REVISTACIENTIFICAMULTIDISCIPLINARNUCLEODOCONHECIMENTO

Revista Científica Multidisciplinar

Pesquisar nos:
Filter by Categorias
Administração
Administração Naval
Agronomia
Arquitetura
Arte
Biologia
Ciência da Computação
Ciência da Religião
Ciências Aeronáuticas
Ciências Sociais
Comunicação
Contabilidade
Educação
Educação Física
Engenharia Agrícola
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia da Computação
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Ética
Filosofia
Física
Gastronomia
Geografia
História
Lei
Letras
Literatura
Marketing
Matemática
Meio Ambiente
Meteorologia
Nutrição
Odontologia
Pedagogia
Psicologia
Química
Saúde
Sem categoria
Sociologia
Tecnologia
Teologia
Turismo
Veterinária
Zootecnia
Pesquisar por:
Selecionar todos
Autores
Palavras-Chave
Comentários
Anexos / Arquivos

A importância da capacitação e requalificação contínua do administrador para o alcance da valorização no mercado de trabalho atual frente à indústria 4.0

RC: 130812
358
5/5 - (10 votes)
DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/capacitacao-e-requalificacao

CONTEÚDO

ARTIGO ORIGINAL

SOUZA, Raquel Rocha de Lima [1], SOUZA, Thalisson Junio de Souza e [2], MENDONÇA, Thayná Rodrigues [3], ROBERTO, José Carlos Alves [4], PINTO JÚNIOR, José Roberto Lira
[5]

SOUZA, Raquel Rocha de Lima. Et al. A importância da capacitação e requalificação contínua do administrador para o alcance da valorização no mercado de trabalho atual frente à indústria 4.0. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 07, Ed. 10, Vol. 09, pp. 35-45. Outubro de 2022. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/capacitacao-e-requalificacao, DOI: 1.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/capacitacao-e-requalificacao

RESUMO

Para que o profissional de administração possa atuar no mercado de trabalho, é necessário que este possua determinadas habilidades e competências. Entretanto, ao se considerar o cenário atual imposto pela indústria 4.0, observa-se a necessidade de determinados conhecimentos e experiências para que o serviço prestado alcance os resultados esperados. Sendo assim, o presente artigo tem como questão norteadora: frente ao cenário atual imposto pela indústria 4.0, por que é necessário a capacitação e requalificação contínua do administrador? Desta forma, objetiva-se demonstrar a necessidade de capacitação e requalificação do profissional de administração para o atendimento da demanda e superação dos desafios impostos pela indústria 4.0. Para a resolução do problema de pesquisa, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa, explicativa e, ao que se refere aos meios, a pesquisa bibliográfica. Por fim, demonstra-se que é necessária a constante requalificação e capacitação do administrador para que haja o desenvolvimento profissional contínuo e a superação dos desafios impostos pela indústria 4.0.

Palavras-chave: Administrador, Requalificação, Capacitação.

1. INTRODUÇÃO

De acordo com Robbins; Wolter e Decenzo (2017), para o profissional de administração atuar no mercado de trabalho é necessário que este possua determinadas habilidades, de forma que o serviço prestado alcance as suas competências através da aplicação de seus conhecimentos e experiências. Dessa forma, esse profissional se torna qualificado para atuar como responsável pela administração de uma empresa ou negócio.

Diante desse contexto e levando em consideração os avanços tecnológicos trazidos pela indústria 4.0, é necessário que o profissional de administração se mantenha atualizado para adquirir novas habilidades técnicas que o possibilitem lidar com o contínuo avanço das ferramentas de trabalho.

Em consonância, Mourão; Monteiro e Viana (2014), afirmam que a capacitação e a requalificação profissional possibilitam a educação continuada e treinamento para a carreira profissional, ajudando no desenvolvimento de novas habilidades e mantendo o profissional atualizado sobre as tendências atuais.

Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral demonstrar a necessidade de capacitação e requalificação do profissional de administração para o atendimento da demanda e superação dos desafios impostos pela indústria 4.0, sendo norteado pela questão: frente ao cenário atual imposto pela indústria 4.0, por que é necessário a capacitação e requalificação contínua do administrador?

