REVISTACIENTIFICAMULTIDISCIPLINARNUCLEODOCONHECIMENTO

Revista Científica Multidisciplinar

Pesquisar nos:
Filter by Categorias
Administração
Administração Naval
Agronomia
Arquitetura
Arte
Biologia
Ciência da Computação
Ciência da Religião
Ciências Aeronáuticas
Ciências Sociais
Comunicação
Contabilidade
Educação
Educação Física
Engenharia Agrícola
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia da Computação
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Ética
Filosofia
Física
Gastronomia
Geografia
História
Lei
Letras
Literatura
Marketing
Matemática
Meio Ambiente
Meteorologia
Nutrição
Odontologia
Pedagogia
Psicologia
Química
Saúde
Sem categoria
Sociologia
Tecnologia
Teologia
Turismo
Veterinária
Zootecnia
Pesquisar por:
Selecionar todos
Autores
Palavras-Chave
Comentários
Anexos / Arquivos

O uso das Técnicas de Informação e Comunicação como ferramenta pedagógica

RC: 50311
383
5/5 - (4 votes)
DOI: ESTE ARTIGO AINDA NÃO POSSUI DOI
SOLICITAR AGORA!

CONTEÚDO

ARTIGO ORIGINAL

COSTA, Maria Jayne Cavalcante Araujo [1]

COSTA, Maria Jayne Cavalcante Araujo. O uso das Técnicas de Informação e Comunicação como ferramenta pedagógica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 05, Vol. 05, pp. 64-72. Maio de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso:

RESUMO

O presente artigo se trata de um estudo sobre a importância das TICS na prática pedagógica. O presente trabalho tem como objetivo elencar o uso das diversas ferramentas tecnológicas de informação, tendo como ênfase o computador e a internet, e, assim, compreende-se ambos como métodos principais para o acesso à informação. A capacitação continuada dos professores também é um dos propósitos desse estudo, pois, ainda hoje, muitos não estão aperfeiçoados suficientemente para manusear as técnicas que contribuem com a sua profissão. Serão apresentados os desafios que as escolas vêm atravessando, bem como os benefícios de sua implantação no ambiente escolar, visto que, atualmente, existe a necessidade de alteração da estratégia de ensino de acordo com as mudanças do mundo globalizado. Com isso, segue-se o pressuposto de que as TICS são um excelente método de auxílio adaptadas ao ensino e um fator motivacional de incentivo que favorece os discentes e docentes.

Palavras-chave: Computador, internet, docente, discente.

1. INTRODUÇÃO

A incorporação das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas vem promovendo grandes modificações no processo de ensino-aprendizagem por meio da internet, softwares, hardwares, redes de comunicação e com isso surgem diversificações no processo de ensinar e aprender (PEREIRA; SILVA, 2010). O uso do computador e da internet bem como outras mídias em sala de aula, além de informativo, é criativo, dinâmico, inovador e melhor diversifica a metodologia utilizada pelo professor, pois faz com que o aluno adquira habilidades e competências, incluindo-se a sociedade moderna e, desse modo, qualifica-se para o mercado de trabalho. Pensar em tais questões justifica a relevância dessa proposta, pois o uso amplo dessas ferramentas tem sido incorporado pelas escolas de todo o país.

A tecnologia permite a instituição de um conhecimento que proporciona ambientes de aprendizagem deixando os alunos e professores em situações propícias para alcançar suas metas educativas e enriquecerem a prática educacional sob diversos pontos de vista, sendo indispensável a capacitação de professores para o eficiente manuseio dessas ferramentas que, uma vez disponível, precisa de profissionais capacitados, pois é dele o papel principal no que concerne a integração das (TIC) alunos e instituição. Amplas transformações vêm ocorrendo no cenário educacional e, a partir  desses avanços, os processos de informação e comunicação são otimizados, o que acarreta novas performances na sala de aula (SOARES-LEITE; NASCIMENTO-RIBEIRO, 2012). Nas escolas além de livros, cadernos e lápis, o uso das novas tecnologias invade se fazendo cada vez mais integrante.

Nos dias atuais é encargo das escolas o desenvolvimento de competências e habilidades para tornar os alunos cidadãos críticos e participativos, os inserindo na sociedade moderna. As instituições buscam acessibilidade e inclusão das ferramentas de informação e comunicação na prática pedagógica e essas oferecem um vasto apoio educacional e metodológico, porém não buscam substituir os antigos métodos, mas sim os complementar,  formando uma espécie de pedagogia interativa (LOBO; MAIA, 2015). A internet é uma das ferramentas cruciais de acesso à informação, e a parceria entre tecnologia e educação cria uma ação informativa-comunicativa atuante que, sendo utilizada de forma segura e eficaz, gera o conhecimento que, por sua vez, auxilia a inclusão do aluno no mercado de trabalho.

Com a contribuição do uso da informática, o aluno e professor não se restringem ao aprendizado nas salas de aula, pois o conhecimento vai muito além deste espaço, o que propicia o aluno ser autônomo, promovendo alterações na forma de viver. Além de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico, induz mudanças nas formas de ensinar e aprender. Porém, há a necessidade do professor e escola criarem uma pedagogia e participar de cursos e capacitações que envolvam o processo de planejamento metodológico com o manuseio das tecnologias (LIMA et al, 2019).

A melhoria da qualidade do ensino não se remete unicamente a obtenção dessas, mas também as competências que devem possuir formação adequada e que sejam flexíveis a transformações, devem, ainda, acompanhar a evolução tecnológica, bem como a procedência que irá mediar no modo como os alunos irão se familiarizar com as novas tecnologias (MATOS et al, 2019). Essas transformações apresentam desafios e metas a serem atingidas no que concerne ao método de aprendizagem mediado pelas TICs, acarretando uma série de fatores que implica desde a questão de investimentos à aquisição de equipamentos até a preparação de recursos humanos.

2. DESENVOLVIMENTO

Segundo Baranauskaset et al (1999), o uso do computador passou a ser introduzido nas práticas educacionais em meados de 70, inicialmente para conduzir testes no ramo da física. Posteriormente, o assunto obteve importância, sendo realizados diversos estudos e pesquisas para maior compreensibilidade da matemática. A informatização no espaço escolar foi determinada pelos órgãos: Secretaria de Informática, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a financiadora de Projetos. A prioridade estabelecida foi deixar evidente que o computador seria um instrumento de auxílio ao educador e não iria substituir sua função. Assim, a informática no espaço educacional teria que se ajustar ao povo brasileiro e suas particularidades (LOBO; MAIA, 2015).

De acordo com Baranauskaset et al (1999), o programa brasileiro é bastante diferenciado de outros países. Os órgãos estabelecem sociedades para realização de pesquisas. No Brasil diversas áreas incluindo educação e tecnologias trabalham em cooperação com o Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos que acompanham juntamente com os profissionais, assim observam viabilidade participando da criação e implantação de projetos juntamente com outros órgãos competentes. Esses projetos são implantados para gerar uma situação inclusão e democratização do acesso a tecnologias. Um exemplo é o Programa Nacional de Informática na Educação (PRONINFE) que fomentou o progresso da informatização educacional no ano de 1989 e visava atender as séries de 1°, 2° 3° e educação especial.

O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO), criado no ano de 1997, destinado a incentivar o uso das tecnologias informativas e comunicativas na prática pedagógica, trata-se de um programa que visa tornar viável a acessibilidade de educadores e educandos frente às novas tecnologias, capacitando esses professores a partir de cursos para que, dessa forma, possam introduzir corretamente as suas metodologias de ensino (CARVALHO; SAMPAIO, 2020). Mediante esses programas é possível, ao aluno e professor, à familiarização com a tecnologia e o amplo acesso a comunicação e informação, e, ao aluno, possibilita-se, ainda, o conhecimento acerca das ferramentas informatizadas para que ele possa conduzir suas pesquisas (BASNIAK; SOARES, 2016).

A parceria entre tecnologia e educação pode resultar em um grande ganho para as sociedades modernas, acarretando, com isto, em escolas equipadas, alunos e professores aptos, atualizados e bem informados. Este é o caminho para formar cidadãos: a busca, a inovação e o conhecimento (SILVA, 2018). No vértice da era industrial, que se deu pela passagem massiva de conteúdos a partir de modelos industrializados aplicados ao contexto da educação, fez com que surgissem novas perspectivas de ensino com práticas inovadoras. Os equipamentos deveriam acrescentar e auxiliar o trabalho das pessoas, mas para isso é necessário profissionais preparados e portadores de habilidades específicas (CARVALHO; SAMPAIO, 2020).

Uma das ferramentas tecnológicas, os computadores, começaram a ser desenvolvidos na década de 40, logo após a segunda guerra mundial, para facilitar o processamento e armazenamento de dados para uma construção mais ampla de informações. Assim, em 1991 foi criada a WWW (World Wilde Web), pouco tempo depois, em 1994, foi lançada a internet no Brasil. A partir daí houve a criação de diversos softwares, sites, blogs e o surgimento das tão conhecidas redes sociais. Daí em diante, a tecnologia tem avançado significativamente na sociedade, em todo o mundo. Tendo em vista o favorecimento, a tecnologia passou a ficar atual e cada vez mais presente nas residências, escolas, empresas, deixando as pessoas mais informadas sobre diversos assuntos escolares, da mídia e muito mais (MIRANDA, 2016).

As metamorfoses mediadas pelos meios de comunicação e o interesse constante em mídias caracterizam uma nova forma de aprender. Não se pode negar que essas mídias causam alterações no comportamento das pessoas, por exemplo, a maneira de se relacionarem e de metodizar conhecimentos. Hoje em dia, a questão da qualificação do professor para o manuseio das mídias tecnológicas tem sido bastante discutida no meio educacional (NAGIB, 2018; LIMA et al, 2019; ALMEIDA, 2019). Tem-se em mente que muitos cursos de aperfeiçoamento ou formação não cooperam efetivamente para a incorporação de mudanças na prática didática. Em muitas vezes, o educador quando percebe certos obstáculos que complica sua ação, sente-se desmotivado e muitas vezes se acomoda.

Entretanto, a formação dos profissionais da educação é essencial e requer deles conhecimentos sobre o computador para que se compreenda o uso deste objeto e o introduza na prática educativa de modo que o profissional atinja os objetivos esperados por ele. Neste caso, os cursos de preparação de professores devem se responsabilizar para que os professores se sintam satisfeitos e não passem por frustrações em sala de aula. Neste conceito, Gianolla (2006, p.55) ensina que “os sentimentos relacionados com o computador acontecem sob alguns aspectos principais: recusa medo e sedução”. O educador se sente tímido na hora que demonstra sua objeção. É necessário que ele esteja posto a um aprendizado constante e que seja ocioso com as falhas e acertos (MATOS et al, 2019).

Hodiernamente, o Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO), da Secretaria de Educação a Distância do MEC, na qual foi avultado em conjunto com as secretarias estaduais de educação, insere as mídias de informação e comunicação em unidades escolares, propondo sua aplicação ao planejamento e a prática didática em diferentes disciplinas curriculares, favorecendo o alunado na construção de conhecimentos mais vastos. Este programa também se concentra na capacitação dos docentes para a inclusão e domínio da tecnologia. Este programa é crucial, uma vez que vários professores passam por dificuldades na execução das ferramentas, com isso, o curso os ajuda, a saber, como usá-las e incorporá-las no planejamento são relevantes.

Existe também o Projeto de Implantação e Manutenção das Cidades Digitais. Este projeto é uma ação do Governo Federal com o objetivo de estimular mais inclusão digital para um sumo entendimento, seguindo este preceito a inclusão digital é:

Um processo dinâmico e provisório que se renova e aprimora na ação e na interação dos nós, sobre e na rede de sentidos e suas interconexões. Para isso, é necessária a apropriação crítico-reflexiva dos fenômenos sociotécnicos numa perspectiva de contextualização sociocultural, bem como o desenvolvimento e a manutenção das habilidades necessárias à interação com e através deles (FORESTI; TEIXEIRA, 2009, p. 189).

Partindo desta premissa, pode-se notar que os programas disponibilizados pelo Governo Federal na área educacional em favor da inclusão da tecnologia nas escolas, de maneira que venham a dissipar o conhecimento nas mídias a favor de um melhor aprendizado e planejamento nas escolas do país, aprimora a dinâmica e as relações dentro e fora de sala de aula. Muitos paradigmas envolvem a didática escolar fornecida aos alunos e a formação do professor, e, dessa forma, busca-se exortar a perspectiva do aluno, de forma a oportunizar um diálogo entre aluno e professor mais significativo, o que o coloca em contato com conhecimento múltiplos, propiciados pelo professor a partir de outros modos de responsabilidade e interação (LIMA et al, 2019). Uma mudança de paradigma nos meios educativos é um grande desafio para a comunidade escolar, nesse contexto pode-se argumentar:

Ninguém questionará a evidência da crise que assola os sistemas educativos em todo o planeta. Ela tem vindo a manifestar-se, basicamente, no processo de erosão que, a partir da fragilização do vínculo entre a escola e o desenvolvimento econômico e social, desembocou em massificação, a falta de qualidade, desinvestimento, desmotivação e proletarização dos professores. E que é coincidente com a crise do paradigma estruturante da escola, cuja vigência entrou em colapso a partir do momento em que a sociedade industrial começou a uma nova organização econômica e social cujos contornos ainda não estão completamente definidos, se bem que pareça já evidente a prevalência da informação e do conhecimento sobre as indústrias  (SOUSA; FINO, 2008).

Nesta visão, a era das novas tecnologias se exprime pelo motivo de sensibilização e falta de motivação dos docentes em meio à comunidade escolar. A modernização já exigia mais tecnologias que favorecem os trabalhos das pessoas, deste modo, numa perspectiva escolar, esta, por sua vez, deveria adotar as tecnologias que tanto contribuíssem para a área gerencial da escola quanto para o lado discente e docente, predominando a informação, comunicação e o conhecimento. Sabe-se que o computador, com o apoio da informática, é um grande suporte ao meio pedagógico, mas necessitam de pessoas que saibam como utilizar essas ferramentas no processo didático, saindo um pouco da monotonia, levando outros meios atrativos e eficientes para a escola. Neste contexto Moran (1994, p. 22) defende que:

A escola precisa repensar urgentemente a sua relação com os Meios de Comunicação, deixando de ignorá-los ou considerá-los inimigos. A escola também não pode pensar em imitá-los, porque nos meios predomina a função lúdica, de entretenimento, não a de organização da compreensão do mundo e das atitudes.

Moran (1994, p. 22) ainda argumenta que pode utilizar “os meios de comunicação como motivação do conteúdo de ensino, como ponto de início mais dinâmico e interessante diante de um novo assunto a ser estudado. Podem os meios apresentar o próprio conteúdo a ser abordado”. Com isto,  concluímos essa reflexão afirmando que as TICS auxiliam o docente a aderir outros métodos inovadores capazes de facilitar a explanação e abordagem dos conteúdos mais diversos em sala de aula. Apoiar-se nas tecnologias para estimular o interesse por parte dos alunos é o principal desafio.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A pesquisa revelou que as TICs são fundamentais para melhorar o desenvolvimento do ensino, e, assim, com a inclusão de novas tecnologias o professor pode adaptá-las a prática pedagógica em sala de aula, usando-as como auxílio na sua área de atuação e complementando o conteúdo, o que favorece também aos alunos. Assim sendo, a pesquisa buscou enfatizar que a presença das mídias no contexto da sala de aula é um ponto positivo, pois estimula e motiva docente e discente. Desse modo, inserindo-as no contexto escolar na medida certa e utilizando a que mais se adequar ao conteúdo, promoverá um conhecimento mais amplo do assunto estudado, saindo daquela monotonia na qual os docentes estão acostumados e que já não os motivam tanto.

A pesquisa se atentou em mostrar que o uso dessas novas técnicas serve como complemento auxiliar aos meios mais antigos. Percebeu-se, no decorrer deste trabalho, que elas causam um impacto no meio educacional na qual incorporam novos métodos de ajuda à equipe pedagógica de ensino-aprendizagem, sobretudo no que diz respeito ao auxílio dessas novas ferramentas computacionais e comunicativas como fomentadoras do acesso e obtenção de informações equivalentes às unidades de ensino. Como é de consciência de muitos, a tecnologia promove uma intensa mudança no cenário educacional por meio de diversos avanços, visto que a utilização das TICs é considerada de grande importância pelos próprios docentes.

No entanto, alguns deles ainda se deparam com um problema: a falta de capacitação, logo, de habilidades para lidar com essas tecnologias no contexto da sala de aula. Assim, é de importância a participação dos governantes no processo de desenvolvimento tecnológico educacional por meio da elaboração e efetivação de projetos que visem à informatização dos ambientes de ensino e o investimento na formação continuada para professores, por meio de cursos de capacitação e aperfeiçoamento. O professor – como profissional pedagógico – deve saber como influenciar essas tecnologias e saber usá-las no ambiente educacional, para, assim, propor de maneira adequada, a informação, comunicação, interatividade e colaboração, de acordo com o plano de ensino.

Desse modo, observou-se que as TICS para professores e alunos são ferramentas de grande relevância, pois diversifica as aulas, o que promove uma forma modificada de interagir, possibilitando uma aprendizagem extensiva, fazendo alunos capazes para o mercado de trabalho. Assim, é válido ressaltar que, para que este desenvolvimento aconteça eficazmente nos espaços educativos, é necessário planejamento e cronograma por parte dos docentes e conscientização por parte dos discentes em enxergar que as tecnologias não se resumem apenas as redes sociais, ou seja, é preciso que saibam projetar a utilização correta dos utensílios para o efetivo aprendizado.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, M. D. B. de. Permanência e êxito no ensino médio integrado do IFG Uruaçu: orientações para qualificação e acompanhamento de estudantes. 2019. 225 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no Contexto Escolar. O uso da internet: Uma metodologia dinâmica de ensino. Disponível em: http://monografias.brasilescola.com/educacao/as-tecnologias-informacao-comunicacao-tics-no-contexto-escolar.htm. Acesso em: 22 dez. 2018.

BARANAUSKAS, M. C. C. et al. O Computador na Sociedade do Conhecimento: uma taxonomia para ambientes de aprendizado baseados no computador. Campinas, São Paulo: UNICAMP/NIED, 1999.

BASNIAK, M. I.; SOARES, M. T. C. O ProInfo e a disseminação da Tecnologia Educacional no Brasil. Educação Unisinos, v. 20, n. 2, p. 201-214, 2016.

CARVALHO, F. de. A. L.; SAMPAIO, A. P. L. Análise sobre o Proinfo a partir de uma perspectiva bibliográfica. Revista Sítio Novo, v. 4, n. 1, p. 33-40, 2020.

FORESTI, A.; TEIXEIRA, A. C. As potencialidades de processos de autoria colaborativa na formação escolar dos indivíduos: aprofundando uma faceta do conceito inclusão digital. In: TEIXEIRA, A. C.; MARCON, K (Org.). Inclusão digital experiências, desafios e perspectivas. Passo fundo: Editora da Universidade de Passo fundo, 2009.

GIANOLLA, R. M. Informática na educação: representações sociais do cotidiano. São Paulo: Cortez, 2006.

LIMA, M. A. M. et al. Percepção da avaliação da formação dos docentes do ensino médio das escolas da Regional I em tecnologias digitais. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 1, n. 1, p. 1-9, 2019.

LOBO, A. S. N.; MAIA, L. C. G. O uso das TICs como ferramenta de ensino-aprendizagem no Ensino Superior. Caderno de Geografia, v. 25, n. 44, p. 16-26, 2015.

MATOS, J. D. V. et al. Aprendizagem Significativa por meio do Uso de TICs: Levantamento das Produções da Área de Ensino de 2016 a 2018. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, n. 1, p. 466-475, 2019.

MIRANDA, G. L. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo, n. 3, p. 41-50/EN 39-48, 2016.

MORAN, J. M. Os meios de comunicação na escola. Série ideias n. 9. São Paulo: FDE, 1994.

NAGIB, L. de. R. C. Relação entre metodologias ativas, ciclo de vida docente e qualificação docente no ensino de graduação em Contabilidade. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.

PEREIRA, D. M.; SILVA, G. S. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, v. 10, p. 151-174, 2010.

SILVA, M. A. R. da. Inclusão digital nas escolas públicas: o uso pedagógico de computadores e o PROINFO Natal/RN. Natal: EDUFRN, 2018.

SOARES-LEITE, W. S.; NASCIMENTO-RIBEIRO, C. A. do. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 5, n. 10, p. 173-187, 2012.

SOUSA, J.; FINO, C. N. Educar melhor: A introdução das TIC na educação. 2008. Disponível em: http://educarconsciencia.blogspot.com.br/2013/08/blog-post.html. Acesso em: 24 dez. 2018.

[1] Pós-Graduada em Gestão Pública e de Pessoas. MBA em Gestão de Negócios Imobiliários. Graduada em Administração.

Enviado: Abril, 2020.

Aprovado: Maio, 2020.

5/5 - (4 votes)
Maria Jayne Cavalcante Araujo Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POXA QUE TRISTE!😥

Este Artigo ainda não possui registro DOI, sem ele não podemos calcular as Citações!

SOLICITAR REGISTRO
Pesquisar por categoria…
Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita