ARTIGO ORIGINAL
ANDRADE, Bruna Renata da Silva [1], MORAES, Kettelin Cleise de Souza [2], CUNHA, Billiz Souza da [3], ROBERTO, José Carlos Alves [4]
ANDRADE, Bruna Renata da Silva. Et al. O marketing digital aplicado no e-commerce: marketing de conteúdo. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 07, Ed. 11, Vol. 05, pp. 61-66. Novembro de 2022. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/marketing-de-conteudo, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/marketing-de-conteudo
RESUMO
Sob a perspectiva da ascensão dos e-commerce atualmente, verifica-se que atuar nesse âmbito requer estratégias e planejamento mediante a alta concorrência e a dificuldade de retenção de clientes. Dessa forma, este artigo buscou investigar: como o marketing digital pode ser aplicado nos e-commerces, tendo em vista a atração e fidelização de clientes? Para tanto, definiu-se como objetivo geral apresentar o marketing de conteúdo como uma vertente do marketing digital voltado ao desenvolvimento dos negócios eletrônicos. Logo, a metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica, quanto aos seus meios, de caráter descritivo, quanto aos seus fins, e de natureza qualitativa, com o intuito de entender como o marketing digital agrega valor aos e-commerces por meio de suas vertentes. Com isso, como resultados, observou-se que com o marketing de conteúdo os e-commerces conseguirão ampliar a sua visibilidade na internet, atrair mais clientes, interagir com os mesmos, e fidelizá-los, alavancando, assim, as suas demandas de negócio.
Palavras-chave: E-Commerce, Ferramentas, Mercado Digital.
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, é notório que e-commerce é um modelo de comércio que está em ascensão, o qual utiliza como meios estratégicos de venda as plataformas digitais, que podem ser acessadas tanto pelo celular ou computador.
Logo, tendo em vista a alta concorrência e a dificuldade de retenção de clientes neste âmbito, verifica-se que atuar nesse âmbito requer estratégias e planejamento. Por essa razão, este artigo buscou investigar: como o marketing digital pode ser aplicado nos e-commerces, tendo em vista a atração e fidelização de clientes? Assim, teve-se como objetivo geral apresentar o marketing de conteúdo como uma vertente do marketing digital voltado ao desenvolvimento dos negócios eletrônicos.
Assim, adotou-se como objetivos específicos: discorrer sobre o e-commerce atualmente; apresentar a importância do marketing digital para os comércios eletrônicos; e, por fim, demonstrar a atuação do marketing de conteúdo no âmbito dos e-commerces, explanando suas contribuições para o desenvolvimento das empresas.
Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, quanto aos seus meios, de caráter descritivo, quanto aos seus fins, e natureza qualitativa, com o intuito de entender como o marketing digital agrega valor aos e-commerces por meio de suas vertentes.
2. O E-COMMERCE
Segundo Turchi (2012), o e-commerce tem crescido nas últimas décadas, fazendo das redes sociais um campo de compras.
Conforme os dados estatísticos do SEBRAE (2017), no ano de 2016, a quantidade de e-commerces atuando no Brasil aumentou 9,32%, com mais de 600 mil lojas ativas.
Nesse contexto, Sampaio (2019) define um e-commerce, ou comércio eletrônico, como um tipo de negócio que tem seus processos de compra e venda estruturados na internet, de modo que todas as transações comerciais são realizadas por intermédio de ferramentas online.
Ou seja, trata-se de um modelo de negócio que executa suas atividades através da internet, o qual vem engajando cada vez mais consumidores que buscam praticidade e comodidade.
Sob essa perspectiva, Turchi (2012) comenta que os clientes e consumidores já estão online, o que torna inconveniente olhar de fora e não participar do mercado digital. Assim, para o autor, os empresários que não se utilizam do e-commerce para fazer crescer o seu negócio, não o fazem porque não compreendem o quanto a internet pode beneficiar as vendas da empresa.
Segundo Las Casas (2014), a internet representa um facilitador muito eficaz no processo de vendas, possibilitando contatos pelas redes e explorando a expansão do negócio no mercado digital, agregando tempo e reduzindo custos.
No entanto, Oliveira (2018) afirma que, com a facilidade de abertura de e-commerces, muitas empresas fracassam por não conseguir reter corretamente seus clientes devido à falta de planejamento do marketing.
Por isso, segundo Turchi (2012), assim como no mundo físico, atuar no ambiente digital requer planejamento, estudo do mercado, análise sobre o que já é oferecido pela concorrência, entre várias outras questões, o que torna explícito a importância do marketing digital nesse âmbito.
3. MARKETING DIGITAL NO E-COMMERCE
Para Turchi (2019), é crucial entendermos como o marketing digital funciona dentro de um negócio. Apesar de sua complexidade, é possível compreender e executar de forma eficiente seus métodos no empreendimento.
Segundo Kotler (2017), o marketing digital promove conectividade móvel entre os integrantes da sociedade, criando novos consumidores aderentes ao novo nicho de mercado e instigando sua fidelidade através da interação.
De acordo com Rocha (2016), o marketing tem como um dos seus principais atributos identificar oportunidades de mercado que se conectam ao próprio mercado.
Nesse sentido, Las Casas (2014) comenta que a aplicação do marketing tem como finalidade atrair e fidelizar clientes para alavancar as vendas, as metas e o financeiro.
Assim, o marketing digital no e-commerce consiste em uma estratégia de venda que visa atrair e alcançar tanto as grandes corporações quanto os consumidores finais por meio das mídias sociais que vêm colaborando como um novo instrumento de implementação de vendas.
Segundo Las Casas (2014), o marketing busca gerenciar informações e construir relacionamentos de longo prazo. Logo, ele representa uma grande aliada para os empreendedores no meio digital, uma vez que produzirá dados que poderão indicar que tipo de produto produzir e para qual público de interesse, a fim de os impulsionar a finalizar a compra e se tornar um cliente fidelizado.
3.1 MARKETING DE CONTEÚDO
De acordo com Azevedo (2022), as campanhas de Marketing Digital voltadas aos e-commerces representam uma estratégia fundamental para colocar em evidência os seus produtos nas vitrines da internet. Por essa razão, o marketing de conteúdo é um diferencial que pode ser aplicado como um meio de divulgar produtos e serviços.
Para Las Casas (2014), criar conteúdo para um site tem que despertar o interesse do público-alvo, de modo que, quanto mais específico for o site, melhores serão os resultados.
Logo, com base no que os autores destacam, observa-se que estabelecer o marketing de conteúdo é de grande potencial para o e-commerce, pois são meios de criar conteúdo que chamem atenção dos usuários, apresentando designers e informações adicionadas as mídias sociais para sanar as dúvidas ou despertar curiosidades no produto ou serviço ofertado. Para tanto, destaca-se que alguns pontos devem ser considerados para a realização do marketing de conteúdo, a saber:
- Persona – define para quem o produto ou serviço será oferecido, gerando um padrão de cliente para a empresa, conforme o seu nicho de mercado;
- Pautas de conteúdo – envolve, a partir da definição da persona, a estruturação de pautas que conduzam os usuários da internet a se interessar no produto apresentado pelo marketing de conteúdo.
- Calendário editorial – consiste na programação da produção e publicação dos conteúdos;
- Conteúdo gerado pelo usuário – considera o desempenho das publicidades na internet, por meio das interações dos clientes, identificando a capacidade do usuário comprar certos produtos ou serviços (AZEVEDO, 2022).
Perante isso, Resultados digitais (s.d.) aponta que o marketing digital amplia a visibilidade da empresa na internet; aumenta a interação dos consumidores com a marca; alimenta a base de leads da empresa; reduz os custos de obtenção de clientes; promove confiança ao público, entre outros.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao retomar a questão norteadora: como o marketing digital pode ser aplicado nos e-commerces, tendo em vista a atração e fidelização de clientes? Verificou-se que, sendo o e-commerce um modelo de negócio em ascensão, é importante a adoção de ferramentas que visem atrair e reter clientes à esses negócios, de modo que o marketing digital pode contribuir com esse objetivo através, por exemplo, do marketing de contexto.
Portanto, nesta pesquisa, foi possível constatar que o marketing de conteúdo representa um diferencial competitivo para essas empresas, tendo como propósito chamar atenção dos consumidores por intermédio de campanhas e propagandas que venham a impactar ou despertar curiosidades nos mesmos sobre determinado produto ou serviço.
Assim, com essa estratégia, os e-commerces conseguirão ampliar a sua visibilidade na internet, atrair mais clientes, interagir com os mesmos, e fidelizá-los, alavancando, assim, as suas demandas de negócio.
REFERÊNCIAS
AZEVEDO, Jessica. Marketing de conteúdo para e-commerce: o que é, por que vale a pena e dicas para aplicar. Bagy, 2022. Disponível em: https://bagy.com.br/blog/marketing-de-conteudo-para-ecommerce/. Acesso em: 11 set. 2022.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi Administração de Marketing: Conceitos, Planejamentos e Aplicações à Realidade Brasileira. 1. Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
OLIVEIRA, Bruno de. Crie seu mercado no mundo digital: Aprenda a viver de ecommerce com a estratégia que levou inúmeros negócios on-line a sair do zero e ultrapassar os R$100 mil em vendas por mês. 1. Ed. São Paulo: Editora Gente, 2018.
RESULTADOS DIGITAIS. O Guia Definitivo do Marketing de Conteúdo. Amazon S3, s.d. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/rd-marketing-objects/ebook_guia-mkt-conteudo/guia-definitivo-marketing-de-conteudo.pdf. Acesso em: 28 out. 2022.
SAMPAIO, Daniel. O que é E-commerce? Tudo o que você precisa saber para ter uma loja virtual de sucesso! Rock Content, 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/e-commerce-guia/. Acesso em: 18 mai. 2022.
SEBRAE. Informe de mercado e-commerce: oportunidade para as Micro e Pequenas Empresas (MPE) paraense no cenário nacional. E-BOOK SEBRAE PA, 2017. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/PA/Sebrae%20de%20A%20a%20Z/Ebook-Ecommerce.pdf. Acesso em: 27 out. 2022.
TURCHI, Sandra R. Estratégias de Marketing Digital e E-commerce. 1. Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2021.
[1] Graduação. ORCID: 0000-0002-5634-0624.
[2] Graduação. ORCID 0000-0003-3284-6601.
[3] Graduação. ORCID 0000-0003-2919-1579.
[4] Orientador.
Enviado: Setembro, 2022.
Aprovado: Novembro, 2022.