Para a resolução do problema de pesquisa, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa, quanto à definição da natureza. Em relação aos fins, foi utilizado o método explicativo e, ao que se refere aos meios, a pesquisa se classifica como bibliográfica, pois analisou estudos publicados anteriormente sobre a temática abordada.

Espera-se, por fim, alcançar a compreensão sobre a necessidade e relevância da requalificação e capacitação do administrador frente à indústria 4.0, influenciando profissionais para o desenvolvimento profissional contínuo.

2. O PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO

Segundo o estudo de Charnov e Montana (2017), o profissional de administração é o indivíduo com formação acadêmica que conduz o relacionamento entre uma empresa ou um negócio e os humanos envolvidos no processo. Ele tem a possibilidade de trabalhar em diversas estruturas dentro de uma empresa, tendo a responsabilidade de desenvolver estratégias e planos que possam ser utilizados para a gerência adequada de uma organização.

Além disso, de acordo com Marras (2017), este profissional, também, pode atuar como gestor de um determinado negócio, tendo obrigações de controlar e gerir os recursos financeiros, materiais e as relações internas. Assim como, pode participar do processo de admissão de colaboradores e dos planejamentos para crescimento de carreira.

Maximiano (2017), aponta, ainda, que este pode atuar no controle de estoques, administrando e gerindo os processos de controle de materiais e ferramentas necessárias na execução do trabalho, organizando e supervisionando os trâmites de compra e venda.

De acordo com Regio et al. (2014), o administrador também atua como responsável por diversos setores e segmentos dentro de um negócio, como, por exemplo, o setor de marketing, atendimento ao cliente, desenvolvimento de estratégias de crescimento, visão de mercado e entre outros.

Esse conjunto de atividades em que o profissional de administração pode atuar se dá devido a série de competências adquiridas ao longo de sua formação, visto que a grade curricular desse curso superior abrange o desenvolvimento de diversas habilidades que possibilitam o conhecimento para administrar os processos internos organizacionais, desde a concepção do empreendimento ao controle do pós-venda (REGIO et al., 2014).

Por este motivo, segundo Boaventura et al. (2018), o profissional da administração pode atuar em todos os tipos de estabelecimentos, como: empresas industriais, hospitais, restaurantes, escolas, eventos de festas, agências de turismo, academia, supermercado e entre outros setores atuantes no mercado.

Dias Junior et al. (2014), relatam que o administrador com competência e habilidade consegue alcançar a empregabilidade de maneira mais rápida, tornando-se um profissional ligado diretamente com a motivação e a utilidade. Ademais, a associação de competência e habilidade possibilita que este profissional possa auxiliar nas relações sociais e atividades que a serem desenvolvidas durante o expediente, ampliando e impulsionando os interesses, exercendo, desta forma, papel fundamental para o alcance dos objetivos e resultados que são estabelecidos pela organização (NASCIMENTO, 2014).

Lacombe (2017), ainda, afirma que a produtividade dentro de uma empresa é consequência de uma administração adequada e planejada, o que torna mais necessária a identificação da competência do administrador para que seja possível a sustentação das atividades e obrigações desse profissional. Esse contexto é fundamental no alcance de resultados previamente estabelecidos por meio do planejamento estratégico de administração.

Souza et al. (2014), acrescentam que o profissional de administração que possui habilidade e competências estratégicas, deve buscar exercer a sua função com liderança, através de uma visão técnica e sistêmica do negócio, que possibilite o entendimento das necessidades e tendências do mercado, sendo proativo em compreender, desenvolver e melhorar habilidades que são utilizadas para o desempenho do cargo, trazendo resultados positivos para a organização.

Analisando o exposto acima pode-se compreender que o profissional de administração possui diversas opções de atuação, estando sempre voltado para o aumento da produtividade e competitividade do negócio. Além disso, nota-se que são necessárias determinadas competências e habilidades para administrar e atuar mediante qualquer situação, a fim de que haja o alcance de um bom desempenho organizacional

3. EXIGÊNCIAS E DEMANDA DO MERCADO DE TRABALHO ATUAL

De acordo com Minarelli (2020), as transformações nas áreas sociais, políticas e econômicas fazem com que o mercado de trabalho esteja sempre se modificando, tornando-se competitivo e exigindo profissionais mais qualificados.

