REVISTACIENTIFICAMULTIDISCIPLINARNUCLEODOCONHECIMENTO

Revista Científica Multidisciplinar

Pesquisar nos:
Filter by Categorias
Administração
Administração Naval
Agronomia
Arquitetura
Arte
Biologia
Ciência da Computação
Ciência da Religião
Ciências Aeronáuticas
Ciências Sociais
Comunicação
Contabilidade
Educação
Educação Física
Engenharia Agrícola
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia da Computação
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Ética
Filosofia
Física
Gastronomia
Geografia
História
Lei
Letras
Literatura
Marketing
Matemática
Meio Ambiente
Meteorologia
Nutrição
Odontologia
Pedagogia
Psicologia
Química
Saúde
Sem categoria
Sociologia
Tecnologia
Teologia
Turismo
Veterinária
Zootecnia
Pesquisar por:
Selecionar todos
Autores
Palavras-Chave
Comentários
Anexos / Arquivos

Análise da indústria cimentícia brasileira

RC: 24906
143
5/5 - (32 votes)
DOI: ESTE ARTIGO AINDA NÃO POSSUI DOI
SOLICITAR AGORA!

CONTEÚDO

ARTIGO DE REVISÃO 

SILVA, Fagna Fernandes [1]

SILVA, Fagna Fernandes. Análise da indústria cimentícia brasileira. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 01, Vol. 04, pp. 61-67. Janeiro de 2019. ISSN:2448-0959

RESUMO

O cimento surge da necessidade para ajudar na solidez na construção civil. Atualmente a necessidade de produzi algo eco eficiente é algo que faz aumentar a pesquisa na área. Este trabalho tem como objetivo mostrar a evolução da Indústria Cimentícia Brasileira e o processo de produção junto com os impactos ambientais ocasionados e as inovações que surgem, baseado em uma pesquisa analítica-descritiva de relatórios e bibliográficas. O Brasil é portador de um acervo imenso biomassas e resíduos, com isso ele destaca-se no meio de produção. A adição de minerais alternativos é a forma mais eficaz para amenizar a emissão de GEE e assim consolidar uma nova era da indústria cimentícia.

Palavras-chave: Indústria cimentícia brasileira, Impactos na produção do cimento, Inovações na Indústria cimentícia.

INTRODUÇÃO

A palavra cimento é originada do latim caementu, que designava na velha Roma espécie de pedra natural de rochedos e não esquadrejada. A origem do cimento remonta há cerca de 4.500 anos. O cimento surge da necessidade para ajudar na solidez na construção civil. O seu primeiro registro de algo semelhante foi apontado na época da construção das pirâmides no Antigo Egito no qual utilizaram uma mistura de gesso calcinado adicionando cinzas vulcânicas. A partir desse aglomerado e a procurar de algo que aumentasse a durabilidade e a resistência iniciou-se o processo de estudo e aperfeiçoamento.

Desde primeiro conceito de algo que chegaria a ser o popular cimento conhecido hoje, a ideia de inovação em busca de aprimorar sempre esteve entrelaçada no desenvolvimento do cimento.

Este trabalho tem como objetivo mostrar a evolução da Indústria Cimentícia Brasileira e o processo de produção junto com os impactos ambientais ocasionados e as melhorias que surgem como alternativa eco-eficiente.

2. HISTÓRIA DA INDÚSTRIA CIMENTÍCIA BRASILEIRA

O inicio da produção de cimento na indústria brasileira tem como Pioneira o Estado da Paraíba período marcado nos finais do século XIX, apesar do funcionamento da unidade industrial por apenas três meses [1]. Deste modo, a indústria de cimento surge no Brasil quase que paralelamente as outras indústrias que começavam a surgir na época e até então era as principias indústrias manufaturadas.

Desde sua tentativa de implantação no Brasil, até ela solidificasse no continente passou-se por um processo de instabilidade até fixasse. A instalação definitiva de uma unidade industrial ocorreu somente no final da década de 1920, com a entrada em operação de uma fábrica da Companhia Brasileira de Cimento Portland (CBCP), cuja capacidade de produção era de 60 mil toneladas e o controle acionário eram exercidos por canadenses, 70%, e o restante, 30%, por capitais nacionais [2].

Recentemente a indústria brasileira de cimento conta com 88 fábricas distribuídas pelo país sendo 11,36% Região sul, 44,318% Região Sudeste, 9,09% Região Centro-Oeste, 28,409% Região Nordeste e 6,81% Região Norte. Atualmente ocupa o 4º lugar de maiores consumidores do mundo e o 5º de maiores produtores de cimentos [3].

2.1. PRODUÇÃO DO CIMENTO NO BRASIL

O cimento é o segundo produto mais consumido pelo Homem, apenas ultrapassado pela água, é responsável por cerca de 7% das emissões de , SOx e NOx na atmosfera. O ritmo de construção e desenvolvimento global e o consumo cada vez mais acelerados, o desperdício constante na concepção rápida e pouco eficiente dos materiais de construção, bem como a visão a curto prazo dos custos ambientais, são cada vez mais um fator de degradação ecológica e mudanças climáticas [4].

Em escala mundial, aproximadamente 90% das emissões de é proveniente da fabricação de cimento ocorrem durante a produção de clínquer [5]. OS resultados das estimativas de emissões de provenientes da descarbonatação do calcário na produção de clínquer são apresentados na (figura 1) e Produção de cimento e emissões de (Figura 2), baixo:

Figura 1: http://www.mct.gov.br.

Fonte: SNIC (2005).

Figura 2: http://www.mct.gov.br.

Fonte: SNIC (2009).

Durante o processo de combustão, além da emissão de gases de efeito estufa os resíduos, materiais mais voláteis (tais como Hg e Ti) seguem rotas de emissão prejudiciais tanto às propriedades do cimento, como à saúde ocupacional e à saúde ambiental. Muitos desses resíduos contêm metais pesados compostos organoclorados com cadeias vinílicas ou aromáticas, como as dioxinas e os furanos [6].

2.2 INOVAÇÕES NA INDÚSTRIA CIMENTÍCIA

A utilização de resíduos como auxilio eco-eficiente tem sido algo inovador na ação diminuição da emissão . De acordo com a lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que os resíduos somente poderão ser dispostos em aterros após terem sido esgotadas todas as possibilidades de reaproveitamento, a utilização de resíduos como combustível alternativo em fornos de cimento (co-processamento) [7]

O co-processamento reaproveita rejeitos e subprodutos de outras atividades em substituição aos combustíveis tradicionais (coque de petróleo, óleo combustível e carvão) mineral. Dessa forma, resíduos com poder energético, como pneus inservíveis, tintas e biomassas (moinha de carvão, casca de arroz, bagaço de cana, casca de coco, resíduos madeiras, moinha de coque, plásticos rejeitos carbonosos e etc.) são utilizados para alimentar a chama do forno de clínquer, ao mesmo tempo em que são adequadamente destruídos [8]. A seguir veja (Figura 3):

Figura 3: portaldaindustria.com.br.

Fonte: ABCP (2011).

A indústria cimentícia demonstra outro processo de inovação adotando o método de adições no cimento Portland além da utilização do coprocessamento que são obtidas vantagens ambientais e econômicas, como o aproveitamento de resíduos industriais. A redução no uso do clínquer e consequentemente a menor emissão de decorrente do consumo de combustíveis nos fornos e da calcinação do calcário. O processo alternativo de minerais é dividido em três grandes grupos: os materiais cimentícios – como as escórias de alto-forno, os materiais pozolânicos – as cinzas volantes, a sílica ativa, e os materiais não reativos – como o fíller calcário [9].

A crescente utilização de adições ao cimento no Brasil tem representado uma das mais eficazes medidas de controle e redução das emissões de da indústria e isso pode ser observado na (Figura 4), abaixo:

Figura 4: http://www.mct.gov.br .

Fonte: SNIC (2009).

3. METODOLOGIA

O presente trabalho apresentou um estudo analítico-descritivo, por meio da pesquisa de relatórios e bibliográficas contendo dados da evolução da Indústria Cimentícia Brasileira e o processo de evolução da produção junto com os impactos ambientais e as inovações.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

O Brasil é portador de um acervo imenso biomassas e resíduos, com isso ele destaca-se no meio de produção de algo eco eficiência no processo de fabricação utilizando combustíveis alternativos e também temos a tecnologia de adições que auxilia na redução do clínquer, o responsável pela maior emissão de gases durante a produção.

Atualmente vários aspectos de amenizar a emissão De Gases De Efeito Estufa (GEE) foram e estão sendo desenvolvidos acompanhados pelo Sindicato Nacional Da Indústria de Cimento (SNIC) e a Associação brasileira de Cimento Portland (ABCP), dados esses que foram apresentados nas Figuras 3 e 4 acima, onde apresenta ascensões nos resultados. Tecnologias essas que não alterada a composição e sua eficácia, porem não temos a total aderência desses projetos nas indústrias brasileiras e é algo que desde 1990 já foi comprovado a sua ação.

5. CONCLUSÕES

– Atualmente o Brasil tem como representantes das indústrias de cimento a ABCP e SNIC. Ambas são entidades sem fins lucrativos e que desempenha um papel fundamental, desde a consolidação do mercado e qualidade até as categorias administrativas e de interesses individuais, na evolução da indústria promovendo o desenvolvimento sustentavel;

– Os impactos ambientais ocasionados pela indústria têm como evidente as mudanças climáticas provocadas pelas emissões de GEE, porém varias são as tecnologias desenvolvidas para o combate;

– A adição de minerais alternativos é a forma mais eficaz para amenizar a emissão de GEE e assim consolidar uma nova era da indústria cimentícia.

6. REFERÊNCIAS

    1. SUZIGAN, W. A indústria Brasileira: origens e desenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1972.
    2. FERREIRA, M. A. A. M. O Desenvolvimento Regional do Mato Grosso do Sul: O Caso do Cimento. 1999. 206f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 1999 apud SANTOS, B. L. A Indústria De Cimento No Brasil: Origens, Consolidação E Internacionalização. Sociedade & Natureza: Uberlândia, 2011.
    3. SNIC. Sindicato Nacional da Indústria de Cimento. Rio de Janeiro, 2013. v.1. Disponível em: http://www.snic.org.br/pdf/RelatorioAnual2013final.pdf. Acesso em: 09 Jun. 2017.
    4. Metha, P.K.; Monteiro, P.J.M. – Concreto: microestrutura, propriedades e materiais. 3ª ed. IBRACON. Brasil, 2008. p. 77-234.
    5. Indústria brasileira de cimento: Base para a construção do desenvolvimento / Confederação Nacional da Indústria. Associação Brasileira de Cimento Portland. – Brasília : CNI, 2012, p. 37.
    6. LINS, V. F. C; ROCHA, S. D. F; ESPIRITO SANTO, B. C. Aspectos do coprocessamento de resíduos em fornos de clínquer, Belo Horizonte, p. 2, 2010.
    7. Indústria brasileira de cimento: Base para a construção do desenvolvimento / Confederação Nacional da Indústria. Associação Brasileira de Cimento Portland. – Brasília : CNI, 2012, p. 57.
    8. Ministério da Ciência e Tecnologia: Emissões De Gases De Efeito Estufa Nos Processos Industriais – Produtos Minerais. — Brasília: MCT, p.17.
    9. RODRIGUES, M. S. Avaliação de cinzas de palha de cana-de-açúcar e sua utilização como adição mineral em matrizes cimentícias. 2008. 128f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – FACULDADE DE ENGENHARIA AGRÍCOLA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS), Campinas, p.13, 2008.

[1] Estudante de Engenharia Civil.

Enviado: Março, 2018

Aprovado: Janeiro, 2019

5/5 - (32 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POXA QUE TRISTE!😥

Este Artigo ainda não possui registro DOI, sem ele não podemos calcular as Citações!

SOLICITAR REGISTRO
Pesquisar por categoria…
Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita