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Literatura potiguar na sala de aula: Uma proposta de ensino transdisciplinar a partir da obra “Um Rio Grande e Macau”

RC: 33603
324
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DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/literatura-potiguar

CONTEÚDO

ARTIGO ORIGINAL

SILVA, Robson José de Moura [1], SANTOS, Luciano dos [2], PEIXOTO, Jefferson Freire [3], GONZAGA, Waldirene Costa Florêncio [4], LIMA, Sônia Maria de [5], LIMA, Yara Alves Damião de [6], QUEIROZ, Jacqueline Fonseca de [7]

SILVA, Robson José de Moura. Et al. Literatura potiguar na sala de aula: Uma proposta de ensino transdisciplinar a partir da obra “Um Rio Grande e Macau” . Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 07, Vol. 03, pp. 12-27. Julho de 2019. ISSN: 2448-0959

RESUMO

O presente trabalho foi produzido a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como foco central a discussão sobre as possibilidades metodológicas e transdisciplinares presentes na obra literária potiguar “Um Rio Grande e Macau” (2003), do autor Getúlio Moura. Nesta perspectiva, o trabalho visa analisar abordagens didático-metodológicas com vistas à inserção da literatura potiguar em sala de aula. Nosso aporte teórico conta com as contribuições de autores da área da transdisciplinaridade como Teixeira (2018) e Rolando (2015), além daqueles que promovem estudos relativos à literatura potiguar como Cândido (2007). Nossa abordagem metodológica ancora-se na pesquisa de natureza qualitativa com vistas à análise bibliográfica. Nosso corpus é composto por uma obra literária potiguar, conforme anteriormente citada, em volume único. Atrelados ao objetivo central da pesquisa, em privilegiar o potencial literário local potiguar, apoiam-se nossos objetivos específicos de contemplar elementos característicos da identidade histórica local e propor abordagens didático-metodológicas que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem da literatura potiguar em sala de aula. Os resultados produzidos podem servir como referência a pesquisas metodológicas que contemplam a literatura potiguar em sala de aula.

Palavras-chave: Literatura Potiguar, abordagens metodológicas, transdisciplinaridade.

1. INTRODUÇÃO

A princípio, a literatura compartilha espaço no currículo escolar com a disciplina de Língua Portuguesa, porém, a literatura contemplada para estudos, seja no Ensino Fundamental ou Médio, foca o rol de autores e obras canônicas, isto é, não oportuniza, suficientemente, ao professor trabalhar a literatura local em suas aulas de Língua Portuguesa, ficando a critério do mesmo pesquisar por fontes bibliográficas a parte. Assim, o presente estudo lança mão a propostas metodológicas transdisciplinares que contemplem e viabilizem a inserção da literatura potiguar em sala, não somente através da disciplina de Língua Portuguesa, mas do maior engajamento possível das disciplinas da grade curricular. O objeto de estudo da pesquisa foca à literatura local da microrregião de Macau/RN, tendo a intenção de explorar, transdisciplinarmente, o potencial performático da referida obra em sala de aula. Desta forma, a temática a ser pesquisada concentra esforços para resolver questões que dizem respeito sobre as formas de como abordar obras da literatura potiguar, em sala de aula, de maneira satisfatória.

Metodologicamente, a pesquisa baseia-se em pressupostos qualitativos, com base à revisão bibliográfica de uma obra literária local potiguar, pertencente à microrregião de Macau/RN, a qual abrange os municípios potiguares de Macau, Guamaré, Pendências, Alto do Rodrigues, Assú e suas comunidades circunvizinhas.

A seguir, iniciemos as discussões teóricas do estudo, com vistas à explanação dos conceitos disciplinares para o ensino concomitante, isto é, literatura potiguar e sua aplicação com as demais disciplinas.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 PERSPECTIVAS INTER, MULTI E PLURIDISCIPLINAR DE ENSINO

A interdisciplinaridade almeja superar o conceito de disciplinas “fragmentadas”, conforme apresentado, anteriormente, através dos componentes curriculares da educação básica. Porém, tal corrente disciplinar apresenta determinado nível de hierarquização de determinada disciplina sobre as ações das demais, conforme expressa na tabela a seguir, proposta por Carlos (1995).

Figura 1 – Interdisciplinaridade

Fonte: CARLOS (1995)

Nesta perspectiva o ensino é concebido de forma articulada entre o rol das disciplinas, porém, com vistas à dissolução de problemáticas próprias de cada uma delas. Nesta perspectiva, o ensino da Literatura se encontra limitado a poucas disciplinas, e ainda sob as vistas do que uma delas rege sobre determinado assunto. Assim, para Carlos (2015):

A multidisciplinaridade ocorre quando a solução de um problema torna necessário obter informação de duas ou mais ciências ou setores do conhecimento sem que as disciplinas envolvidas no processo sejam elas mesmas modificadas ou enriquecidas, onde a multidisciplinaridade foi considerada importante para acabar com um ensino extremamente especializado, concentrado em uma única disciplina (CARLOS, 1995, p.32).

Conforme expresso pelo autor, pode-se inferir que esta corrente corresponde à primeira fase de associação entre dos conhecimentos disciplinares, ao que se refere à prática didático-pedagógica em sala de aula, possuindo grande expressividade pedagógica, porém, não excluindo, sutilmente, as possibilidades de avanços cooperativos entre as disciplinas.

Figura 2 – Multidisciplinaridade

Fonte: CARLOS (1995)

A corrente pluridisciplinar se apresenta como um estágio um pouco mais avançado que o da multidisciplinaridade, onde há certo envolvimento, ao que se refere a um determinado foco temático de uma disciplina e este trabalhado entre as demais. Mesmo regida sob alguma cooperação, a pluridisciplinaridade não indica nenhuma coordenação mútua entre as disciplinas, apenas trabalham o mesmo ponto do conhecimento de uma delas de forma independente:

Figura 3 – Pluridisciplinaridade

Fonte: CARLOS (1995)

Partindo da perspectiva pluridisciplinar, percebe-se o estabelecimento de mais de uma visão sobre o mesmo objeto de especificidade disciplinar, isto é, a visão de dada área de estudo pode/deve ser exposta conforme a mesma se configura em cada disciplina, por exemplo, a linguagem é concebida pela Língua Portuguesa enquanto fenômeno social, enquanto para a Biologia, esta surge mediante estruturas fisiológicas a partir de estímulos provenientes de fatores ambientais.

2.2 PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR COM VISTAS À LITERATURA POTIGUAR

Neste momento, entramos em contato com a perspectiva contemplada para ser aplicada à pesquisa com vistas à inserção da literatura local em sala de aula. Comparada às propostas disciplinares, anteriormente citadas, a transdisciplinaridade é a mais recente no campo da educação. Esta perspectiva disciplinar se apresenta como uma etapa mais elevada da corrente interdisciplinar (Figura 1).

Figura 4 – Transdisciplinaridade

Fonte: CARLOS (2015)

A figura 4 representa a transdisciplinaridade como uma forma de interação na qual ocorre determinada integração de todos os sistemas interdisciplinares em um contexto mais abrangente e complexo, produzindo uma interpretação mais holística dos fatos e fenômenos. Em 1994, em Arrábida, Portugal, que foi realizado o I Congresso Mundial de Transdisciplinaridade. No evento foi apresentada a Carta da Transdisciplinaridade, onde é possível encontramos uma definição acerca do conceito transdisciplinar:

Artigo 3: “(…) A Transdisciplinaridade não procura a dominação de várias disciplinas, mas a abertura de todas as disciplinas ao que as atravessa e as ultrapassa.” Artigo 7: A Transdisciplinaridade não constitui nem uma nova religião, nem uma nova filosofia, nem uma nova metafísica, nem uma ciência das ciências.” No âmbito acadêmico, já no século XX, com o intuito de unir o mundo “não universitário” ao universitário, cuja separação se dá primordialmente pela hiperespecialização profissional, com grande número de disciplinas que não acompanham todo o desenvolvimento, principalmente na área tecnológica, temos um aprofundamento na utilização deste conceito, visando formar profissionais cada vez mais completos, compatíveis com as exigências do mercado de trabalho que este futuro profissional encontrará.

Diante deste excerto da Carta de Transdisciplinaridade, percebe-se, claramente, sua relevância no que tange a um ensino igualitário e de qualidade. Em conformidade à Carta de Transdisciplinaridade, Teixeira (2015) contempla:

Assim tão complexo quanto os problemas que tenta solucionar, tem-se a transdisciplinaridade, que por ser tão sutil, ser a linha tênue que une e serve de limite entre o comprometimento e o individualismo de cada disciplina, que não possui uma definição exata, e ao mesmo tempo é um dos mais necessários conceitos quando tratamos de formação e educação (TEIXEIRA, 2015, p.12).

Assim, toda disciplina necessita, por concepção empática, oportunizar a inserção de temas transversais, conforme conferem os PCN’s, através de temas como a Pluralidade Cultural (Pluralidade Cultural e a Vida das Crianças no Brasil, constituição da pluralidade cultural no Brasil, o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania), nos quais se insere o ensino da literatura local, através da pluralidade cultural, especificamente, ao que confere o ensino da Literatura potiguar.

2.3 CONTEXTUALIZANDO LITERATURA E TRANSDISCIPLINARIDADE ATRAVÉS DA OBRA “UM RIO GRANDE E MACAU”

A obra literária potiguar “Um Rio Grande e Macau”, de Getúlio Moura, é uma obra coletiva que registra as expressões culturais, religiosas, literárias, históricas e políticas de cidades da mesorregião Central Potiguar do estado do Rio Grande do Norte. O autor reuniu inúmeros registros em sua produção, a qual é fonte de inúmeras possibilidades de estudos e aplicação destes, em sala de aula, com vistas à trasdisciplinaridade. Para tanto, discorremos um pouco sobre a biografia do autor e sobre sua obra em questão. Assim, Medeiros (2011 apud MOURA, 2003, p.9) apresenta que:

Getúlio Moura veio ao mundo em 22 de janeiro de 1962, na localidade de Tabatinga, à época pertencente ao território municipal de Pendências-RN. Atualmente, Tabatinga faz parte do município de Alto do Rodrigues. […]. “UM RIO GRANDE E MACAU – CRONOLOGIA DA HISTÓRIA GERAL” é o ensaio escrito por Getúlio Moura. O autor focaliza nas quinhentas páginas do livro, os mais variados aspectos daquele município e de toda a região de que faz parte: I – Viagens, Descobrimento e Colonização; II – Os Índios do Vale do Açu e o Litoral primitivo; III – Origem e Desenvolvimento de Macau; IV – Comércio, Indústria, Sociedade e Meio Ambiente; V – Educação e Cultura; VI – Comunidades de Macau; VII – Municípios Vizinhos, Antigos Territórios de Macau; Por sua vez, cada uma dessas 7 partes originam dezenas de subtítulos, que versam sobre os mais variados temas regionais. Considero o ensaio de Getúlio Moura, um marco na bibliografia norte-rio-grandense. Trata-se da melhor obra já escrita sobre aquela importante região salineira e petrolífera. […] (MOURA, 2003 apud MEDEIROS, 2011, p.9).