Segundo Braga (2019), o mercado de empregabilidade para a área de administração tem cada vez crescido mais, com muitas oportunidades, isso porque esse profissional pode atuar em qualquer segmento corporativo. Além disso, é uma profissão que tem como responsabilidade o planejamento, o desenvolvimento e a supervisão de ações e atividades que estejam ligadas à saúde financeira da organização, assim como os recursos humanos e materiais.

Entretanto, mediante os avanços tecnológicos trazidos pela indústria 4.0, de acordo com Martins e Oliveira (2017), o mercado passou a exigir que o profissional seja qualificado, não apenas no conhecimento e habilidades operacionais, mas também na utilização de ferramentas tecnológicas e digitais para a praticidade do serviço, como: a utilização de sistemas eletrônicos, softwares, programas digitais de comunicação interna, entre outros.

Tratando especificamente sobre o administrador, Sousa et al. (2021), afirmam que a evolução na estrutura do mercado atual fez com que as vagas para este profissional se tornassem mais criteriosas. Atualmente, a demanda profissional é de profissionais mais analistas e propensos a ter a capacidade de lidar com riscos, aplicando todo o conhecimento teórico no âmbito mercadológico

Além disso, segundo Cardoso (2021), a competitividade do mercado atual exige que o administrador tenha visão e habilidade para o desenvolvimento de estratégias organizacionais, atuando perante a necessidade da organização empresarial para que o negócio esteja sempre à frente da evolução constante do mercado atual, o que pode diminuir as possibilidades de concorrência.

As exigências e demandas do mercado de trabalho atual mostram que o profissional de administração deve ter capacidade de atuar dentro da empresa com uma visão panorâmica para que o domínio da prática auxilie na estruturação do âmbito organizacional.

3.1 O PERFIL DO ADMINISTRADOR NO MERCADO DE TRABALHO ATUAL

Segundo Cruz e Almeida (2019), devido à maior exigência do mercado atual, o profissional de administração deve ter habilidade para resolução de problemas que envolvam fatores financeiros, sendo levado em consideração pelas empresas a especialização desse profissional na estrutura macroeconômica de uma organização e do mercado competitivo. Por isso, o perfil do profissional de administração que as empresas mais estão interessadas é aquele que possua competências amplas.

De acordo com Boaventura et al. (2018), o profissional de administração deve ter um perfil que não esteja direcionado apenas a especialização em um determinado assunto, pois as empresas estão em busca de profissionais que desenvolvam uma visão altamente globalizada em determinado assunto para atender as exigências do mercado competitivo. Sendo assim, o administrador atual deve saber lidar com a transição de uma situação para outra, novas abordagens, caminhos que ele será designado a seguir, interrupções, inúmeras personalidades.

Além disso, segundo a pesquisa de Sousa et al. (2021), é importante que o profissional administrador possua a habilidade na comunicação interna, pois as empresas procuram funcionários que saibam lidar, trabalhar e capacitar a equipe quanto a forma de falar, além da adaptação em diferentes situações.

Nesse quesito e de acordo com o estudo de Moraes; Bucco e Oliveira (2019), o perfil do profissional de administração mais exigido no mercado atual está relacionado a um bom gerenciamento e visão de liderança, para que seja possível promover o desempenho organizacional.

Por fim, é possível compreender que o mercado de trabalho atual exige que o profissional de administração esteja qualificado em contextos e necessidades diversas para a atuação em uma organização, possuindo diversas habilidades, principalmente com relação às tecnologias. Por este motivo, é importante que esses profissionais se mantenham sempre atualizados, quanto às necessidades das empresas, a fim de que estejam capacitados dentro do nível de exigência do perfil de administrador do mercado atual.

4. CAPACITAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO E OS DESAFIOS IMPOSTOS PELA INDÚSTRIA 4.0

De acordo com Santos et al. (2018), a indústria 4.0 corresponde ao nome dado para a revolução que ocorreu no âmbito industrial após a evolução da tecnologia e dos sistemas de informação. Ela representa o processo de mudança dos meios operacionais nas empresas. Desta forma, o que antes era feito de forma manual, após a indústria 4.0, passou a ser automatizado.

