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Como fazer os objetivos específicos em um trabalho científico? Compreendendo quais são as etapas fundamentais da pesquisa, e quais são as características que contribuem para o bom desempenho do estudo em elaboração – Aula 04

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Compreendendo as etapas fundamentais da pesquisa científica: o que são os objetivos específicos em um trabalho científico e qual a sua relevância

Olá, tudo bem? Em nosso post de hoje iremos discutir sobre mais uma das etapas fundamentais que fazem com que o trabalho que estamos elaborando e desejamos submeter tenha o conhecido rigor científico e metodológico que é tão exigido pela academia. Como temos destacado ao longo dos posts dessa série, são inúmeras as etapas às quais precisamos nos ater para que o trabalho possa ser aprovado e todas elas estão interligadas. Caso uma deixe de ser atendida da melhor forma possível, toda a qualidade do trabalho é prejudicada. Tudo inicia, como vimos, com a delimitação do tema. Na sequência, estabelecemos um problema de pesquisa com o qual iremos operar ao longo de todo o estudo, e, a partir dele, chegamos a nossa questão norteadora. A partir dela chegamos aos objetivos, a pauta de nossa reflexão de hoje. Hoje iremos nos concentrar especialmente nos objetivos específicos de uma investigação.

Todos os materiais obedecem a essa sequência?Todos os materiais obedecem a essa sequência?

Esteja desenvolvendo um artigo científico, um TCC, uma dissertação ou uma tese, a sequência que estamos apresentando aplica-se a todos eles. Contudo, precisamos fazer um alerta. Se você ainda tem dúvidas quanto às outras etapas, recomendamos que você entenda, primeiro, como um tema pode ser delimitado, como chegar ao problema de pesquisa e à questão norteadora, e, antes de entender a lógica dos objetivos específicos, consulte o nosso post sobre o objetivo geral. A fim de que entendamos a lógica dos objetivos específicos, é preciso que retomemos alguns aspectos inerentes ao objetivo geral. Seja o seu objetivo geral ou os específicos, eles não podem ser inventados, escolhidos porque você gosta, apenas. São os objetivos que fazem com que você chegue à solução para a sua questão norteadora. A fim de que a questão fique mais clara, iremos partir do nosso exemplo anterior.

Exemplo de questão norteadora

Para chegarmos aos nossos objetivos específicos, iremos retomar a questão norteadora que definimos em nosso post anterior. A questão é a seguinte: quais as formas que permitem que a temática da sustentabilidade possa ser ensinada em sala de aula, tendo como público-alvo os alunos do ensino médio? Esta pergunta nos coloca em contato com alguns caminhos que nos permitem chegar a uma resposta (e possível solução) para a questão proposta. É preciso que, nesse momento, pensemos nos caminhos propriamente ditos para que propúnhamos uma solução ou reflexão que instiga uma ação, logo, uma mudança. Como sabemos, os objetivos específicos estão ligados aos caminhos a serem percorridos pelo estudo. O mais comum é que esses caminhos sejam divididos em três momentos fundamentais. Iremos apresentar alguns caminhos básicos que poderiam ajudar o pesquisador a chegar a resposta para esta questão.

Caminhos básicos para uma pesquisaCaminhos básicos para uma pesquisa

Como temos múltiplos públicos que nos acompanham, iremos apresentar algumas estratégias básicas para que você consiga traçar os seus próprios caminhos de pesquisa. Além disso, devemos pontuar que um pesquisador de graduação chegará até um certo nível, e, por outro lado, o de mestrado e doutorado em outros níveis. Os objetivos específicos, portanto, são aprimorados à medida em que você ganha mais maturidade acadêmica. Esta maturidade surge com a experiência adquirida ao longo dos anos. No caso de um artigo científico, um dos objetivos específicos poderia ser a realização de um levantamento na literatura para verificar o que os estudos têm apresentado como formas de ensino voltadas à temática da sustentabilidade. Tome atenção ao público-alvo que está sendo considerado por esses materiais consultados. Por outro lado, se você está em um mestrado profissional, o seu objetivo pode ser outro.

