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Gestão escolar com ênfase no emprego das tecnologias: desafios do gestor escolar

RC: 130772
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CONTEÚDO

ARTIGO ORIGINAL

ESBERCE, Soeli [1], MACHADO, Carolina dos Santos [2], PEREIRA Rita do Nascimento [3], PADILHA, Marindia [4], MORETTI, Renata Francisca [5], BUENO, Rosangela dos Santos [6], BORBA, Nara Joaquina de [7]

ESBERCE, Soeli. Et al. Gestão escolar com ênfase no emprego das tecnologias: desafios do gestor escolar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 07, Ed. 10, Vol. 08, pp. 95-101. Outubro de 2022. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/emprego-das-tecnologias

RESUMO

A gestão escolar tem como foco a realização de ações amplas e contínuas que estejam direcionadas, exclusivamente, para o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto e mediante a possibilidade da utilização da tecnologia no ambiente educacional, o gestor tem como responsabilidade buscar novas formas de pensar a gestão, elaborando estratégias eficientes que garantam um ensino-aprendizagem de qualidade. Entretanto, para isso, este pode vir a enfrentar algumas dificuldades e desafios. Sendo assim, indaga-se: quais os desafios que o gestor escolar enfrenta no emprego das tecnologias no ambiente escolar? Desta forma, tem-se como objetivo relatar o papel do gestor escolar e os desafios que este enfrenta no emprego das tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica. Como resultados, infere-se que as tecnologias devem ser empregadas de forma a auxiliar os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Frente a isso, a escola deve se moldar, de forma a possibilitar esta prática de forma positiva. Por fim, concluiu-se que o gestor tem como desafios: a falta de infraestrutura adequada, o desconhecimento e resistência dos professores quanto a utilização destas e a dificuldade de envolver toda a comunidade escolar para o emprego e utilização das tecnologias da informação e comunicação no fazer pedagógico.

Palavras-chave: Gestor escolar, Tecnologias, Desafios.

1. INTRODUÇÃO 

Atualmente, devido ao avanço tecnológico, a sociedade vem sofrendo constantes transformações, que têm impactado diversas esferas: político–social, econômico e educacional. Ante a este cenário, a escola necessita se moldar para acompanhar estas modificações, de forma a dar o suporte necessário para as crianças que a frequentam.

Partindo deste pressuposto, leva-se em conta que o gestor escolar possui papel fundamental no gerenciamento destas transformações e deve empregar a tecnologia no ambiente escolar de forma a enfrentar e superar os desafios, proporcionando um ensino-aprendizagem de qualidade.

Diante disso, busca-se responder: quais os desafios que o gestor escolar enfrenta no emprego das tecnologias no ambiente escolar? Objetiva-se, portanto, relatar o papel do gestor escolar e os desafios que este enfrenta no emprego das tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar.

Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de forma a demonstrar a figura do gestor perante as fortes mudanças que vêm ocorrendo na sociedade, enfatizando os desafios que este enfrenta no emprego das tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar.

2. GESTÃO ESCOLAR: O PAPEL DO GESTOR

A escola permeia a geração de resultados para a produção do desenvolvimento da sociedade, por isso, entende-se que a esfera escolar é uma organização, que possui um conjunto de obrigações que devem ser efetivamente gerenciadas por aqueles que se sujeitam ao cargo de gestor.

De acordo com Lück (2009, p. 24),

A   gestão escolar constitui uma dimensão e um enfoque de atuação em educação, que objetiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos socioeducacionais dos estabelecimentos de ensino, orientados para a promoção efetiva da aprendizagem dos alunos, de modo a torná-los capazes de enfrentar adequadamente os desafios da sociedade complexa, globalizada e da economia centrada no conhecimento.

Em consonância ao exposto acima, Henriques et al. (2013), relata que a finalidade da gestão escolar está na organização do trabalho pedagógico. Desta forma, a gestão deve ser exercida por um profissional que possua visão pedagógica e administrativa, ou seja, que saiba lidar com questões de política, planejamento, avaliação e principalmente de gestão, de forma a desempenhar com eficácia o andamento da comunidade educativa.

Importante ressaltar, também, que a gestão escolar vai além do gestor, abrangendo todo o espaço escolar e a comunidade em seu entorno, o que reforça a visão de que esta precisa administrar os desafios e problemas encontrados no ambiente educacional (LIBÂNEO, 2013, p. 33), bem como acompanhar a evolução e as transformações que ocorrem na sociedade (GIANCATERINO, 2010).

