BLOG

Como fazer as escolhas certas? Análise swot ou análise fofa – Recortes de uma palestra

Conteúdo

Avalie!

Aprendendo a fazer escolhas certas: conhecendo as características da análise swot e as suas principais contribuições com o desenvolvimento pessoal

Aprendendo a fazer escolhas certas: conhecendo as características da análise swot e as suas principais contribuições com o desenvolvimento pessoal

Olá, tudo bem? Em nosso post de hoje iremos conversar sobre as ferramentas que podem impulsionar o nosso desenvolvimento pessoal. Dentre elas, temos a conhecida análise swot. Esse tipo de ferramenta nada mais é do que um instrumento que tem, como objetivo, identificar habilidades e competências, e, além disso, apresenta dados sobre o que deve ser melhorado ao buscar por tal desenvolvimento. É uma forma de pensar em nossos pontos fracos e fortes, considerando-se, nesse processo, as oportunidades e ameaças. A análise swot pessoal é uma ferramenta que tem muito a contribuir, seja com o desenvolvimento pessoal ou para com o mundo corporativo. Em muitas vezes, os fatores internos e externos estão escondidos e devem ser identificados e, com isso, temos a chance de nos aperfeiçoar, atrair mais pessoas e se posicionar melhor com o auxílio desse poderoso instrumento.

A análise SWOT em seus múltiplos contexto de atuação

A análise swot acaba sendo empregada em diversos contextos. Em primeiro lugar, cumpre afirmar que trata-se de uma metodologia ligada ao planejamento estratégico, e, a partir dela, podemos descobrir forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Assim sendo, aspectos internos e externos são considerados nessa análise. A partir deles, torna-se possível o estabelecimento de estratégias assertivas para que decisões corretas sejam tomadas. No contexto brasileiro, esta prática é conhecida como matriz FOFA. Surgiu por volta dos anos de 1960, aparecendo, pela primeira vez, na universidade de Stanford. Tinha-se como escopo principal observar o cenário em que uma empresa estava inserida de forma mais precisa, para, assim, identificar os caminhos que funcionavam e aqueles que demandavam ajustes. É a chance perfeita para descobrir mais sobre si mesmo, e, além disso, fortalecer carreiras.

A análise SWOT e a sua contribuição com o desenvolvimento pessoal

A análise SWOT e a sua contribuição com o desenvolvimento pessoal

A análise swot é uma ferramenta eficiente pois ajuda a identificar as habilidades e competências a serem desenvolvidas ou aprimoradas, e, ainda, pode-se descobrir o que precisa ser mudado ao buscar pelo desenvolvimento próprio. Mesmo fora do contexto corporativo, a aplicabilidade da ferramenta permanece a mesma, porém, no âmbito pessoal, há diversas situações em que esse tipo de análise torna-se benéfica. Em primeiro lugar, é possível melhorar o nosso portfólio, focando nos pontos fortes e demonstrando, aos clientes, o que você pode fazer por eles. Além disso, é possível fortalecer as competências e habilidades, o que faz com que se destaque perante aos outros profissionais, tendo mais chances de fechar negócios. Há, ainda, a possibilidade de mudança de carreira, iniciando, inclusive, uma nova atividade. Com isso, igualamos nossas oportunidades e aumentamos o nosso potencial.

Por que a análise SWOT é importante?

A análise swot tem como foco o âmbito individual, e, dessa forma, podemos nos conhecer de uma forma mais profunda, visto que identificamos o que é preciso para que vençamos as nossas dificuldades e obstáculos; para que aproveitemos melhor as nossas oportunidades; para que fortalecemos as nossas competências e habilidades; para que ultrapassemos as possíveis ameaças; e para que conquistemos os objetivos e metas necessários à concretização de nossos sonhos e desejos. Tem-se, como consequência dessa análise pessoal, o trabalho diário com o autoconhecimento, o que propicia a realização de um planejamento estratégico de vida. Por meio dessa ferramenta é possível saber as atividades que podem fazer com que você se destaque, considerando-se as mais diversas. Além disso, com esse método estruturado, é possível termos uma consciência maior acerca de nós mesmos.

