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A influência do Marketing de Relacionamento na Academia Vibração da Fazenda Botafogo

RC: 42859
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CONTEÚDO

ARTIGO ORIGINAL

PAZ, Jullyane Mattos da [1], ABREU, Jonas da Silva [2]

PAZ, Jullyane Mattos da. ABREU, Jonas da Silva. A influência do Marketing de Relacionamento na Academia Vibração da Fazenda Botafogo. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 12, Vol. 07, pp. 130-147. Dezembro de 2019. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/influencia-do-marketing

RESUMO

A globalização vem avançando cada vez mais nos dias atuais e devido a esse grande avanço uma série de fatores contribuíram para o desenvolvimento e crescimento das instituições, trazendo tecnologia de ponta e outros benefícios, porém acarretou uma disputa acirrada entre as empresas, gerando uma alta competitividade. As empresas utilizam formas, estratégia para se mantiverem no mercado, visando à sobrevivência em um ambiente que esta em constante mudança, para isso uma das estratégias que possui um grande potencial é o marketing de relacionamento, tais ferramentas possibilitam uma captação de cliente, fidelização, vantagem competitiva e aumento na lucratividade. Este artigo tem como objetivo analisar a influência que o marketing de relacionamento possui frente à academia Vibração da Fazenda Botafogo, que como modelo de empresa no ramo esportivo, aplica dentro da sua gestão estratégia essa ferramenta. Em 2018, na cidade do Rio de Janeiro foi realizada uma entrevista com os gestores da academia que passaram informações relevantes ao assunto abortado, os dados coletas foram por meio dessa entrevista, os resultados mostram que o investimento em marketing de relacionamento é um grande instrumento para alavancagem financeira da empresa.

Palavras-chave: Fidelização de Clientes, Marketing, Marketing de Relacionamento, vantagem Competitiva.

1. INTRODUÇÃO

A pressão por maior qualidade dos produtos e serviços vem crescendo a cada ano, junto com os avanços da globalização e tecnologia da informação e assim gerando e mantendo uma concorrência direta cada vez mais competitiva, devido a esse grande fator as empresas buscam estratégias diferenciadas para conquistar seus clientes e mantê-los fies junto ao seu negócio, visando maior satisfação dos mesmos, aumento de suas vendas e lucratividade.

O Marketing de Relacionamento é um das áreas mais influente para captar e fidelizar clientes, devido o grande posicionamento que o marketing de relacionamento tem frente aos correntes, às empresas utilizam cada vez mais investimentos em estratégias de marketing de relacionamento, pois é dele onde tudo se começa. O Marketing de Relacionamento precisa ser bem estruturado, estudado e investido para que a empresa obtenha sucesso em seus objetivos, não é apenas fazer e sim saber fazer.

Contudo não basta só querer algo e sim fazer acontecer, elaborar um planejamento e executá-lo se torna além de uma alta capacitação empresarial uma maneira de se manter no mercado atual, trazendo uma estrutura para organização, permitindo avaliar de maneira positiva, a melhor forma de trazer seus clientes e atende-los com um diferencial. Sabemos que as necessidades e desejos dos clientes devem ser atendidos de maneira eficiente e eficaz e pra isso se faz também necessário o investimento em Marketing de Relacionamento.

É possível perceber o valor que o cliente tem e o potencial que ele mantém frente à empresa em relação ao marketing de relacionamento, fica evidente que para se alcançar o sucesso os fatores principais não são somente recursos materiais ou financeiros e sim os clientes que são os verdadeiros responsáveis pelo desenvolvimento, crescimento e sucesso de uma empresa, O Marketing de Relacionamento trata exatamente dessa maneira a visão ampla de como tratar um cliente, conhecer o cliente, conquistá-lo, trazer para seu negócio e através dele conquistar outros. Conforme foi exposto, pergunta-se: – Qual à influência que o Marketing de Relacionamento possui frente à academia Vibração da Fazenda Botafogo?

Diante desse cenário, este artigo tem como objetivo principal, analisar os fatores e as influências que o marketing de relacionamento tem dentro academia  da área da Fazenda Botafogo na conquista de clientes e fidelização dos mesmos, a presente pesquisa será realizada na área da Fazenda Botafogo junto à academia de ginástica Vibração, onde possui uma concentração de clientes bem grande, no sentido de buscar problemas relacionados ao Marketing de Relacionamento que esteja impactando a fidelização de seus clientes.

As academias tem sido um dos lugares mais frequentados por diversos tipos de clientes, cada vez mais pessoas buscam esse tipo de local para satisfazer suas necessidades, desejos e alcançar seus objetivos, observa-se que a academia Vibração da Fazenda Botafogo como modelo de negócio, para se torna um grande atrativo frente as demais adotaram essa forma de retenção de clientes, ouvindo necessidades e desejos, implementando melhores formas para atendê-los deixando-os satisfeitos, podendo assim, captar novos alunos por meio de sua própria clientela, pois cada vez mais o mercado se torna competitivo e exigindo estratégias diferenciadas.

A falta de investimento em treinamento dos colaboradores para atender de modo adequado seus clientes tem sido um grave problema, pois existem muitos colaboradores despreparados. A climatização das academias é uma forma de atrair clientes, porém não apenas o espaço físico, mas sim a familiaridade do pessoal, a falta de união dos colaboradores tem sido um dos aspectos visto pelos alunos, deixar o cliente com um clima de familiaridade irá mantê-lo confortável, acolhido. Um bom atendimento e colaboradores dispostos a trabalhar são essenciais pra atrair clientes

O motivo de escolher o tema do artigo foi à experiência de poder vivenciar o dia-dia na academia Vibração, em que fiz parte na área da Fazenda Botafogo e observei os seus diferenciais em relação ao atendimento ao cliente. Após uma aula local na academia a qual fiz parte em 2017 pude perceber a qualificação do profissional que ofereceu à aula e seu modo bastante interativo e diferenciado de se relacionar com seus alunos, mostrando que por mais que as aulas sejam cansativas pode haver um modo prazeroso de fazê-las.

A Metodologia utilizada, em relação aos seus objetivos, pode ser classificada como pesquisa exploratória qualitativa, busca investigar a influência que o marketing de relacionamento tem dentro das academias. Aos instrumentos utilizados na presente pesquisa pode ser classificado como livros, pesquisas do assunto, levantamento de caso através de questionários e estudo de caso, sobre investimentos em marketing, fidelização de clientes e crescimento empresarial.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 MARKETING DE RELACIONAMENTO

Devido às grandes mudanças e evolução no cenário competitivo, as empresas buscam se destacar entre as demais, investindo em diferentes estratégias e modelo de negócio a fim de alcançar seus objetivos, uma dessas estratégias é o marketing de relacionamento, onde tudo se começa. Investir nessa área é uma alternativa bastante vantajosa, porém requer uma grande capacitação da instituição para da melhor formar obter resultados positivos.

Estabelecer relação de confiabilidade, saudáveis é uma questão fundamental para crescimento da empresa, pois relações vão desde obtenção de recursos até a venda de um determinado produto ou serviço.  Por se Tratar do Tema principal do artigo não podemos deixar de mencionar o conceito de Marketing de Relacionamento que é o primeiro a ser citado, e segundo Kotler:

O marketing de relacionamento estabelece sólidas ligações econômicas, técnicas e sociais entre as partes. Ele reduz o dinheiro e o tempo investidos nas transações. Nos casos mais bem sucedidos, as transações deixam de ser negociadas de tempos em tempos e se tornam rotineiras. (KOTLER, 2000, p.35).

O conceito acima trata exatamente de se estabelecer relações sólidas, por longos tempos, trazendo benefícios. O Marketing de Relacionamento tem uma influência altamente significativa para qualquer empresa, através dele se constrói laços entre clientes e empresa, empresa e fornecedor, sendo benéfico tanto para empresa quanto para o fornecedor, trás também à fidelização de cliente e confiabilidade do mesmo a marca.

Podemos destacar que é uma estratégia adotada por muitas empresas, para captação de clientes além de ser algo que irá gerar um retorno positivo é fundamental hoje em dia ter um atendimento diferenciado, pois os clientes se tornam cada vez mais exigíveis, com isso a preocupação em gerar uma satisfação para o cliente tem sido uma grande questão para as empresa, observar, estudar todas as formas possíveis para se conseguir um relacionamento e manter esse relacionamento é a preocupação que se deve ter.

Visto que o ambiente trás grandes mudanças e desafios de forma que as precisam lidas com as ameaças, segundo Bogman:

O marketing de relacionamento é essencial ao desenvolvimento da liderança no mercado, á rápida liderança no mercado, á rápida aceitação de novos produtos e serviços e á consecução da fidelidade do consumidor (BOGMAN, 2002, p. 23).

Conquistar o consumidor é um desafio cada vez maior, pois eles estão cada fez mais exigentes, participativos e selecionadores, com isso a empresa deve estudar maneira de se alcançar e conquistar o cliente. Ter como diferencial competitivo o marketing de relacionamento é uma modelo estratégico.

Percebe-se que a qualidade no atendimento é o ponto fundamental para se obtiver sucesso, utilização de meios de comunicação também tem ganhado grande espaço no mundo corporativo, devido aos avanços tecnológicos, que tem trazido grandes vantagens, porém alta competitividade.

Utilizar boas estratégias de vendas e conquista hoje em dia faz com que a empresa tenha um diferencial agregando-a valor a empresa. O treinamento e a prática de um atendimento com excelência é principal instrumento que a empresa deve adotar.

A instituição sobrevive se tiver uma boa capacidade e potencial de desenvolvimento, buscar evoluir e investir em estratégias é o termo principal. Segundo Kotler (2000, p. 59) “Para empresas centradas no cliente, a satisfação de clientes é ao mesmo tempo uma meta e uma ferramenta de marketing. Empresas que alcançam altos índices de satisfação de clientes fazem questão que seu mercado alvo saiba disso”.

A satisfação do cliente, principalmente com um o atendimento é um fator principal para atrair outros clientes. A empresa deve acompanhar cada detalhe desde atendimento até a venda e captação desse cliente, investindo em melhores formas de atendimentos, e capacidade de oferecer seu produto ou serviço de forma efetiva.academias tem sido um grande diferencial a atenção requerida quando o assunto se torna atendimento, pois alem de se tratar de um trabalho diariamente continuo com o público requer uma atenção devidamente adequada. A maneira que se diferenciam os profissionais adequados e prontamente dispostos a exercer comunicação com público é um dos seus destaques no ramo esportivo.

2.2 FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

Fidelizar é uma palavra muito importante, que tem por objetivo manter o cliente fiel junto ao negócio, produto ou marca, assim sendo sua preferência entre os demais. Para se conquistar um cliente e mantiver é um exercício que se deve ter diariamente, fidelizar muitas vezes é a consequência de um bom relacionamento, pois quando se tem alianças fortes o cliente tende-se a se manter essa fidelidade.

Observa-se que manter esse relacionamento  depois da venda  faz com que o cliente pós venda de um determinado produto ou serviço tende-se a continuar  utilizar os serviços ou comprar  produtos, muitas vezes não mensurando a questão do valor, pois se é de qualidade e teve uma  boa experiência  a tendência é a fidelização. A empresa tem que compreender que o que gera valor é o cliente e trabalhar esse aspecto de melhor forma, pois é algo se deve ser continuo.

A Fidelização de Clientes esta incorporado no conceito de Marketing de Relacionamento é importante destacar esse tema já que é uma das bases fundamentais, Fidelização de Clientes pode ser definida como:

O conceito de fidelidade significa que os clientes continuam a comprar de uma empresa porque acreditam que ela tenha bons produtos ou serviços. Não a abandonam e, muito pelo contrário, estão geralmente dispostos a cooperar (LAS CASAS, 2008, p. 28).

Também podemos destacar o conceito de Fidelização segundo Kolter,

Não basta dominar as técnicas para atrair novos clientes; a empresa seve retê-los. Muitas empresas possuem um alto índice de rotatividade de clientes – ou seja, conquistam novos clientes e perdem muitos deles. É como sistematicamente adicionar água a uma panela que possui um pequeno furo. As empresas de hoje devem dar mais atenção a seu índice de abandono de clientes. (KOTLER, 2000, p.69)

Ambos tratam a importância que o a fidelidade do cliente tem para o desenvolvimento da empresa, e à falta de importância que muitas empresas têm em relação a manter seus clientes vem gerando um grande prejuízo para as empresas. A fidelização do cliente é uma relação direta, e constituída de laços e precisa se mantiver firme junto a instituição, as empresas erram por não manterem esses laços sólidos, assim obtendo problemas de rompimento desses laços. Sabemos que fidelizar significa tornar seu cliente fiel, e para isso às empresas precisam oferecer produtos, serviços e atendimento diferenciado da concorrência, resultado disso será sempre positivo para organização.

Observa-se que muitos são os benefícios proporcionados pela fidelização de clientes, um deles é uma clientela fiel, com isso, seus produtos, serviços, podem ser vendidos mais rápidos e com facilidade, gerando rendimento para organização, o trabalho de compra seja mais facilitado, pois se o fornecedor sabe que você possui uma clientela, a negociação fica mais facilitada, pode-se obter benefícios de compra,negociar preços e melhores formas de pagamentos etc, a redução dos custos em propagandas e marketing sé um fator com grande relevância, e outros fatores que constitui um programa de fidelização.

Adotar um programa de Fidelização é um diferencial estratégico muito eficaz, como abordado acima pode gerar muitos benefícios, entender o seu cliente, procurar melhores formas pra atender e satisfazer suas necessidades e desejos, manter laços sólidos é fundamental para qualquer negócio, saber e buscar melhores formas de captar e manter clientes é um dos mecanismos mais importante para o bom desempenho organizacional. Segundo Kotler (2000, p. 69.) “(…) muito pode ser feito com relação aos clientes que trocam de fornecedor devido ao mau atendimento, aos produtos de qualidade inferior aos preços altos. A empresa deve examinar os percentuais de clientes que abandonam por esses ou outros motivos.”

2.3 MARKETING

O Marketing é um fator que gera grande lucratividade para instituição, um bom e elaborado Marketing. Tendo em vista que grandes maiorias dos concorrentes utilizam essa ferramenta, é preciso procurar diferenciar, inovar e investir nesse assunto.

O marketing não é somente a venda de um determinado produto e serviço, é todo o processo de produção, logística, comercialização e também após venda. Fazer uma gestão de vendas utilizando como ferramenta o marketing é um grande potencial de crescimento da organização.

Essa estratégia apareceu quando a concorrência começou a ficar acirrada entre os diferentes ramos de empresas. Por mais que seja um assunto talvez complexo, o marketing se torna bem simples quando estudado e aplicado. Atender as expectativas, necessidades de clientes, oferecendo produtos e serviços ao conhecimento do público alvo, é um dos principais motivos do marketing, ele tem uma grande importância para a organização, através dele além de um melhor posicionamento durante os 4 Ps (produto, preço, praça e promoção) um do fatores anuncia produtos/serviços e se atrai clientes, segundo Kotler:

Normalmente, o marketing é visto como a tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes sejam estes pessoas físicas ou jurídicas. Na verdade, os profissionais de marketing envolvem-se no marketing de bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias. (Kotler, 2000, p. 25)

Para a empresa o marketing é essencial, além de auxiliar na implementação de ações favoráveis dentro do mercado se permiti analisar as oportunidades e ameaças no ambiente externo. O Mercado está cada vez mais competitivo, chamar a atenção do público alvo tem sido um grande desafio no ramo esportivo, principalmente nas academias, onde o número de concorrentes cada vez mais aumenta, então analisar o ambiente externo é essencial no planejamento.

O Planejamento Estratégico de Marketing é uma ferramenta que permitir a empresa executar ações para se posicionar no mercado e alcançar seu objetivo. Cobra (1992, p. 123) afirma que “a administração de marketing deve estar permanentemente orientada para monitorar o meio ambiente com o objetivo de descobrir novas oportunidades, desenvolver vantagens competitivas e sustentar o crescimento.” Podemos observar que essa ferramenta é de grande valor dentro da administração de uma organização, no setor esportivo, principalmente nas academias da região sudeste no Estado do Rio de Janeiro cada vez mais é preciso trabalhar nessa questão para vender e oferecer seus produtos e serviços, pois a grande quantidade de academias gera uma alta competitividade.

As Academias procurando promover estratégias de vendas, oferecendo promoções, através dos diferentes canais de comunicação e distribuição de produtos, como ferramenta para atrair novos clientes no ramo esportivo. A competitividade é um grande fator responsável pelo declínio de muitas empresas, pois muitas não conseguem se estruturar em um mercado altamente competitivo. As organizações precisam ter um alto potencial quando se tem grandes competições, oferecer um atendimento de qualidade, produto de qualidade e preços adequados é um dos fatores responsáveis em fazer com que a demanda de clientes cresça.

