso que você verifique se a sua universidade nacional possui parceria com a instituição/país/programa no qual deseja realizar esse mestrado ou doutorado sanduíche. Não são todos os créditos que serão cumpridos nesta instituição estrangeira, apenas uma parte dele, sendo que o mais comum é que esse deslocamento seja feito para que o pesquisador curse disciplinas específicas que podem contribuir para com o desenvolvimento da sua dissertação ou tese. Parte desse curso é feita fora do país para que você tenha essa experiência de imersão cultural em um outro contexto de pesquisa.

Entretanto, antes de concluirmos essa reflexão, devemos chamar a sua atenção para uma questão muito importante: nem toda instituição de ensino irá lhe fornecer uma dupla titulação, visto que você irá se deslocar para esse outro país apenas para desempenhar uma atividade muito específica, que é a realização de apenas algumas disciplinas. Apenas os mestrados e doutorados inteiramente internacionais oferecem a dupla titulação, porém, o pesquisador, para atuar no Brasil, deverá passar pelo processo de convalidação. Além disso, é comum que o seu programa determine uma quantidade de créditos que pode ser cumprida apenas no Brasil. O mesmo ocorre com a quantidade de créditos cumprida via internacionalização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...