ARTIGO DE REVISÃO
RESTELLI, Lucas [1]
RESTELLI, Lucas. Contabilidade e micro e pequenas empresas: uma revisão de literatura. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 07, Ed. 07, Vol. 05, pp. 93-100. Julho de 2022. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/contabilidade, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/contabilidade
RESUMO
É necessário o estudo das micro e pequenas empresas, em virtude da participação delas no mercado brasileiro. Sendo assim, procurou-se responder ao seguinte questionamento: Os serviços contábeis prestados às micro e pequenas empresas atendem às necessidades destas? O objetivo geral deste trabalho foi investigar se os serviços contábeis prestados às micro e pequenas empresas atendem as necessidades das mesmas. Como metodologia deste artigo, foi realizada uma revisão bibliográfica. Foi possível oferecer sugestões importantes ao aprimoramento da prestação dos serviços contábeis às micro e pequenas empresas. Observou-se que as necessidades das micro e pequenas empresas são atendidas de forma rudimentar pelos profissionais contábeis; e que é fundamental que sejam atendidas com mais qualidade pelos serviços contábeis.
Palavras-chave: Contabilidade, Microempresas, Pequenas empresas.
INTRODUÇÃO
Banterli e Manolescu (2007) destacam a importância das micro e pequenas empresas no Brasil, tendo em vista a grande participação delas no mercado brasileiro; tanto em fatores produtivos como em geração de emprego.
Tendo em vista o contexto acima, o tema deste trabalho é a Relação entre as micro e pequenas empresas e os serviços contábeis prestados a essas empresas e o questionamento que se busca responder é: Os serviços contábeis prestados às micro e pequenas empresas atendem às necessidades destas?
O objetivo geral deste trabalho é investigar se os serviços contábeis prestados às micro e pequenas empresas atendem as necessidades das mesmas.
Os objetivos específicos deste trabalho foram fazer uma revisão em artigos científicos sobre a relação entre a contabilidade e os serviços prestados pela mesma às micro e pequenas empresas; bem como fornecer sugestões para que as micro e pequenas empresas sejam atendidas de forma mais efetiva pelos profissionais contábeis.
Como metodologia deste artigo foi realizada uma revisão bibliográfica.
O trabalho justifica-se, pois visa um atendimento contábil de melhor qualidade às micro e pequenas empresas; tendo em vista a importância na economia e no mercado de trabalho brasileiro delas.
REFERENCIAL TEÓRICO
Faria; Azevedo e Oliveira (2012) salientam que se trata de uma obrigação profissional por parte dos profissionais contábeis que prestam serviços a micro e pequenas empresas fornecer informações úteis para a tomada de decisão; não somente prestando serviços de cunho fiscal/legal.
Faria; Azevedo e Oliveira (2012) informam a grande importância econômica que as micro e pequenas empresas têm, e que uma assessoria contábil adequada tem muito a contribuir para evitar a mortalidade das mesmas.
Faria; Azevedo e Oliveira (2012) repassam a importância de os pequenos empresários terem mais conhecimento na área contábil e a necessidade de uma comunicação aprimorada entre o pequeno empresário e a sua assessoria contábil.
A pesquisa de Stroeher e Freitas (2008) destaca a pouca aproximação entre a assessoria contábil e as pequenas empresas, e que uma boa solução para este problema seria uma aproximação por parte do profissional contábil com o cliente pequeno empresário; buscando uma confluência entre os interesses de ambos na sua relação comercial.
A pesquisa realizada por Moreira et al. (2013) indica a importância de o profissional contábil prestar serviços de natureza gerencial às micros e pequenas e empresas, para inclusive não perder espaço para outros profissionais nesta função; a referida pesquisa mostra que essa postura por parte do profissional contábil é importante para que o gestor o perceba como bastante capacitado para auxiliá-lo na gestão empresarial.
Pode ser observado a partir do estudo de Santos et al. (2009) que é importante uma aproximação maior entre a assessoria contábil e os gestores; e que é importante que os contadores forneçam mais e melhores informações aos gestores para que estes compreendam inclusive a importância da contabilidade para o gerenciamento da sua empresa.
O estudo realizado por Beuren; Barp e Filipin (2013) demonstrou confiança dos micro e pequenos empresários nos Contadores que prestam serviço a eles e uma receptividade dos referidos empresários na aplicação de ferramentas de cunho mais gerencial, dando abertura a uma relação mais próxima com os Contadores e demonstrando grande possibilidade de abertura de mercado ao oferecimento de serviços de cunho mais gerencial por parte dos Contadores aos micro e pequenos empresários.
O estudo de Vaz e Espejo (2015) indica a importância de o Contador ser claro nas mensagens que envia ao pequeno empresário e ainda que esteja disponível para dirimir eventuais dúvidas do empresário contábil. O estudo também indica a importância de uma maior valorização da ciência contábil tanto pelo contador como pelo pequeno empresário.
A partir da leitura de Cavalcante e Schneiders (2008) pode-se identificar uma grande abertura dos micro e pequenos empresários envolvidos na pesquisa em receber informações do profissional contábil de cunho mais gerencial, embora demonstrem estar basicamente satisfeitos com os serviços que têm recebido.
O estudo de Borges e Leal (2012) indica uma necessidade de capacitação dos micro e pequenos empresários para que eles possam utilizar informações dentro da natureza da contabilidade gerencial na gestão dos seus empreendimentos. O estudo também mostra que os micro e pequenos empresários, regra geral, se limitam à utilização de informações mais operacionais; a exemplo do fluxo de caixa, e que fazem isso provavelmente em razão de falta de capacitação para a utilização de informações mais gerenciais. O estudo também demonstra que a pouca utilização da contabilidade gerencial na gestão das micro e pequenas empresas é um indicativo de uma causa central para a morte destas empresas.
O estudo de Ribeiro; Freire e Barella (2013) indica que os profissionais contábeis não costumam prestar serviços de cunho gerencial aos micro e pequenos empresários por uma falta de demanda destes mesmos empresários, e que para o micro e pequeno empresário valorize mais o serviço prestado pelo contador é necessário que o contador conheça melhor a experiência vivenciada pelo micro e pequeno empresário.
Pode-se identificar ainda a partir da leitura de Ribeiro; Freire e Barella (2013) que há uma certa abertura dos micros e pequenos empresários para o oferecimento de serviços de natureza de contabilidade gerencial por parte dos profissionais contábeis.
O estudo de Cardoso; Bernardo e Moreira (2019) demonstra uma falha no mercado no qual há falta de serviços de aconselhamento gerencial pelos profissionais contábeis aos micros e pequenos empresários; e que seria importante que essa falha fosse suprida pelo maior conhecimento dos próprios contadores da contabilidade gerencial e até áreas de estudo correlatas.
A pesquisa realizada por Faria et al. (2014) indica que os contadores têm uma visão mais otimista quanto à efetividade dos seus serviços de controle interno às micro e pequenas empresas do que os pequenos e médios empresários. O estudo demonstra a necessidade de o profissional contábil conhecer mais de perto a rotina da micro e pequena empresa para que possa fornecer serviços de controle interno mais efetivos.
O estudo de Alves et al. (2013) demonstra que os profissionais contábeis possuem maior preocupação em prestar serviços de apoio às atividades mais operacionais das pequenas e médias empresas, no sentido de serviços relacionados à operacionalização da folha de pagamento e tratativas com impostos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O objetivo geral deste trabalho foi investigar se os serviços contábeis prestados às micro e pequenas empresas atendem as necessidades das mesmas. Para que tal objetivo fosse atingido, foram definidos como objetivos específicos fazer uma revisão em artigos científicos sobre a relação entre a contabilidade e os serviços prestados pela mesma às micro e pequenas empresas; bem como fornecer sugestões para que as micro e pequenas empresas sejam atendidas de forma mais efetiva pelos profissionais contábeis.
Para atender aos dois objetivos, foi feita uma revisão em artigos científicos. Conseguiu-se com os procedimentos utilizados responder-se ao seguinte questionamento: Os serviços contábeis prestados às micro e pequenas empresas atendem às necessidades destas?
Constatou-se que de uma forma rudimentar sim, no que diz respeito à parte fiscal e às obrigações mais elementares do profissional contábil. No entanto, esse cenário não se coaduna com a realidade atual, com a necessidade que as empresas sejam competitivas para que possam se manter no mercado; isso vale tanto para os escritórios contábeis como para as micro e pequenas empresas.
Sugere-se que tanto os contadores como as micro e pequenas empresas busquem mais informações especialmente sobre contabilidade gerencial e que os contadores se aproximem mais dos micro e pequenos empresários, dando maior importância a serviços de aconselhamento gerencial; dessa forma tanto o profissional contábil se valoriza como o micro e pequeno empresário passa a perceber de forma mais efetiva a importância do trabalho do contador.
Pode ser citada como limitação da pesquisa o fato de que não houve uma preocupação em focar em algum segmento específico de atuação das micro e pequenas empresas.
Sugerem-se para futuras pesquisas estudos correlatos considerando micro e pequenas empresas de setores específicos de atuação.
REFERÊNCIAS
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[1] Especialista em Contabilidade. Especialista em Contabilidade Pública. Especialista em Controladoria. Especialista em Gestão Pública. Bacharel em Ciências Contábeis. Técnico em Informática. ORCID: 0000-0002-0673-8298.
Enviado: Dezembro, 2021.
Aprovado: Julho, 2022.