Segundo Lima e Pintos (2019), como a indústria 4.0 passou a proporcionar maior produtividade para as empresas e melhora na eficiência dos recursos, as organizações passaram a adotar novas tecnologias de trabalho, o que implicou em transformações e evolução na gestão organizacional. Além disso, um dos desafios trazidos por esta revolução foi a necessidade de os profissionais se adaptarem ao novo sistema de trabalho interno, sendo necessário capacitação e requalificação para o possível acompanhamento da evolução industrial.

Esteves e Meiriño (2015), afirmam que a capacitação corresponde a um conjunto de atividades que atuam na preparação e no aumento do conhecimento profissional. Ela é importante, pois, através da prática contínua de treinamentos, as atividades profissionais são realizadas de forma mais eficiente. Essa capacitação pode ser realizada através da participação de treinamentos que podem ser realizados com a utilização de palestras, cursos, materiais e orientações.

Para Leite e Lotti (2013) a capacitação proporciona a obtenção de novas visões e objetivos profissionais, através dela é possível que o indivíduo possa adquirir novas características para o seu perfil profissional. Tendo a possibilidade de aprender novas técnicas, bem como o uso de novas ferramentas de trabalho que envolvam a tecnologia, o que irá proporcionar o melhor aperfeiçoamento da execução das funções diárias na empresa.

Em consonância, Robbins; Wolter e Decenzo (2017), afirmam que a evolução da tecnologia gerou diversas mudanças e trouxe novos desafios para a indústria e o mercado de trabalho. As empresas tiveram que reestruturar e reorganizar suas atividades. Desta forma, para que fosse possível acompanhar a competitividade do mercado frente ao surgimento de novas tecnologias que aumentam a produtividade e tornam o trabalho mais ágil, se fez necessário que os profissionais de administração adquirissem novas habilidades e competências, devendo buscar o conhecimento e melhorias nas competências através da capacitação e qualificação profissional (IORIO, 2021).

Nesse contexto, outro desafio apontado por Santos; Santos e Silva Júnior (2019), foi a necessidade de o trabalho da administração ser sistematizado e contribuir de uma forma mais complexa e detalhista. Por conta disso, a tecnologia passou a ser cada vez mais utilizada, exigindo que o administrador tenha domínio sobre os processos e sistemas eletrônicos para a coleta de dados, os processamentos, divulgação e recuperação de todas as informações prestadas, como também as atividades administrativas (SOUZA, 2020).

Desse modo, além da qualificação, tornou-se necessário a unificação de habilidades, sejam elas, tecnológicas ou manuais, criando novas competências que se alinham ao que o mercado está exigindo (SILVA e OLAVE, 2020).

Portanto, infere-se que os administradores são uma ocupação chave dentro de uma organização, por isso devem estar cada vez mais propensos a encarar desafios e mudanças dentro do âmbito de trabalho, sendo esses desafios tecnológicos que forçam o administrador a adquirir novas habilidades técnicas para poder lidar com o sistema em questão. Sendo assim, entende-se que a capacitação e requalificação profissional expande a base de conhecimento, sendo considerada como um desenvolvimento profissional, que aumenta a credibilidade e o potencial de ganhos para a empresa.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Foi possível compreender que o mercado de trabalho atual exige que o profissional de administração esteja qualificado em contextos e necessidades diversas para a atuação na indústria 4.0. Por este motivo, é necessário que esses profissionais se mantenham sempre atualizados, quanto às necessidades das empresas e nível de exigência do perfil de administrador do mercado atual.

A presente pesquisa teve como objetivo geral demonstrar a necessidade de capacitação e requalificação do profissional de administração para o atendimento da demanda e superação dos desafios impostos pela indústria 4.0, sendo norteado pela questão: frente ao cenário atual imposto pela indústria 4.0, por que é necessário a capacitação e requalificação contínua do administrador?

Ante ao exposto, pode-se concluir que frente às exigências e demandas do mercado de trabalho da indústria 4.0, é necessário que o profissional de administração se mantenha qualificado, pois este deve ter capacidade de atuar dentro da empresa com uma visão panorâmica, para que o domínio da prática auxilie na estruturação do âmbito organizacional, principalmente através da utilização da tecnologia.

Por fim, sugere-se que pesquisas futuras sejam realizadas, a fim de abordar, de forma mais específica, sobre quais os tipos específicos de qualificações exigidas pelas empresas, servindo, desta forma, de suporte e orientação aos profissionais da área.

REFERÊNCIAS

BRAGA, Edilson Santos. Aspectos atuais e futuros quanto à empregabilidade de alunos do curso de administração. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Rondonópolis, 2019.

BOAVENTURA, Patrícia Silva Monteiro; SOUZA, Lucas Lopes Ferreira; GERHARD, Felipe; BRITO, Eliane Pereira Zamith. Desafios na formação de profissionais em Administração no Brasil. RAEP – Administração: Ensino e Pesquisa, v. 19, n. 1, p. 1-31, 2018. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n1.775. Acesso em: 19 out. 2022.

CARDOSO, André Luís Janzkovski. Desenvolvimento de Competências dos Administradores para uma Carreira de Sucesso. Recape – Revista de Carreiras e Pessoas, v. 11, n. 2, 2021. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.23925/recape.v11i2.47323. Acesso em: 19 out. 2022.

CHARNOV, Bruce; MONTANA, Patrick J. Administração. Saraiva Educação SA, 2017.

CRUZ, Carlos Alberto Pinto; ALMEIDA, Silvane Mascarenhas de. Empregabilidade e mercado de trabalho: uma discussão sobre as políticas de emprego do administrador na cotemporaneidade. Observatorio de la Economía Latinoamericana, n. diciembre, 2019. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/oel/2019/12/empregabilidade-mercado-trabalho.html. Acesso em: 19 out. 2022.

DIAS JUNIOR, Claudelino Martins Dias; MOREIRA, Bruno César Melo; STOSICK, Eduardo Zarur; PEREIRA, Ariane Rodrigues. Desenvolvimento de competências do administrador: um estudo em ambiente simulado. Revista de Ciências da Administração, v. 16, n. 38, p. 172-182, 2014. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/29960/desenvolvimento-de-competencias-do-administrador–um-estudo-em-ambiente-simulado. Acesso em: 19 out. 2022.

ESTEVES, Luciana Proença; MEIRIÑO, Marcelo J. A educação corporativa e a gestão do conhecimento. In: XI Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2015.

IORIO, Cecilia Soares. Manual de administração de pessoal. São Paulo: Editora Senac, 2021.

LACOMBE, Francisco. Recursos humanos. Saraiva Educação SA, 2017.

LEITE, Paula Almeida Ribeiro; LOTT, Tereza Cristina Carneiro. Treinamento e desenvolvimento organizacional, uma ferramenta nas empresas atuais. Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, v. 42, n. 1, 2013. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/treinamento-e-desenvolvimento-organizacional-uma-ferramenta-nas-empresas-atuais. Acesso em: 19 out. 2022.

LIMA, Alison Gustavo; PINTO, Giuliano Scombatti. Indústria 4.0: um novo paradigma para a indústria. Revista Interface Tecnológica, v. 16, n. 2, p. 299-311, 2019. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.31510/infa.v16i2.642. Acesso em: 19 out. 2022.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos. Saraiva Educação SA, 2017.

MARTINS, Bibiana Volkmer; OLIVEIRA, Sidinei Rocha de. Qualificação profissional, mercado de trabalho e mobilidade social: cursos superiores de tecnologia. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 12, n. 2, 2017. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i2.13404. Acesso em: 19 out. 2022.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 2017.

MORAES, Jhony Pereira; BUCCO, G.; OLIVEIRA, Sidinei Rocha de. A inserção profissional dos egressos do curso de Administração no Brasil: análise do perfil, formação e trabalho e proposição de uma tipologia de inserção brasileira. In: Anais do 43º Encontro da Associação de Pós-Graduação em Administração, 2019.

MOURÃO, Luciana; MONTEIRO, Ana Cláudia Fernandes; VIANA, Viviane Ribeiro. A influência do desenvolvimento profissional e da identificação organizacional na satisfação no trabalho. Psico, v. 45, n. 2, p. 198-208, 2014. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.13470. Acesso em: 19 out. 2022.

NASCIMENTO, Mariana Diniz Luna do. Competências do administrador: um estudo comparativo entre a percepção da academia e do mercado. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração) – Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande. Paraíba, 2014.

REGIO, Maria de Lourdes Severo; SCHUCH JUNIOR, Vitor Francisco; GOMES, Clandia Maffini; KNEIPP, Jordana Marques. Gestão de competências profissionais na formação de administradores. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 19, p. 131-155, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000100007. Acesso em: 19 out. 2022.

ROBBINS, Stephen Paul; WOLTER, Robert M.; DECENZO, David A. A nova administração. Saraiva Educação SA, 2017.

SANTOS, Beatrice Paiva; ALBERTO, Agostinho; LIMA, Tânia Daniela Felgueiras Miranda; CHARRUA-SANTOS, Fernando Manuel Bigares. Indústria 4.0: desafios e oportunidades. Revista Produção e Desenvolvimento, v. 4, n. 1, p. 111-124, 2018. Disponível em: https://revistas.cefet-rj.br/index.php/producaoedesenvolvimento/article/view/e316/193. Acesso em: 19 out. 2022.

SANTOS, Ismael Luiz; SANTOS, Ruan Carlos dos; SILVA JÚNIOR, Daniel de Souza. Análise da Indústria 4.0 como Elemento Rompedor na Administração de Produção. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 11, n. 1, pág. 48-64, 2019. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2019.v11i1.381. Acesso em: 19 out. 2022.

SILVA, Marcio Roque dos Santos; OLAVE, Maria Elena Leon. Contribuições das tecnologias digitais associadas à indústria 4.0 para a formação profissional. Revista Gestão e Desenvolvimento, v. 17, n. 2, p. 82-110, 2020. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.25112/rgd.v17i2.2047. Acesso em: 19 out. 2022.

SOUSA, Marco Aurélio Batista de; RIBEIRO, Silvio Paula; COELHO, Pedro Gonçalves; TONIOLO, Sarah Elizabeth Castilho; SACCHI, Anieli Eliza da Silva. O profissional de administração e as exigências do mercado: um estudo em sites de emprego. Revista Brasileira de Administração Científica, v. 12, n. 1, p. 367-376, 2021. Disponível em: DOI: 10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0030. Acesso em: 19 out. 2022.

SOUZA, Donizeti Leandro de; SOUSA, Jorgiane Suelen de; CORRÊA, Robert Delano de Souza; ZAMBALDE, André Luiz. A formação do administrador na perspectiva das competências individuais requeridas. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 8, n. 4, p. 85-99, 2014. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pca/article/view/11193. Acesso em: 19 out. 2022.

SOUZA, Rodrigo Bombonati Moraes. Indústria 4.0: impactos sociais e profissionais. Editora Blucher, 2020.

[1] Graduando do curso de Administração. ORCID: 0000-0002-6715-9599.

[2] Graduando do curso de Administração. ORCID: 0000-0002-4962-9219.

[3] Graduando do curso de Administração ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7781-9431.

[4] Orientador. Mestre em Engenharia de Produção. Especialista em Logística empresarial. Graduado em Administração com Ênfase em Marketing.

[5] Co-orientador.  Graduação em Tecnologia em Sistemas Eletrônica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Bacharel em Administração, Especialista em Engenharia da Produção pela Universidade Estácio de Sá (RJ), Especialista em Engenharia da Qualidade pela Universidade Estácio de Sá (RJ); Especialista em Gestão Industrial (PE), Especialista em Didática do Ensino Superior (AM); Supply Chain e Logística Empresarial; Mestrado em Engenharia Industrial pela Universidade do Minho (Portugal). Revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Enviado: Setembro, 2022.

Aprovado: 2022.

5/5 - (10 votes)
Raquel Rocha de Lima Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar por categoria…
Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita