BLOG

Quais etapas um artigo científico perpassa até que seja aprovado?

Conteúdo

5/5 - (1 vote)

A sistematização na pesquisa científica: cuidados básicos que você deve tomar ao elaborar o seu material científico e as fases às quais um artigo é submetido até a sua aprovaçãoA sistematização na pesquisa científica: cuidados básicos que você deve tomar ao elaborar o seu material científico e as fases às quais um artigo é submetido até a sua aprovação

Olá, tudo bem? Em nosso post de hoje iremos discutir sobre as etapas de avaliação pelas quais um artigo científico passa até que possa ser aprovado e publicado. De antemão, é nosso dever frisar que a reprovação não é algo ruim. Se o seu artigo foi reprovado em alguma dessas etapas, saiba que nem tudo está perdido. Na verdade, a reprovação é algo, de certa forma, positivo, pois garante que o nosso estudo tem qualidade suficiente para contribuir com a sociedade como um todo. Antes de nos atentarmos às fases pelas quais um artigo científico perpassa até que seja aprovado, é preciso que entendamos um pouco mais sobre a sistematização na pesquisa científica, pois, a partir do momento em que as informações aparecem de forma sistematizada em um texto, as suas chances de aprovação expandem-se de forma significativa. Há alguns pressupostos básicos que não podem ficar de fora e iremos explicitá-los ao longo do texto.

O que fazer depois de escrever um artigo científico?O que fazer depois de escrever um artigo científico?

A nossa pauta de hoje partiu da seguinte pergunta: estou desenvolvendo um artigo científico sobre “erupções vulcânicas e suas consequências à humanidade ao longo da história” e gostaria de saber o que fazer depois de terminar de escrever este material. O primeiro passo que você precisará perseguir está ligado justamente à escolha da revista na qual deseja publicar este artigo. Cada revista estabelece as suas próprias normas, e, dessa forma, saber qual norma seguir antes mesmo de começar a escrever o artigo é fundamental para que você não tenha que formatar novamente antes de realizar a submissão. Dentre essas especificações, temos a quantidade de páginas (que pode ser em laudas ou caracteres), os tópicos indispensáveis e demais disposições gráficas. Elas podem personalizar as suas normas. Além disso, cada uma tem um escopo.

O escopo de uma revista científica

O escopo da revista Núcleo do Conhecimento e atuação enquanto uma revista multidisciplinar no formato de “mega journal”. O seu fluxo é contínuo, de modo que não fechamos uma edição temática, como é o caso de revistas que operam a partir de outros formatos. Nesse sentido, não temos um escopo específico e único. Como a nossa atuação é multidisciplinar, pesquisadores de todas as áreas do conhecimento e linhas de pesquisa podem publicar em nossa revista. Também não temos uma periodicidade específica. Cada artigo que é aprovado em todas as etapas essenciais é publicado. Dentre as etapas, temos a verificação das normas e se o material está de acordo com os objetivos da revista, se há a presença de plágio, aspectos típicos a linguagem/formatação e análise do conteúdo pelos pares. A partir do momento em que são aprovados, são publicados em nosso site.

A atuação da Núcleo do Conhecimento

Como recebemos materiais diversos e de múltiplas áreas, a cada mês fechamos uma edição, porém, você poderá continuar a submeter as suas produções para edições futuras. Contudo, esta é uma particularidade de nossa revista, visto que as demais brasileiras adotam escopos que podem ser bastante diferentes do nosso. A Revista Brasileira de Aleitamento Materno, por exemplo, que aceita artigos apenas sobre o aleitamento. A cada dois ou três meses a revista publica uma nova edição. Porém, esta periodicidade varia bastante, visto que há aquelas que publicam a cada quatro meses, semestralmente ou anualmente. O que você deve saber é que essas revistas reúnem uma quantidade específica de artigos para aquela edição. Normalmente, reúne-se entre dez e quinze artigos, porém, é algo que varia de revista para revista. Esses artigos são preparados e depois disponibilizados no site da revista.

A importância da análise da revista e de seu escopoA importância da análise da revista e de seu escopo

A fim de que você compreenda melhor a importância do escopo de uma revista científica, separamos um exemplo prático. É muito importante que você saiba que embora seja comum que uma revista tenha um escopo bem definido, há revistas que não se encaixam nessa regra, de modo que podem migrar de um escopo para o outro de tempos em tempos. Conhecemos uma revista da educação que costuma publicar de forma bimestral (ou a cada dois meses, a depender do volume de artigos que esta revista possui). O escopo pode mudar de uma edição para a outra. No escopo anterior, por exemplo, estava aceitando publicações interessadas nas formas e estratégias a partir das quais o professor aborda a questão de gênero e sexualidade em sala de aula. Todos os artigos submetidos a esta chamada temática tinham que discutir sobre as pautas de gênero e sexualidade.

O escopo na área da saúde

Apresentamos um primeiro exemplo na área das humanidades e agora iremos elencar um da área da saúde. Em virtude do contexto pandêmico em que estamos vivendo, diversas revistas situadas na área da saúde têm se preocupado com a publicação de artigos que discutam sobre as inúmeras faces da COVID-19. É este o escopo atual das revistas, porém, em outro momento histórico, o interesse pode ser outro. Nesse sentido, de forma paralela à busca por uma revista científica na qual o seu artigo pode se encaixar, indicamos, também, que você investigue o escopo dessa revista. É importante que você saiba que toda revista pede para que você realize um cadastro. É após essa realização que você poderá submeter o seu material a revista. Se você está com dúvidas, mande um e-mail ou ligue para a central da revista para esclarecer todas as questões sobre as exigências do processo de submissão e aprovação.

As normas de uma revista científica

Toda revista científica tem normas bem definidas. Elas são bastante decisivas no processo de aprovação de um artigo, pois, se o professor que está analisando o seu material perceber que ele não está dentro das normas, dificilmente avaliará o conteúdo do seu artigo. É bastante triste quando temos em mãos um material muito bom em termos de conteúdo, mas fora das normas. São diversos os aspectos que podem impedir o material de ser aprovado nesta revista específica, como estar fora do escopo, o não atendimento às normas da revista e o não desenvolvimento de algum dos tópicos primordiais. Toda revista tem o seu modus operandi específico e nós devemos nos adaptar a ele. Entendendo os processos e normas da revista, não há muitos segredos: você irá submeter o material para que ele seja avaliado. Espere pelos retornos que você receberá em cada uma das etapas avaliativas.

A ordem de avaliação de um artigoA ordem de avaliação de um artigo

Cada revista pode estabelecer a sua própria ordem de avaliação, porém, utilizaremos a Núcleo do Conhecimento como exemplo. O primeiro passo a ser executado é a submissão do material propriamente dito. Você irá acessar o nosso site, criar o cadastro e inserir seus dados e o arquivo do artigo. Procure pela aba “submissão do material”. Depois que você preencher este pré-cadastro, a revista solicitará que você preencha e assine um Termo de Consentimento e um Termo que garante que o material é inédito (Termo de Concessão de Autoria). Com essa assinatura, você “transfere” os seus direitos autorais. Com isso, você garante que a revista fique responsável por ela publicação e garanta que ela seja acessada, lida, citada e divulgada para que outros pesquisadores possam ler este material. Você continuará sendo o autor da publicação, mas abre mão do texto, logo, ele não pode ser publicado em nenhum outro lugar.

O material de domínio públicoO material de domínio público

As revistas pedem para que você assine certos tipos de documentos para que este material aprovado e publicado possa ser de domínio público, isto é, para que possa ser acessado por qualquer pessoa (o acesso, em nosso caso, é gratuito). Os leitores irão acessar e citar este material sem que tenham que pagar para isso, porém, há revistas que defendem o conhecimento fechado, de modo que é preciso pagar para obter acesso ao seu material. A partir do momento em que você anexa o material na aba de submissão da revista, ele passará por uma série de avaliações por certas equipes que integram o time da revista. A primeira etapa é a verificação básica das normas e se o material está de acordo com o escopo da revista. Prosseguindo, o material passará pela verificação do plágio. A revista tem um sistema de inteligência artificial que realiza uma varredura para verificar se há ou não plágio.

A verificação do plágio no material científico

Não se assuste com a verificação do plágio, pois o instrumento, na verdade, é uma forma de proteger os seus direitos autorais. Analisa-se com que frequência as expressões inseridas por você em seu texto são repetidas em outros textos que já se encontram publicados na web. Cada revista estabelece uma porcentagem aceitável. De qualquer forma, você receberá o relatório com as expressões semelhantes para que você modifique a redação do texto. Na sequência, o seu material chega até a terceira etapa, que é a revisão feita pela equipe técnica. Aqui é o primeiro momento em que a formatação e o conteúdo do seu material serão analisados de forma mais detalhada. Quaisquer problemas identificados por este avaliador técnico serão rapidamente notificados a você para que possa arrumar o material. É importante que você faça todas as correções para que o material possa ser encaminhado para uma próxima etapa.

A avaliação técnica e a avaliação por pares

É comum que nessas duas últimas etapas o seu material seja “reprovado” diversas vezes. Não é uma reprova propriamente dita, mas sim considerações que devem ser atendidas para que o artigo atinja a sua máxima qualidade e potencial antes que esteja apto a ser publicado. O atendimento às considerações pode ser requerido até que o seu material esteja “redondo”. No caso de nossa revista, seguimos ao princípio da transparência, e, dessa forma, o autor sabe o que está acontecendo com o material em todos os momentos, visto que é notificado a cada atualização na avaliação. Embora cada revista tenha a sua forma de análise dos materiais submetidos, costumam divulgar ao autor o andamento dessa avaliação. Todos os artigos submetidos a revistas brasileiras precisam de um parecer para que possam, enfim, serem publicados. Desconfie de todas as revistas que não apresentam um parecer.

Como identificar uma revista séria?

Toda revista científica séria e segura apresenta um parecer em cada uma das etapas avaliativas com os devidos apontamentos necessários para que o estudo possa migrar para uma próxima fase. Publicar um artigo científico não é algo difícil e impossível, porém, é fato que devemos cumprir algumas exigências para que ele possa ser publicado. A depender da revista na qual submeteu este artigo, o processo avaliativo pode ser mais ou menos demorado. Tudo depende da frequência na qual essa revista costuma publicar. Além disso, tudo depende, também, da rapidez e facilidade com que você atende às recomendações sugeridas. Nesse último momento, também gostaríamos de chamar a sua atenção quanto a importância de compreender como o mundo acadêmico funciona. É natural que as dúvidas surjam. Os processos de pesquisa, em um primeiro momento, podem aparentar serem complexos, mas não são.

O modus operandi do mundo acadêmico

O mundo acadêmico é bastante amplo e possui as suas particularidades. As dúvidas são naturais sempre que estamos adentrando em um universo novo. Mesmo aqueles que já estão há certo tempo na academia podem ter dúvidas e elas são plausíveis. É importante que você não tenha vergonha ou medo de perguntar acerca daquilo que não compreende e/ou não sabe como executar. Como é um universo bastante rico e diverso, reconhecemos que quando ingressamos ou voltamos depois de muito tempo é natural que ele cause certos estranhamentos.

É normal que pessoas que se formaram há muito tempo tenham vontade de regressar a esse universo e ele pode ser bastante diferente, visto que a ciência é heterogênea e se renova a cada dia. Ao retornarmos para este ambiente ou mesmo ao ingressarmos nele é preciso que nos ambientemos. Precisamos compreender os trejeitos, conceitos, formas de se fazer pesquisa, métodos, instrumentos, perspectivas teóricas e a cumprir certas exigências. A linguagem também é importante, visto que há uma série de conceitos e termos com os quais precisamos nos habituar antes que comecemos a desenvolver uma pesquisa. Os nossos posts, portanto, têm a missão de sanar essas principais dúvidas sobre pesquisa e ciência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...