Os objetivos específicos em um curso de mestrado profissionalOs objetivos específicos em um curso de mestrado profissional

Se você está em um curso de mestrado final e, ao final, precisa apresentar um manual, os seus objetivos específicos devem contribuir para que esse fim seja alcançado. O manual, portanto, pode apresentar metodologias que tornem possível a aplicação de certas estratégias de ensino voltadas à temática da sustentabilidade. Contudo, pode ser que esse pesquisador tenha o intuito de entrevistar professores para verificar como esses têm abordado a questão em sala de aula, para, a partir desses resultados, apresentar a sua proposta de intervenção voltada à otimização do ensino da temática. Consultar os alunos para verificar como gostariam que a temática fosse introduzida também é um poderoso ganho para a pesquisa. É possível apresentar uma sequência de atividades para que a temática seja introduzida. Nesse processo, deve-se analisar o que é ou não viável para a realidade de uma escola/sala específica.

O desafio posto aos objetivos específicosO desafio posto aos objetivos específicos

O grande desafio atribuído aos objetivos específicos está ligado ao fato de que esses objetivos específicos devem ser perfeitamente capazes de responder à questão norteadora. Nesse momento, podemos começar a pensar nos caminhos propriamente ditos. Um deles poderia ser a demonstração dessas formas de ensino. Os objetivos específicos estão ligados ao “como”, logo, é preciso apresentar os mecanismos que permitem esta resolução. Os objetivos que iremos elencar aqui são mais básicos e podem ser aplicados a uma pesquisa no nível da graduação. Se você se encontra em outro nível (mestrado ou doutorado, por exemplo), recomendamos que eles sejam aprofundados de acordo com o contexto (em termos de nível) no qual você se encontra. Pensemos, então, nessas etapas básicas que o pesquisador irá desempenhar para que o estudo seja desenvolvido.

Elencando os objetivos específicos

Um primeiro objetivo específico que pensamos para este nível de pesquisador e com base nessa pergunta de pesquisa é a busca na literatura de subsídios teóricos que apontem quais são essas formas de ensino da sustentabilidade para alunos do Ensino Médio. O primeiro objetivo é a definição e conceituação acerca do que vem a ser a sustentabilidade. Caso o pesquisador queira, poderia fazer uma conceituação histórica sobre a temática, pois, dessa forma, apresenta a evolução associada a ela. No caso dessa temática, não há um consenso quanto à temática, e, assim, apresentar múltiplos pontos de vista é um ganho muito interessante para o estudo. Como a nossa pergunta norteadora é muito simples de ser entendida, um levantamento histórico e conceitual sobre a temática é crucial à compreensão de todos os elementos básicos e gerais que perpassam pelo assunto em pauta.

Formas de tratamento de uma questãoFormas de tratamento de uma questão

Quando apresentamos como proposta a apresentação de formas para o tratamento de uma situação, a realização de um levantamento prévio torna-se essencial. A fim de que a temática fique clara ao leitor, a apresentação dos resultados desse levantamento é muito interessante para a pesquisa. Nessa apresentação, devem ficar claras quais são essas abordagens e estratégias que permitem um ensino mais fluido e dinâmico da sustentabilidade para alunos que se encontram no Ensino Médio. São múltiplas as abordagens da sustentabilidade e, dessa forma, caso o pesquisador queira apresentar mais de uma, é recomendado que essas sejam separadas por eixos temáticos. Todas essas questões conceituais serão aproveitadas no levantamento que você fará com base em uma literatura específica. Deixar claro qual é o contexto no qual a temática se insere também é um aspecto crucial.

O contexto na pesquisa científica

No caso de pesquisas mais teóricas, é recomendado que o pesquisador recupere o contexto no qual a temática se insere. O contexto, no caso de nosso exemplo de pesquisa, é o escolar, e, dessa forma, pensar a sustentabilidade no contexto da escola é o grande objetivo geral da pesquisa. Esclarecer como essa temática começou a ser pensada no contexto da escola também é recomendado (e os motivos que fizeram com que ela passasse a ser debatida nesse contexto específico). Recuperar os documentos históricos que tratam da temática também é um ganho importante para a pesquisa. Também é interessante verificar como o currículo básico insere a temática em seus programas. O necessário nesse primeiro momento é apresentar todos os aspectos capazes de revelar a importância da temática. Temos, então, um levantamento teórico a ser realizado na literatura para que as definições fiquem claras ao leitor.

O que pode ser feito em um segundo momento da pesquisa?

Feitas as explanações mais conceituais e introdutórias sobre a pesquisa, podemos partir para um segundo momento de pesquisa. Apresentamos como proposta a realização de um levantamento sobre as dimensões da sustentabilidade que podem ser introduzidas e ensinadas no contexto do Ensino Médio. Assim sendo, em um primeiro momento, o pesquisador elenca os aspectos teóricos e gerais sobre a temática, apresentando alguns elementos essenciais que inserem a temática na educação, porém, é nessa segunda fase que o pesquisador irá explanar mais sobre as técnicas de ensino propriamente ditas. Como essa introdução já estará posta ao leitor, nesse momento, é preciso afunilar essas questões. Como o contexto de atuação é o campo da educação, as discussões irão transitar por essa esfera, com ênfase no Ensino Médio. A grande questão é a apresentação de formas de ensino voltadas à sustentabilidade.

A ênfase na proposta do objetivo geral

No caso de nosso exemplo, nesse segundo momento, cabe, ao pesquisador, trabalhar com os documentos que introduzem a temática da sustentabilidade. O pesquisador deverá analisar como a questão é proposta pelos documentos e quais são as lacunas que, de alguma forma, impedem que o professor tenha êxito total no ensino da temática. Conhecer as exigências para que a temática seja ensinada, métodos, técnicas é muito importante. A relevância social da temática é justamente o seu potencial de conscientização e mobilização. Aqui apresentamos algumas sugestões, porém, é você, enquanto pesquisador, que deverá analisar as possibilidades e escolher aquelas com as quais a pesquisa pode trabalhar de uma melhor forma. É o seu contexto de atuação que irá apontar o quão exequível essa pesquisa pode ou não ser. Analise sempre a sua pergunta de pesquisa para não perder o foco.

Uma possível terceira etapa para a temática da sustentabilidade

Apresentamos, por fim, um terceiro momento que a pesquisa poderia contemplar. Não podemos nos esquecer da nossa pergunta norteadora que é a demonstração dessas formas de ensino. Mantendo isso em mente, nesse último momento, cabe, ao pesquisador, demonstrar, de acordo com os seus achados na literatura, quais são essas formas de ensino. A partir do momento em que o pesquisador menciona que essas formas advêm da literatura, ele já está apontando qual é a metodologia adotada pelo estudo. Assim sendo, primeiramente, realiza-se o levantamento teórico na literatura. O pesquisador precisa compreender como essas metodologias de ensino têm sido aplicadas e quais são as suas principais lacunas. Essas questões serão demonstradas ao longo do trabalho. Pode ser feita uma pesquisa junto a um grupo de professores para que o pesquisador compreenda como as formas são aplicadas na prática.

As implicações postas por uma pesquisa científica

Uma pesquisa científica tem certas implicações das quais o cientista não pode se desvencilhar. É preciso que o estudioso tenha muito claro em mente quais serão os caminhos percorridos para que a pergunta seja respondida. Nem sempre é possível chegar a uma solução, mas a pesquisa fornece inúmeros ganhos para aqueles que irão se beneficiar do estudo, aqui, no caso, os professores de Ensino Médio que ensinam a temática da sustentabilidade em seu dia a dia. Mesmo que a pesquisa proponha uma revisão de literatura, com toda a certeza ela trará algo novo à comunidade científica e à sociedade como um todo. Muitos se questionam se com uma revisão de literatura é possível trazer algo novo. A resposta é sim, com toda a certeza. Se você tem um problema e uma questão norteadora, a pesquisa será essencial.

Contudo, não podemos nos esquecer das demais etapas elementares. Além de uma boa questão de pesquisa e de um problema real, é preciso que os objetivos, geral e específicos, estejam bem delimitados, pois, dessa forma, a pesquisa transcorrerá da melhor forma possível. Sem que essas questões estejam bem definidas, a pesquisa perde o seu foco e o seu propósito de existência. Além disso, há uma série de possibilidades de aplicações. Um pesquisador pode aplicar meios bastante diferentes de um outro no que toca ao ensino da temática. Um pode optar por vídeos, outro, por exemplo, por figuras e outros mecanismos. Também é necessário que as atividades a serem requeridas desses alunos sejam coerentes aos mecanismos visuais com os quais estão em contato.

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