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A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino aprendizagem de língua inglesa na escola estadual professor Jorge Karam Neto, com turmas do 3º ano do ensino médio

RC: 135561
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CONTEÚDO

ARTIGO ORIGINAL

SILVA, Ana Carolina Nunes da [1], SILVA, Jose Amauri Siqueira da [2], TELLES, Luciano Everton Costa [3]

SILVA, Ana Carolina Nunes da, SILVA, Jose Amauri Siqueira da, TELLES, Luciano Everton Costa. A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino aprendizagem de língua inglesa na escola estadual professor Jorge Karam Neto, com turmas do 3º ano do ensino médio. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 07, Ed. 12, Vol. 06, pp. 28-82. Dezembro de 2022. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/utilizacao-das-tecnologias

RESUMO

Atualmente, existem diversas ferramentas disponíveis para auxiliar a aprendizagem de crianças e adultos, podemos citar a música, os livros, os quadros, dentre outras. Todavia, com o advento da tecnologia digital, a ferramenta TIC vem somando na aprendizagem o recurso tecnológico, pois, através deste, consegue-se ter facilidade no acesso às informações, e tornou-se ainda mais relevante com o ensino remoto. Assim, a questão norteadora da pesquisa é: qual a contribuição da utilização dos recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem da língua inglesa na Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto com turmas do 3° ano do ensino médio? O objetivo desta pesquisa é compreender a contribuição da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino e aprendizagem da língua inglesa na Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto com turmas do 3° ano do ensino médio. A metodologia da pesquisa, por finalidade, foi classificada como ciência aplicada. Quanto ao objetivo, o estudo foi rotulado como exploratório. A análise de resultados ocorreu de modo qualitativo e quantitativo. O estudo utilizou as TICs no desenvolvimento do ensino e aprendizagem da língua inglesa. Assim, foram utilizadas três plataformas de TICs para a construção de conhecimento de modo remoto entre alunos do ensino médio, que foram: o Youtube, o WhatsApp e o Google Meet. A pesquisa estimou o nível de conhecimento adquirido pelos alunos.  De acordo com os dados, 73,83% dos acadêmicos acertaram as perguntas realizadas e 26,17% erraram. Por fim, a pesquisa elencou e analisou as principais dificuldades apresentadas pelos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, verifica-se que as potencialidades oferecidas pelas ferramentas TICs são inúmeras e permitem a participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento e mais autonomia no ensino remoto.

Palavras-chave: Ensino remoto, Ensino online, Tecnologias da informação e comunicação, Tecnologia na educação, Língua estrangeiras.

1. INTRODUÇÃO

A presente dissertação faz uma abordagem e contextualização sobre “a utilização dos recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem da língua inglesa na Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto com turmas do 3° ano do ensino médio”, tendo como princípio abordar sobre os recursos tecnológicos como ferramenta facilitadora para o alcance de uma aprendizagem significativa.

O interesse por esse tema surgiu ao observar os alunos do ensino médio em seu ambiente acadêmico e em seu cotidiano, pois observou-se que os jovens apresentam facilidade na utilização de computadores e celulares. Já na escola, foi verificado que os alunos se mostram muito motivados nesse sentido, e demonstram muito interesse quando, nas aulas, utilizam recursos tecnológicos como meio de ensino-aprendizagem.

A discussão sobre o uso da tecnologia e da internet nas escolas caminhava a passos lentos, uma vez que não era observado gestores educacionais ou planos governamentais implementando o uso dessa ferramenta como forma fixa na grade curricular dos alunos ou grande investimento nessas esferas. Os métodos mais comuns aplicados nas escolas são como meio de aula extra ou complementar ao aluno. Mas, nas escolas particulares, e em escolas norte-americanas, o uso de internet e a tecnologia inserida nos métodos educacionais estão muito presentes (JÚNIOR, 2020).

A educação e a mídia digital são importantes ao aprendizado, pois, juntas, possibilitam aos educandos e educadores conhecimentos sobre as oportunidades que ambas oferecem para as atividades práticas dentro e fora da sala de aula. Com a interação de ambas, as atividades ficam cada vez mais interessantes e mais proveitosas, proporcionando benefícios com impacto ainda maior no processo de aprendizagem significativa dos alunos no ambiente escolar (MÜLLER, 2016).

Por essa razão, o uso da tecnologia ganhou espaço relevante promovendo a cultura participativa, fortalecendo o compromisso social e com implicação na continuação da construção da educação em todos os níveis escolares, uma vez que as ferramentas tecnológicas possibilitam o ensino a distância, necessária devido ao distanciamento social.

O objetivo geral da pesquisa é compreender a contribuição da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino e aprendizagem da língua inglesa na Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto com turmas do 3° ano do ensino médio.

Menciona-se que os objetivos específicos são: utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no desenvolvimento do ensino e aprendizagem da língua inglesa com alunos do 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto; estimar o nível de conhecimento adquirido pelos alunos no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa com a utilização das TICs entre alunos do 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto; elencar e analisar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa com a utilização das TICs entre alunos do 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto.

Esse estudo é de suma importância para os alunos e os profissionais de educação, uma vez que levanta informações atuais sobre o uso da internet e da tecnologia dentro do ambiente de ensino. O que, por sua vez, se torna relevante, pois apresenta um panorama atual da qualidade da educação entre alunos do 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto.

O projeto proposto é socialmente e academicamente salutar, porque contribui com informações novas a respeito do ensino da língua inglesa e como esta disciplina pode influenciar na aprendizagem dos alunos do ensino médio. Além disso, após análise dos questionários, almeja-se trazer resultados sobre a importância da utilização das mídias digitais na construção de conhecimento na disciplina, a fim de contribuir na formação acadêmica e na ação do docente.

Dessa forma, o estudo aponta para a necessidade de compreender essa problemática, uma vez que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) contribuem para uma aprendizagem significativa que, por sua vez, promove competências e habilidades acadêmicas e múltiplas possibilidades pedagógicas aos professores.

Assim, a questão norteadora da pesquisa é verificar qual a contribuição da utilização dos recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem da língua inglesa na Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto com turmas do 3° ano do ensino médio?

Para os acadêmicos, o estudo agrega conhecimento científico, gerando valor para o profissionalismo. A relevância desse estudo para a comunidade científica está em apresentar o panorama do uso da tecnologia e da internet como forma de enriquecer as aulas, bem como seu uso para o aprendizado dos alunos.

Devido a importância das mídias para educação na atualidade, faz-se necessário explicar quais atividades e a importância que a internet tem para o processo de aprendizagem, com o objetivo de ele ser desenvolvido de maneira mais satisfatória.  Diante dessa prerrogativa, os benefícios da realização da pesquisa são voltados para os alunos, porque eles conseguiram manusear a prática com tecnologias que são fundamentais, na atualidade, no processo educacional. Vale lembrar que os professores também são beneficiados, porque podem verificar na prática as efetividades desses equipamentos como alternativa para aprendizagem dos alunos.

Em suma, essa pesquisa justifica-se em destacar o papel da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do ensino médio, mais especificamente na disciplina de língua inglesa, com a finalidade de verificar os benefícios do uso das tecnologias digitais para alunos, uma vez que essas ferramentas educativas que usam a internet como meio de adquirir conhecimento vêm se demonstrando eficazes quando aplicadas em uma prática metodológica adequada.

2. METODOLÓGICO

2.1 LOCAL DE PESQUISA

A pesquisa foi realizada Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto, envolvendo um total de 20 alunos, meninas e meninos estudantes do 3° ano do Ensino médio, cursando os turnos matutino, vespertino e noturno, na faixa etária entre 15 e 18 anos. A Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto está localizada na rua Tucano, no 364, no bairro Tancredo Neves, Manaus – AM, 69087-074.

Figura 1 – Fachada da Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto

Fonte: acervo da autora (2022).

2.2 TIPO DE PESQUISA 

Com base nos objetivos apresentados, a pesquisa classifica-se como ciência aplicada. Gerhardt e Silveira (2009) conceituam ciência como:

É o saber produzido através do raciocínio lógico associado à experimentação prática. Caracteriza-se por um conjunto de modelos de observação, identificação, descrição, investigação experimental e explanação teórica de fenômenos. O método científico envolve técnicas exatas, objetivas e sistemáticas. Regras fixas para a formação de conceitos, para a condução de observações, para a realização de experimentos e para a validação de hipóteses explicativas (GERHARDT e SILVEIRA, 2009, p. 15).

Na visão de Diascânio (2020), o conhecimento científico refere-se às certezas comprovadas, caracteriza-se por ser racional, indutivo, dedutivo e testável, objetivando resolver problemas pela sistematização. É objetivo, pois suas conclusões não são baseadas em vivências ou emoções da vida diária. Constitui-se amplo e profundo, não se satisfaz com um conhecimento superficial. Dessa forma, este conhecimento suporta e sustenta os questionamentos, indagações, críticas e porquês. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teoria), e não conhecimentos dispersos e desconexos.