Ter um planejamento irá auxiliar em diferentes meios, até mesmo se algo der errado durante os processos, permitindo as empresas recorrerem e consertarem devidas falhas, economizando muitas vezes tempo e dinheiro nos processos muitas vezes de produção. Planejamento é uma forma de estratégia de Marketing permite a empresa ter uma visão ampla e se planejar para chegar ao seu ideal.

A elaboração do planejamento estratégico de marketing deve seguir uma linha a traça o objetivo estabelecido pela organização. O marketing no ramo esportivo vem se estabelecendo cada vez mais como potencial de crescimento, a utilização das redes para atividade de divulgação da marca, do produto etc., tem sendo na atualidade o meio muito eficaz de venda e retenção de clientes. Segundo Nickels e Wood (1999, p.5), “Marketing é um processo de estabelecer e manter “relacionamento de longo prazo, com tempo mutuamente benéfico entre as organizações e seus clientes, empregados e outros grupos de interesse”

Elaborar um plano de marketing é adotar formas para se chegar a um determinado objetivo, definir o público alvo, produto ou serviço oferecido, canais de distribuição, melhores formas de obter recursos tudo isso requer grande atenção ao programar um negócio. Para Kotler (2000, p. 30) “marketing é a arte e a ciência da escolha de mercados–alvo e da captação, manutenção e fidelização dos clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente”.

Conforme os conceitos, os autores definem que Marketing é a relação de troca de valor econômico entre grupo de pessoas. Está relacionado à satisfação das necessidades físicas, sociais e individuais de autorrealização do ser humano e crescimento para instituição.

A utilização do marketing é muito importante para qualquer negócio, pois o marketing engloba uma série de questões importantes. Pretendo analisar esse conceito no mercado fitness, voltado para as academia, como ações potenciais para atrair clientes. Observando as necessidades da clientela, estudando melhores condições de vender sua marca, oferecer produtos e serviços de qualidade e satisfação garantida, pois existe período de sazonalidade que é o verão onde o número de matriculas é bem maior do que no inverno por isso o investimento e ações em marketing se fazem necessário.

2.4 VANTAGEM COMPETITIVA

O grande posicionamento de uma organização frente às demais gera uma vantagem competitiva, sabemos que lucratividade é fator determinante de qualquer empresa, ou seja, todas querem lucro, porém pra isso é necessário investimentos e uma boa administração de maneira que consiga ter uma visão futura.

Ter Vantagem competitiva pode se classificar em diferentes modos pode ser no produto, um produto inovador, diferenciado, de qualidade, no serviço, no modelo de negócio da organização, o foco da empresa, ferramentas de gestão, preço de seus produtos e serviços, é algo que atrai muito a demanda, entre outros fatores que podem se classificar como vantagem competitiva.

Hoje em dia percebe-se que em ter uma vantagem conquistada por meio de uma inovação não é mais assegurada, pois acaba que a concorrência percebe e faz copias de um determinado produto ou até mesmo lança um novo que vá superá-lo, por isso a inovação dos produtos deve ser constante.

A implantação de estratégias competitivas tem uma força no quesito de permanência em um ambiente em constante mudança. As estratégias bem sucedidas geram grandes lucros e vantagem, Ferrell e Hartline (2005, p. 33) destacam que “quando uma empresa possui capacidades que lhe permite atender às necessidades dos consumidores melhor do que a concorrência, diz-se que ela tem uma vantagem ou diferencial competitivo”.

Essa vantagem refere-se a como a empresa irá trabalhar, quais atividades que irá exercer para sobreviver. Segundo Baney, Hesterly:

Uma empresa tem vantagem competitiva quando cria mais valor econômico do que suas rivais, e valor econômico é a diferença entre os benefícios percebidos pelo consumidor associados à compra de produtos ou serviços de uma empresa e o custo para produzir e vender esses produtos ou serviços. (BANEY, HESTERLY, 2011, p. 10).

As academias procuram meios de conquistar seu público alvo, trazendo a retenção e fidelização a fim de ter lucro, trate-se não apenas de gerir melhores formas de atrair clientes, mas também de torná-los fies e ter vantagem entre as demais.