O autoconhecimento e o feedback pessoal

Por meio desse poderoso instrumento, podemos obter, a cada dia, um maior autoconhecimento. A avaliação detalhada sobre nossas competências e habilidades permite que entendamos os nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos, e, além disso, conhecemos e confirmamos sonhos que desejamos perseguir e as metas que desejamos alcançar. No que toca ao feedback, cumpre destacar que ele é de suma importância para que nos desenvolvamos, bem como para que impulsionemos os diversos setores de nossa vida, como a carreira. O feedback nos ajuda a compreender e escolher as melhores formas para nos posicionarmos diariamente. Os comentários, sugestões e críticas são cruciais nesse processo, pois é apenas dessa forma que conseguimos descobrir exatamente o que precisa ser mudado e de que forma. Com isso, acreditamos ser necessário refletirmos sobre esse uso da ferramenta.

Por que as pessoas têm procurado pela análise SWOT?

Em razão da ferramenta ser considerada como útil em diversos cenários, diversas pessoas têm procurado por ela. Dentre as suas principais vantagens, têm sido muito úteis no que toca à racionalização de situações e à saída de um estado de auto boicote contínuo que impede a eficácia do nosso desenvolvimento pessoal. Como mencionamos, a análise swot surgiu já há um tempo. Foram dois professores que desenvolveram o instrumento. Em um primeiro momento, o enfoque era mais na seara empresarial, porém, hoje, aplica-se aos mais diversos contextos. Dentre os seus principais objetivos, tem-se a análise de um dado cenário. Contudo, percebeu-se que a análise também é muito útil no que toca à análise de aspectos pessoais. Ela é muito útil para que consigamos racionalizar situações e sair do estado de auto boicote.

Como funciona a análise SWOT?

Este tipo de análise apenas será produtivo caso seja executada da maneira correta. Algumas pessoas tentam se enganar e acabam manipulando a ferramenta para que atenda aos seus objetivos, o que faz com que os resultados fornecidos não sejam reais. Assim sendo, se a análise for empregada da maneira devida, você conseguirá visualizar todos os seus benefícios, e, mais do que isso, colocá-los em prática. O principal desafio é compreender os pontos negativos e positivos de uma dada situação. A fim de que você consiga aplicar o instrumento, iremos apresentar duas formas diferentes. Uma dessas abordagens é mais complexa e a outra um pouco mais simples. A análise trabalha com um esquema de pontuação disposto na forma de tabela. Essa ferramenta ajuda a todos aqueles que precisam tomar decisões rápidas e não sabem como o fazer.

Utilizando a análise SWOT

Basicamente, a análise swot funciona na forma de uma cruz. Nessa cruz, aparecem quatro eixos, em cada uma das suas pontas. Eles representam as suas forças, as suas fraquezas, as suas oportunidades e as suas ameaças. Compreendemos que esses eixos estão ligados às vantagens e desvantagens, sendo que elas simplificam o que estamos querendo demonstrar. Por exemplo, no caso desse curso de desenvolvimento pessoal, antes de concretizá-lo, foi preciso pensar nas vantagens e desvantagens. É preciso mapear esses benefícios e malefícios, inserindo-os nas quatro pontas da cruz. No eixo da força, por exemplo, poder-se-ia inserir o exercício de repensar sobre a vida e se encontrar enquanto pessoa, porém, como sabemos, toda ação tem a sua reação. No eixo da fraqueza, por exemplo, a perda de algumas horas de sono poderia ser uma fraqueza, assim como de momentos de lazer e do contato com amigos.

Liste todas as vantagens e desvantagens

Liste todas as vantagens e desvantagens

A fim de que você chegue aos benefícios e malefícios implicados em uma decisão, é preciso que você liste todas as vantagens e desvantagens dentro dos quatro eixos aqui listados, pois, dessa forma, você terá um panorama geral sobre a sua vida e sobre essa decisão em específico. Logo quando acordamos podemos executar esse exercício: por exemplo, qual é a vantagem e a desvantagem de ir para a escola no dia de hoje? Qual é a vantagem e a desvantagem em sair com os seus amigos no dia de hoje? Enfim, você pode aplicar essas questões tanto às situações simples e corriqueiras do dia a dia quanto em situações mais complexas, que envolvem problemas com uma maior significância. Contudo, é preciso que você, logo de início, procure sistematizar o seu cérebro para que ele saiba o que é positivo e negativo. Depois que você conseguir racionalizar sobre tais questões, aplique a situações mais complexas.

Os eixos das oportunidades e ameaças

Na análise swot também pensamos em todas as oportunidades e ameaças que perpassam por uma certa decisão. Dentre as possíveis oportunidades para o público adolescente no que toca ao desenvolvimento pessoal podemos listar, por exemplo, a conquista de um estágio em um local que possa, verdadeiramente, contribuir para com a carreira escolhida, bem como, a partir desse curso, é possível iniciar a jornada rumo à profissionalização. Assim sendo, é necessário pensar nas vantagens que esse curso pode fomentar. Dentre essas, tem-se as vantagens em diversos setores que regem a vida humana, o que faz com que a vida seja mais saudável e repleta de boas oportunidades. Dentre as ameaças, temos os “surtos”, pois pensar demais sempre demanda um esforço que pode nos prejudicar fisicamente (dores de cabeça, por exemplo). O cansaço físico e mental e a queda na popularidade também são alguns problemas.

Aprendendo a identificar o que é, de fato, importante

Aprendendo a identificar o que é, de fato, importante

A análise swot deve auxiliar você a identificar o que é de fato importante em diversas esferas da sua vida, seja a pessoal, a profissional ou a acadêmica. Para tanto, é de suma importância listar as vantagens e desvantagens de cada decisão que deseja tomar para que não haja arrependimentos, bem como para que se tenha uma visão global dessa decisão, enxergando todos os pontos fundamentais a ela. Além disso, há um certo comando que deve nos guiar em todo esse processo: para toda ação, há uma reação, para cada decisão, há consequências das quais não podemos nos libertar, porém, podemos aprender a lidar com cada uma delas de forma estratégica e efetiva. Assim sendo, cumpre afirmar que nenhuma escolha passa despercebida, visto que está sempre ligada a uma reação da qual não podemos nos desvencilhar. Mesmo a melhor decisão está ligada a consequências de ordens diversas.

As consequências implicadas em uma dada decisão

As consequências implicadas em uma dada decisão

Até mesmo a decisão que, na sua visão, foi muito benéfica, está ligada a uma ou mais consequências. Como essas consequências estão ligadas a reações, sempre haverá uma ou mais pessoas que serão afetadas com a sua decisão e, por isso, elas devem ser tomadas de forma efetiva para que os danos a você e aos outros sejam mínimos e, de certa forma, benéficos. Por exemplo, suponhamos que, a partir desse momento, você tenha definido para si mesmo que irá se dedicar a estudar. Com toda a certeza a sua rotina e as pessoas ao seu redor serão afetados. É natural que haja uma reação e, nesse caso, é inevitável, você irá se afastar de algumas pessoas, pois dispensará diversas horas do seu dia ao ato de estudar. É impossível que estejamos em dois lugares ao mesmo tempo. O mesmo vale para quem deseja fazer regime. As comidas tóxicas não poderão fazer parte da sua rotina, por mais deliciosas que você as considere. É uma reação.

A satisfação e as suas reações

Suponhamos que você tenha definido que passará a frequentar a academia todos os dias em razão de uma dada finalidade, como, por exemplo, a perda de peso. Você ganhará mais saúde, é um fato, mas há consequências, como a perda de tempo que você poderia dispensar em outras atividades ou com outras pessoas, e, ainda, há a perda de dinheiro também, já que devemos pagar para que tenhamos acesso a esse tipo de serviço. No caso da academia, há, ainda, o caso das dores físicas. Sempre que começamos uma rotina de exercícios, até que nos acostumemos, o processo, de certa forma, é doloroso. Mesmo no caso das pessoas que já estão acostumadas, quando começam um exercício diferente, tudo dói.

É a esse tipo de reação que estamos nos referindo. Para cada decisão, há consequências de ordens diversas, sejam elas financeiras, psíquicas, físicas etc. Com isso, podemos concluir que tudo na vida demanda uma ação e, por consequência, uma reação da qual não podemos nos libertar, por mais mínima e “insignificante” que essa reação possa ser, ela produz efeitos. É muito normal que nos deparemos com situações em que acabamos afirmando que a reação para essa decisão não é tão grandiosa, como, por exemplo, estudar e focar em mim. Contudo, você perderá alguns amigos que não concordam muito com essa postura e não será tão popular. É preciso mensurar o quão importantes são essas coisas/pessoas que virá a perder.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...