Manual De Praticas Em Educação Física Na Educação Profissional E Tecnológica Utilizando O Aplicativo Gratuito Efe – Eptfis

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DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao-fisica/manual-de-praticas
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ARTIGO ORIGINAL

VIANA, Valderi Nascimento [1], FECURY, Amanda Alves [2], OLIVEIRA, Euzébio de [3], DENDASCK, Carla Viana [4], DIAS, Claudio Alberto Gellis de Mattos [5]

VIANA, Valderi Nascimento. Et al. Manual De Praticas Em Educação Física Na Educação Profissional E Tecnológica Utilizando O Aplicativo Gratuito Efe – Eptfis. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 04, Vol. 05, pp. 65-76. Abril de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao-fisica/manual-de-praticas, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao-fisica/manual-de-praticas

RESUMO

O aplicativo, EFE-EduFisEPT, age como suporte para as atividades escolares de educação física, utilizando a pedagogia histórico-critica ocorre o confronto dos saberes científicos do professor com os saberes empíricos dos alunos, ocasionando o desenvolvimento de uma nova visão e atuação em sociedade. O objetivo deste manual é orientar o docente de Educação física acerca do conteúdo e práticas para aulas de educação física em EPT e quanto a funcionalidade do aplicativo gratuito EFE – EPTFis. Com sua interface simples, o uso do aplicativo se torna fácil e com funcionalidades intuitivas. Este produto educacional existe como suporte para que o professor desenvolva uma educação física mais crítica, que entenda o aluno além do ser biológico, ou seja, um ser social, político, cultural e histórico. Em que cada aula, o aluno poderá compreender que o conteúdo apresentado está ligando a várias dimensões da realidade, contribuindo para uma visão de sociedade baseada em valores e atitudes para o objetivo comum: conhecimento para gerar menos exclusões e discriminações.

Palavras-chave: Educação Física, Prática, EPT, Formação

INTRODUÇÃO

O aplicativo, EFE-EduFisEPT, foi pensado como suporte para as atividades escolares de educação física, visando trabalhar esse componente curricular em sua totalidade, proporcionando assim uma formação humana, integral e omnilateral aos alunos do ensino médio da educação profissional e tecnológica (EPT) (VIANA e DIAS, 2020).

Dessa forma, utilizando a pedagogia histórico-critica ocorre o confronto dos saberes científicos do professor com os saberes empíricos dos alunos, ocasionando o desenvolvimento de uma nova visão e atuação em sociedade (SILVA, 2017; ANDRADE et al., 2020).

Além, de suporte pedagógico, o aplicativo serve como um meio de divulgação do conhecimento científico, pois todas as aulas estão baseadas nessa forma de conhecimento. Por ser um aplicativo, há uma maior facilidade de acesso de qualquer parte do mundo (via aparelhos de telefonia celular, tablets, computadores e afins), tornando esse conteúdo acessível, aproximando o usuário da comunidade científica, atualizando seus saberes. Instiga o usuário a ser um conhecedor e ter um maior interesse para realizar um trabalho pedagógico diferenciado (SANTOS et al., 2018).

OBJETIVO

Orientar o docente de Educação física acerca do conteúdo e práticas para aulas de educação física em EPT e quanto a funcionalidade do aplicativo gratuito EFE – EPTFis

MATERIAIS E MÉTODOS

O aplicativo aqui descrito pode ser baixado gratuitamente em https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ifap.efe (Play Store), exclusivamente para Android. O conteúdo total pode ser acessado gratuitamente no endereço https://www.edufisept.com.br/ .

O APLICATIVO E SEU CONTEÚDO

O APLICATIVO

O aplicativo foi pensado, assim como o site, para dar ao profissional que trabalha (ou não) com Educação Profissional e Tecnológica (EPT) uma ferramenta teórico prática a fim de contribuir com a formação humana, integral e omnilateral de discentes (VIANA et al., 2020).

O passo-a-passo que se segue procura facilitar o trabalho de profissionais que tem menor afinidade com este tipo de tecnologia.

Figura 1 Mostra a interface de entrada do aplicativo. Para visualização do menu deve-se deslizar a tela da esquerda para a direita.

Figura 2 Mostra o que acontece quando clicamos em “Práticas pedagógicas” no menu. Abre-se uma outra tela onde é possível selecionar o tipo de prática.

Figura 3 Mostra que, clicando em cada item, existem botões para acessar a teoria que o compõe e a prática em si, a serem conduzidas com os discentes.

Figura 4 Mostra que, ao clicar em “Teoria”, é disponibilizada uma aba com a teoria fundamentada e, também, vídeo documentários para melhor compreensão da parte prática.

Figura 5 Mostra que, ao clicar em “Prática”, abre-se uma nova tela onde várias práticas possíveis são apresentadas.

Figura 6 Mostra que, ao clicar em, por exemplo, “Queimada Congelada”, abre-se uma nova tela onde, para cada prática existe um item que mostra os recursos necessários a ela, a descrição detalhada e uma dica útil. Este formato se repete em todas as demais práticas do aplicativo.

Figura 7 De volta ao menu inicial, clicando em “Feedback”, abre-se uma tela onde o usuário pode participar de uma coleta de dados, importante para continuação da pesquisa do autor do aplicativo, nesta área de conhecimento.

Figura 8 Ao pressionar o botão “Quem Somos”, ainda no menu principal, o usuário terá acesso a informações dos autores do aplicativo, bem como a seus currículos na Plataforma Lattes.

Figura 9 No menu, ao clicar em “Colabore”, o usuário pode colaborar na melhoria do conhecimento dentro deste APP e no site, enviando em formato PDF ou DOC, com sua prática pedagógica própria e com avaliações direcionadas pelo aplicativo. Leva-se em conta que não se constrói conhecimento de modo solitário.

Figura 10 No menu ainda é possível clicar para “Relatar um problema” no aplicativo, clicar para “Fechar Janela” ou ainda clicar para “Sair”.

O CONTEÚDO

Com acesso fácil e rápido pelo aplicativo para Android ou através do site, o conteúdo tem a ambição de mostrar a parte teórica da formação humana, integral e omnilateral de toda atividade prática disponibilizada.

Para isso contou com arcabouço teórico pesquisado pelo autor durante sua pós-graduação Stricto sensu, assim como a prática também derivou de pesquisa, muita realizada em nível regional.

Figura 11 Mostra parte da teoria dentro do item “Jogos e brincadeiras”.

Figura 12 Mostra algumas das práticas pesquisadas e descritas dentro do item “Jogos e brincadeiras”, sempre subdivididas em “Recursos” (necessários para montar a prática), “Descrição” (método ou regra a seguir para que a prática funcione) e “Dica” (sempre uma outra visão sobre a prática).

CONCLUSÕES

Com sua interface simples, o uso do aplicativo se torna fácil e com funcionalidades intuitivas. Este produto educacional existe como suporte para que o professor desenvolva uma educação física mais crítica, que entenda o aluno além do ser biológico, ou seja, um ser social, político, cultural e histórico. Em que cada aula, o aluno poderá compreender que o conteúdo apresentado está ligando a várias dimensões da realidade, contribuindo para uma visão de sociedade baseada em valores e atitudes para o objetivo comum: conhecimento para gerar menos exclusões e discriminações.

REFERÊNCIAS

ANDRADE, L C; ANDRADE, J.S.D; ALMEIDA S.M. Pedagogia histórico-crítica e Educação Física: o ensino das práticas corporais de aventura nos anos iniciais. Motrivivência, v. 32, n. 63, p. 01-15, 2020.

SANTOS, L. S; PORTO, C. D.; OLIVEIRA, K. E. J. Whatsapp e ciência-a conectividade científica por meio da divulgação. C&D-Revista Eletrônica da FAINOR, v. 11, n. 2, p. 271-289, 2018.

SILVA, M. B. Contribuições Da Educação Física Escolar Para A Formação Omnilateral Do Ser Social: Uma Reflexão À Luz Da Psicologia Histórico-Cultural E Da Pedagogia Histórico-Crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 9, n. 2, p. 249, 2017.

VIANA, V. N. et al. Quadras de esportes em condições de uso adequado no Brasil: influência no ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física (2015). Research, Society and Development, v. 9, p. e239985704-14, 2020.

VIANA, V. N.; DIAS, C. A. G. M. Educação Física e EPT. São Paulo SP: Centro de Pesquisa, 2020. 45p. Disponível em: < https://www.nucleodoconhecimento.com.br/livros/educacao/educacao-fisica-e-ept >.

DOI: 10.32749/l/educacao/educacao-fisica-e-ept ISBN: 978-65-86069-90-7

[1] Educador Físico, Especialista em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva (FAMA), Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT IFAP).

[2] Biomédica, Doutora em Doenças Tropicais, Professora e pesquisadora do Curso de Medicina do Campus Macapá, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

[3] Biólogo, Doutor em Doenças Tropicais, Professor e pesquisador do Curso de Educação Física da, Universidade Federal do Pará (UFPA).

[4] Teóloga, Doutora em Psicanálise Clínica. Atua há 15 anos com Metodologia Científica ( Método de Pesquisa) na Orientação de Produção Científica de Mestrandos e Doutorandos. Especialista em Pesquisas de Mercado e Pesquisas voltadas a área da Saúde.

[5] Biólogo, Doutor em Teoria e Pesquisa do Comportamento, Professor e pesquisador do Curso de Licenciatura em Química do Instituto de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Amapá (IFAP) e do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT IFAP).

Enviado: Abril, 2021.

Aprovado: Abril, 2021.

Teóloga, Doutora em Psicanálise Clínica. Atua há 15 anos com Metodologia Científica ( Método de Pesquisa) na Orientação de Produção Científica de Mestrandos e Doutorandos. Especialista em Pesquisas de Mercado e Pesquisas voltadas a área da Saúde.

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