A estratégia hoje em dia é o gerador do sucesso da organização, existem diferentes modelos de estratégias, cada organização avalia e executa a que acha melhor ao seu negócio, empresa de concorrência direta tem uma competitividade mais árdua, por isso a elaboração de uma estratégia deve ser uma prioridade no setor esportivo de academias. Oliveira (2001, p. 223) afirma que “vantagem competitiva é aquele algo mais que identifica os produtos e serviços e os mercados para os quais a empresa está, efetivamente, capacitada a atuar de forma diferenciada”.

3. METODOLOGIA DE PESQUISA

O presente estudo é de caráter exploratório qualitativo, as informações obtidas foram sobre o assunto ocorreram através de entrevista com questionário aplicado aos gestores responsáveis da academia Vibração da Fazenda Botafogo, questionário esse com seis questões discursivas, onde tratam do assunto referente ao atendimento ao cliente como modelo de estratégia para se criar vantagem competitiva, reconhecendo pontos favoráveis ao crescimento empresarial.

O questionário aplicado com os gestores da academia Vibração da Fazenda Botafogo teve como objetivo analisar os impactos gerados pelo marketing de relacionamento na gestão estratégica da academia. Os impactos produzidos são inúmeros e o mais favorável é a conquista e retenção de clientes, obtendo um crescimento organizacional também financeiro.

A amostra dessa pesquisa foi composta pela Academia, onde está situada no Estado do Rio de janeiro, como responsáveis pela administração da academia, os sujeitos principais da entrevista foram os  gestores, principais agentes responsáveis no que diz respeito a tomada de decisão referentes  aos processos organizacionais.

Os resultados analisados na Academia Vibração da Fazenda Botafogo foram sobre os serviços prestados e como o modo de atendimento impactam sobre a captação e retenção de clientes, os entrevistados responderam perguntas relevantes ao tema marketing de relacionamento.

A Gestão estratégica de atendimento é uma maneira de crescimento e que se torna indispensável para uma instituição empresarial e como observada isso a academia Vibração da Fazenda Botafogo utiliza como estratégia o atendimento diferenciado das demais academias localizadas na redondeza.

Os Gestores encarregados reconhecem a influência que uma gestão de um atendimento como modelo estratégico é um grande diferencial para alavancagem da Academia, visando um melhor atendimento, satisfação e atendendo as necessidades  e desejo da sua clientela e com isso gera-se vantagem competitiva

O modelo de Gestão é fundamental para desenvolvimento e crescimento dentro de uma organização, sabendo-se disso, as empresas buscam utilizar de estratégias para alcançar seus objetivos, na academia Vibração da Fazenda Botafogo observa-se um grande potencial referente às estratégias utilizadas para captar clientes coma atendimento personalizado e diferenciado das demais, com isso a academia recebeu um retorno positivo.

A Gestão estratégica de Marketing de Relacionamento:

Pontos fortes Modelo de Gestão  em Marketing de Relacionamento Aplicável à Gestão da Academia
Aumento de produtividade Coaching Estratégico Sim
Diminuição de custo Avaliação e Melhoria Sim
Capitação de novos clientes Alcance dos objetivos Sim
Vantagem competitiva Analise dos ambientes (interno e externo) Sim
Marketing Captação e fidelização Sim

Fonte: Academia Vibração da Fazenda Botafogo, cidade Rio de Janeiro.

Na avaliação acima as informações coletadas permitem perceber a influência que a gestão de relacionamento com cliente tem sobre grande parte da empresa, pois são eles quem faz parte fundamental desse organismo chamado “empresa”, percebe-se que a academia como modelo de negócio utiliza essa gestão para alcançar seus objetivos.

No estudo dessa pesquisa os dados obtidos através do questionário, revelaram que a capacidade da academia aumentou bastante com a utilização de uma gestão de atendimento, fazendo com que a academia consiga alcançar seus objetivos e traçar novos. O cliente como foco é determinante para o sucesso da instituição.

A academia apresentou com a gestão de atendimento um aumento na captação de clientes nos últimos de três anos, atuando de forma competitiva no ramo esportivo:

Gráfico 1. Crescimento da Lucratividade

Fonte: Academia da Fazenda Botafogo, cidade Rio de Janeiro

A coleta dos dados tem como principal objetivo mostrar a influência sofrida pela academia referente ao marketing de relacionamento, apesar de ser uma instituição de pequeno porte e familiar, tem uma capacidade operacional competitiva, e a utilização de estratégias tem se tornado um diferencial trazendo a preferência do público das localidades ao redor da academia.

O ambiente se torna altamente competitivo e se faz necessário a utilização de estratégias para se sobreviver no mercado, devido a esse motivo a academia procura preparar e capacitar seus funcionários para um melhor atendimento ao cliente de forma que a captação e fidelização dele possam ser certas

Como mostrado no gráfico a captação de clientes vem crescendo com a gestão desenvolvida pelos encarregados da academia, de forma que houve consequentemente o aumento também da lucratividade, os gestores responsáveis elaboram planejamento de acordo com seus objetivos traçados, através desse planejamento começa a execução, assim toda gestão tem o dever de fazer primeiramente um planejamento afim de colocar em pauta suas metas.

4. RESULTADOS

A academia Vibração da Fazenda Botafogo possui um grande diferencial no seu atendimento, serviços oferecidos e produtos, buscando sempre satisfazer a necessidade dos seus diferentes públicos e atendendo a demanda que cresce devido ao seu diferencial.

Tendo em vista todos os pontos observados durante a pesquisa, a influência é muita do marketing de relacionamento, percebemos que o atendimento, produtos diferenciados, serviços, tudo isso gera grande satisfação não apenas para o cliente, mas também para empresa.

A tomada de decisão reflete muito o posicionamento de uma empresa, requer alem de um analise ambiental a utilizam de planejamento, o planejamento é engajamento para de ter um marketing de relacionamento diferenciado. Ao analisarmos certos aspectos vimos que a falta de treinamento é um ponto negativo para se conquistar clientes, são necessários os investimentos em treinamentos dos funcionários para melhor atender os clientes.

A partir dos dados coletados compreendidos entre o período de 2016 até 2018 verificamos que Academia conseguiu um aumento na sua lucratividade, produtividade e conseguiu alcançar seus objetivos através de uma boa gestão, gestão essa que por sua vez o foco é totalmente no cliente, tendo em vista que o cliente é um dos principais organismos do negócio, A academia Vibração da fazenda Botafogo como modelo de negócio se tornou a empresa de ramo esportivo local com um grande número de clientes.

5. CONCLUSÃO

Conclui- se que, apesar das constantes mudanças ocorridas dia a pós dia no ambiente corporativo a academia se posiciona favoravelmente no mercado do ramo esportivo ainda que de pequeno porte possua um potencial que cresce devido aos seus investimentos e melhorias continuas.

Percebemos o quanto a influencia do marketing de relacionamento possui no crescimento de uma empresa, obteve um aumento de produção, aumento de clientes, gestão de estratégica ampliada dentre outros fatores que apesar da crise econômica soube engajar de maneira favorável.

Este Artigo relatou a influência do marketing de relacionamento na gestão de uma academia, mostrando pontos fundamentais e analisando dos dados coletados durante a pesquisa, pode se afirmar que a academia cresceu significativamente dentro do ramo esportivo.

O ramo esportivo é um segmento muito amplo e que esta em constante atualização no mercado, observados os fatores do ambiente externo, a necessidade de investimentos em gestão estratégica é uma das ferramentas adequadas ao marketing de relacionamento para que a empresa se mantenha fortemente no mercado.

REFERÊNCIAS

BARNEY, Jay B, HESTERLY, Willian S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva: Conceitos e casos, 3ª ed. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2011.

BOGMANN, Itshak Meir.Marketing de Relacionamento: Estratégias de fidelização e suas implicações financeiras. São Paulo: Nobel, 2002.

COBRA, Marcos. Administração de marketing . São Paulo : Atlas, 1992.

FERRELL, O.C.; HARTLINE, Michael D. Estratégia de Marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

KOTLER, Philip – Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamentos e aplicações à realidade brasileira. 1. ed., São Paulo: Atlas, 2008.

NICKELS, William G.; WOOD, Marian Burk.Marketing:relacionamentos, qualidade, valor. Rio de Janeiro: 1999.

OLIVEIRA, Djalma P. R. Estratégia empresarial e vantagem competitiva: como estabelecer, implementar e avaliar. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

[1] Pós-graduação em Engenharia de Produção, Gestão Pública e Administração dos Recursos Humanos no setor Público, Graduação em Administração.

[2] Mestrado profissional em História, Política e Bens Culturais. Especialização em Marketing. Graduação em Turismo.

Enviado: Novembro, 2019.

Aprovado: Dezembro, 2019.

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Jullyane Mattos da Paz

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