Por que manter o Currículo Lattes Atualizado?

Como se organiza o Currículo Lattes?

Como se organiza o Currículo Lattes?Iniciamos, hoje, uma nova série sobre o mundo acadêmico para pensar em uma das ferramentas mais expressivas na academia: o Currículo Lattes.

Como é um tema bastante extenso, ou seja, são muitas dúvidas e detalhes que precisam ser bem explorados, não conseguiremos abordar neste primeiro texto, então faremos uma série para explicar todas as funções desta plataforma utilizada por todas as instituições superiores de nível público e privado. Para que nenhuma função importante seja deixada de lado, apresentaremos essas funções de forma mais detalhada em vários textos, desde aqueles mais teóricos até os mais práticos.

Todas os materiais são montados a partir dos comentários daqueles que nos seguem e acompanham o nosso trabalho nos mais diversos canais, principalmente no Youtube.

Nesse primeiro momento é importante que nós abordemos os aspectos mais formais e teóricos sobre este tema, visto que é uma ferramenta bastante reconhecida, tanto pelas universidades quanto pelas agências de fomento.

Então a pergunta mais fundamental que procuraremos responder aqui é o que é, de fato, o Currículo Lattes e como ele se organiza. A primeira coisa que você deve ter em mente é que ele nada mais é do que o seu Currículo Acadêmico. Vamos apresentar um exemplo para ilustrar melhor.

Eu tenho um colega que chama o Lattes de “Orkut dos Nerds”. É claro que é uma brincadeira, porque o Orkut não mais existe.

A brincadeira é interessante porque como nas redes sociais, você alimenta o Lattes com todos os tipos de informações com uma frequência grande, ou seja, você precisa, sempre, atualizá-lo para que os seus “seguidores” estejam a par do que você tem produzido academicamente.

Então o Lattes é isso: uma rede social que precisa ser alimentada, continuamente, com a sua produção intelectual e acadêmica. É correto entender que é como se essa plataforma fosse uma espécie de mapa da sua vida na universidade.

Ele não é totalmente como uma rede social, já que você não posta fotos ou compartilha experiências sobre a sua vida pessoal visto que ele tem um sistema de Currículo, mas a brincadeira é interessante.

Ele não é tão fácil de preencher quanto uma rede social, porque ela é mais dinâmica, mas ele é essencial para a sua vida acadêmica.

O que devo colocar na plataforma?

Em primeiro lugar você vai preencher informações sobre a sua formação acadêmica, ou seja, colocará todos os cursos que você fez, das mais diversas modalidades; consultorias e auditorias; aulas dadas; participação em congressos eventos; ministração de palestras e simpósios, enfim, você colocará todos os seus passos acadêmicos, tanto da sua pesquisa em andamento quanto das que já foram encerradas. É muito importante que você mantenha, sempre, o seu Currículo Lattes atualizado, para que a sua tradição acadêmica não seja perdida conforme novos passos surgem. É uma forma de preservar a sua história que deixa marcas no meio acadêmico.

Por que é importante manter esse Currículo atualizado?

Por que é importante manter esse Currículo atualizado?Bom, ele conta pontos em concursos e demais processos seletivos; é uma forma de você mostrar a outros pesquisadores o seu engajamento para com a produção do conhecimento científico em nível nacional e internacional.

É uma forma de instigar os outros a quererem saber mais sobre você; sobre o seu objeto de pesquisa; sobre os seus interesses de pesquisa no momento, etc.

Enfim, é obrigatório para todos os professores e pesquisadores, assim eles devem mantê-lo, sempre, atualizado, visto que é uma exigência das instituições de ensino. É por meio dele que agências de fomento como a CAPES, o CNPq e o próprio MEC fazem a avaliação anual de todos os cursos e instituições no Brasil.

É muito comum que esses órgãos avaliem os Currículos desses professores.

Dentro desses analisam a sua qualidade, aqui, como exemplo, posso dizer que é muito comum se avaliar se esses profissionais publicaram ou não trabalhos.

É uma forma de se medir a qualidade da divulgação do conhecimento intelectual e científico no nosso país. Neste sentido, podemos afirmar que o Currículo Lattes é uma forma de se contabilizar o seu capital intelectual, ou seja, é uma forma de se avaliar quanto ele “vale”, o quanto ele colabora para com a sociedade, visto que é uma exigência no mundo acadêmico hoje em dia: a relevância social.

É uma ferramenta um pouco difícil de manusear, mas, com o tempo, você vai se acostumando.

É por isso que vamos apresentar vários textos reflexivos para explicar cada uma das funções desta plataforma para que você não deixe nenhum dado importante da sua vida acadêmica de fora desta “rede”. Para essa primeira conversa, a partir das dúvidas que surgiram, resolvemos dar um panorama geral do que vem a ser o Currículo Lattes, para isso vamos mostrar como fazer a procura desses Currículos na plataforma.

Trouxemos isto como pontapé inicial porque quando você conversa com um pesquisador, uma forma de conhecer melhor o seu trabalho é procurando pelo Currículo, assim sendo, é necessário que mostremos como é feita essa busca. É uma forma de você observar o que os seus professores, amigos e afins que te inspiram estão pesquisando no momento, bem como é uma forma de se criar uma maior intimidade com esses.

Qual a importância de se criar um Currículo Lattes?

É uma forma de se perceber sobre o que tem se falado, quais são as experiências, quais são os problemas mais atuais de pesquisa, dentre outros. Todas essas respostas para as suas indagações e curiosidades estão ali no Lattes. Em outro texto sobre o ingresso no Mestrado e/ou Doutorado dissemos que antes de você pensar em um tema norteador para a pesquisa é importante acessar o Lattes dos professores em que você está interessado para verificar se há algum tipo de aproximação do seu tema com a linha de estudo desse professor. É uma forma de se entender os reais interesses de determinado pesquisador de forma prática, ou seja, analisando em quais eventos ele vai, os temas de publicação, como se configura a sua carreira, etc. É possível, também, por meio da plataforma, saber qual é a sua linha de pensamento, se ele é mais conservador ou mais aberto ao diferente, enfim, coisas deste tipo. Tudo isso compõe o capital intelectual do pesquisador.

O primeiro passo para se encontrar determinado Lattes é por meio da pesquisa no Google, já que é uma ferramenta de busca que todo mundo usa. Geralmente ele aparece logo nos primeiros resultados da busca. Para isso basta digitar a palavra-chave Lattes no Google. Uma curiosidade que precisamos destacar aqui é que Lattes é o nome do Currículo, mas ele também é um sobrenome, então tome cuidado para acessar o link que esteja falando sobre o Currículo e não sobre uma pessoa em específico.

Como procurar um Currículo Lattes?

Como procurar um Currículo LattesA primeira coisa que você deve manter em mente é que é preciso acessar a plataforma Lattes do CNPq. Nela há várias funções desde a busca por um pesquisador até a atualização do seu cadastro, ou, ainda, a elaboração de um caso você ainda não tenha feito. Você irá notar que há várias barras com alguns comandos do lado direito. Para buscar o Currículo de algum pesquisador basta clicar na primeira barra; para atualizar o seu próprio basta acessar a segunda e para começar a elaborar um novo Currículo (para aqueles que nunca criaram um anterior na plataforma) basta acessar a terceira barra.

A busca é acionada para quando queremos saber um pouco mais sobre a formação acadêmica de um professor ou demais pesquisadores, ou seja, para saber quem é determinada pessoa, nesses casos, precisamos acessar o ícone da busca, ou seja, a primeira barra do lado direito.

Já o ícone da atualização deve ser ativado, sempre, quando sentirmos necessidade de colocar novas informações sobre a nossa produção intelectual (participação em eventos, publicações, atuação docente, dentre outras atividades). Para poder atualizar é necessário que já tenhamos um Currículo cadastrado anteriormente, basta clicar nesse segundo tópico do lado direito. Por fim, o ícone de cadastrar um novo Currículo deve ser acionado quando você ainda não tiver feito um cadastro nesta plataforma. Você precisará inserir tanto os seus dados pessoais quanto os acadêmicos. Para isso, basta acessar o terceiro ícone.

Fiquem tranquilos que para cada um desses tópicos vamos fazer um texto separado para que nenhuma função importante seja deixada de lado, visto que é uma plataforma não tão dinâmica, então pode ser um pouco difícil de manusear no começo.

