BLOG

Como atualizar Currículo Lattes? Passo a Passo

Conteúdo

5/5 - (15 votes)

Um dos grandes desafios para os acadêmicos, é, se adequarem as exigências administrativas, principalmente aquelas vindas por mudanças exteriores, como por exemplo, as exigências curriculares.

Apesar de existir deste 1999, o currículo lattes (criando e mantido pelo CNPQ), começou a ganhar força nos últimos anos. Especialmente depois que os programas de ensino superior, sejam os programas de graduação quanto os programas de pós-graduação, se viram dependente do currículo lattes para garantir suas respectivas pontuações, e, além disso, serem exigidos para qualquer tipo de solicitação e incentivo. Desta forma, como um ordenamento superior do CNPQ, os coordenadores passaram a pressionar seus professores, que consequentemente passaram a pressionar seus alunos.

No entanto, o currículo lattes não possui um preenchimento simples, desde sua idealização exigências de preenchimentos de toda a vida acadêmica, congressos participados, artigos publicados, artigos citados, funções exercidas, qualificações acadêmicas, cursos realizados, palestras efetivadas, dentre outras informações que compõem a gama de exigência de preenchimento tem se tornado uma espécie de desafio aos docentes, especialmente aqueles cujo a vida acadêmica já ocupa longos anos, onde nem o computador era de tão fácil acesso, nem as cobranças perpassavam por essas complexidades.

Desta forma, recuperar as informações de todos os passos da vida acadêmica, buscar suas comprovações, guardar, catalogar, e preencher o lattes, ainda é um grande desafio. Vale ressaltar, neste sentido, que o próprio CNPQ dispõe de uma linha de atendimento, com atendentes bem treinados e pacientes para acompanhar os professores e alunos nas dúvidas quanto ao preenchimento, mesmo assim, os acadêmicos tem colocado suas dúvidas até nós, solicitando exemplificações práticas quanto ao preenchimento, uma vez que nem sempre é possível acompanhar o conhecimento pelo telefone. Neste ponto, os acadêmicos em inicio de jornada do conhecimento, e, que são orientados devidamente levam vantagens perante nós (acadêmicos mais antigo), pois tem o privilégio de preencher seus respectivos currículos nas medidas em que os eventos forem ocorrendo, e seus trabalhos forem sendo desenvolvidos.

Assim, esse vídeo faz parte de uma série de aulas que visam auxiliar os acadêmicos no preenchimento do lattes. Esse primeiro, visa auxiliar na condução para preenchimento dos artigos publicados.

Link Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br

3 respostas

  1. No meu caso não tô conseguindo atualizar meu currículo Lattes e agora o que eu faço.

  2. Olá boa tarde
    Não estou conseguindo atualizar meu curriculum lattes.
    Gostaria de saber o que esta acontecndo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...