Qual é a importância da leitura no mundo acadêmico?

0
5/5 - (1 vote)

Por que é preciso que pensemos na leitura como um hábito que pode beneficiar as mais diversas camadas de nossa vida? Como a leitura influencia em nossa vida acadêmica e profissional?Por que é preciso que pensemos na leitura como um hábito que pode beneficiar as mais diversas camadas de nossa vida? Como a leitura influencia em nossa vida acadêmica e profissional?

Olá, tudo bem? Em nosso post de hoje iremos discutir sobre uma questão essencial na vida de toda e qualquer pessoa. Não é algo que afeta as pessoas acadêmicas, uma vez que esta prática beneficia um ser humano em todas as camadas de sua vida. Hoje iremos esclarecer os benefícios que a leitura pode lhe proporcionar em sua vida como um todo, como é o caso da interpretação de textos. A compreensão de textos é essencial para que vivamos de uma forma mais plena. Ao longo de nossa vida, sempre escutamos que ler é importante. Assim, hoje, iremos apontar os motivos que tornam esta prática importante. A partir do momento em que adquire o hábito da leitura, o seu cérebro estará mais habituado com uma ampla gama de assuntos, o que faz com que consiga falar sobre coisas mais diversificadas e a defender o seu ponto de vista de uma maneira mais coerente.

A ação da neuroplasticidade

A partir do momento que lemos e conhecemos, o nosso cérebro forma novas sinapses. Você se torna, com isso, um indivíduo muito mais completo. Isto acontece porque terá muito mais conteúdo. À medida em que crescemos e entendemos as situações, ganhamos uma maior maturidade. À medida em que lemos e compreendemos, de fato, o que lemos, o nosso cérebro é ampliado. Passamos a viver uma vida muito mais plena e completa, pois nos são fornecidas diversas formas de viver a vida. A leitura faz com que tenhamos mais subsídios para que viemos a tomar decisões mais coerentes. Além disso, nenhuma leitura será a mesma para sempre. Você pode ter lido uma obra anos atrás. Se você retornar a ela nesse momento terá uma percepção muito diferente. Entretanto, não podemos ignorar o fato de que, em nosso país, a leitura não é um hábito, não faz parte de nossa cultura, logo, é preciso que tentemos reverter esta situação.

A cultura da leitura em nosso país

Como mencionamos, o Brasil, culturalmente, não tem o hábito da leitura. A maior parte das pessoas não têm contato com os livros, o que não acontece nos países  desenvolvidos, uma vez que as crianças, nesses países, têm contato com a leitura desde muito novas. A leitura se torna algo naturalizado porque lhes é imputada essa necessidade desde a infância. Não é o que ocorre em nosso país, pois a maior parte das crianças são de classes baixas e não têm acesso. Nem todas as pessoas conseguem ao menos investir em livros. À medida que se tornam adultos e precisam ler, acabam sofrendo um pouco. Isto acontece todas as vezes que precisamos criar novos hábitos. É um processo doloroso, mas necessário. Quando falamos na aquisição de novos hábitos e do sofrimento nesse processo não podemos entender isso como frescura. As pessoas que alegam dor de cabeça e indisposição devem ser respeitadas.

O processo de criação de novos hábitosO processo de criação de novos hábitos

Sempre que temos que criar novos hábitos, passamos a criar em nosso cérebro novos caminhos. É o mesmo processo que ocorre na musculação, se você não tem o hábito, sentirá dores no começo. Isto acontece porque os seus músculos estão criando uma nova forma. O mesmo ocorre no cérebro em relação ao exercício da leitura. Não é algo que afeta apenas a leitura, mas todo e qualquer hábito que precisamos romper e substituir por um que seja mais confortável. Contudo, para modificar esse hábito, ou melhor, para introduzir o hábito da leitura, é preciso praticar um exercício que iremos introduzir ao longo de nossa conversa. Iremos apresentar algumas dicas que podem lhe ajudar a fazer da leitura um hábito. Recomendamos que você introduza esta prática aos poucos em sua rotina para que não seja um processo caótico. Comecemos com os benefícios provocados pelo hábito da leitura.

Quais são os benefícios que a leitura pode proporcionar?

Há uma série de benefícios provocados pela leitura que podem fazer com que a sua vida mude para a melhor. Contudo, iremos citar um motivo em especial. Entretanto, embora estejamos falando de um benefício, é algo que, pessoalmente, há algo sobre o qual sentimos um pouco de medo que deve ser mencionado. Muitas pessoas sentem medo de ficarem, com o tempo, débeis. Algumas doenças podem acometer a nossa memória conforme envelhecemos, como é o caso do Alzheimer e outras doenças degenerativas que podem fazer com que fiquemos impotentes. Temos estudado com bastante afinco sobre a longevidade do cérebro. Hoje, foi comprovado cientificamente que, quanto mais lemos ao longo de nossa vida, ganhamos mais neuroplasticidade. Nesse sentido, o seu cérebro terá por muito mais tempo autonomia, o que torna capaz de evitar as doenças degenerativas. A leitura nos proporciona lucidez mental.

A lucidez mental conquistada com a leituraA lucidez mental conquistada com a leitura

Este é um benefício fundamental. Por meio da prática da leitura, ao longo dos anos, terá uma maior capacidade de reflexão, o que pode manter o seu cérebro em plena autonomia. Além disso, a todo o momento, estamos aprendendo. Também devemos mencionar que o ato de ler é o hábito mais praticado pelos homens mais ricos em todo o mundo. Todos eles dedicam um tempo em sua rotina para ler e, com isso, adquirem novos hábitos, aprendizados. São pessoas que gostam de fazer isso diariamente. Pensemos, então, em mais alguns benefícios provocados pela prática da leitura. Reflitamos um pouco sobre a importância da leitura em nossa vida acadêmica, isto é, na graduação e/ou na pós-graduação. Embora muitos tenham adquirido um hábito muito ruim, que é o de ler de forma mecânica, copiando trechos que possam lhes ajudar a tirar uma boa nota, é nosso dever chamar a sua atenção para as consequências.

As consequências de uma leitura mecânica

Seja na graduação ou na pós, muitas pessoas leem apenas para fazerem certos tipos de trabalhos, como fichamentos, resumos, artigos, TCCs, dissertações e teses. Contudo, para que você possa refletir e aprender com essa leitura, esse tipo de prática é pouco efetiva. Apenas é possível conhecer a obra quando lemos, de fato. Há um problema que precisamos mencionar: muitos leem tantas críticas, positivas e negativas, mas nunca consultam os autores originais dessa ideia que criticam ou concordam. Claro, existem algumas obras mais complexas e que exigem de nós um pouco mais de repertório, mas é muito importante que procuremos pelas obras e não apenas pelos críticos. Além disso, existem algumas técnicas sobre as quais iremos conversar que podem lhe ajudar a ler melhor esse tipo de texto. Entretanto, com esse exemplo, queremos fazer um alerta quanto à leitura mecânica, com ênfase na cópia.

As discussões sobre autores nunca lidosAs discussões sobre autores nunca lidos

Algo que temos percebido com muita frequência é que diversos alunos têm discutido sobre autores que nunca leram. Uma consequência muito negativa desse tipo de prática é que os alunos sempre farão discussões muito rasas e superficiais. Por esse motivo, gostaríamos de fazer um alerta: quando estiver lendo uma obra, leia por completo, não apenas os fragmentos que podem lhe interessar. Antes de ler essa obra, também recomendamos que faça uma pesquisa prévia para saber quem são esses autores e os seus interesses de pesquisa ao longo dos anos. Entenda, também, o contexto histórico, político, cultural e econômico em que a obra foi escrita. Analise o que aconteceu no ano em que foi publicada. Tome cuidado com alguns tipos de informações, pois não são raros os casos de pesquisadores que afirmam que um dado autor é contemporâneo quando, na verdade, ocorre o oposto.

Entenda o lugar do qual o autor fala

Tão importante quanto entender o conteúdo da obra é compreender o local de fala do qual esse autor discute. Os fatores de seu contexto influenciam em seu ponto de vista sobre a questão a qual está discutindo. A partir desse momento, começaremos a pensar um pouco em como a leitura pode se tornar um hábito em nossa vida. Agora que você já sabe quais são os benefícios, podemos introduzir algumas técnicas de leitura que podem lhe ajudar nessa jornada. Dentre as vantagens, você terá a capacidade de embasar os seus textos de uma forma muito mais significativa. O seu círculo social também será ampliado, uma vez que você será capaz de discutir sobre muitas coisas, o que lhe tornará uma pessoa muito mais interessante. Também será capaz de aumentar a longevidade do seu cérebro, bem como terá uma capacidade maior de pensar de maneira crítica sobre os assuntos que lê diariamente.

Como criar o hábito da leitura?

Se você não gosta de ler e/ou não está habituado a ler, irá se deparar com um grande desafio, mas não desista! A primeira dica é: comece a ler textos cujos temas são de seu interesse. Pode ser qualquer tema. Se o seu interesse é na área da Astrologia, comece por ele. Pode ser um romance canônico da literatura, obras da cultura de massa, como Harry Potter, romances espíritas, histórias em quadrinhos, mangás, qualquer tipo de texto é muito bem-vindo. É muito importante que você dê tempo ao tempo, pois, se quiser começar com uma obra complexa, cuja leitura é pesada, o hábito poderá demorar ainda mais para ser desenvolvido. Por esse motivo, indicamos que comece essa leitura com obras curtas e/ou com uma linguagem mais simples e acessível. Nesse sentido, podemos afirmar que, na maioria das vezes, o que ocorre não é que as pessoas não gostam de ler, mas sim que estão lendo, nesse começo, os textos errados.

A importância de começar a ler por aquilo que lhe interessa

Todo hábito de leitura pode ser aprimorado a partir do momento em que gostamos desta prática e, para isso, precisamos começar com textos simples, com temas que nos atraem, para que quando tivermos a devida maturidade possamos ler os textos mais complexos. Algo que deve ser evitado é a procura por resenhas e outros tipos de vídeos no Youtube para facilitar a leitura, pois, caso o faça, não terá interesse em ler, pois já saberá do que o texto se trata. Há pessoas que para todas as obras que precisam ler procuram por um vídeo no Youtube para que possam fazer uma leitura superficial ou para que não precisem ler. Após encontrar um texto que gosta e com o tema de sua preferência, é fundamental que não leia esse texto de uma vez, pois é necessário criar uma rotina de leitura e esse exercício deve ser feito aos pouquinhos. Aqueles que já gostam de ler com certeza conseguem ler um livro por dia, mas não faça isso no começo.

Leia um pouco por diaLeia um pouco por dia

Mesmo que você leia uma frase ou um parágrafo por dia de um livro, acredite, já é um ótimo começo. Participamos de um grupo religioso e recentemente percebemos que muitos têm reclamado sobre a quantidade de capítulos da Bíblia que entenderam que precisam ler por dia. O mais indicado é a leitura de um pequeno trecho por dia, isto é, de um versículo, apenas. Se amanhã a pessoa se sentir pronta para ler um pouco mais, ao invés de ler um versículo, ler dois seria o mais correto. A prática da leitura tem que ser gradativa até o momento em que você sentir prazer nesse exercício. Apenas devemos aumentar essa quantidade de páginas ou mesmo de capítulos quando esta prática se torna habitual.

A partir do momento em que as pessoas de nosso exemplo pararam de se forçar a ler um capítulo inteiro por dia, passaram a ler de uma forma muito mais significativa, aprendendo, de fato, aquilo que estão lendo, absorvendo essas palavras. A partir do momento em que criamos esse hábito, passamos a gostar muito mais dessa atividade, de modo que esta deixa de ser um fardo e passa a nos proporcionar momentos de prazer e de aprendizado. Algo que irá lhe ajudar nesse processo é carregar o livro que está lendo para que sempre que tiver um tempo livre possa ler um pouquinho. O livro, hoje, pode ser impresso ou digital. Na vida sempre temos que esperar por algo ou alguém. Utilize esse tempo ao seu favor.

Como publicar Artigo Científico

Dúvidas? Sugestões? Deixe seu Comentário!

Digite seu comentário!
Informe seu Nome aqui