Evidencia-se o potencial histórico e indentitário da obra de Getúlio Moura, através dos mais diversos tipos de registros sobre costumes e histórias da cultura macauense. Além de contemplar o aspecto literário local, a obra fornece subsídios que vão além, podendo ser explodidos por diversos componentes curriculares, conforme rege a proposta transdisciplinar, capazes de contemplar tanto a Língua Portuguesa quanto a Arte, a Matemática, a História, a Geografia, o Ensino Religioso, a Sociologia, a Biologia, a Economia, temas transversais como a Música, a Cultura, o Meio Ambiente, o Cinema, o Teatro, o Esporte, o Folclore, a Política, dentre outros.

Para tanto, Rolando (2015) expõe:

Vale ressaltar também que a transdisciplinaridade tem sido apontada, por diversos estudiosos da educação, como uma forma eficiente de organizar o currículo educacional dos novos tempos. No dizer de Coelho (2000, p.25), “a Literatura vem sendo apontada como uma das disciplinas mais adequadas para servir de eixo para a interligação de diferentes unidades de ensino nos novos PCN” (ROLANDO, 2015, p.124).

Assim, conforme as palavras do autor, a transdisciplinaridade é a corrente disciplinar que mais se adequa às perspectivas futuras da educação. Segundo Sommerman et. al. (2002) a transdisciplinaridade se configura, intrinsecamente, como:

[…] uma teoria do conhecimento, é uma compreensão de processos, é um diálogo entre as diferentes áreas do saber e uma aventura do espírito. […] é uma nova atitude, é a assimilação de uma cultura, é uma arte, no sentido da capacidade de articular a multirreferencialidade e a multidimensionalidade do ser humano e do mundo. […] Implica, também, em aprendermos a decodificar as informações provenientes dos diferentes níveis que compõem o ser humano e como eles repercutem uns nos outros. A transdisciplinaridade transforma nosso olhar sobre o individual, o cultural e o social, remetendo para a reflexão respeitosa e aberta sobre as culturas do presente e do passado, do Ocidente e do Oriente, buscando contribuir para a sustentabilidade do ser humano e da sociedade. […] (SOMMERMAN, et. al. 2002, p. 09).

Para que seja possível fundamentarmos e enriquecermos esta pesquisa, esboçaremos a trajetória metodológica no processo de estudo do objeto de estudo – a relação transdisciplinar entre literatura e as disciplinas básicas do currículo escolar por intermédio de uma obra literária local potiguar –, construindo nosso corpus. Especificamente, torna-se mais evidente que, muitas das vezes, aulas de literatura apresentam-se desinteressantes, devido a sua natureza histórica e funcional, impregnada de desdém, por grande parte do público discente.

Assim, nota-se a necessidade de enriquecer o ensino da literatura através de novas perspectivas e abordagens didático-metodológicas, como se sugere, neste estudo, o uso da transdisciplinaridade.

3. METODOLOGIA

Esta seção apresentará a metodologia adotada para a realização deste estudo, assim como os procedimentos aplicados à formulação da mesma. Apresentaremos o contexto, a qual a pesquisa desenvolveu-se, descrevendo, assim, seu objeto de estudo, além dos meios e dos procedimentos de coleta e análise dos dados adquiridos.

A metodologia adotada para a realização deste estudo constituiu-se por meio de abordagem qualitativa com vistas à pesquisa bibliográfica e estando esta centrada à natureza injuntiva.

Para Köche et. al. (2009):

A tipologia textual injuntiva caracteriza-se por guiar os indivíduos para a execução de uma atividade específica e/ou estabelecer normas para direcionar as práticas sociais. É frequentemente encontrada nos gêneros textuais que circulam no cotidiano de qualquer indivíduo (KÖCHE, 2009, p.8).

Atualmente, as aulas destinadas ao ensino da literatura ficam à margem do ensino da Língua Portuguesa. Não o bastante, o pouco tempo dedicado à literatura, esta é apresentada em sua forma mais tradicional o possível, através da exposição de obras e autores renomados do cânone nacional e, até mesmo, internacional.

Para Cândido (2007):

Comparada às grandes, nossa literatura é pobre e fraca. Mas é ela, não outra que nos exprime. Se não for amada, não revelará a sua mensagem; e se não a amarmos ninguém o fará por nós. Se não lermos as obras que a compõe, ninguém as tomará do esquecimento, descaso ou incompreensão (CANDIDO; 2007, p.11-12).

Em consonância aos PCN’s (1997):

A questão do ensino da literatura ou da leitura literária envolve, portanto, esse exercício de reconhecimento das singularidades e das propriedades compositivas que matizam um tipo particular de escrita. […] Postos de forma descontextualizada, tais procedimentos pouco ou nada contribuem para a formação de leitores capazes de reconhecer as sutilezas, as particularidades, os sentidos, a extensão e a profundidade das construções literárias (PNC, 1997, p.30).

A natureza da pesquisa optada para a realização deste estudo adequa-se ao cenário escolar por apresenta-se como ambiente adequado à aplicação desta pesquisa que tratará sobre aspectos do ensino da literatura local que iremos explanar através da injunção particular de propostas pedagógicas, a partir de uma obra literária local potiguar.

A obra literária “Um Rio Grande e Macau” apresenta grande potencial metodológico para ser desenvolvido em sala de aula, pois tal obra discorre desde aspectos da formação geográfica e histórica do Brasil as mais variadas temáticas sobre os municípios que compõem a microrregião de Macau/RN, como povos indígenas, invasões, natureza, topônimos, meteorologia, religião, legislação, urbanismo, povoamento e habitação, comércio e indústria, petróleo e gás, carcinicultura, estradas e transportes, saúde, política, conflitos, além de aspectos culturas e educacionais como literatura histórica e seus pesquisadores, escritores e poetas, literatura de cordel, a imprensa, o jornal, a música, principais festas da cidade, as rádios, o esporte, carnaval, artes plásticas, cinema e teatro, lazer e turismo.

As disciplinas contempladas na obra podem ser identificadas por Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Biologia/Ciências, Economia e Artes. Conforme podemos observar na página 333, a disciplina de Língua Portuguesa é contemplada na obra a partir de inúmeras abordagens literárias, como, por exemplo, a Literatura de Cordel da região em análise.

A obra literária “Um Rio Grande e Macau” apresenta grande potencial metodológico para ser desenvolvido em sala de aula, pois tal obra discorre desde aspectos da formação geográfica e histórica do Brasil as mais variadas temáticas sobre os municípios que compõem a microrregião de Macau/RN, como povos indígenas, invasões, natureza, topônimos, meteorologia, religião, legislação, urbanismo, povoamento e habitação, comércio e indústria, petróleo e gás, carcinicultura, estradas e transportes, saúde, política, conflitos, além de aspectos culturas e educacionais como literatura histórica e seus pesquisadores, escritores e poetas, literatura de cordel, a imprensa, o jornal, a música, principais festas da cidade, as rádios, o esporte, carnaval, artes plásticas, cinema e teatro, lazer e turismo.

3.1 POTENCIAL METODOLÓGICO DA OBRA

As disciplinas contempladas na obra podem ser identificadas por Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Biologia/Ciências, Economia e Artes. Conforme é possível observar na página 333, a disciplina de Língua Portuguesa é contemplada na obra a partir de inúmeras abordagens literárias, como, por exemplo, a Literatura de Cordel da região em análise. Esta disponibilidade de gêneros textuais é fonte de riquíssimas possibilidades para se trabalhar a produção textual dos alunos, a partir de um elemento convidativo como o cordel de sua região.

Em seguida, na página 175, nos deparamos com a temática ‘Comércio e Indústria’, a qual oferece a possibilidade de trabalho com as disciplinas de Matemática e Economia, dependentemente da modalidade de ensino que esta possa ser desenvolvida.

Além de informações históricas sobre a economia local, a disciplina de Matemática pode fazer uso de outros inúmeros elementos algébricos como a distância em quilômetros entre as cidades, suas escalas, rotas, percursos e períodos de tempo. A disciplina de Economia do Rio Grande do Norte é contemplada pelo aspecto histórico da formação das primeiras indústrias salineiras da região e de sua atual conjetura no cenário comercial regional e nacional. A obra em análise apresenta grandes possibilidades de propostas metodológicas, conforme poderão ser apreciadas na seção Resultados da pesquisa.

Possuindo forte presença em suas passagens, a obra apresenta os aspectos artísticos da região em análise ao contemplar as manifestações artísticas como a música, o teatro e o cinema. Conforme podemos observar na página 368, a apresentação desses aspectos se apresenta, cronologicamente, registrados a partir de fotografias antigas e recentes, referenciadas por meio de textos e cartas que manifestam o desejo pela instauração das artes na região, através da criação de dependências físicas e não-físicas, como as danças de rua e blocos carnavalescos.

Estas passagens auxiliam a disciplina de Artes, pois reforçam a ideia de manutenção e tradição das manifestações artísticas em nosso cotidiano. O aluno tem a sua disposição cartas e excertos sobre a formação de sua cidade que não estão em domínio público, produzindo a sensação de descoberta e inspiração.

As disciplinas de Biologia e Ciências podem fazer uso do gênero literário em questão, pois a obra disponibiliza encartes os quais exaltam a natureza da região em análise, através de sua flora e fauna, modificação pela ação humana, ambientes protegidos, praias, manguezais, animais em extinção, pesca, caça-predatória, dentre outras aspetos que contemplam às ciências naturais, dedicando esta exposição na página 93.

Uma obra literária que contempla a natureza da região a qual foi produzida estará oferecendo a oportunidade para que o aluno possa reconhecer a importância deste ambiente, haja vista que, não há outro elemento mais inspirador para a literatura do que o amor à natureza.Dentre outros aspectos, a disciplina de Biologia pode fazer uso das contribuições históricas presentes na obra, como as teorias evolucionistas.

Outra disciplina abraçada pela obra é a de Geografia. Esta, por sua vez, possui inúmeras possibilidades de se inserir a obra em suas aulas, pois a referida obra apresenta múltiplas abordagens e aspectos relativos a mapas, escalas geográficas, a geologia da região, dentre outros elementos da cartografia, conforme podem ser observadas na página 171.

A natureza é expressa na obra como fonte importante tanto para a produção de bens comerciais quanto sua manutenção e preservação. É possível identificarmos a forte presença de artistas literários e plásticos que a referenciam de forma harmoniosa e respeitosa, muitas das vezes, até decepcionados com sua exploração desenfreada. Até aqui, é possível percebermos que a obra em questão buscou reunir o máximo de elementos que do cotidiano da população que nela foi representada. Como um dos aspectos mais marcantes da obra, a disciplina de História recebe grande enfoque temático devido à pluralidade de temas que a compõem e diz respeito à formação social, política, econômica e educacional das cidades que compõe a microrregião de Macau.

Conforme se pode observar na página 148, o registro fotográfico disponibiliza ao leitor uma visão de um passado para que se possa compreender o presente, de onde, como surgiram as primeiras instituições da cidade e suas mais diversas funções ao longo dos anos.

A importância de se estudar a história de determinada região, assim como toda ela, é que esta disciplina oportuniza ao leitor a oportunidade dele compreender as relações sociais e culturais ao seu redor e perceber que ele é capaz de moldar essas relações, sendo agente ativo de uma mudança que será gravada na vida de outrem, isto é, suas ações serão sua marca no tempo.

4. DISCUSSÃO

A partir da análise dos conteúdos da obra “Um Rio Grande e Macau”, foi possível propor atividades que viabilizem a inserção desta obra em sala de aula em diferentes disciplinas, tendo em vista as premissas da transdiciplinaridade como teoria norteadora e viável ao estabelecimento de propostas metodológicas.

A seguir, vejamos estas propostas por temática.

4.1 LITERATURA DE CORDEL

Uma possibilidade de abordagem do cordel em sala de aula seria a proposta de elaboração de varal de cordéis com as produções dos próprios alunos, os quais devem abordar temas de seu dia a dia que representem suas relações com o meio onde vivem, podendo ser inspirados pelos autores da obra em questão. O professor pode combinar com os alunos que, inicialmente, produzam capas para os cordéis com desenhos e outras expressões para que, posteriormente, possam dar início a produção textual em si.

Direcionamento: Ensino Fundamental.

Duração: 2 encontros.

4.2 COMÉRCIO E INDÚSTRIA

As disciplinas de Matemática e Economia do Rio Grande do Norte podem fazer uso destes assuntos propondo a criação de relatórios apresentado as principais atividades econômicas da microrregião de Macau, assim como sua expressividade financeira, entre determinados períodos de tempo, conforme registrado dentro do período da obra.

Direcionamento: Ensino Médio.

Duração: 2 encontros.

4.3 CINEMA E TEATRO

A disciplina de Artes possui grandes possibilidades para se trabalhar a obra em questão em suas aulas. Uma delas contempla as expressões artísticas em teatros municipais. O professor pode sugerir o registro das atividades desenvolvidas nos teatros da região, assim como uma programação semanal. Esta atividade pode oportunizar ao professor a realizar uma visita ao ambiente em análise, assim, como, também, apreciar suas exposições.

Direcionamento: Ensino Fundamental e Médio.

Duração: Dependendo da atividade escolhida, pode variara entre 2 encontros como uma visita em determinado horário de turno.

4.4 MANGUEZAIS

O professor pode fazer uso das informações presentes na obra para explorar ambientes naturais que não possam ser visitados em curto prazo como, também, áreas protegidas. Nesta ocasião, os alunos poderão retirar da obra os principais locais de ocorrência da flora manguezal e dos animais que habitam nela. O professor pode propor atividades coletivas que oportunize a criação de cartazes, contendo tipos de espécies vegetais que coexistem com os manguezais, além de sua importância para a manutenção da vida marinha e humana.

Direcionamento: Ensino Fundamental.

Duração: 4 encontros.

4.5 CARTOGRAFIA

A disciplina de Geografia é agraciada à obra com inúmeras representações cartográficas que compreendem diferentes escalas e espaços geográficos da microrregião de Macau. O professor pode sugerir a produção de maquetes que representem a cidade ou município/comunidade onde os alunos residem e ao término deste propor a união destas para que se possa ter uma visão panorâmica da região em atividade.

Direcionamento: Ensino Fundamental e Médio.

Duração: 6 encontros.

4.6 LINHA DO TEMPO

A disciplina de História é contemplada na obra a partir de diversos recortes históricos que trazem à tona um registro social pouco disponibilizado e explorado. Sendo estes fotografias de antigas instituições públicas e privadas, ambientes naturais devastados pela indústria e pelo urbanismo, dentre outras causas em registro. Uma proposta viável para se trabalhar a obra em aulas de História seria uma pesquisa de campo, na qual os alunos registrariam, através de fotografias, imagens das atuais edificações municipais como ruas, prédios, comércios, dentre outros e estabeleceriam uma comparação entre passado e hoje.

Direcionamento: Ensino Fundamental e Médio.

Duração: 6 a 8 encontros.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir da análise da obra “Um Rio Grande e Macau”, foi possível inferir que a inserção da literatura potiguar em sala de aula pode ser realizada através de uma abordagem mais ampla e significativa para a vida acadêmica e social do aluno, como prevê a teoria da transdisciplinaridade. Esta corrente disciplinar é capaz de unir diferentes disciplinas em prol do estabelecimento de metodologias que contemplem determinada área do saber, assim, como apresentado através da literatura potiguar e suas mais expressivas manifestações.

A transdisciplinaridade é uma abordagem científica que busca unificar diferentes partes do todo através de um ponto em comum. Assim, a partir da análise e da apresentação de propostas metodológicas viáveis à inserção da literatura potiguar em sala de aula, pode ser comprovada através dos pressupostos transdisciplinares em questão. As atividades apresentadas são apenas uma parte da gama de possibilidades que os professores de diferentes disciplinas poder fazer uso em suas aulas, tornando-as mais significativas e atrativas.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. B823p Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 144p.

CÂNDIDO, A. Introdução. In: Formação da literatura brasileira: momentos decisivos 1750-1880. 11. ed., Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2007.

CARLOS, J. G. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidade. Petrópolis: Vozes, 1995.

COELHO, N. N. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Peirópolis, 2000.

KÖCHE, V. S.; MARINELLO, A. F.; BOFF, O. M. B. Os gêneros textuais e a tipologia injuntiva. Caderno Seminal Digital, Ano 15, Nº 11, V 11, (Jan/Jun 2009) – ISSN 1806-9142.

MEDEIROS, O. (2003). Um Rio Grande e Macau – Cronologia da História Geral. In: G. Moura, Um Rio Grande e Macau – Cronologia da História Geral. Prefácio. (p. 508). Natal: Imperial Casa Editora da Casqueira, 2003. Disponível em < http://www.obaudemacau.com/?page_id=4931> Acesso em 17 ago. 2018.

NICOLESCU, B. O Manifesto da Transdisciplinaridade.– São Paulo: Triom, 1999.

ROLANDO, Rodolfo Meissner. Literatura e Transdisciplinaridade: uma proposta de ensino a partir do romance Terra Papagalli. ECCOM, v. 6, n. 11, jan./jun. 2015.

SOMMERMAN, Américo; MELLO, Maria F. de; BARROS, Vitória M. de (Orgs.). Educação e transdisciplinaridade II. Coordenação Executiva do CETRANS. São Paulo: TRIOM, 2002.

TEIXEIRA, H. O que é Transdisciplinaridade? Disponível em http://www.helioteixeira.org/ciencias-da-aprendizagem/o-que-e-transdisciplinaridade/ Acesso em 17 ago. 2018.

[1] Mestrando em Ciências da Educação (Instituto de Ensino Superior do CECAP), Especialização em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico (Universidade Gama Filho), Licenciatura Plena em Educação Física (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte).

[2] Mestrando em Ciências da Educação (Instituto de Ensino Superior do CECAP), Especialização em Ensino da Língua Inglesa (Universidade Estadual do Ceará), Graduação em Letras (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte).

[3] Mestrando em Ciências da Educação (Instituto de Ensino Superior do CECAP), Especialização em Psicopedagogia (Faculdades Integradas de Patos).

[4] Mestrando em Ciências da Educação (Instituto de Ensino Superior do CECAP), Especialização em Gestão Escolar (Universidade Castelo Branco), Graduação em Normal Superior (Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy).

[5] Mestrando em Ciências da Educação (Instituto de Ensino Superior do CECAP), Especialização em Gestão do Sistema de Ensino (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte), Graduação em Pedagogia (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

[6] Mestrando em Ciências da Educação (Instituto de Ensino Superior do CECAP), Especialização em Alfabetização e Letramento (Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira, FETREMIS), Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais (Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira, FETREMIS), Graduação em Pedagogia (Centro Universitário UNINTA).

[7] Mestranda em Ciências da Educação (Instituto de Ensino Superior do CECAP), Especialização em Coordenação Pedagógica (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Especialização em Linguagens e Educação (Universidade Potiguar), Graduação em Ciências Biológicas (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Graduação em Pedagogia (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Enviado: Abril, 2019.

Aprovado: Julho, 2019.

 

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Robson José de Moura Silva

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