BLOG

Como melhorar os resultados? Estratégias práticas!

Conteúdo

5/5 - (6 votes)

Embora sempre discutamos aqui sobre métodos de pesquisa, linguagem científica e outras questões de cunho científico, em nosso post de hoje, iremos abordar sobre outras questões cruciais que estão relacionadas ao meio acadêmico. Ou seja, iremos apresentar algumas estratégias práticas para desenvolvimento emocional.

Mas porque abordaremos sobre esse assunto? Bom, temos percebido que grande parte dos nossos acadêmicos, alunos e professores, têm enfrentado sérios problemas de ordem emocional.

Além do mais, reconhecemos que a aplicação de habilidades e competências emocionais é de vital importância ao desenvolvimento de um estudo de maneira assertiva, uma vez que a não atenção a esses fatores pode impactar diretamente na qualidade da produção científica. Pensando nisso, decidimos trazer, então, a abordagem desse assunto. Vamos conferir!

Contexto acadêmico

Cada vez mais temos notado que diversos alunos têm solicitado a prorrogação de prazos nos cursos de mestrado e doutorado por questões emocionais. E, ainda, muitos desses têm desistido dos cursos, frente às exigências impostas a eles.

De modo que, tanto no âmbito da graduação quanto no da pós-graduação, diversos alunos não têm sido capazes de absorver esse conhecimento ou produzir com ele. Diante desse cenário, ao longo deste post, iremos discutir sobre questões pessoais e emocionais, que afetam, além do nosso desempenho acadêmico, a nossa vida como um todo.

Logo, temos como objetivo apresentar ao longo dessa discussão algumas estratégias que podem fazer com que você tenha inteligência emocional, a fim de ter uma vida mais tranquila e, além disso, uma vida de sucesso.

Desenvolva capacidades emocionais!

Algo que podemos afirmar e que está ligado ao desenvolvimento de estratégias de cunho emocional é que certas condições postas a nós pela vida nos obrigam a recorrer a certos mecanismos para que possamos nos emancipar.

Assim sendo, precisamos aproveitar essas oportunidades para desenvolvermos algumas capacidades emocionais. Dentre elas, podemos mencionar a resiliência, os cuidados com a saúde mental e o autocontrole.

Diversas dessas características são impulsionadas por alguns fatores. Dessa forma, o contexto no qual você vive pode ser um fator decisivo ao seu sucesso ou ao seu fracasso, a depender da sua reação quanto às limitações e oportunidades postas diante de você. Logo, é a partir desse contexto que gostaríamos de dar alguns exemplos para que pensemos em estratégias.

O que fazer diante de certas situações da vida?

É certo que todos nós precisamos aprender a lidar com altos e baixos em nossa vida. Mas como podemos fazer isso? Bom, o conhecimento é a única forma de aprender com essas situações e reverter uma situação.

O que fazer diante de certas situações da vida

Se você vive em um contexto que lhe insere uma série de limitações, o principal desafio será mudar essa lógica e, como sabemos, não é um exercício fácil.

No entanto, mesmo que a situação seja difícil e que as respostas não apareçam, apoie-se no conhecimento. Ele é a sua ferramenta mais poderosa, uma vez que a emancipação surge de uma forma natural quando temos acesso ao conhecimento.

Sendo assim, tenha em mente que o conhecimento é o que te dará maior autonomia de vida, a partir do qual você conseguirá desenvolver certas estratégias emocionais para lidar com as diversas situações na vida e conseguirá evoluir enquanto ser humano para um dia alcançar o seu sucesso.

O sucesso e a sua ligação com o desenvolvimento pessoal

O sucesso pessoal de um indivíduo em qualquer contexto começa quando ele coloca em prática certas estratégias emocionais. Entretanto, o sucesso é uma questão bastante ampla, uma vez que perpassa por uma série de contextos e áreas da vida humana, sejam elas individuais ou coletivas.

Dessa forma, quando falamos de sucesso, devemos lembrar que ele também está ligado ao desenvolvimento pessoal, pois sem esse desenvolvimento não é possível que consigamos alcançar a nossa emancipação, enquanto seres humanos, e sucesso.

Porque discutir sobre o desenvolvimento pessoal

Esta discussão é essencial porque temos percebido que há uma quantidade enorme de jovens que estão em situação de vulnerabilidade social, mas que têm buscado pela sua emancipação.

Alguns dos problemas enfrentados por esses jovens – como condições precárias de moradia, a ausência de meios de subsistência, entre outros – são comuns há eras, porém, ainda são frequentes, logo, não podem ser negligenciados.

O nosso principal desafio é o de nos aproximarmos desse público que tem no conhecimento a única alternativa para mudarem a lógica do seu próprio fluxo de vida. Para isso, acreditamos que a democratização do conhecimento é essencial.

Problemas pessoais e o limitação da ação

Temos percebido que cada vez mais os alunos de graduação e pós-graduação têm enfrentado uma série de problemas que inibem a sua capacidade de reflexão e ação. Todavia, grande parte desses alunos que estão dentro desses cursos veem neles uma única possibilidade de mudança de vida, uma vez que essas condições são impostas a eles, por muito tempo, podem ter os impedido de agir e buscar pela emancipação.

É por esse motivo que a reflexão sobre os aspectos que estão por detrás de um sucesso de uma pessoa se torna crucial. Posto isso, iremos pensar nessas questões tendo como base o livro “Seu Sucesso”, o qual possui uma linguagem simples e acessível, uma vez que tem o objetivo de atingir todos aqueles que querem mudar o seu fluxo de vida por meio do conhecimento.

Quais são os aspectos que qualificam o sucesso de uma pessoa?

Tendo como base o livro citado anteriormente, é possível observar que este começa discutindo sobre os aspectos que dão forma ao sucesso. Assim, embora o sucesso seja definido por muitos a partir de um viés filosófico, no livro, ressalta-se que quem define o que é o sucesso somos nós mesmos. Dessa forma, o livro nos convida a refletir sobre:

o que entendemos como uma vida de sucesso? e, o que temos feito para ter essa vida com a qual sonhamos?

Nesse contexto, o livro demonstra que há diversos fatores que podem impulsionar a sua chegada ao sucesso, como é o caso do controle da mente, o trabalho com o corpo e a manifestação corpórea, além da busca pelo conhecimento para reverter uma dada condição imposta pela vida, que nos impede de agir.

Não deixe o medo inibir a sua capacidade de ação

Posto o contexto acima, o livro retrata que se você tem medo de agir, será difícil reverter essa situação, uma vez que a ação demanda iniciativa. Logo, nunca é tarde para recomeçar, visto que uma situação pode ser revertida a partir do momento em que você começar a agir em prol dessa mudança, o que implica sair de sua zona de conforto.

Não deixe o medo inibir a sua capacidade de ação

Há, claro, situações na vida que nos insere uma série de limitações, porém, não devemos permitir que elas nos calem e que nos impeçam de agir.

Pensemos em um exemplo prático. Suponhamos que um casal esteja junto há dez anos, mas ainda assim não se casaram. Um dos motivos para isso pode ser o medo.

Entretanto, é importante destacar que esse medo pode desgastar o relacionamento, uma vez que a falta de fé naquela relação e o fato de deixar que o medo se torne protagonista são pontos que podem fazer com que dúvidas surjam e afetem a qualidade daquela relação. Logo, para que essa situação possa ser revertida, é primordial que ambos estabeleçam um aspecto fundamental: o foco.

A importância do foco

Quando não temos foco, é comum que tenhamos medo sobre aquilo que o futuro tem para nós, pois não sabemos aonde queremos chegar. Dessa forma, o foco é importante, porque ele é primordial para que consigamos alcançar os nossos objetivos.

Entretanto, ele sozinho não é suficiente, pois também é essencial que, ao longo de nossas vidas, adotemos, além do foco, a capacidade de ação para conseguirmos conquistar aquilo que queremos.

A importância da ação

A própria Bíblia já nos diz que a “fé sem obras é morta”, isto é, não basta que acreditemos em algo e que tenhamos isto como meta. É fundamental que atuemos em prol dessa mudança da qual necessitamos. Pensemos um pouco mais sobre a questão da ação.

Ao longo dos anos, temos observado que diversas pessoas têm adotado um discurso de certa forma positivo quanto ao sucesso. Decoram, copiam e enviam frases motivacionais, sobretudo por meio das redes sociais. Contudo, é preciso que reflitamos se elas acreditam e agem de acordo com aquilo que propagam.

Incoerências no comportamento de um ser humano

Muitas pessoas adeptas às frases motivacionais, bem como à defesa de certos tipos de comportamentos, na verdade, veiculam uma imagem por meio das redes sociais, porém, na vida real, agem de uma forma muito diferente, incoerente.

Nesse sentido, muitas dessas pessoas falam algo, mas, na prática, agem de uma forma oposta, contraditória. Assim, é por esse motivo que o foco desse livro não é a apresentação de conceitos científicos sobre as questões ali pontuadas.

O escopo principal foi o de discorrer sobre algumas estratégias que podem ajudar um indivíduo em qualquer contexto. Essas estratégias estão ligadas ao fortalecimento dos aspectos emocionais. Há, claro, conceitos típicos ao campo da neurociência aos quais não podemos não nos ater.

A neurociência, a psicanálise e a psiquiatria são campos essenciais que nos permitem refletir sobre as questões relacionadas ao desenvolvimento humano. Contudo, baseado em experiências vivenciadas, o livro destaca a importância da capacidade de reflexão do contexto em que você está vivendo e te estimula a pensar em como começará agir a partir de então.

A importância de refletir antes de tomar decisões

Antes de tomar decisões e estabelecer estratégias capazes de consolidar essas decisões, é crucial que você reflita sobre cada um dos pontos elencados no livro “Seu Sucesso”. Ao longo desta obra, são compartilhadas algumas experiências pessoais que têm muito a contribuir com você que está interessado em mudar de vida por meio do conhecimento.

Acreditamos que esse é o momento ideal para que discutamos sobre essas questões, pois já estamos no final do ano e muitas pessoas ainda estão perdidas. O final do ano e começo de um novo ano é um período em que costumamos ficar mais reflexivos e, dessa forma, é o momento ideal para que nos permitamos mudar de vida e atribuir uma outra configuração à nossa vida.

Por que devemos mudar?

O processo de mudança insere uma série de benefícios em nossas vidas, seja em termos pessoais, profissionais ou acadêmicos. Contudo, a fim de que possamos, de fato, mudar, não podemos continuar a viver no modo automático, uma vez que é preciso tirarmos um tempo de nosso dia para refletirmos sobre o que queremos para o próximo ano.

Por que devemos mudarSe você está passando por esse tipo de situação, agora é um momento ideal para refletir sobre as mudanças necessárias em sua vida.

O livro apresentado não é voltado aos acadêmicos, bem como não carrega, em si, aquele tipo de proposta que promete o sucesso em poucos dias, porque isso não existe.

O objetivo dele é o de, a partir de uma linguagem prática e acessível, fazer com que você reflita sobre o que quer para a sua vida a partir de agora. Sendo assim, o livro te convida a refletir e a agir de uma forma mais assertiva a partir de então.

Repense as suas estratégias e ações

Com este post, tivemos como objetivo instigar você a repensar as suas estratégias mentais e comportamentais, uma vez que toda ação demanda uma estratégia específica. Assim, com a leitura dessa obra pode ter certeza de que você encontrará dicas que farão com que você, dentro do seu próprio contexto, seja capaz de desenvolver caminhos emocionais que te ajudarão a viver a vida que sempre sonhou, uma vida de sucesso de maneira alargada.

Repense as suas estratégias e açõesAlém disso, ao longo do livro, você entenderá que o sucesso é uma questão relativa e específica para cada indivíduo, e que ele não está ligado apenas aos aspectos financeiros, pois esse sucesso representa apenas uma pequena parcela em sua vida.

Nesse contexto, o principal objetivo desta obra se baseia em apresentar estratégias para que todos possam repensar e alcançar aquilo que lhe é tido como o sucesso, além de demonstrar como podemos cuidar de nossas mentes, corpos e conhecimento, destacando que o foco e a ação são elementos essenciais nesse processo de descobrimento e desenvolvimento pessoal que são tão importantes para a nossa emancipação. Logo, recomendamos a você para que aprenda como melhorar os seus resultados na vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...