Quanto aos objetivos, a pesquisa classifica-se como exploratória. Segundo os autores Sampieri; Collado e Lúcio (2013), o estudo exploratório compreende e aprofunda os fenômenos, que são explorados a partir da perspectiva dos participantes, em um ambiente natural em relação ao contexto.

A pesquisa exploratória é realizada quando um tópico precisa ser compreendido em profundidade, especialmente se não tiver sido feito antes. O objetivo de tal pesquisa é explorar o problema em torno dele, e não realmente tirar uma conclusão dele. Esse tipo de pesquisa permite ao pesquisador estabelecer uma base sólida para explorar suas ideias, escolhendo o desenho de pesquisa correto e encontrando variáveis que realmente são importantes para a análise (DUARTE, s.d.).

A pesquisa quali-quanti (qualitativa e quantitativa) pode ser dita da seguinte forma: a pesquisa qualitativa tem como objetivo compreender e interpretar os significados de um determinado grupo social. Ela está apoiada em uma perspectiva interpretativa, em que se acredita que as realidades são múltiplas e socialmente construídas, gerando significados distintos para os diferentes indivíduos. Segundo tal perspectiva, um fenômeno pode ser mais bem compreendido no contexto do qual faz parte, devendo ser analisado numa perspectiva integrada. Analisar comportamentos, opiniões e expectativas dos indivíduos necessita de uma metodologia que considere essas diferenças e complexidades (MOURA, 2021).

Já o método quantitativo oferece informações de natureza mais objetiva e aparente. Seus resultados podem refletir as ocorrências do mercado como um todo ou de seus segmentos de acordo com a amostra com a qual se trabalha. No desenvolvimento da pesquisa de natureza quantitativa, devemos formular hipóteses e classificar a relação entre as variáveis para garantir a precisão dos resultados, evitando contradições no processo de análise e interpretação (SOUZA; SANTOS e DIAS, 2013).

2.3 NÍVEL DE CONHECIMENTO ESPERADO

A pesquisa foi realizada com intuito de verificar a contribuição da utilização dos recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem da língua inglesa na Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto com turmas do 3° ano do ensino médio. Além disso, com a pesquisa, espera-se evidenciar os recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem da língua inglesa com alunos do ensino médio, bem como as principais dificuldades apresentadas e o nível de conhecimento adquirido no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa.

2.4 POPULAÇÃO E AMOSTRA

A referida pesquisa foi realizada na Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto, que possui gestor educacional e professores de diferentes áreas de ensino, entretanto, participarão desse estudo um (01) professor de língua Inglesa e vinte (20) alunos de duas turmas do 3° ano do Ensino médio, matriculados em diferentes turnos, com idade entre 15 a 18 anos e de ambos os gêneros.

O critério de inclusão foi os alunos matriculados no 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Professor Jorge Karam. Já o critério de exclusão foi os alunos que não fossem da Escola Estadual Professor Jorge Karam ou alunos de outras escolaridades que não fossem estudantes do 3º ano do ensino médio.

2.5 INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS

A coleta das informações bibliográficas ocorreu por meio de pesquisas em plataformas acadêmicas, nas quais buscou-se artigos, monografias, dissertações e outros estudos de cunho científico, não esquecendo das pesquisas em livros especializados nas áreas de educação, docência, pedagogia e demais campos que abordam sobre o tema proposto.

Além disso, a pesquisa ocorreu através da realização do simulador de conhecimento de english (ver APÊNDICE A), com 30 (trinta) questões objetivas, onde os alunos colocaram as devidas respostas no gabarito do simulado (ver APÊNDICE B). Destaca-se que a aplicação do simulador ocorre no final do primeiro bimestre de 2022 (de 21 de fevereiro a 25 de abril de 2022),

Após a aplicação do simulado, realizou-se a correção das atividades com a finalidade de verificar o nível de conhecimento adquirido pelos alunos através das modalidades TICs. Portanto, explica-se que quanto maior a quantidade de acerto por todos os alunos, maior é o nível de efetividade das aulas remotas lecionadas pela professora de língua inglesa.

Com finalização das aulas de aplicação do simulador, o educador solicitou que alunos respondessem ao rápido questionário com 5 (cinco) questões, que aponta quais as principais dificuldades que eles sentiram na realização das aulas remotas da disciplina de língua inglesa (ver APÊNDICE C). 

2.6 CONSIDERAÇÕES ÉTICAS

A possibilidade de realização da pesquisa se deu principalmente pela autora, porque foi responsável pelo custeio financeiro da pesquisa, pela coleta de dados na literatura e, também, com os pais e alunos. Entretanto, foi fundamental que os responsáveis dos estudantes autorizassem a utilização dos resultados educacionais dos filhos, por isso assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que consta no Anexo A.

Destaca-se que a pesquisa não passou pela aprovação do comitê de ética, por isso nenhuma informação pessoal dos participantes foi divulgada, para preservar suas identidades e para não oferecer nenhuma consequência aos indivíduos.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

A apresentação dos resultados ocorreu em três tópicos, que apresentam quais foram as TICs usadas no processo de aprendizagem remoto dos alunos da língua inglesa. Em seguida, estima-se o nível de conhecimento adquirido pelos alunos no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa. Por fim, elenca-se e analisa-se as principais dificuldades apresentadas nesse processo. Para a análise dos resultados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de corroborar as informações encontradas.

3.1 TICS NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTA DA LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Inicialmente, os alunos realizaram aulas através da rede social Google Meet (Figura 1), na qual foram lecionadas aulas de língua inglesa que abordaram conteúdos como verbo to be, resente continuous, conversação, leitura e interpretação de texto e outros assuntos. Aponta-se que as aulas foram realizadas entre 21 de fevereiro e 25 de abril de 2022. Nesse mesmo período, ocorreu a aplicação do questionário, e, em seguida, realizou-se a tabulação de dados.

Uma ferramenta TIC que vem sendo introduzida no processo de aprendizagem remoto é o Google Meet. Segundo Franco et al. (2020), uma ferramenta de comunicação com foco em chamadas de vídeo amplamente utilizada hoje em todo o globo é o Google Meet, já que, segundo a própria Google, esse recurso de comunicação ganhou mais de 2 milhões de usuários por dia.

Além disso, o Google Meet é uma ferramenta que funciona em qualquer dispositivo, disponibilizando chamadas de vídeos e reuniões que comportam até 100 pessoas, sendo possível o compartilhamento de atividades de seus integrantes em reuniões, o que é muito útil. A plataforma é interessante, pois permite até mesmo utilizar o Youtube, que proporciona vídeos, filmes e documentários que podem ser aplicados em sala de aula (LUEDNA, 2020). O Google Meet é uma ferramenta versátil que atende de forma satisfatória a diversas atividades e cursos que possuem distintas necessidades. Nas aulas de inglês, o áudio supre a demanda de conversação da língua, enquanto o compartilhamento de tela permite ao professor usar um documento de texto como lousa digital (MARINHO et al., 2020).

Figura 1 – Aulas remotas

Fonte: acervo da autora (2022).

Além disso, a plataforma Google Meet permite a gravação da atividade para ser assistida posteriormente. É lógico que assistir à gravação implica perdas, pois o residente não poderá tirar suas dúvidas ao vivo pelo chat do Google Meet (FALCÃO; FONSECA e DANTI, 2020). No contexto, o uso das plataformas digitais, em especial o Google Meet, se fez muito necessário para o processo de interação entre os professores e alunos. Entretanto, o uso dessa ferramenta mostrou que o sistema educacional brasileiro não estava preparado para uma transição, surpreendendo o governo, secretarias, escolas e docentes, que, em curto prazo, tiveram que se adaptar a uma nova modalidade que causou grande impacto no processo de ensino-aprendizagem, pois a grande maioria dos docentes e alunos nunca haviam tido contato com essas ferramentas educacionais (TEIXEIRA e NASCIMENTO, 2021). Além do Google Meet, outra ferramenta TIC usada para auxiliar nas aulas foi no Youtube (Figura 2), no qual é possível tratar, em vídeo, sobre o verbo to be, simple presente, present continuous, imperative, vocabulary, defining words e texts.

Figura 2 – Aula de english no Youtube

Fonte: acervo da autora (2022).

Outra ferramenta TIC usada nas aulas de língua inglesa foi o Youtube, que foi utilizado para fazer as aulas mais didáticas e estimulantes para os alunos do ensino médio. Os vídeos foram exibidos aos alunos com a finalidade de facilitar o processo de desenvolvimento de conhecimento da língua inglesa.

Segundo Souza e Vilela (2020), atualmente, a sociedade encontra-se cada vez mais inserida no contexto tecnológico, o qual traz inovações técnicas e dispositivos modernos, permitindo novas formas de comunicação capazes de produzir e disseminar a informação de forma rápida e fácil.

O YouTube é como a maior plataforma de ensino virtual do mundo, na qual milhares de professores das mais diversas áreas postam suas videoaulas todos os dias (RAMALHO, 2019). A transmissão via internet permite que as aulas-lives sejam assistidas em qualquer lugar e por meio de vários tipos de dispositivos, o que possibilita a inclusão de alunos (BATISTA, 2020).

Além disso, essa plataforma pode se constituir como uma rede social que estabelece possibilidades para promover a autonomia em aprendizes de língua inglesa (SILVA e CARVALHO JUNIOR, 2020). Assim, pensando na sala de aula de língua estrangeira, o professor pode planejar atividades que foquem no desenvolvimento das competências linguísticas do aluno, no caso da língua inglesa, planejando uma atividade comunicativa que trabalhe: compreensão, oralidade, escrita, leitura, léxico-sistêmico (RIBEIRO, 2021).

Portanto, utilizar o YouTube em sala de aula pode estimular o interesse dos alunos pelo seu próprio processo de aprendizagem, uma vez que, na plataforma, encontram-se variadas oportunidades para complementar, ou até mesmo ir além do que está sendo estudado, de uma maneira moderna e lúdica, sem falar que é possível o contato com a língua estrangeira falada por quem a tem como língua materna (FRANCO et al., 2020).

Sendo assim, o YouTube, com sua riqueza de funcionalidades, conteúdos e acessibilidade, pode configurar-se como ferramenta de grande valor na construção de aprendizagens, desenvolvimento de habilidades e, consequentemente competências, todavia, para que isso seja possível, é fundamental que os profissionais da Educação estejam devidamente preparados para o uso dessa ferramenta (MARTA, 2018).

Acredita-se no potencial do YouTube como facilitador no desenvolvimento da autonomia nos aprendizes, pois essa plataforma, e sua grande variedade de conteúdo, pode motivar os estudantes a explorarem a vasta gama de material em busca de novas informações (SILVA e CARVALHO JUNIOR, 2020).

Por fim, a última TIC utilizada para tirar dúvidas dos alunos, encaminhar exercícios e enviar o próprio simulado de english foi o WhatsApp (Figura 3).

Figura 3 – Acompanhamento de alunos via WhatsApp

Fonte: acervo da autora (2022).

O WhatsApp foi uma ferramenta TCI usada no processo de aprendizagem dos alunos. Aragão (2017) o conceitua como um aplicativo com mensagens instantâneas multimodais que, se conectado à internet, torna possível a troca de mensagens pelo smartphone sem o custo de um SMS. Nesse aplicativo, é possível criar grupos com a adição de contatos na agenda telefônica do usuário e de outros usuários que dispõem do mesmo aplicativo. O WhatsApp é convergente com outros aplicativos disponíveis no aparelho para gravação e edição de áudio, gravação e edição de vídeo e fotos

Para Oliveira (2020), dentre os tantos recursos provenientes dos avanços tecnológicos digitais, devemos repensar e ressignificar a utilização de aplicativos como o WhatsApp, que se mostra como uma ferramenta não só de comunicação entre os colegas, mas também de mediação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. O WhatsApp vem se mostrando um recurso pedagógico importante, principalmente por sua popularidade, fácil manuseio e baixo custo. Basta ter um aparelho celular e conexão à internet.

Acredita-se que os recursos presentes no aplicativo WhatsApp, que se articulam a outras tecnologias dos smartphones, possam favorecer o ensino/aprendizagem de língua inglesa no referido contexto. Acredita-se que, com isso, será possível trabalhar com recursos hipertextuais e as diversas modalidades de linguagem oferecidas pelas tecnologias de áudio, vídeo, imagem e escrita, os quais podem ser utilizados de forma integrada e convergente com outras redes digitais (ARAGÃO e LEMOS, 2017).

Nota-se que, por um lado, o uso do WhatsApp incentiva a busca por solução da dúvida, contudo, por outro lado, aumenta a dependência da figura do docente, pois as respostas ficavam restritas à figura do docente, apesar da internet ser um bom meio de pesquisa. Mas, mesmo assim, acredita-se que a proposta do uso do aplicativo WhatsApp no processo de aprendizagem da língua inglesa apresenta mais pontos positivos do que negativos (COSTA e LOPES, 2015).

Entretanto, destaca que todos os TICs ofereceram benefícios no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, é importante que essas ferramentas sejam inseridas no contexto de ensino, mas sabe-se que muitos alunos não têm telefone celulares, computadores ou acesso à internet para acompanhar a aprendizagem nesse meio, visto que alguns são famílias de baixa renda.

Conforme exposto, para o desenvolvimento dessa pesquisa, foram utilizadas três plataformas de TICs para a construção de conhecimento de modo remoto entre alunos do ensino médio, que foram: o Youtube, o WhatsApp e o Google Meet. Diante das informações coletadas, verifica-se que a integração das TICs facilita aspectos relacionados ao aprimoramento do trabalho individual, à autonomia dos alunos, à facilidade para o desenvolvimento do trabalho em equipe e colaborativo, à possibilidade de modificar e adaptar os métodos de avaliação e à interação bidirecional entre professores e alunos.

3.2 O NÍVEL DE CONHECIMENTO ADQUIRIDO PELOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA COM UTILIZAÇÃO DA TICS

Com a finalização das aulas dos primeiros bimestres, realizou-se um simulado, que foi aplicado com a finalidade de verificar a efetividade do método de ensino remoto. Assim, o nível de conhecimento adquirido pelos alunos foi quantificado através das respostas dos alunos às 30 questões aplicadas no simulado (ver apêndice A), pois quanto maior o número de acerto, melhor é o desempenho dos acadêmicos. Do mesmo modo, o Gráfico 1 aponta o desempenho dos alunos.

De acordo com o Gráfico 1, dos 20 alunos que participaram da pesquisa, 73,83% dos acadêmicos acertaram as perguntas realizadas, já 26,17% erraram em algumas questões do simulado de língua inglesa. O simulado realizado foi composto por 30 questões objetivas que avaliaram o conhecimento dos alunos com relação a compreensão do verbo to be, simple presente, present continuous, imperative, vocabulary, defining words e texts.

Gráfico 1- Desempenho geral dos alunos

Fonte: autoria própria (2022).

Diante disso, o Gráfico 2 estima os desempenhos dos alunos por questão, com a finalidade de verificar, entre as questões erradas, qual é a defasagem de aprendizagem entre os alunos.

Gráfico 2 – Desempenhos dos alunos por questão

Fonte: autoria própria (2022).

O Gráfico 2 aponta os erros e acertos dos alunos do ensino médio. Conforme verificado, as questões com mais erros foram a 12, 15, 18, 21, 27 e 29. Portanto, essas questões devem ser revisadas com os alunos, aprimorando a aprendizagem dos estudantes do ensino médio.

O nível de conhecimento adquirido pelos alunos através do ensino remoto com a utilização das TICs foi estimado através da aplicação de um simulado realizado no final do primeiro bimestre de 2022. Conforme quantificado, 73,83% dos acadêmicos acertaram as perguntas realizadas, já 26,17% erraram em algumas questões do simulado de língua inglesa, deixando evidente que a metodologia é eficaz.

Esses dados positivos na utilização das TICs denotam que essas ferramentas devem ser estudadas cada vez mais, pois apresentam um auxílio significativo no ensino de línguas estrangeiras, e desde que o computador começou a ser utilizado por professores em sala de aula, o processo de construção de conhecimento pelo aluno durante a navegação na internet se dá a partir do momento em que as informações são encontradas na rede (ROMAGNA; EICH e BENCKE, 2020).

Na contemporaneidade, o uso das TICs é frequente no cotidiano da vida social e da escola, entretanto, pode-se afirmar que esses recursos são de suma importância especialmente na escola. Usufruir desse mecanismo é, sem dúvida, aperfeiçoar o modelo de ensino e aprendizagem das escolas de educação básica (VILELA e BRITO, 2019).

Atualmente, a TIC, no processo de ensino-aprendizagem, constitui uma base importante para o modo de interação do aluno e do professor, sendo ela uma ferramenta que, de uma forma ou de outra, implica uma mudança na sala de aula. Nesse sentido, Matos et al. (2019) esclarece que os meios tecnológicos estão inseridos no cotidiano dos alunos e se apresentam como ferramentas atrativas no processo de articulação do conhecimento, entretanto, é necessário o embasamento teórico e pedagógico para que a utilização das TICs não seja ingênua e possa gerar uma aprendizagem significativa e uma atitude transformadora no estudante.

Com relação a utilização dos aplicativos como WhatsApp e Youtube, utilizados na pesquisa, observou-se que estes aparelhos e aplicativos, que são cotidianamente utilizados pelos alunos, contêm palavras escritas na língua inglesa. Isto implica que as TICS seriam ferramentas interessantes, facilitadoras do processo de ensino aprendizagem da língua inglesa, visto que os alunos, em seu cotidiano, já estão familiarizados com diversas palavras escritas em inglês. Eles, inclusive, falam e escrevem em inglês, e como pode ocorrer de a fala e a grafia não estarem corretas, isto se configura como uma ótima oportunidade para trabalhar na sala de aula da disciplina língua inglesa (ALMEIDA, 2020).

O ensino da língua inglesa, através de instrumentos tecnológicos com os quais os estudantes estão familiarizados, tornou o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, estimulando, em simultâneo, as competências essenciais. As TIC aplicadas no contexto educativo podem ser uma mais-valia e proporcionar respostas inovadoras enquanto recurso educativo (RICO, 2020).

Inserir as TIC’s no ambiente escolar traz benefícios aos alunos, por isso, sugere-se que elas sejam incluídas de forma consciente no Brasil, pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no processo de ensino e aprendizagem, também, da língua inglesa. Além disso, é preciso ressaltar que, por si sós, elas não podem ser encaradas como um fim, mas sim como complementos essenciais à construção do conhecimento e fortalecimento da ação docente (SANTOS, 2020).

Compreendeu-se que o uso das TICs aumenta a motivação dos alunos, pois esse método de ensino ajuda os alunos a compreenderem o assunto com entusiasmo e a desenvolverem seus conhecimentos. Quando os alunos aprendem com a tecnologia, isso os ajuda a desenvolver habilidades de pensamento.

Vahos; Muñoz e Londoño-Vásquez (2019) esclarecem que a aprendizagem com uso das TICs permite incorporar, nos currículos, tecnologias de informação com intencionalidade pedagógica, que permitem que as estratégias pedagógicas desenvolvam significativa aprendizagem no estudante.

O estudo ainda verificou, entre as questões estabelecidas no simulado, as principais perguntas erradas, que merecem atenção da professora para que ocorram as devidas revisões, possibilitando o aprimoramento da aprendizagem dos estudantes do ensino médio. Os recursos técnicos das TICs podem contribuir positivamente no processo de ensino e aprendizagem não só da língua inglesa, mas em todo o parâmetro educacional e desenvolvimento do sujeito.

A contribuição dos dados desta pesquisa demonstra que os alunos conseguiram adquirir conhecimento através das utilizações das ferramentas TICs (Youtube, WhatsApp e Google Meet), pois os alunos demonstraram possuir conhecimento para responder às questões do simulado aplicado.

Dentro deste processo, as TIC assumem um papel importante, tornando-se elementos essenciais para o desenvolvimento da flexibilidade organizacional do ensino e para o desenvolvimento de novas sinergias que insiram plenamente as escolas no quadro atual das sociedades do mundo. As experiências desenvolvidas nesta pesquisa destacam o futuro promissor para aquelas instituições de ensino superior que efetivamente integram as TICs em seus processos e estruturas.

3.3. AS PRINCIPAIS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA COM UTILIZAÇÃO DA TICS 

As principais dificuldades dos alunos em aprender através das TICs no ensino remoto foram estimadas através de cinco gráficos. O primeiro dado indagou aos alunos se a indisponibilidade de equipamentos adequados dificulta sua aprendizagem, pois sabe-se que muitos acadêmicos, por tratar-se de estudantes de escolas públicas, não têm recursos financeiros para acesso à internet, telefone ou computador. Assim, o Gráfico 3 quantifica os dados obtidos. O resultado aponta que 65% dos alunos relataram que possuem indisponibilidade de equipamentos adequados, 25% afirmaram que talvez tenham e apenas 10% responderam que a indisponibilidade de equipamentos adequados não afeta seu processo de aprendizagem com as TICs por meio do ensino remoto.

Conforme resultados sobre a indisponibilidade de equipamentos adequados, os resultados demonstraram que 65% não possuem algum tipo de equipamento ou ferramenta que possibilitem o ensino por esse método. Nesse sentido, Santos; Mariano e Costa (2019) esclarecem que os diferenciais na qualidade da educação estão associados às diferenças na distribuição de insumos escolares e, também, nas disparidades do contexto socioeconômico dos alunos, pois, quando não existem recursos como internet, computadores e tablet, os alunos não conseguem desenvolver conhecimento de forma efetiva.

Gráfico 3 – Indisponibilidade de equipamentos adequados

Fonte: autoria própria (2022).

Além do mais, sobre os dados expostos acima, eles explicam que a desigualdade influencia as oportunidades educacionais. Sobre isso, Grinkraut (2019) considera fundamental a distribuição equitativa do conhecimento, uma vez que oferece aos indivíduos o desenvolvimento da capacidade reflexiva, competência de argumentação e julgamento. Entretanto, fatores sociais e econômicos afetam o acesso à educação, tornando desiguais as garantias educacionais. Nesse viés, Ware (2019) aponta que a crescente população de crianças em extrema pobreza é uma preocupação especial para os educadores. Décadas de pesquisa mostraram que ensino e aprendizagem de qualidade são escassos em comunidades atingidas pela pobreza. Os alunos, nessas comunidades, são frequentemente expostos a experiências indutoras de estresse e condições de vida adversas que são prejudiciais ao seu bem-estar físico, social e emocional, bem como aos processos cognitivos, como memória, linguagem e capacidade de atenção.

A questão da desigualdade de renda ganhou destaque nas áreas de pesquisa nos últimos anos, isso porque, segundo Komatsu et al. (2020), a educação desempenha um papel relevante na desigualdade de capital humano sobre a desigualdade de renda, pois a transmissão intergeracional de escolaridade constitui o canal principal pelo qual a distribuição desigual de capital humano afeta a desigualdade de renda. A desigualdade educacional pode afetar a desigualdade de renda por meio da dispersão da escolaridade e dos efeitos da escolaridade sobre os rendimentos.

As desigualdades educacionais, por constituírem uma expressão das desigualdades sociais, também são consideradas um importante parâmetro para a organização da política educacional (GARCIA e HILLESHEIM, 2017). Entretanto, para que ocorra uma democratização efetiva da educação, são necessárias não apenas políticas de ampliação do acesso e fortalecimento em todos os níveis de ensino, mas, sobretudo, políticas voltadas para a permanência dos estudantes no sistema educacional (ROSA e RIBEIRO, 2017). O nível socioeconômico é destacado, pela maioria das evidências científicas, como fator determinante com maior impacto nos resultados educacionais do corpo estudantil. No entanto, existem estudos que indicam o nível educacional de pais, especialmente o da mãe, como o fator que mais influência no desempenho acadêmico (ÁLVAREZ et al., 2018).

Portanto, como exposto acima, compreendeu-se que o status socioeconômico é foco de debate contínuo para pesquisadores e profissionais da economia, educação e outras ciências sociais. Ele representa uma realidade desafiadora para milhões de famílias, com consequências de longo alcance na qualidade de vida, o que, conforme dados obtidos, tornou-se uma barreira para a aprendizagem dos alunos.  O Gráfico 4 quantifica a indagação realizada aos alunos sobre a falta de conhecimento necessário para utilização das TICs, como suas dificuldades de aprendizagem no ensino remoto. Conforme os dados, 60% possuem o conhecimento das TICs, 25% afirmaram não ter e 15% assumiram que não possuem essa dificuldade na aprendizagem por meio das TICs.

Outro dado explicitado pela pesquisa foi que 60% possuem o conhecimento das TICs, o que não afeta a sua aprendizagem. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) no ano de 2011, 46,5% das pessoas de 10 anos ou mais de idade acessaram a internet. Nesse mesmo ano, o acesso à internet chegou a 90,2% entre pessoas com 15 ou mais anos de estudo. No Amazonas, em 2005, 10,5% das pessoas com 10 anos de idade utilizaram a internet, entretanto, em 2011, houve um salto para 37,3% (IBGE, 2013).

Gráfico 4 – Não dispor de conhecimentos necessários

Fonte: autoria própria (2022).

Nesta pesquisa, diversos autores analisam o papel dos telefones no processo de desenvolvimento dos adolescentes, sendo os aparelhos considerados vilões ou aliados. Timbane; Axt e Alves (2015) explanam que reconhecem que os aparelhos celulares são uma excelente ferramenta enquanto recurso didático, entretanto, a maioria das escolas públicas não têm acesso à internet, e as salas de informática funcionam em condições precárias. Portanto, não são usados como poderiam ser por conta da precariedade das ferramentas em escolas públicas.

Além da precariedade do uso desses dispositivos, a atual legislação do Amazonas proíbe seu uso. Como dispõe a Lei n.º 3198 de 04/12/2007 (AMAZONAS, 2007): “É proibido o uso de telefone celular dentro das salas de aula nos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada de educação do Estado do Amazonas”. A partir da proibição do uso de aparelhos celulares em ambiente escolar, Ribeiro (2021) analisa que as legislações que proibiram o uso de celular são práticas pedagógicas retrógradas que rejeitam quaisquer possibilidades de inovação, tornando o ensino arcaico, tradicional e obsoleto.

O Gráfico 5 tabula os dados referentes à questão sobre se a instituição não incentivava o uso desses recursos e como isso dificultava a aprendizagem no ensino remoto. Ao passo que 80% responderam que o fato de a instituição não incentivar acaba impedindo a aprendizagem por meio das TICs, 15% responderam que talvez e apenas 5% falaram em questionário que não compromete sua aprendizagem.

Gráfico 5 – A instituição não incentiva o uso desses recursos

Fonte: autoria própria (2022).

O estudo realizado ainda evidenciou que 80% dos alunos compreendem que a instituição não incentiva o uso das TICs na aprendizagem e no processo de ensino da instituição estudada, mas 15% dos alunos responderam que talvez a escola estadual promova o ensino por meio das TICs e apenas 5% apontaram em questionário que não compromete sua aprendizagem.

Entretanto, é fundamental a iniciativa da gestão escolar no que tange a complementação dos recursos tecnológicos digitais na promoção do ensino, de modo a oferecer abertura para a criação de espaços inovadores capazes de potencializar a socialização do conhecimento científico (VILELA e BRITO, 2019). Na escola em que ocorreu a pesquisa, apontou-se que tal prerrogativa é promovida nas escolas, mas se dá principalmente entre os professores. A gestão da instituição não procura incentivar o uso das TICs nas salas de aulas ou no processo de ensino dos alunos.

De acordo com Bandeira (2021), o gestor escolar precisa ser um agente que incentiva, orienta e compartilha conhecimento e informação. Deve assumir um papel relevante e imprescindível na articulação e utilização das TICs nas escolas, incorporando os recursos oferecidos pelas TICs para atualizar as salas de aulas que ainda mantêm os mesmos métodos/ferramentas utilizados na educação do século XIX.

É preciso ter em conta que a predisposição a essa nova modalidade não deve partir apenas de alunos e da gestão escolar, é importante ter um corpo docente alinhado aos interesses da gestão escolar, sobretudo no que se refere às possíveis mudanças didáticas (GOMES e PIZA, 2020).

O Gráfico 6 elucida sobre a dificuldade de aprendizagem pelo fato de a escola não dispor de laboratório multimídia.

Gráfico 6 – Não dispor de laboratório multimídia

Fonte: autoria própria (2022).

Com relação a não dispor de laboratório multimídia, o estudo evidenciou que 40% afirmam que esse fator afeta o processo de conhecimento dos alunos. Na visão de Verdolin e Nascimento (2022), as disparidades existentes entre os alunos dizem respeito às diferenciações educacionais e desigualdades sociais e digitais presente em todo Brasil, entre escolas públicas e privadas, que configuram um distanciamento educacional quanto ao acesso das ferramentas e aparelhos tecnológicos.

Os dados do IBGE informam que cerca de 45,9 milhões de brasileiros e brasileiras ainda não tinham acesso à internet em 2018, o que corresponde a mais de 25% da população com mais de 10 anos de idade, e mesmo entre os indivíduos que possuem o acesso à internet, há carência de acesso à estrutura de tecnologia, como disponibilidade de computador/tablet/celular e/ou de espaço adequado para a execução das atividades acadêmicas (MOURA, 2022).

O último gráfico respondeu com relação a falta de apoio técnico e cursos para o professor e se isso dificultou a aprendizagem na perspectiva dos alunos. Verificou-se, por meio dos dados tabulados, que 55% relataram que não têm esse impedimento na aprendizagem remota, mas 25% relataram que talvez tenham e 20% afirmaram não ter esse impedimento na aprendizagem através das TICs.

O último ponto verificado neste objetivo específico foi sobre a falta de apoio técnico e cursos para o professor que afetem o processo de aprendizagem dos alunos por meio remoto. Conforme estipulado, 55% relataram que não têm esse impedimento na aprendizagem remota, mas 25% relataram que talvez tenham e 20% afirmaram não ter esse impedimento na aprendizagem através dos TICs.

Gráfico 7 – Falta de apoio técnico e cursos para o professor

Fonte: autoria própria (2022).

Com relação aos dados encontrados no estudo, Oliveira; Barata e Gil (2021) corroboram que, devido ao impacto que as TICs possuem, é essencial afirmar que cabe ao professor construir uma escola que seja um local de aprendizagem efetiva, onde todos aprendam e evoluam permanentemente por meio da relação pedagógica, desenvolvendo competências digitais para o século XXI.

Além do mais, os alunos devem ser motivados a se engajarem criticamente por meio das ferramentas digitais. Desse modo, os professores devem utilizar a tecnologia para auxiliar no processo de comunicação, produtividade e criatividade, isto é, atividades que estimulem o aluno a resolver problemas reais de forma colaborativa, criativa e crítica (RIBEIRO, 2021).

Afirma-se que as TIC’s devem ser usadas tanto para aprimorar os planos de aula quanto para torná-las interativas e motivadoras para professores e alunos, mas em nenhuma hipótese devem substituir a função docente (SANTOS, 2020).

Conforme dados levantados, nestes novos cenários, a integração curricular das TIC pode oferecer significativa contribuição para professores e alunos, de modo que sejam usadas nos espaços formais da educação, nas estratégias pedagógicas inovadoras e significativas, tanto para o aluno como para a comunidade, o que implica apostar na formação pedagógica e tecnológica dos docentes, seja inicial, seja contínua (ALMEIDA, 2020).

Em relação às principais dificuldades dos alunos na aprendizagem por meio da TICs no sistema remoto, o estudo analisou cinco variáveis, que foram: a indisponibilidade de equipamentos adequados, conhecimento para o manuseio das TICs, o não incentivo das instituições de ensino na utilização das tecnologias, não dispor de laboratório multimídia e falta de apoio técnico e cursos para o professor.

Através dos dados encontrados, verificou-se que as TICs estão fazendo mudanças dinâmicas na sociedade. Elas estão influenciando todos os aspectos da vida. As influências são mais sentidas nas escolas, porque as TIC proporcionam, tanto aos alunos quanto professores, mais oportunidades para adaptar a aprendizagem. Ensinando as necessidades individuais, a sociedade está obrigando as escolas a responderem adequadamente a esta inovação técnica.

4. CONCLUSÃO

O estudo utilizou as TICs no desenvolvimento do ensino e aprendizagem da língua inglesa com alunos do 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto. Assim, foram utilizadas três plataformas de TICs para a construção de conhecimento de modo remoto entre alunos do ensino médio, que foram: o Youtube, o WhatsApp e o Google Meet. Dadas essas circunstâncias, é imperativo agendar e preparar atividades de ensino e aprendizagem com a utilização dessas ferramentas que promovem maior interesse por parte dos alunos e, consequentemente, um melhor aproveitamento acadêmico.

A dissertação também estimou o nível de conhecimento adquirido pelos alunos no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa com a utilização das TICs entre alunos do 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto. Assim, de acordo com os dados, 73,83% dos acadêmicos acertaram as perguntas realizadas e 26,17% erraram em algumas questões do simulado de língua inglesa.

Com as TICs, os alunos desenvolvem a capacidade de compreensão e lógica, favorecendo um processo de aprendizagem significativo nos alunos. As TICs são ferramentas essenciais de trabalho e aprendizagem na sociedade atual, na qual a geração, o processamento e a transmissão de informação são fatores essenciais de potência e produtividade. Por isso, é cada vez mais necessário educar para a sociedade da informação desde as várias fases iniciais da vida escolar.

O uso das TICs na educação vem abrindo novas expectativas que estão revolucionando as características do processo de ensino-aprendizagem. A tecnologia oferece, no entanto, a possibilidade de reforçar conteúdos relacionados a conceitos, atitudes, valores e normas. É por isso que faz refletir sobre a prática, trabalhar em colaboração com outros colegas. Grande parte das relações atuais entre tecnologia e língua inglesa está centrada em sua consideração como um recurso inestimável de apoio ao ensino como uma ferramenta capaz de incorporar novas formas de conhecimento entre professores alunos

O desenvolvimento das tecnologias de informação tem permitido inovar no processo de ensino-aprendizagem do conhecimento geográfico. Um dos principais fatores que impulsionaram o pensamento espacial é o rápido desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais.

Por fim, a pesquisa elencou e analisou as principais dificuldades apresentadas pelos alunos no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa com a utilização das TICs entre alunos do 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto. O resultado apontou que 65% dos alunos relataram que possuem indisponibilidade de equipamentos adequados, 60% possuem o conhecimento das TICs, 80% disseram que o fato de a instituição não incentivar impede a aprendizagem por meio dos TICs, 40% afirmaram que essa prerrogativa impede sua aprendizagem com TICs através do ensino remoto, 30% responderam entre, talvez e não e 55% dos alunos relataram que a falta de apoio técnico e cursos para o professor dificulta sua aprendizagem.

Portanto, verificou-se que as potencialidades oferecidas pelas ferramentas TICs são inúmeras e permitem a participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento e mais autonomia no ensino remoto. As TICs tornam possível recriar ambientes organizadores de aprendizagem complexos, estimular o trabalho colaborativo, examinar materiais em vários modos de apresentação e perspectivas diferentes e estimular a reflexão e a negociação.

Por outro lado, verificou-se que há grandes dificuldades em alcançar um nível satisfatório de integração das TIC nas escolas, pois o processo exige um forte investimento financeiro. Estes investimentos têm como principais linhas de ação a aquisição e o desenvolvimento de infraestruturas e recursos tecnológicos, a promoção de centros de apoio e formação e o trabalho colaborativo entre gestores institucionais e técnicos de TIC das universidades.

Observou-se, também, que há grandes dificuldades no acesso aos dados. Essas dificuldades podem estar na origem dos resultados díspares observados na pesquisa revisada. Acredita-se que esses problemas de acesso podem ser devido à existência de uma certa modéstia, juntamente com a tradicional imobilidade e sigilo universitário, o que explicaria a resistência dos centros em fornecer dados confiáveis em relação às estratégias de integração das TICs em suas instituições.

O esforço desenvolvido pelas instituições escolares nos últimos anos foi no sentido de dotar as infraestruturas, promover a formação e a utilização progressiva das TIC, tanto no ensino como na investigação e gestão, por toda a sociedade na atualidade. No entanto, todos estes esforços não serão recompensados se não tiverem o empenho e cumplicidade dos docentes para que, finalmente, realizem a integração das TIC em todas as áreas e esferas do ensino.

Por fim, compreendeu-se que, no processo de ensino-aprendizagem, as TICs promovem um trabalho ativo, colaborativo e interativo de educadores e alunos, todos com o propósito de atingir os objetivos acadêmicos, e, a partir dessa combinação, surgem cenários reflexivos críticos onde o professor e os alunos fortalecem o processo de ensino e aprendizagem.

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APÊNDICE A – SIMULADO DE ENGLISH

Teacher: Ana Carolina Nunes da Silva

Aluno (a): _______________________________________

 

Série: ___________ (Matutino) (Vespertino)  Data: ______/_____/2022

 

  • Complete com a forma afirmativa do verbo TO BE usando (AM/ARE/IS):

 

  1. English _____________________ easy for me.
  2. My book ______________ blue.
  3. My parents ______________ tall.
  4. My English teacher _______________ Ana Carolina Nunes da Silva.
  5. f) Manaus ______________ hot.

 

Marque a alternativa correta:

 

( A ) IS, IS, IS, IS, IS.

( B ) IS, IS, ARE, IS, IS.

( C ) AM, AM, AM, AM , AM.

( D) ARE, ARE, ARE, ARE, ARE.

 

 

 

  • Assinale a alternativa em que a tradução está correta na frase, “Você não é brasileiro?”.

 

( A ) ARE I NOT BRAZILIAN?

( B ) ARE YOU NOT BRAZILIAN?

( C ) YOU ARE NOT BRAZILIAN?

( D ) YOU IS NOT BRAZILIAN?

 


3) Complete com a forma afirmativa do verbo TO BE usando (AM/ARE/IS):

 

  1. It ________ cold today.
  2. I _________at home now.
  3. They _________ Korean.
  4. My name __________ Nikita.

 

Marque a alternativa correta:

 

( A ) ARE, AM, ARE, IS.

( B ) IS, AM, ARE, IS.

( C ) AM, AM, ARE, IS.

( D) IS, ARE, ARE, IS.

 


4) Organize as frases a seguir, e depois marque a alternativa correta.

 

  1. years I old twenty-five am.
  2. from We Venezuela are.
  3. a I’m name My and is Anton
  4. an engineer is John.

( A ) I AM TWENTY-FOUR YEARS OLD./ WE ARE FROM VENEZUELA./ MY NAME IS ANTON AND I’M A STUDENT./ JOHN IS AN ENGINEER.

( B ) I AM TWENTY-FIVE YEARS OLD./ WE ARE FROM VENEZUELA./ MY NAME IS ANTON AND I’M A STUDENT./ JOHN IS AN ENGINEER.

( C ) I AM TWENTY-FIVE YEARS OLD./ WE IS FROM VENEZUELA./ MY NAME IS ANTON AND I’M A STUDENT./ JOHN IS AN ENGINEER.

( D ) I AM TWENTY-FIVE YEARS OLD./ WE ARE FROM VENEZUELA./ MY NAME IS ANTON AND I’RE A STUDENT./ JOHN IS AN ENGINEER.


5) De acordo com a questão anterior, marque a tradução correta:

I am twenty-five years old./ We are from Venezuela./ My name is Anton and I’m a student./ John is an engineer.

( A ) EU TENHO VINTE E QUATRO ANOS DE IDADE./ NÓS SOMOS DA VENEZUELA./ MEU NOME É ANTÔNIO E EU SOU UM ESTUDANTE./ JOÃO É UM ENGENHEIRO.

( B ) EU TENHO VINTE E CINCO ANOS DE IDADE./ NÓS SOMOS DA VENEZUELA./ MEU NOME É ANTÔNIO E EU SOU UM ESTUDANTE./ JOÃO É UM ENGENHEIRO.

( C ) EU TENHO VINTE E CINCO ANOS DE IDADE./ NÓS SOMOS DA VENEZUELA./ MEU NOME É ANTÔNIO E EU SOU UM PROFESSOR./ JOÃO É UM ENGENHEIRO.

( D ) EU SOU VINTE E CINCO ANOS DE IDADE./ NÓS SOMOS DA VENEZUELA./ MEU NOME É ANTÔNIO E EU SOU UM ESTUDANTE./ JOÃO É UM ENGENHEIRO.


6) Dada as frases a seguir marque a alternativa em que todas as formas estão incorretas:

  1. They were here yesterday.

They weren’t here yesterday.

Were they here yesterday?

  1. This is a easy lesson.

This is not a easy lesson.

Is this a easy lesson?

  1. She is a good swimmer.

She isn’t a good swimmer.

Is she not a good swimmer?

  1. I am interested in modern art.

I am not interested in modern art.

Am I interested in modern art?


 

7) Dada as frases a seguir marque a alternativa em que todas as formas estão corretas:

  1. You are a good pianist.

You not are a good pianist.

You are a good pianist?

  1. John was a good athlete.

John was not a good athlete.

Was John a good athlete?

  1. I am Mariana.

I am not in Mariana.

Amn’t Mariana?

  1. We will call him now.

We are not will call him now.

Won’t we call him now today.


  • Assinale a resposta correta.
  1. Paul and Donny ________brothers.

(    ) is          (    ) are

  1. They ________from Scotland. They’re from Ireland.

(    ) aren’t          (    ) isn’t

  1. _____________ Peter. I’m Hans.

(    ) I’m not          (    ) I amn’t

  1. My name ____________Janet.

(    ) are           (    ) is

  1. Some children ______________ still in the park.

(    ) are          (   ) is

Agora marque a alternativa correta:

(  A  ) IS, ISN’T, I AMN’T, ARE, IS.

(  B ) ARE, AREN’T, I’M NOT, IS, ARE.

(  C  ) ARE, ISN’T, I’M NOT, ARE, IS.

(  D  ) IS, AREN’T, I AMN’T, ARE.


9) Assinale a resposta correta:

  1. A man _______________ walking his dog. ( )was  (   )were
  2. Tom and Sarah __________ watching television. ( )was  (   )were
  3. The students ________ using the computer lab. ( )was  (   )were
  4. A baby _______ crying. ( )was  (   )were

Marque a alternativa correta:

  1. WAS, WAS, WERE, WERE.
  2. WAS, WERE, WERE, WAS.
  3. WERE, WERE, WERE, WAS.
  4. WAS, WAS, WAS, WAS.

10) Assinale a resposta correta.

  1. a) He __________ a doctor. ( ) am (  ) are  (  )is
  2. b) A baby _________ crying. ( ) was (  ) were
  3. c) They __________ doctors. ( ) am (  ) are  (  )is
  4. d) Tom and Sarah __________ watching television. ( ) was (  )were
  5. e) We _________ call him now? ( ) will ( ) well

 

Marque a alternativa correta:

  1. IS WAS, ARE, WERE, WELL.
  2. IS, WAS, ARE, WERE, WILL.
  3. ARE, WERE, AM, WAS, WILL.
  4. AM, WAS, IS, WAS, WELL.

 

  • Marque a alternativa correta:

 

(Cesesp – PE) “In some _______ of the Middle East ________ can have four _________”.

  1. country, men, wife.
  2. countries, man, wifes.
  3. countries, men, wives.
  4. countries, man’s, wives.

  • Marque a alternativa correta:

(Cesesp – PE) “Most ______ and ________ are afraid of______”.

 

  1. womans, childs, mouses
  2. women’s, children’s, mouses
  3. women, children, mice
  4. womans, children, mices

  • Marque a alternativa correta:

(FMU – SP) ________________________________ are animals.

  1. sheep, deer, oxes, goose
  2. sheeps, deers, oxes, geese
  3. sheeps, deer, oxen, goose
  4. sheep, deer, oxen, geese

  • Marque a alternativa correta:

(UFBA – BA) A única palavra em cujo plural o Y não é substituído por IES é:

  1. lady
  2. baby
  3. family
  4. cowboy

15) Marque a alternativa correta:

(UFBA – BA) A única palavra em cujo o Y não é substituído por S é:

  1. a) vocabulary
  2. b) boy
  3. c) story
  4. d) key

  • Marque a alternativa correta: (ITA – SP) Dadas as informações de que o plural de:
  1. OX é OXEN 2. CHIEF é CHIEFS 3.ROOF é ROOVES

Constatamos que está (estão) correta (s):

  1. Apenas a afirmação 1.
  2. Apenas a afirmação 2.
  3. Apenas a afirmação 3.
  4. Todas as afirmações.

 

17) (ABC – SP) Assinale a alternativa em que todas as formas de plural estão corretas.

  1. boxes, echoes, surveys, wives
  2. wolfes, handkerchiefs, pianos, selfs
  3. men, salesmen, halfs, disse
  4. calfs, pence, wharfs, dynamos

18) (PUC – RS) Todas as palavras que seguem formam o plural como “LIFE/LIVES”, exceto:

  1. calf
  2. half
  3. leaf
  4. chief

19) (PUC – RS) Todas as palavras que seguem formam o plural com ES, exceto:

  1. a) brush
  2. b) dish
  3. c) monarck
  4. d) church

 

  • Assinale a alternativa que contém o plural correto dos seguintes substantivos:

monkey – appendix – story – shrimp – tomato – proof

  1. monkeys – appendixes – stories – shrimps – tomatos – prooves
  2. monkeys – appendices – storys – shrimp – tomatoes – proofes
  3. monkeys – appendices – stories – shrimp – tomatoes – proofs
  4. monkeys – appendixies – stories – shrimps – tomatoes – proofs

  • Preencha os espaços nas frases abaixo pela forma do comparativo de superioridade de cada adjetivo e marque a alternativa correta:

old (velho)  /  Roberto Carlos is ___________________________ Julio Iglesias.

young (jovem)  /  Madonna is _________________________ Tina Turner.

tall (alto)  /  Shaquille O’Neal is___________________________ Michael Jordan.

short (baixo)  /  Chico César is ___________________________ Chico Buarque.

large (grande)  /  Brazil is _________________________ the United Kingdom.

long (longo/comprido)  /   The Amazon River is ________________________ the Paranã River.

wide (largo)  /  The Amazon is also______________________ the Paranã River.

  1. older than/ younger than/ taller than/ shorter than/ larger than/ longer than/ wider than.
  2. the oldest/ the youngest/ taller than/ shorter than/ larger than/ long than/ wider than.
  3. older than/ younger than/ the tallest/ shorter than/ larger than/ longer than/ wider than.
  4. oldeer than/ younger than/ the tallest/ shorter than/ larger than/ longer than/ wider than.

22) Continue como na questão anterior, usando comparativo de superioridade, observando, na maioria dos casos, a dobra da consoante final do adjetivo.

fat (gordo)  /  Faustão is _________________________________________Djavan.

rich (rico)  /  Silvio Santos is __________________________________Silvio Luís.

thin (magro)  /  Caetano is _______________________________Chico Buarque.

big (grande)  /  São Paulo is __________________________________ Manaus.

hot (quente)  /  Manaus is ____________________________________ Palmas.

cold (frio)  /  The United Kingdom is _____________________________ Brazil.

  1. fatter than/ richer than/ thinner than/ biger than/ hotter than/colder than.
  2. fater than/ richer than/ thinner than/ biger than/ hotter than/ colder than.
  3. fatter than/ richer than/ thinner than/ bigger than/ hotter than/ colder than.
  4. fater than/ richer than/ thiner than/ biger than/ hoter than/coldder than.

23) Preencha os espaços nas frases pela forma do comparativo de superioridade dos adjetivos, observando as eventuais alterações ortográficas.

pretty (bonita)  /  I think Sharon Stone is ____________________________Madonna.

easy (fácil)  /  I think English is ____________________________________ French.

cheap (barato)  /  A bike is __________________________________________ a car.

funny (engraçado)  /  I think Garfield is______________________________ Snoopy.

big (grande)  /  The earth is ______________________________________ the moon.

short (curto)  /  September is ___________________________________December.

  1. a) prettyer than/ easyer than/ cheaper than/ funnier than/ bigeer than/ shorter than.
  2. b) prettier than/ easier than/ cheaper than/ funnier than/ bigger than/ shorter than.
  3. c) prettier than/ easier than/ cheapeer than/ funnier than/ bigger than/ shorter than.
  4. d) prettiyer than/ easyer than/ cheaper than/ funnier than/ bigeer than/ shorter than.

  • Preencha os espaços nas frases pela forma do comparativo de superioridade de cada adjetivo + than.

difficult (difícil)  / Japanese is _____________________________________ English.

practical (prático)  /  This method is ________________________________ that one.

expensive (caro)  /  Peaches are __________________________________ bananas.

interesting ( interessante)  /  Soccer is _________________________________ golf.

beautiful (belo/ lindo)  /  Rio de Janeiro is _____________________________ Niterói.

modern (modern)  /  Computers are______________________________ typewrites.

  1. the most difficult than/ more practical than/ more expensive than/ more interesting/ more beautiful than/ the more modern.
  2. more difficult than/ more practical than/ more expensive than/ more interesting than/ more beautiful than/ more modern than.
  3. difficulter than/ practicaler than/ expensiver than/ more interestinger than/ beautifuler than/ moderner than.
  4. more difficulter than/ more practicaler than/ more expensiver than/ more interestinger than/ more beautifuler than/ more moderner than.

  • Preencha os espaços pelas formas de superlativo de cada adjetivo. Há casos de EST, MOST e FORMAS IRREGULARES.

Brazil is __________________________ country in the Southern Hemisphere. (large)

The Amazon River is one of _________________________ rivers in the world. (long)

Milk is ___________________________________________ food  for babies. (good)

A Rolls-Royce is one of _________________________ cars in the world. (expensive)

Cigarettes are one of ____________________________ things for your health.  (bad)

Copacabana is one of ________________________________ beaches in the world. (famous)

Whoopi Goldberg is ______________________ actress in the movies, I think. (funny)

The elephant is _________________________________________ land animal. (big)

Nuclear energy is _________________________________________ form of energy there is. (dangerous)___________________________ things on live are free. (good)

  1. the largest/ the longest/ the beest/ the most expensive/ the worst/ the most famous/ the funniest/ the biggest/ the most dangerous/ The beest.
  2. the largeest/ the longeest/ the beest/ the most expensive/ the worst/ the most famous/ the funnieest/ the biggest/ the most dangerous/ The beest.
  3. the largest/ the longest/ the best/ the most expensive/ the worst/ the most famous/ the funniest/ the biggest/ the most dangerous/ The best.
  4. the largest/ the longest/ the beest/ the most expensive/ the worst/ the most famous/ the funniest/ the biggest/ the most dangerous/ The beest.

26) Preencha os espaços pelas formas apropriadas do comparativo de superioridade e superlativo de cada adjetivo:

short (baixo) / Tom Cruise is short. But Dustin Hoffman is _____________Tom Cruise. And Danny De Vitto is _______________of the three.

tall (alto) / Harrison Ford is tall. But Clint Eastwood is _______________ Harrison Ford. And Arnold Schwarzenegger is  ______________________ of the three.

strong (forte) / Sylvester Stallone is strong. But some people say Schwarzenegger is __________. And Myke Tyson is _______________of all. Evander Holyfield says he is _____________Tyson. Holyfield say he is _____________________ man the world.

fat (fordo) / Luciano do Vale is fat. But Faustão is _____________Luciano. And Jô Soares is  ________________of the three.

thin (magro) / Gilberto Gil is thin. But Djavan is _________________________Gil. And Caetano Veloso is  ___________________________of the three.

easy (fácil) / Mathematics is easy. But I think history is ________________ mathematics. And English is ____________________________of the three.

pretty (bonita) / Sandra Bullock is pretty. But I think Julia Roberts is ___________________Sandra. And Demi Moore is _________________ of the three.

  1. shorter than – the shortest/ taller than – the tallest/ stronger than – the strongest – stronger than – the strongest/ fatter than – the fattest/ thinner than – the thinnest/ easier than – the easiest/ prettier than – the prettiest.
  2. more shorter than – the most shortest/ more taller than – the most tallest/ more stronger than – the most strongest – more stronger than – the most strongest/ more fatter than – the most fattest/ more thinner than – the most thinnest/ more easier than – the most easiest/ more prettier than – the most prettiest.
  3. more shorter than – the least shortest/ more taller than – the least tallest/ more stronger than – the least strongest – more stronger than – the least strongest/ more fatter than – the least fattest/ more thinner than – the least thinnest/ more easier than – the least easiest/ more prettier than – the least prettiest.
  4. shortter than – the shorteest/ taller than – the tallest/ stronger than – the strongest – stronger than – the strongest/ fatter than – the fattest/ thinner than – the thinnest/ easier than – the easiest/ prettier than – the prettiest.

 

  • Preencha os espaços nas frases pelas formas do comparativo de superioridade e do superlativo de cada adjetivo:

modern (moderno) / Goiânia is a modern city. But Belo Horizonte is ____________________________________Goiânia. And Brasília is _____________________________of all.

beautiful (belo/bonito) / Recife is a beautiful city. But Salvador is ____________________________Recife, I think. And Rio de Janeiro is _______________of three. It is one of ______________________cities in the world.

difficult (difícil) / German is difficult. But Russian is _____________________________German. And Japanese is _________________________of all.

important (important) / Wealth is important. But health is__________________wealth. And love is ____________________________of all.

  1. more moderner than – the most moderner/ more beautifuler than – the most beautifuler/ more difficulter than – the most difficulter/ more importanter than – the most importanter.
  2. moderner than – the most moderner/ beautiful than – the most beautifuler/ difficulter than – the most difficulter/ importanter than – the most importanter.
  3. more modern than – the most modern/ more beautiful than – the most beautiful – the most beautiful/ more difficult than – the most difficult/ more important than – the most important.
  4. more moderner than – the most moderner/ more beautiful than – the most beautiful – the most beautiful/ more difficult than – the most difficult/ more important than – the most important.

 


 

  • Preencha os espaços a seguir pelas formas de comparativo de superioridade de cada adjetivo. Há casos de ER, MORE e formas irregulares.

difficult (difícil) /  Portuguese is ____________________________________ English.

easy (fácil) / English is __________________________________________ German.

bad (mal) / Cigarettes are bad, but drugs are ________________________ cigarettes.

important (importante) / Health is ___________________________________ wealth.

heavy (pesado) A truck is __________________________________________ a car.

good (bom/bem) Orange juice is __________________________ lemonade, I think.

fast (rápido) A plane is ____________________________________________ a train.

hard (duro/ sólido) Iron is ___________________________________________wood.

attractive (atrativo/ atraente) Magazines are _________________________ books.

  1. more difficult than / easier than / worse than / more important than/ heavier than / better than / faster than / harder than / more attractive than.
  2. more difficulter than / more easier than / worser than / more importanter than/ heaviere than / bettere than / fastere than / hardere than / more attractiver than.
  3. more difficulter than / easy than / bad than / more importanter than/ heavy than / good than / fast than / hard than / more attractiver than.
  4. more difficultter than / easyier than / worce than / more importanter than/ heavier than / better than / faster than / harder than / more attractive than.

 

  • Preencha os espaços nas frases pelas formas do comparativo de inferioridade:

São Valério is_________________ small ______________________the Natividade.

Portuguese is ___________________difficult______________________ Japanese.

Today is _________________________cold_______________________ yesterday.

Music is ____________________important_______________________watching TV

  1. less small than/ less difficult than/ less cold than/ less important than.
  2. less smaller than/ less difficulter than/ less colder than/ less importanter than.
  3. less smallest than/ less difficultest than/ less coldest than/ less importantes than.
  4. less smallerst than/ less difficulterst than/ less colderst than/ less importanterst than.

 


 

  • Preencha os espaços nas frases pelas formas do comparativo de igualdade:

I am _______________________ strong ____________________________ you.

Natividade is _______________ beautiful _________________________ Chapada.

The State of Tocantins is __________________ rich _____________State of Goiás.

  1. as strong as/ as beautiful as/ as rich as.
  2. as stronger as/ as beautifuler as/ as richer as.
  3. as strongest as/ as beautifulest as/ as richest as.
  4. as strongerst as/ as beautifulerst as/ as richerst as.

 

APÊNDICE B – GABARITO DO SIMULADO DE ENGLISH

Professora: Ana Carolina Nunes da Silva

Aluno (a): __________________________________________________________

 

Série: ___________(Matutino) (Vespertino)  Data: ______/_____/2022

 

SIMULADO – ENGLISH – GABARITO

QUESTÕES: A B C D
1 A B C D
2 A B C D
3 A B C D
4 A B C D
5 A B C D
6 A B C D
7 A B C D
8 A B C D
9 A B C D
10 A B C D
11 A B C D
12 A B C D
13 A B C D
14 A B C D
15 A B C D
16 A B C D
17 A B C D
18 A B C D
19 A B C D
20 A B C D
21 A B C D
22 A B C D
23 A B C D
24 A B C D
25 A B C D
26 A B C D
27 A B C D
28 A B C D
29 A B C D
30 A B C D

APÊNDICE C – QUESTIONÁRIO SOBRE DIFICULDADES DO USO DAS TICS NO ENSINO DE ENGLISH

Professora: Ana Carolina Nunes da Silva

Data: ______ /_______ / 2022

Nomes: _____________________________________________________________

 

Indisponibilidade de equipamentos adequados dificulta minha aprendizagem no ensino remoto
Sim
Talvez
Não
Não dispor de conhecimentos necessários dificulta minha aprendizagem no ensino remoto
Sim
Talvez
Não
A instituição não incentiva o uso desses recursos dificulta minha aprendizagem no ensino remoto
Sim
Talvez
Não
Não dispor de laboratório multimídia dificulta minha aprendizagem no ensino remoto
Sim
Talvez
Não
Falta de apoio técnico e cursos ao professor dificulta minha aprendizagem no ensino remoto
Sim
Talvez
Não

 

 

Considerações e comentário

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ANEXO A – TERMO DE LIVRE CONSENTIMENTO E ESCLARECIMENTO (TCLE)

UNIVERSIDADE DEL SOL

FACULDAD DE PÓS-GRADO

MAESTRIA/DOUTORADO EM EDUCACIÓN

 

Prezado (a) Professor (a) e Aluno (a):

 

Sou estudante do Curso de Mestrado em ciências de la educacion, Universidade Del Sol. E, aqui na Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto, que está localizada na Rua Tucano, 364 – Tancredo Neves, Manaus – AM, 69087-073, estou desenvolvendo um estudo para descrever a importância da utilização de atividades interativas de língua inglesa na Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto, com turmas da 3° ano do ensino médio, com alunos de uma turma do 3º anos do Ensino Médio. A pesquisa terá como título: A utilização dos recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem da língua inglesa na Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto, com turmas da 3° ano do ensino médio.

Aplicar-se-á como instrumento de pesquisa Google Classroom e questionário respondido (a) pelos(as) alunos do ensino médio, o qual abordará vários assuntos relacionados a percepção dos acadêmicos a respeito das atividades interativas de língua inglesa. Desta forma, o questionário poderá ser respondido até o prazo estipulado pelo pesquisador e todas as informações serão registradas por escrito ou por meio eletrônico.

Gostaria de deixar claro a todos, que as informações apanhadas nesse instrumento de pesquisa serão sigilosas, onde não haverá identificação dos investigados e divulgação de seus nomes em nenhuma etapa desse estudo. Caso não queira aceitar em participar da pesquisa, terá seu desejo atendido.

Informo ainda, que:

  • Mesmo tendo aceitado em participar, se por qualquer motivo, durante o andamento da pesquisa, resolver desistir, tem toda liberdade para retirar o seu consentimento;
  • Sua colaboração e participação poderão trazer benefícios para o desenvolvimento da ciência e para a melhoria da Educação do Município;
  • Responder a este questionário não trará nenhum risco para você. Entretanto, caso tenha receio em responder alguma pergunta, interromperei a mesma;
  • As informações coletadas poderão ser utilizadas em publicações como livros, periódicos ou divulgação em eventos científicos;
  • Estarei disponível para qualquer outro esclarecimento na escola em que aplicarei a pesquisa.

Em fase a estes motivos, gostaria muito de poder contar com sua colaboração.

 

Atenciosamente,

———————————————–

Ana Carolina Nunes da Silca

 

CONSENTIMENTO PÓS – INFORMADO

 

Pelo presente instrumento que atende às exigências legais, o Sr(a)_______________________________________________________________ portador(a) do CPF ________________________, após leitura minuciosa da CARTA DE INFORMAÇÃO AO PARTICIPANTE, devidamente explicada pelo pesquisador em seus mínimos detalhes, ciente do tipo de participação neste estudo, não restando quaisquer dúvidas a respeito do lido e explicado, firma seu CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO concordando em participar da pesquisa proposta.

Todas as informações obtidas neste estudo serão mantidas em sigilo e sua identidade e não será revelada. Você pode deixar de participar desta pesquisa e ciente de que todas as informações prestadas tornar-se-ão confidenciais e guardadas por força do sigilo profissional. E, por estarem de acordo, assinam o presente termo.

 

________________________________________

Participante

Manaus, _____ de ___________________ de 2022.

 

[1] Graduação – Universidade Católica de Goiás (2006/2 – 2009/1) Pós-graduação – Faculdade Itop (2010/1 – 2011/1). ORCID: 0000-0003-2311-9277.

[2] Doutorado em Ciência da Educação pela Universidade San Lorenzo (UNISAL), Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Graduação em licenciatura Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). ORCID: 0000-0003-0587-7277.

[3] Orientador. ORCID: 0000-0001-6569-5606.

Enviado: Novembro, 2022.

Aprovado: Dezembro, 2022.

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Ana Carolina Nunes da Silva

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