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As ferramentas do endomarketing e o seu impacto nas organizações  

RC: 132755
579
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DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/impacto-nas-organizacoes

CONTEÚDO

ARTIGO ORIGINAL

ALVES, Emmily Alexandra Beltrão [1], LOBO JUNIOR, Eduardo Jorge Gomes [2], ALECRIM JÚNIOR, Tércio Márcio Oliveira [3], ROBERTO, José Carlos Alves [4], PINTO JUNIOR, José Roberto Lira [5]

ALVES, Emmily Alexandra Beltrão. Et al. As ferramentas do endomarketing e o seu impacto nas organizações. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 07, Ed. 11, Vol. 10, pp. 56-64. Novembro de 2022. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/impacto-nas-organizacoes, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/impacto-nas-organizacoes

RESUMO 

O endomarketing é uma ferramenta que pode ser aplicada no âmbito organizacional, a fim de auxiliar a organização a crescer e alcançar seus objetivos, promovendo ações que visam maior comprometimento dos empregados e melhorias na comunicação interna. Nesse cenário, o presente artigo, tem como questão norteadora: quais são as ferramentas do endomarketing e como elas impactam o ambiente organizacional? Sendo assim, tem-se como objetivo relatar algumas ferramentas do endomarketing e demonstrar a influência dessas para o crescimento de uma organização. Para isso, adotou-se, como metodologia, a revisão bibliográfica. Como resultados, verificou-se que o endomarketing, por meio de suas ferramentas, busca ensinar que é possível desenvolver melhores relações entre os funcionários e a empresa, motivando-os a realizar seu trabalho com maior qualidade e comprometimento. Por fim, conclui-se que o impacto do endomarketing no ambiente organizacional pode ser verificado através dos resultados positivos que a aplicação de suas ferramentas traz, motivando e aumentando o nível de produtividade dos colaboradores.

Palavras-chave: Endomarketing, Organização, Ferramentas.

1. INTRODUÇÃO 

O endomarketing se desenvolve por meio de táticas voltadas para o público interno, elevando o crescimento de seus colaboradores e os motivando dentro de seu ambiente de trabalho, valorizando a sua experiência e lealdade, o que pode acarretar melhorias no nível de desempenho (GARCIA, 2016).

Além disso, a utilização das ferramentas do endomarketing causa impactos significativos das organizações e em seus clientes externos, pois promovem a evolução da comunicação, melhorando, desta forma, a relação entre empresa e colaborador (PEREIRA, 2022), sendo, também, um fator que promove diferenciação diante do mercado competitivo, apostando na comunicação e inclusão de seus funcionários dentro das necessidades da empresa (OLIVEIRA e ZUZA, 2021).

Ante ao exposto, o presente artigo, tem como objetivo relatar algumas ferramentas do endomarketing e demonstrar a influência dessas para o crescimento de uma organização, sendo norteado pela questão: quais são as ferramentas do endomarketing e como elas impactam o ambiente organizacional?

Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica, embasada na literatura já publicada referente ao tema pesquisado.

2. ENDOMARKETING

Para uma empresa obter resultados favoráveis, é preciso focar no seu cliente interno, já que a primeira impressão do cliente externo vem das pessoas que já conhecem o produto/ou serviço e os apresentam. Nesse contexto, um colaborador desmotivado não é capaz de transparecer a imagem positiva que a empresa precisa para atrair mais clientes. Mediante a esta problemática, o endomarketing se apresenta como uma ferramenta de melhoria que ajuda no desenvolvimento dos funcionários, por meio da valorização e compreensão das necessidades de seus clientes internos (BRUM, 2010).

Sendo assim, entende-se que o endomarketing é uma série de práticas de marketing institucional que são direcionadas ao público interno, ou seja, funcionários da empresa, fornecedores, sócios etc., agindo, desta forma, de dentro para fora, buscando formas de motivar sua equipe para que alcancem as metas acordadas pela organização (RODRIGUES e SILVA, 2017);

Tem, portanto, a finalidade de promover o desenvolvimento do colaborador, com objetivo de alinhar à visão, missão ou propósito da empresa, obtendo, assim, um ambiente organizacional de sucesso e adicionando valor à organização. Para isso, diagnosticar a comunicação interna e o clima organizacional do ambiente em que os colaboradores exercem suas funções, é uma forma de buscar soluções, aplicando os melhores meios para aumentar o desempenho e a satisfação (GONÇALVES, 2010).

Nessa conjuntura, Silva e Lira (2014), afirmam que o endomarketing é um processo que exige continuidade e comprometimento para que as alterações e inclusões realizadas nos ambientes organizacionais sigam um fluxo de crescimento por meio de um processo gerencial, incentivando, motivando e garantindo compromisso dos seus funcionários, o que trará resultados positivos, sejam eles de forma interpessoal ou econômica.

Desta forma, a partir dessa ideia intensificada, os programas de marketing interno devem ser aplicados, conduzidos e oferecidos aos funcionários como meios para a obtenção de benefícios, que levam a ganhos significativos de produtividade e reorganização do ambiente de trabalho.

3. FERRAMENTAS DO ENDOMARKETING

As ferramentas do endomarketing promovem alternativas e medidas a serem aplicadas dentro do ambiente organizacional, buscando melhorar o desempenho dos funcionários, gerando, desta forma, a fidelização para o alcance de maiores resultados (NASCIMENTO e MARI, 2019).

3.1 COMUNICAÇÃO INTERNA

A comunicação com o cliente interno é uma das maiores ferramentas para o alcance dos objetivos do endomarketing. Nesse processo, devem ser abordadas as condutas utilizadas para promover um ambiente organizacional que enriqueça os colaboradores, motivando-os e tornando-os comprometidos com o objetivo principal da organização (DUARTE, 2014).

Essa ferramenta é de grande relevância dentro das organizações, pois promove o compromisso com os objetivos da empresa, buscando trazer mais valor para a imagem, além de ajuda a desenvolver estratégias de crescimento a partir das informações disponibilizadas tanto pela parte operacional como administrativa da empresa, priorizando a realização de um serviço de maior qualidade para seus clientes externos por meio de investimentos a serem realizados em seus clientes internos (LIMA e MELO, 2017)

Por este motivo, para Vergara (2012), é essencial que as empresas busquem formas de introduzir atividades que ajudem na comunicação interna, garantindo, assim, maior motivação, para que seus funcionários se sintam ouvidos e, assim, passem a contribuir para o crescimento da organização, construindo um ambiente de trabalho leve.

Ademais, a comunicação interna, além de ser um fator de motivação, ajuda na prevenção de falhas, visto que, muitas vezes, por falta de comunicação, o colaborador realiza atividades de forma incorreta, dificultando, assim, o cumprimento das metas e estratégias da organização (CÉSAR, 2014).

3.2 PESQUISA ORGANIZACIONAL

Oliveira (2012), relata que, por meio da pesquisa de clima organizacional, obtém-se respostas quanto a expectativa de seus funcionários com relação a organização, seus processos e seus colegas de trabalho. Esta ferramenta é de grande importância para o endomarketing, pois identifica as necessidades da empresa, bem como de seus clientes internos, visualizando onde devem aplicar seus investimentos para melhorarem na comunicação, realizarem treinamento, motivar os funcionários etc. (JACQUES e RASIA, 2017).

Ademais, através desta ferramenta, é possível formular planos de ação para sanar, reduzir ou mesmo prevenir os problemas encontrados e realizar as mudanças culturais necessárias para melhorar a competitividade de um negócio. 

3.3 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Uma das ferramentas mais utilizadas dentro das organizações que introduziram as ferramentas do endomarketing, é a avaliação de desempenho, onde os colaboradores gestores realizam autoavaliações e análises, buscando entender quais os objetivos dos funcionários dentro da empresa (PONTES, 2014). Por meio dessa avaliação, a organização tenta manter um nível de contato constante com seu colaborador, a fim de acompanhar seus interesses e, assim, guiá-lo de forma que seja favorável tanto para a empresa quanto para seu cliente interno.

Após realizada a avaliação de desempenho, há o feedback quanto ao que foi coletado, o que promove ao colaborador o conhecimento das ações que devem ser realizadas para o alcance dos objetivos estabelecidos em sua avaliação (SANTOS, 2017).

Além disso, a avaliação de desempenho, fornece direcionamento para o atendimento dos objetivos organizacionais, direcionando ações de: treinamentos sobre a visão de crescimento e educação de uma pessoa especializada; processo de admissão realizado por uma análise de perfil; ações que motivem os funcionários; palestras de orientação quanto ao plano de carreira; desenvolvimento da comunicação interna; melhor gerenciamento do perfil profissional do colaborador, entre outros. Importante reforçar que essas ações trazem benefícios a empresa, sendo um investimento que trará retorno, pois um colaborador feliz e motivado realiza suas tarefas com desejo e visão de prospecção (BERNARDIM; SANTOS e BERNARDI, 2007).

4. OS IMPACTOS CAUSADOS PELAS FERRAMENTAS DO ENDOMARKETING NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Para Costa (2014), a aplicação das ferramentas do endomarketing impacta o ambiente organizacional de forma a: assegurar que os funcionários obtenham todas as informações relacionadas ao processo, garantindo uma tomada de decisão mais assertiva em conjunto com os objetivos da organização; garantir que o funcionário se mantenha focado quanto a missão e à visão da empresa, tendo, assim, o desempenho esperado e comportamento guiado pelas normas éticas da organização; certificar que a empresa estará pronta para atender às mudanças constantes dentro da sua área de negócio, se mantendo competitiva do  mercado; fortalecer a relação interna da empresa com seus funcionários, buscando ter a fidelidade e manter a sua permanência por um longo prazo; firmar meios de comunicação que realmente contribuam para a integração do colaborador ou desenvolver um melhor relacionamento com aqueles que já são antigos, valorizando seu esforço e dedicação; buscar técnicas de motivação contínuas, que se introduzidas diariamente façam  diferença no humor dos colaboradores, obtendo, desta forma, um ambiente de  trabalho mais leve e de fácil convivência; investir nos materiais de necessidade dos funcionários, mostrando que a empresa se importa com a forma pela qual ele está desenvolvendo suas  tarefas diárias.

Aplicando as ferramentas do endomarketing se torna possível criar um clima organizacional acolhedor, onde as necessidades de cada um são atendidas e as tarefas são realizadas com máxima eficiência, superando os contratempos que ocorrem constantemente dentro do mercado, gerando uma rede de informações direta com os colaboradores (GARCIA, 2016).

Por fim, é válido ressaltar que o endomarketing impacta de forma a gerar uma sinergia de práticas organizacionais que transformam um ambiente de trabalho, tornando-o mais democrático e de fácil interação interpessoal, evoluindo na comunicação de seus clientes internos e externos, alinhando objetivos, práticas e processos a serem melhorados ou incluídos no dia a dia da organização (SILVA, 2016).

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 A incorporação do endomarketing dentro das organizações está diretamente ligada com a necessidade de cada empresa em melhorar sua relação com seus colaboradores.

Nesse cenário, buscou-se, neste artigo, alcançar o objetivo de relatar algumas ferramentas do endomarketing e demonstrar a influência dessas para o crescimento de uma organização e responder: quais são as ferramentas do endomarketing e como elas impactam o ambiente organizacional?

Ante ao exposto, verificou-se que o endomarketing afeta o ambiente organizacional promovendo melhorias no rendimento dos colaboradores por meio da influência de suas ferramentas, como: a comunicação interna, a adoção de práticas de motivação, realização de pesquisas organizacionais e avaliações de desempenho que irão influenciar diretamente na forma como o colaborador desenvolve sua função no dia a dia, trazendo um sentimento de  reconhecimento que acarreta na boa vivacidade do funcionário quanto a realização  de seus processos.

Todo o investimento feito quanto a inclusão dessa prática dentro das organizações, traz um retorno positivo e imediato, influenciando na imagem da organização frente ao mercado.

REFERÊNCIAS

BERNARDIM, M. L.; SANTOS, W. T. P.; BERNARDI, A. M. P. A formação do professor universitário da área de ciências sociais aplicadas. In: Seminários de Pesquisa em Educação da Região Sul – ANPEDSUL, 2007.

BRUM, A. de M. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. 1ª Edição. São Paulo: Integrare Editora, 2010.

CÉSAR, D. N. A. S. Comunicação Interna e Endomarketing: Grupo Sata. Dissertação (Mestrado em Gestão/MBA) – Universidade Dos Açores. Ponta Delgada, 2014.

COSTA, D. Endomarketing Inteligente: a empresa pensada de dentro para fora. 2° Edição. Porto Alegre: Dublinense, 2014.

DUARTE, R. A. Pesquisa sobre os diferenciais encontrados nos colaboradores de uma empresa que se utiliza das ferramentas do endomarketing. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. Criciúma, 2014.

GARCIA, E. S. O Marketing Interno/Endomarketing como ferramenta nas organizações. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação com Habilitação em Relações Públicas) – Centro Universitário UNIVATES. Lajeado, 2016.

GONÇALVES, F. A comunicação como ferramenta para promover o endomarketing na organização. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010.

JACQUES, F V. S.; RASIA, K. A. Avaliação de desempenho organizacional: uma reflexão sobre o desempenho dos gestores. Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, vol. 20, n. 2, p. 59–72, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/5656. Acesso em: 23 de set. 2022.

LIMA, S. C. M. G.; MELO, J. A. M. de. A importância do endomarketing para a comunicação interna. Revista Gestão Industrial, v. 13, n. 4, p. 122-138, out./dez. 2017. Disponível em: DOI: 10.3895/gi.v13n4.7462. Acesso em 22 de set. 2022.

NASCIMENTO, R. G. do; MARI, M. M. Ferramentas de Endomarketing para a melhoria do clima organizacional. J Business Techn., vol. 10, n. 2, p. 119-131, 2019. Disponível em: http://revistas.faculdadefacit.edu.br/index.php/JNT/article/viewFile/472/381. Acesso em: 20 set. 2022.

OLIVEIRA, H. C. de; ZUZA, M. S. P. O endomarketing como ferramenta de comunicação e integração nas organizações. Revista GETEC, v. 10, n. 31, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/getec/article/view/2512#:~:text=O%20endomarketing%20%C3%A9%20um%20processo,e%20a%20sua%20efic%C3%A1cia%20organizacional. Acesso em: 22 de set. 2022.

PEREIRA, A. A. Endomarketing como estratégia de gestão. Revista Científica Semana Acadêmica, ed. 222, vol. 10, 2022. Disponível em: DOI: 10.35265/2236-6717-222-12046. Acesso em: 21 set. 2022. 

PONTES, B. R. Avaliação de desempenho: métodos clássicos e contemporâneos, avaliação por objetivos, competências e equipes. 12 ed. São Paulo: LTr, 2014.

RODRIGUES, T. da S.; SILVA, F. R. Endomarketing como ferramenta de gestão para obtenção de resultados. In: Encontro de Comunicação e Mídia – Ecom., 2017. Disponível em: http://cesrei.edu.br/site/wp-content/uploads/2018/04/CESREI-ECOM-2017-ENDOMARKETING-COMO-FERRAMENTA-DE-GEST%C3%83O-PARA-OBTEN%C3%87%C3%83O-DE-RESULTADOS.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.

SILVA, S.; LIRA, R. A.  Endomarketing como ferramenta de motivação: análise das suas aplicações em uma rede de supermercados no município de Campos dos Goytacazes-RJ. Humanas Sociais & Aplicadas, v. 4, n. 9, 2014. Disponível em: https://www.seer.perspectivasonline.com.br/index.php/humanas_sociais_e_aplicadas/article/view/148/475. Acesso em: 18 nov. 2022.

SANTOS, R. S. V. dos. Avaliação 360 graus como ferramenta da gestão estratégica de pessoas: análise na empresa Contec Contabilidade, no município de Itaituba/PA. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Itaituba. Itaituba, 2017.

SILVA, C. M. C. da. Estudo sobre os impactos causados pelo ProAPL no apoio ao APL de confecções do Agreste de Pernambuco. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. Caruaru, 2016.

VERGARA, S. Gestão de Pessoas. 11° Edição. São Paulo: Atlas, 2012. 

[1] Graduanda do curso de Administração. ORCID: 0000-0003-3054-4538.

[2] Graduando do curso de Administração. ORCID: 0000-0001-6452-2498.

[3] Graduando do curso de Administração. ORCID: 0000-0001-5476-2551.

[4] Orientador. Mestre em Engenharia de Produção. Especialista em Logística Empresarial. Graduado em Administração com Ênfase em Marketing.

[5] Co-orientador. Graduação em Tecnologia em Sistemas Eletrônica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Bacharel em Administração, Especialista em Engenharia da Produção pela Universidade Estácio de Sá (RJ), Especialista em Engenharia da Qualidade pela Universidade Estácio de Sá (RJ); Especialista em Gestão Industrial (PE), Especialista em Didática do Ensino Superior (AM); Supply Chain e Logística Empresarial; Mestrado em Engenharia Industrial pela Universidade do Minho (Portugal). Revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Enviado: Setembro, 2022.

Aprovado: Novembro, 2022.

5/5 - (11 votes)
Emmily Alexandra Beltrão Alves

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