BLOG

Como funciona a publicação de um Artigo Científico?

Conteúdo

5/5 - (9 votes)

Muitos autores que buscam ter seu 1º artigo científico publicado em alguma revista científica conceituada e reconhecida, percebem que estão totalmente perdidos e desconhecem todo o processo para que isso seja possível!

Geralmente são exigidos por instituições um artigo científico publicado especialmente no ingresso ao curso de mestrado ou doutorado, como requisito para defender tese ou dissertação, dentre outros.

Nossa Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento tem um formato muito atual, online e de fácil acesso, tanto para pesquisas ou informações sobre assuntos variados, de maneira gratuita e permanente.

Todos nossos arquivos estão em formato HTML, XML, além do formato pdf, o que facilita muito o acesso direto pelo celular, tablet e notebook. Nossa acessibilidade é tão fácil que pode gerar dúvidas se somos apenas um site ou realmente uma revista científica; Sim! Somos uma revista científica com normativas de padrão internacional! E como toda revista, internamente em nossa redação, temos todo um processo para uma publicação sair do status de: Artigo enviado para aceite… até que seu status seja: Artigo científico publicado.

Mais como funciona esse Processo?

Primeiramente o autor vai preparar todo seu artigo científico, sua síntese, seu resumo ou até mesmo seu relato de experiência (temos uma lista de materiais científicos que aceitamos, e não apenas os artigos científicos), fazer uma revisão se está dentro de todas as normativas mínimas para o aceite, se em seu material ele conseguiu descrever sua ideia de forma clara e objetiva, a modo que o leitor e os pares entendam exatamente sua tese e observações; se conseguiu expor os objetivos, se houve um problema pertinentes e quais foram as metodologias adotadas.

Após esse formulário realizado, nossa equipe interna entra em ação!

Estando tudo organizado de forma positiva e em ordem, o autor deve preencher um formulário em nosso site e colocar qual tempo ele deseja ou espera que esse artigo seja avaliado para respectivo parecer de aceite ou não e posteriormente publicado.

O que são ou quem são os Pares?

Quem já ouviu falar que os pares pode ficar pensando: O que isso significa?

Pares nada mais é que:  Um trio de professores especialistas, com titulações equivalentes a do autor do artigo científico analisado ou superior; responsáveis por ler e fazer os apontamentos necessários, ou seja, se o artigo científico atende uma demanda da sociedade, se é necessário para esclarecer alguma questão ou lacuna de conhecimento, se contribui de alguma forma, se atende as exigências de metodologia científica.

O artigo científico nesse momento precisa do aceite de pelo menos dois dos três especialistas, para que possa seguir para a editoração.

Caso haja alguma divergência nas opiniões, vou citar um exemplo para melhor entendimento: Um dos especialistas fez apontamentos que fazem necessários ajustes por parte do autor; Nesse caso, nossa equipe interna vai estar entrando em contato com o autor para que ele possa estar ciente que precisa adequar de acordo com o que foi identificado pelo especialista e adequar as solicitações.

É importante ressaltar que esse artigo científico só pode ser encaminhado de volta para o autor para poder se adequar aos apontamentos dos especialistas uma única vez, e retornar para a avaliação…. Se mesmo assim, depois de adequado e estruturado novamente pelo autor, os especialistas não aceitarem o artigo científico, infelizmente este artigo volta para o autor e não poderá mais ser publicado.

Meu Artigo Científico foi Aceito pelos Pares e agora?

Após os especialistas ou pares aprovarem o artigo científico ele sobe para a editoração!

Essa editoração é a organização feita por nossa equipe interna, de acordo com a agenda e demanda: ajuste de páginas, uma nova estruturação HTML, XML e PDF. Na verdade, é realizado toda uma organização para que esse artigo científico possa estar adequado para a publicação na revista!

Realizada essa adequação ele é encaminhado para o Site e só aí ele recebe o RC (que é o número do registro do artigo científico publicado), também será disponibilizado ao autor a URL de sua publicação e se caso o autor quiser poderá requerer o certificado.

Preciso do RC, URL e o Certificado de um Artigo Científico?

Nesse caso, tudo dependerá do motivo ao qual você escreveu seu artigo científico!

Se você realizou esse artigo para poder estar apresentando em uma determinada instituição para formação em alguma área ou até mesmo para iniciar seus estudos, você deve verificar junto a instituição, para ver se ela aceita a Carta de Aceite do artigo científico ou se a instituição precisa do artigo publicado, sua URL e o Certificado. Caso precise até do certificado, o autor precisa estar ciente que após o aceite do artigo científico pelos pares é necessário um prazo de cinco a dez dias úteis para que o artigo científico esteja publicado no site, esse prazo se faz necessário devido a vários fatores externos e com um certo grau de dificuldades!

O certificado também só pode ser expedido após todo o processo terminado, sendo o último passo de um artigo científico.

Caso tenha verificado junto a instituição e ela por sua vez não exigir que esteja de fato já publicado seu artigo científico, você poderá entregar a carta de aceite uma vez que esse documento que fornecemos é um comprovante que seu artigo científico foi avaliado e aprovado pelos pares e indicado para publicação em nossa Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento.

Minha Instituição não exige o Certificado do artigo Científico, eu posso solicitar mesmo assim?

Pode sim! Costumamos dizer que o certificado seria um Plus. Tendo interesse você pode fazer o requerimento de seu certificado após todo o processo terminado, e assim você poderá guardá-lo e terá para o resto da vida! Em nossa revista científica fornecemos ao autor a opção de salvar seu artigo científico em PDF … sendo este, umas das formas mais fáceis de se guardar um arquivo para futuras consultas.

Geralmente as instituições realmente não exigem o certificado, uma vez que seu artigo científico já está publicado, com URL e número de RC e pode ser cadastrado em seu currículo Lattes.

3 respostas

  1. olá, boa tarde. Fiz o artigo da minha dissertação de mestrado e enviei para uma brasileira, de uma universidade pública. ele me enviaram o aceite ainda em 2020. até o moemnto não foi publicado..daqui a pouco faz um ano… eles não respondem meus e-mails..quando respondem pedem desculpas e dizem que vão ver o que aconteceu… depois do meu aceite já saíram duas edições da revista.. e nada do meu artigo… o que devo fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...