Como o objetivo deste primeiro texto é apenas esmiuçar o que é, de fato, o Currículo Lattes, não vamos explorar todas essas funções nesta primeira reflexão sobre esta ferramenta fundamental do mundo acadêmico. Apenas a título de curiosidade geramos um Currículo para que você possa ter um primeiro contato com a estrutura. Então você pode busca-lo para acompanhar as direções que iremos explorar neste texto.

Qual a importância de se criar um Currículo LattesO que essa plataforma costuma registrar?

Você irá notar que, de antemão, ele irá falar sobre quais são os interesses do pesquisador, sua formação acadêmica (como docente e como pesquisadora), sua formação complementar, sua atuação profissional, ou seja, qual é o seu vínculo profissional atual, suas linhas de pesquisa de toda a trajetória traçada por esses na academia, os idiomas, os artigos publicados, a área de atuação, organização de eventos e livros, dentre outras.

Tudo que a gente produz que contribui, de alguma forma, para com a divulgação do conhecimento em termos nacionais e internacionais deve ser colocado na plataforma.

Por exemplo, todos os textos que postamos aqui para você fazem parte da nossa atuação, então podemos coloca-los na plataforma, até porque é uma forma de outros encontrarem o blog, bem como divulga-lo para as mais diversas pessoas.

Existem muitas formas de atuação e formação que você pode evidenciar em seu Currículo Lattes, pois entende-se que muitas atividades colaboram para com a divulgação da ciência e da tecnologia, assim sendo, não deixe de registrar as suas atividades acadêmicas, pois é uma forma de outras pessoas chegarem até você e descobrirem mais não apenas sobre o seu tema atual, mas também sobre toda a sua trajetória na academia. É uma forma, também, de divulgar os mais variados eventos e revistas, pois torna o seu Currículo interessante, assim como os eventos e revistas com quem você colaborou.

Como imprimir um Currículo Lattes pelo qual me interessei?

No final deste Currículo você, provavelmente, notará que cada professor, cada pesquisador e cada estudante que está ligado a uma instituição de ensino (pública ou privada) e ao um grupo ou núcleo de pesquisa pode citar essas entidades para divulga-las. É possível, ainda, que você imprima os Currículos que achar interessante, sobretudo se você se encontra em um período de busca por um professor ou pesquisador em que a sua ideia de pesquisa possa melhor se encaixar. É uma forma de se verificar se vale a pena procurar por determinado professor, pois pode ser que embora vocês atuem em linhas de pesquisa parecidas, a temática pode não ser tão bem desenvolvida com determinado professor por conta de conflitos de interesse. Assim sendo, a plataforma Lattes pode ser uma poderosa ferramenta para te guiar na busca pelo orientador que mais se encaixe neste momento acadêmico que você está vivendo.

É possível procurar por esses dados de forma mais prática. Antes do resumo que apresenta esse pesquisador a você há alguns ícones que podem te direcionar de forma melhor. São eles os dados gerais, a formação, a atuação, os projetos, as produções, o chamado “Educação e Popularização da Ciência e da Tecnologia”, os eventos, as orientações e as citações. Acessando esses ícones você começa a entender um pouco mais sobre o que esse pesquisador produz, onde e de que forma. É possível visualizar, ainda, quais são os autores que norteiam este pesquisador no ícone de citações (quem citou e de que forma). Enfim, são barras de acesso que podem te auxiliar a entender melhor sobre quem é essa pessoa que te instiga e/ou inspira academicamente.

Fazendo essa análise detalhada do Currículo você entenderá um pouco melhor sobre a caminhada desde professor/pesquisador/estudante até este momento atual. É assim que podemos encerrar a nossa conversa de hoje sobre o Lattes que foi mais introdutória. Nos próximos textos iremos abordar as suas funções de forma mais prática.

 

 


Download Por que manter o Currículo Lattes Atualizado?


Por que manter o Currículo Lattes Atualizado?
4.9 (97.14%) 7 vote[s]
Como publicar Artigo Científico

Dúvidas? Sugestões? Deixe seu Comentário!

Digite seu comentário!
Informe seu Nome aqui