Por este motivo, Giancaterino (2010), relata que o gestor escolar deve estar atento a todo funcionamento da escola, sabendo tudo o que envolve as decisões no âmbito escolar. Deve primar, também, por uma gestão que se preocupa com a inovação na escola, estando próxima dos docentes e apoiando-os no processo pedagógico, a fim de que haja melhores condições para desenvolver um trabalho efetivo.

Referente ao papel deste profissional, Souza e Ribeiro (2017), relatam que:

Ao gestor, no espaço escolar coube/cabe uma ação mais definida em execuções práticas que estabeleçam resultados rápidos, mas também de médio e longo prazo, sendo todos significativos. Seriam elas a competência em atender os pais ávidos por qualidade no  ensino,  a  serenidade  na  negociação  com  professores,  a  habilidade  para  coordenar  os trabalhos  burocráticos  bem  como  o  grupo  de  profissionais  no  geral,  a  tranquilidade  na tentativa  de  mediação  do  “caos”,  a  perseverança  de  acerto  para  lidar  com  a  evasão  escolar, repetência,  violência  e  exíguo  recurso  para  manutenção  dos  trabalhos.

Ademais, segundo Gonçalves (2019),

Um bom gestor escolar coordena os trabalhos, aponta caminhos que simplificam o trabalho da equipe envolvida na gestão, forma parcerias, tenta resolver todos os problemas cotidianos, tornando a escola em um espaço democrático que forma cidadãos preparados para a realidade futura. Duarte e Oliveira (2017), ao destacarem como deve ser a organização do ambiente escolar, relatam que deve colaborar para a formação integral do ser em vários aspectos; deve incluir a capacidade de conviver na sociedade atual e globalizada, com suas diversas multiculturalidade, atuando de forma crítica na construção e consolidação dos direitos sociais e políticos.

Para Bautzer (2009, p. 4), “provocar a inovação e gerenciar seus processos a partir de entendimento do quanto esse elemento é capaz de agregar e gerar força competitiva para a organização […]”, também, é um dos papéis dos gestores escolares. Sendo assim, este deve gerenciar e implementar as tecnologias da informação e comunicação no ambiente educacional, garantindo o acesso e compreendendo a importância destas para o processo de ensino e aprendizagem.

3. DESAFIOS DO GESTOR FRENTE ÀS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL

Sabe-se que, atualmente, fazer parte de uma gestão escolar não tem sido tarefa simples para a maioria dos gestores. Os desafios são constantes e requerem mudanças de melhoria na prática educativa das comunidades escolares.

Além disso, é válido relembrar que os desafios que as escolas enfrentavam antigamente não são os mesmos que são enfrentados hoje. Nesse contexto, cabe aos gestores encontrarem meios para solucioná-los (LÜCK, 2009).

Quanto aos desafios que estes enfrentam para o emprego das tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar, Filho (2012) destaca, primeiramente, a falta de infraestrutura, pois algumas escolas possuem limitações seja com relação aos equipamentos ou de pessoal especializado para a utilização dos programas e softwares.

Além disso, pode-se destacar as resistências às mudanças tecnológicas e falta do conhecimento de alguns gestores dos benefícios que estas poderiam acarretar para o processo de ensino e aprendizagem. Isso decorre, principalmente, do:

fato desses sujeitos não terem sido contemplados com uma formação acadêmica de qualidade, capaz de propiciar uma formação contextualizada, que despertasse o senso crítico, a ponto de perceberem as tendências das mudanças, identificarem os problemas da instituição em que trabalham, e utilizarem os seus conhecimentos no sentido de atenderem a uma demanda social ávida por uma educação transformadora (FILHO, 2012).

O gestor escolar, também, enfrenta desafios com relação aos docentes, pois muitos não estão capacitados ou não possuem formação na área para a utilização destas durante o fazer pedagógico, o que faz com que muitos optem por não utilizar os recursos tecnológicos que a escola disponibiliza (SILVA; LIMA e SOUZA, 2019).

Faraon (2013), relata, também, que uma das dificuldades deste profissional está em “mobilizar toda a escola nesse mesmo contexto […] passando pelo modus operandi de executar a gestão da escola, ao envolvimento e interatividade de todos os envolvidos na comunidade escolar e sociedade”, de forma que as tecnologias sejam utilizadas a favor do conhecimento, da construção do pensamento reflexivo e, também, para o lúdico no processo de aprendizagem.

Ante a estes desafios, o gestor escolar deve, portanto, buscar meios para integrar os recursos tecnológicos no ambiente escolar, tendo em vista que estas irão facilitar o seu trabalho, bem como proporcionar novos horizontes para os discentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após as leituras realizadas e a análise dos dados coletados, infere-se que as tecnologias, apesar de possuírem alguns desafios para a implementação, devem ser utilizadas a fim de auxiliar a nova demanda de alunos que frequentam as escolas. Nesse contexto, o gestor escolar deve ser aquele agente que executa ações a fim de promover a utilização destas no ambiente educacional, de forma a construir um consenso entre professores, alunos e toda a comunidade escolar.

O presente artigo teve como objetivo relatar o papel do gestor escolar e os desafios que este enfrenta no emprego das tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar, sendo norteado pela questão: quais os desafios que o gestor escolar enfrenta no emprego das tecnologias no ambiente escolar?

Ante ao exposto, pode-se concluir que gerir uma escola, em toda sua esfera possui uma grande complexidade, sendo uma tarefa desafiadora. Por este motivo, o gestor deve possuir visão pedagógica e administrativa, sabendo lidar com questões de política, planejamento, avaliação e gestão, de forma a desempenhar com eficácia o andamento da comunidade educativa, envolvendo toda a comunidade escolar e a sociedade onde esta está inserida.

Com relação aos desafios para o emprego das tecnologias no fazer educacional, apontou-se: a falta de infraestrutura adequada, seja de pessoal ou de recursos, o desconhecimento e resistência dos professores ou, até mesmo, de alguns gestores, quanto a utilização destas e a dificuldade de envolver toda a comunidade escolar.

REFERÊNCIAS

BAUTZER, D. Inovação: repensando as organizações. São Paulo: Atlas, 2009.

FARAON, D. F. dos S. O uso das tecnologias da informação e comunicação no processo de gestão de pessoas na escola. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery, n. 13, 2013. Disponível em: http://re.granbery.edu.br/artigos/NDg0.pdf. Acesso em: 26 out. 2022.

FILHO, M. C. de B. Gestão escolar e tecnologias: a realidade de escolas públicas na Cidade de Maceió/AL. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2012.

GIANCATERINO, R. Supervisão escolar e gestão democrática: um elo para o sucesso escolar. Rio de Janeiro: Wak, 2010.

GONÇALVES, C. P. O perfil do gestor escolar no Brasil: uma análise da perspectiva da Prova Brasil 2015. Revista Uniítalo Em Pesquisa, v. 9, n. 3, 2019. Disponível em: http://pesquisa.italo.br/index.php?journal=uniitalo&page=article&op=view&path%5B%5D=304. Acesso em: 26 out. 2022.

HENRIQUES, F. et al. Administração e o administrador-educador. In: GONSALVES, Elisa Pereira (org.). Interfaces da gestão escolar. 2 ed. São Paulo: Alínea, 2013.

LIBÂNEO. J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Heccus editora, 2013.

LÜCK, H. Dimensões da Gestão Escolar e suas Competências. Curitiba: Ed. Positivo, 2009.

SILVA, J. G. S. L.; LIMA, S. F.; SOUZA, V. M. A gestão escolar e a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação na prática pedagógica. Revista Mais Educação – Editora Centro Educacional Sem Fronteiras, v. 2, n. 6, São Paulo, 2019.

SOUZA, L. D. M.; RIBEIRO, M. S. de S. O perfil do gestor escolar contemporâneo: das permanências as incorporações para exercício da função. Espaço Do Currículo, v. 10, n. 1, p. 106-122, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i1.33386/32682. Acesso em: 26 out. 2022.

[1] Pós-graduada em Gestão Escolar, Educação Especial e Inclusiva, em andamento Docência da Educação Profissional e Tecnológica e Licenciada em Pedagogia, Graduanda em Letras/Português. ORCID: 0000000263245289.

[2] Pós-graduada em Educação Inclusiva, Atendimento Escolar Especializado e Psicopedagogia Institucional e Clínica, Graduada em Pedagogia e Letras Português/Inglês. ORCID: 000000028541117X.

[3] Graduada em Pedagogia. ORCID: 0000000291767930.

[4] Especialização em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade, Especialização em Espaços e Possibilidades para a Educação Continuada, em andamento Docência da Educação Profissional e Tecnológica e Licenciada em Pedagogia e Graduanda em Letras e Literatura.  ORCID: 0000000194604216.

[5] Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica e Licenciatura em Pedagogia, Graduanda em Letras e Espanhol. ORCID: 0000000173307722.

[6] Pós-graduada em Psicologia Clínica e Institucional e Tecnologia da Educação, Graduada em Pedagogia. ORCID: 0000-0002-8931-1715.

[7] Graduada em Pedagogia. ORCID: 0000000222078138.

Enviado: Outubro, 2021.

Aprovado: Outubro, 2022.

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Soeli Esberce Santarém

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