As ciências evoluem e se reaplica diariamente e, por isso, torná-lo público para a sociedade em geral, de forma acessível é um desafio atualmente. Visando sanar este percalço educativo, a Revista Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento lançou a série “Atualizações de Áreas”, com o objetivo de divulgar gratuitamente os trabalhos e descobertas mais recentes de cada área de conhecimento, ficando reservado a este livro as novidades científicas da grande área das Ciências Biológicas, elaboradas pelos autores durante o 1º Semestre do ano de 2024.
Todas as áreas de conhecimento evoluíram significativamente com o passar dos tempos, e a de Ciências Biológicas vem avançando e se redescobrindo através das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, nas suas mais diversas áreas de constituição, tais como biotecnologia, biologia básica e saúde, dos quais aqui apresentam trabalhos de atualização.
Sendo assim, preparamos mais este E-book, constituído por capítulos que evidenciam os temas mais atuais desta área de conhecimento, com textos elanorados de forma bastante compreensível por todas as parcelas da população brasileira.
Assim apresentamos a área de ciências Biológicas nesse volume contemplando assuntos tais como as diversas áreas da Biotecnologia, legislação de uso de animais de laboratório no ensino e na pesquisa, ciências de animais de laboratório no Brasil, úlceras de córnea e células-tronco, mecanismos de resistência antimicrobiana de microrganismos, visão dos jovens soropositivos sobre o estigma do HIV, panorama atual das práticas integrativas e complementares para a saúde da mulher e a aplicação destas práticas em superdotados, perspectiva do médico generalista sobre o ultrassom Point-of-care (POCUS) como ferramenta diagnóstica na sala de emergência, importância da cefalometria no estudo das maloclusões e aplicações terapêuticas das células-tronco em animais com doença renal.
Desejamos que todos possam acessar, ler e divulgar o conteúdo aqui compartilhado.
Profa. Dra. Milena Gaion Malosso