REVISTACIENTIFICAMULTIDISCIPLINARNUCLEODOCONHECIMENTO

Revista Científica Multidisciplinar

Pesquisar nos:
Filter by Categorias
Administração
Administração Naval
Agronomia
Arquitetura
Arte
Biologia
Ciência da Computação
Ciência da Religião
Ciências Aeronáuticas
Ciências Sociais
Comunicação
Contabilidade
Educação
Educação Física
Engenharia Agrícola
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia da Computação
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Ética
Filosofia
Física
Gastronomia
Geografia
História
Lei
Letras
Literatura
Marketing
Matemática
Meio Ambiente
Meteorologia
Nutrição
Odontologia
Pedagogia
Psicologia
Química
Saúde
Sem categoria
Sociologia
Tecnologia
Teologia
Turismo
Veterinária
Zootecnia
Pesquisar por:
Selecionar todos
Autores
Palavras-Chave
Comentários
Anexos / Arquivos

O endomarketing como estratégia de gestão para o desempenho organizacional em grandes empresas

RC: 130018
482
5/5 - (10 votes)
DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/desempenho-organizacional

CONTEÚDO

ARTIGO ORIGINAL

PEREIRA, Wellington de Melo [1], PINTO, Rafael de Souza Sampaio [2], ROBERTO, José Carlos Alves [3], PINTO JÚNIOR, José Roberto Lira[4]

PEREIRA, Wellington de Melo, Et al. O endomarketing como estratégia de gestão para o desempenho organizacional em grandes empresas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 07, Ed. 10, Vol. 06, pp. 05-13. Outubro de 2022. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/desempenho-organizacional, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/desempenho-organizacional

RESUMO

O endomarketing é uma ferramenta que tem como foco motivar a equipe de trabalho para obter bons resultados, aumentar o engajamento, reduzir a rotatividade e atrair talentos qualificados. Em outras palavras, o endomarketing é um “marketing interno”, que, por meio de uma série de ferramentas, favorece a sensibilização, informa e motiva os colaboradores de uma empresa. Nesse contexto, tem-se como problema de pesquisa: como o endomarketing pode ser utilizado pelas grandes empresas para melhorar o desempenho organizacional? Sendo assim, objetiva-se relacionar a utilização do endomarketing como ferramenta de gestão adequada para a melhora do desempenho organizacional nas grandes empresas. A metodologia adotada foi qualitativa, exploratória e bibliográfica. Como resultados, verifica-se que o endomarketing pode influenciar de forma positiva na melhora do desempenho organizacional nas grandes empresas, trazendo benefícios, como: a melhora do desempenho organizacional e o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores. Por fim, conclui-se que esta ferramenta é uma estratégia organizacional que melhora o desempenho da equipe, bem como influencia no aumento da produtividade e qualidade do serviço.

 Palavras-chave: Endomarketing, Gestão, Desempenho organizacional.

1. INTRODUÇÃO

 Segundo Brum (2017), o endomarketing é uma ferramenta que tem como foco motivar a equipe de trabalho para obter bons resultados, aumentar o engajamento, reduzir a rotatividade e atrair talentos qualificados. Em outras palavras, é um “marketing interno”, que, por meio de uma série de ferramentas, favorece a sensibilização, informa e motiva os colaboradores de uma empresa.

De acordo com Barbieri (2017), a gestão tem a responsabilidade de aumentar o desempenho organizacional em uma empresa e, nas empresas de grande porte, se executada com qualidade, tende a alcançar os resultados de forma eficaz, através da melhora do desempenho organizacional.

Nessa perspectiva, o problema de pesquisa tem origem na demanda que as grandes empresas possuem em se manterem no ambiente competitivo, visto que cada vez mais as necessidades do consumidor final aumentam e as opções de escolhas também. Desta forma, questiona-se: como o endomarketing pode ser utilizado pelas grandes empresas para melhorar o desempenho organizacional? Sendo assim, objetiva-se relacionar a utilização do endomarketing como ferramenta de gestão adequada para a melhora do desempenho organizacional nas grandes empresas.

Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica.

Por fim, espera-se que seja possível disponibilizar maiores esclarecimentos sobre a importância do endomarketing para o desempenho organizacional.

2. A GESTÃO EM GRANDES EMPRESAS

De acordo com Masiero (2017), uma empresa é um tipo de organização que realiza atividades comerciais através da venda de um produto ou algum tipo de serviço, sendo formada por uma pessoa jurídica natural formada pela associação e grupo de pessoas para trabalhar em conjunto a fim de alcançar um objetivo comum.

Segundo Guimarães; Carvalho e Paixão (2018), para que uma organização seja considerada como uma empresa de grande porte é necessário haver mais de 100 funcionários na indústria e acima de 500 para o comércio e serviços.

Masiero (2017) menciona que o papel da administração em grandes empresas é mais do que tomar decisões que afetam todos os funcionários, é, também, definir o padrão para a forma como os gerentes tratam os funcionários e se relacionam entre si, o que também afeta o sucesso da empresa. Nesse contexto, compreender os efeitos de seu papel ajuda a equipe da administração a fazer as mudanças necessárias na maneira como tomam decisões, como interagem com outros gerentes e equipes e como são percebidos pela equipe. Quando os funcionários sentem que sua contribuição é valorizada, é mais provável que façam seu trabalho com entusiasmo e melhorem o desempenho da empresa.

Para Lacombe (2017), a administração, em grandes empresas, é responsável por estabelecer políticas, diretrizes e objetivos estratégicos, bem como por liderar e direcionar a gestão da qualidade dentro da organização. Deve, também, estabelecer os responsáveis ​​e responsabilizá-los por uma ampla variedade de processos do sistema de gestão.

É entendido, portanto, que as grandes empresas possuem um número grande de funcionários, e, por isso, através da administração, é possível obter um fluxo ordenado no funcionamento e na dinâmica organizacional. Para grandes empresas, a administração tem o papel múltiplo de atuar no planejamento, organização, contratação de pessoal, liderança, motivação e controle.

2.1 O PAPEL DA GESTÃO NO DESEMPENHO EMPRESARIAL

Lopes (2019) descreve que alcançar os objetivos organizacionais é o papel mais importante desempenhado pela gestão de uma organização. Em uma organização, grande ou pequena, vários funcionários estão trabalhando, e cada um tem um papel diferente a desempenhar. Se não houver ninguém para supervisioná-los, ou sincronizar suas ações, ou planejar suas atividades, haverá perda de recursos humanos e outros recursos físicos disponíveis na organização.

Além disso, segundo Moura e Zotes (2015), cada funcionário trabalha em uma meta separada, o que dificulta o alcance da meta organizacional. Portanto, a gestão desempenha um papel importante no alcance da meta organizacional, desenvolvendo estratégias para alcance desta, planejando e atribuindo tarefas a cada funcionário, além de supervisioná-los, ajudá-los sempre que precisarem e incentivá-los a atingir os objetivos.

Por isso, é importante que as empresas possuam uma equipe de gerenciamento de desempenho, pois assim é possível criar uma estrutura de trabalho simplificada na organização.

Barbieri (2017) acrescenta que a gestão do desempenho de uma empresa tem a responsabilidade de aumentar o desempenho organizacional. Sendo assim, esta deve planejar, organizar e orientar para obter o máximo de produção com o menor custo possível.

Por fim, infere-se que a gestão é essencial para todos os tipos de empresa, porém, as empresas de grande porte, para obter sucesso, dependem de execução de uma gestão de qualidade para alcançar os resultados de forma eficaz através da melhora do desempenho organizacional.

3. ENDOMARKETING

Reis et al. (2018) afirmam que o endomarketing é uma estratégia utilizada por empresas para o desenvolvimento de ações internas que envolvam um tipo de marketing. Ele, também, é conhecido como marketing interno justamente por atuar dentro do ambiente organizacional, tendo o objetivo de fazer com que os colaboradores tenham uma visão melhor sobre a empresa, o que gera motivação para a execução das atividades organizacionais.

Para Vegas; Santos e Almeida (2016), o endomarketing possui os mesmos objetivos do marketing, porém, é voltado para os funcionários. O marketing convencional trabalha para criar uma relação de confiança com o público externo e o marketing interno tem o intuito de buscar a atenção dos indivíduos que trabalham na empresa. Esse contexto é relevante para a obtenção de resultados significativos para organização, com base na melhoria da produtividade através do engajamento dos colaboradores, o que mostra a eficácia do marketing interno.

Para Varjão; Lemos e Peixoto (2016), o endomarketing tem como público-alvo os próprios funcionários da empresa e para que este funcione é importante a participação conjunta dos setores responsáveis pela gestão interna, bem como a administração e os recursos humanos, alinhados com o setor de marketing para facilitar a aplicação das estratégias iniciais através da comunicação interna.

3.1 O ENDOMARKETING E O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL NAS GRANDES EMPRESAS

Segundo Dalpiaz (2017), a implantação do endomarketing nas empresas é um tipo de investimento importante, pois, se obtido bons resultados, pode influenciar diretamente o empenho e dedicação dos funcionários. Esse contexto também influencia na posição do colaborador como um representante da empresa, podendo até funcionar como um disseminador dos benefícios da empresa e do produto ou serviço oferecido.

Segundo Feitosa; Santos e Almeida (2016), o endomarketing pode ser utilizado na empresa de forma orgânica, com a utilização de estratégias aplicadas nos cotidianos dentro da empresa que possam impulsionar a motivação da equipe. Essas estratégias podem ser interpretadas como ações que possam ser consideradas como treinamento e capacitações de maneira informal, pois esse tipo de mecanismo de desenvolvimento profissional preparam os funcionários a realizar suas funções de forma mais adequada e competente.  Além disso, o treinamento permite a realização de troca de experiências entre os funcionários.

Por isso, segundo Weinrich e Sieves (2016), a utilização do endomarketing é uma ferramenta importante para a determinação da melhora no desempenho organizacional nas grandes empresas, pois, a satisfação e o reconhecimento que a empresa proporciona aos colaboradores desperta neles os entusiasmos para se dedicar ainda mais às funções, e isso aumenta a produtividade da empresa.

Esse contexto é interessante para as grandes empresas que possuem uma demanda maior para a produção, pois o engajamento dos colaboradores é um método eficaz para proporcionar o aumento da produtividade operacional. Por isso, para Araújo (2021), o endomarketing é uma ferramenta adequada para ser utilizada em empresas de grande porte, pois atua de forma geral, impulsionando o crescimento da equipe como um todo.

Segundo Lima e Figueiró (2016), para que o endomarketing funcione dentro de uma organização é necessário estabelecer estratégias, o que se torna um meio específico e individual de cada empresa e do perfil e demanda dos seus funcionários. No entanto, algumas estratégias básicas podem servir para inúmeras empresas. A principal estratégia para o endomarketing é a utilização da comunicação interna, considerada uma ferramenta de gestão. Ela atua na necessidade do diálogo e fluxo de informações linear na empresa, para que os funcionários tenham autonomia de expressar opiniões e sugestões que possam fazer a diferença nas operações.

Cervi e Froemming (2017) descrevem que o endomarketing também pode ser aplicado através do desenvolvimento de palestras e eventos que tenham como objetivo principal motivar os colaboradores. Essas atividades motivacionais possuem a influência de sensibilizar os funcionários, para que seja incentivo para o seu lado profissional e pessoal. Sendo dever da empresa proporcionar capacitação para seus membros, oferecendo suporte ao desenvolvimento profissional e pessoal.

Outra estratégia de endomarketing é a integração dos colaboradores. Segundo Cezarin e Sandri (2015), a integração entre os funcionários de forma corporativa é importante para que haja a identificação dele com a empresa, podendo ser desenvolvida uma relação próxima entre a organização e o colaborador. Isso é importante, pois quando o indivíduo se sente parte da equipe, ele se sente útil e necessário. Essa interação entre as equipes pode ser realizada através da organização de eventos comemorativos, como ação para o Dia do Trabalhador, eventos de fim de ano, entre outros.

Além dessas estratégias, também é possível que a empresa ofereça plano de carreira. De acordo com Silva e Bastos (2021), as empresas que investem em planos de saúde aos colaboradores acabam gerando uma imagem de organização que valoriza e se importa com a saúde e bem-estar do funcionário. Todos esses procedimentos geram motivação para a equipe e ainda despertam interesses de profissionais externos para atuação dentro da empresa.

Também é necessário incluir nas estratégias, treinamentos e capacitações. Para Oliveira (2022), a estratégia de treinar e capacitar auxilia a melhora nas atividades internas, pois os processos de educação e requalificação profissional demonstram que a empresa se preocupa com a capacitação e o crescimento de cada uma das equipes. Por isso, as empresas devem possuir um programa e planos de capacitação e treinamento coletivo para os colaboradores, que seja realizado em um determinado período de tempo e de forma contínua.

Diante disso, é compreendido que o endomarketing, se aplicado de forma adequada, pode influenciar de forma positiva na melhora do desempenho organizacional nas grandes empresas, bem como pode gerar benefícios tanto para a empresa, pela melhora do desempenho organizacional, quanto para o crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente artigo teve como objetivo relacionar a utilização do endomarketing como ferramenta de gestão adequada para a melhora do desempenho organizacional nas grandes empresas, sendo norteado pela questão: como o endomarketing pode ser utilizado pelas grandes empresas para melhorar o desempenho organizacional?

Ante ao exposto, foi possível verificar que o endomarketing, se aplicado de forma adequada, pode influenciar de forma positiva na melhora do desempenho organizacional nas grandes empresas. As estratégias aplicadas pelo endomarketing podem gerar benefícios tanto para a empresa, pela melhora do desempenho organizacional, quanto para o crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores.

Além disso, os resultados obtidos relatam que endomarketing é uma estratégia organizacional utilizada por grandes empresas para melhora no desempenho da equipe, objetivando o aumento da produtividade e qualidade do serviço.

Compreende-se, por fim, que grandes empresas podem ter suporte para melhora do desempenho organizacional com a utilização de ferramentas de gestão adequada, sendo o endomarketing uma ferramenta alternativa, que se implantada de forma estratégica gera maior alcance dos resultados.

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, M. M. Empreendedorismo Comunicacional no Brasil: da teoria à sobrevivência. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 33104-33115, 2021. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/27418. Acesso em: 03 out. 2022.

BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial. São Paulo: Saraiva Educação SA, 2017.

BRUM, A. de M. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. São Paulo: Editora Integrare, 2017.

CERVI, C.; FROEMMING, L. M. S. Afinal, o que é endomarketing? Estudo das estratégias de endomarketing de uma Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul. Revista de Administração IMED, v. 7, n. 1, p. 114-136, 2017. Disponível em: DOI:http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v7n1p113-135. Acesso em: 03 out. 2022.

CEZARIN, R. T.; SANDRI, E. A. Estratégias de endomarketing: um estudo de caso na empresa Óticas Precisão. Revista UniFCV Empresarial, v. 7, 2015. Disponível em: https://revista.unifcv.edu.br/index.php/empresarial/article/download/338/253/672. Acesso em: 03 out. 2022.

DALPIAZ, R. C. C. Endomarketing um a um. Joinville: Clube de Autores, 2017.

FEITOSA, A. M. V.; SANTOS, D. M. L. dos; ALMEIDA, Y. T. M. de. O endomarketing como estratégia de gestão e crescimento organizacional. RACE-Revista da Administração, v. 1, n. 1, 2016

GUIMARÃES, A. B. da S.; CARVALHO, K. C.; PAIXÃO, L. A. R. Micro, pequenas e médias empresas: conceitos e estatísticas. Radar, n. 55, 2018. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8274. Acesso em: 30 set. 2022.

LACOMBE, F. Administração. São Paulo: Saraiva Educação S.A., 2017.

LOPES, I. T. Controle de gestão: uma visão integrada do desempenho empresarial. Lisboa: Leya, 2019.

LIMA, R. P. de.; FIGUEIRÓ, D. M. Endomarketing como medida estratégica ao desenvolvimento organizacional das cooperativas. Revista de Administração de Roraima-RARR, v. 6, n. 3, p. 624-643, 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5764270.pdf. Acesso em: 30 set. 2022.

MASIERO, G. Administração de empresas. São Paulo: Saraiva Educação S.A., 2017.

MOURA, D.; ZOTES, L. P. Competências transversais e desempenho empresarial: Uma análise conceitual comparativa. Sistemas & Gestão, v. 10, n. 2, p. 254-269, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.7177/sg.2015.V10.N2.A4. Acesso em: 30 set. 2022.

OLIVEIRA, T. Endomarketing: a Empresa pensada de dentro para fora. The Trends Hub, n. 2, 2022. Disponível em: https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/download/4676/2505. Acesso em: 30 set. 2022.

REIS, T. A. et al. Endomarketing, liderança e comunicação: reflexos na organização. Caderno Profissional de Marketing-UNIMEP, v. 6, n. 1, p. 1-17, 2018. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12220. Acesso em: 30 set. 2022.

SILVA, J. A. M.; BASTOS, C. M. de A. M. Endomarketing. Múltiplos Acessos, v. 6, n. 1, p. 186-198, 2021.

VARJÃO, D. M.; LEMOS, B. B.; PEIXOTO, R. C. A. S. Endomarketing como Estratégia de Motivação. Anais do 3º Fórum Regional de Administração, p. 33-39, 2016.

WEINRICH, V.; SIEVES, A. Endomarketing e desempenho organizacional na empresa têxtil Farbe LTDA. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, v. 10, n. 2, p. 54-68, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17864. Acesso em: 30 set. 2022.

[1] Graduando do curso de Administração. ORCID: 0000-0002-8968-9275.

[2] Graduando do curso de Administração. ORCID: 0000-0002-8022-3188.

[3] Orientador. Mestre em Engenharia de Produção. Especialista Logística Empresarial. Graduado em Administração com Ênfase em Marketing.

[4] Co-orientador.  Graduação em Tecnologia em Sistemas Eletrônica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Bacharel em Administração, Especialista em Engenharia da Produção pela Universidade Estácio de Sá (RJ), Especialista em Engenharia da Qualidade pela Universidade Estácio de Sá (RJ); Especialista em Gestão Industrial (PE), Especialista em Didática do Ensino Superior (AM); Supply Chain e Logística Empresarial; Mestrado em Engenharia Industrial pela Universidade do Minho (Portugal). Revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Enviado: Setembro, 2022.

Aprovado: Outubro, 2022.

5/5 - (10 votes)
Wellington de Melo Pereira

2 respostas

  1. Que trabalho incrível! Conseguir visualizar os benefícios do gerenciamento e aplicação do endomarketing fazem toda diferença.

  2. Gostei muito dos exemplos das estratégias de endomarketing, ficou sensacional o artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar por categoria…
Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita