BLOG

10 dicas para você publicar seu Artigo Científico de Engenharia

Conteúdo

5/5 - (4 votes)

Publicar seu Artigo Científico de EngenhariaA publicação de artigos científicos de Engenharia é certamente um dos principais meios de enriquecimento da sua vida acadêmica. São publicações que comunicam e geram informações entre os graduandos, professores e doutores. A área traz muitos benefícios, tanto para essa geração quanto para gerações futuras. É a partir da troca de experiências que o progresso avança, englobando todas as áreas da engenharia e suas diferentes linhas de trabalho.

É imensurável os benefícios que os artigos científicos de engenharia causam em uma sociedade, tanto na parte profissional/técnica de cada uma das áreas, quanto no seu próprio cotidiano, você pode se beneficiar com todas essas informações de qualidade disponíveis.

Pensando nos enormes benefícios que os artigos científicos de engenharia te trarão, como todo novo projeto, é necessário ter um direcionamento pré obra; desprender a atenção aos pequenos detalhes e definir cada característica da metodologia usada. Digamos que essas definições deverão ocorrer quando seu estudo ainda está na planta.

Para te dar um empurrãozinho nesse início da planta, trouxemos os 10 passos primordiais e importantes para a publicação de um artigo científico de engenharia com sucesso. Vamos lá!

10. Tenha um tema inédito para seu Artigo Científico de Engenharia

Todos os artigos científicos de engenharia necessitam ser inéditos, e de sua própria autoria.

Geralmente a ideia de publicar um artigo científico de engenharia surge quando um estudante ou pesquisador acaba de encontrar novas evidências, novos raciocínios, e querem compartilhar essa sua nova descoberta com toda uma sociedade.

A partir desse novo pensamento o ideal é partir para as buscas e informações já existentes sobre o assunto, ver quais métodos podem ser aplicados a maneira de provar o que se refere ao seu estudo.

Essa busca que sugerimos pode ser realizada em conjunto, talvez um grupo de pesquisas, ou um professor coautor. Se tratando de artigos científicos de engenharia o autor pode ser uma ou mais pessoas, desde que esteja dentro do padrão de estudo. Por exemplo:

Um estudo que não exigiu uma metodologia tão complicada, apresentou uma organização de dados com menos dificuldades, tratou de uma pesquisa realizada de forma simples e que resultou em um artigo científico com quatro folhas, não precisará de oito autores, isso é obvio. É impossível os oito diante do tema proposto retratar em quatro folhas todas as conclusões que cada um deveria trazer para o estudo.

Quero deixar claro para você que: não tem a ver com o número de folhas utilizadas em seu artigo científico, pode acontecer de um grupo de sete autores entregarem seu artigo científico em três folhas e mesmo assim ser aceito. Isso ocorre porque determinado tema possa ter exigido muito de todos os autores a realização de uma pesquisa muito ampla e extremamente detalhada com experiências laboratoriais de difíceis conclusões. Os avaliadores são extremamente capacitados para identificar essas situações devido a tantas avaliações e experiência, eles sabem distinguir corretamente cada um desse casos.

Tão importante quanto o tema é o título do seu artigo científico de engenharia. Ele deve ser muito bem elaborado, é a partir dele que os leitores poderão saber do que se trata e o que propõe sua pesquisa.

Também é de extremo valor analisar se de fato seu novo estudo traz algo realmente importante e relevante. Lembrando que um dos principais motivos de se publicar um artigo científico de engenharia é a sua qualidade, seu tema precisa agregar conhecimento e ser interessante.

09. Tenha um foco e um objetivo em seu Artigo Científico de Engenharia

É muito comum o autor iniciar seu artigo científico de engenharia focado no assunto que deseja tratar em todo o texto, mas devido à falta de planejamento inicial do que pretende apresentar de fato, o autor acaba saindo do foco.

Você pode começar a escrever tanto ao ponto de acabar se enrolando todo e ficar totalmente perdido e não chega a lugar nenhum. O planejamento é tudo, já ouviu dizer que tem a hora certa para começar a escrever?

Primeiramente, reúna todas as informações necessárias de forma organizada. Os gráficos, os resultados, conclusões e tudo que exigirá em seu tema. Planeje como deseja que fique seu artigo científico de engenharia, isso é ter uma linha de raciocínio prévio, e seguindo-a você dificilmente sairá do foco.

Outra dica importante é você deixar bem claro seus objetivos, porque se decidiu por esse tema, para que servirá esse conhecimento? É de relevância na área da engenharia? A falta de um objetivo claro e bem descrito é um dos fatores que mais leva os avaliadores a reprovação do material, fique atento.

Antes de enviar seu artigo para a avaliação sempre verifique se seu objetivo está bem definido, se você conseguiu passar seu pensamento de forma correta, revise se em nenhum momento perdeu o foco inicial proposto em sua pesquisa.

08. Escolha de onde será publicado seu Artigo Científico de Engenharia

Essa é uma das principais dúvidas entre os pesquisadores, assunto de muitas conversas e discussões, principalmente sendo a engenharia uma área tão ampla.

Existem revistas científicas específicas na área da engenharia e revistas científicas multidisciplinares. São infinitos fatores que as tornam diferentes umas das outras.  Você precisa conhecer e estar ciente de todas.

Tudo dependerá do seu objetivo e tema. Recomendamos que você pesquise bastante pelas fontes, leia muitos artigos, faça comparações e verifique qual é o que mais se enquadra ou se aproxima de seu artigo científico.

Acredito que apenas em algumas linhas não conseguiremos listar todos os tópicos que existem, as possibilidades são infinitas. Que fique claro que isso é apenas um guia, a melhor escolha só você pode fazer!

Analise todas as possibilidades a seguir:

  • Revista científica indexada ou revistas científicas com sistematização em PDF?
  • A revista científica está indexada em quais bancos de dados?
  • A publicação de um artigo científico de engenharia é de forma gratuita ou paga?
  • A Revista científica possui uma redação atuante, caso você precise de algum auxílio?
  • Sabia que as normatizações são específicas e diferenciadas em cada revista científica?
  • A Revista científica possui um website com acessibilidade aos leitores?
  • A Revista científica cobra para os leitores visualizarem na integra os artigos científicos?
  • Quem publica nesta Revista científica? Existe uma diversidade de autores?
  • A Revista científica investe em divulgação?

Percebeu como são infinitas as opções, e que cada escolha pode interferir diretamente em seu resultado? Recomendamos que faça sua escolha sem pressa e ansiedade.

07. Estude as normativas(regras) da revista científica escolhida para o aceite do seu Artigo Científico de Engenharia

As normativas são normas especificas definidas de acordo com o interesse de cada revista científica. Devem ser cumpridas e respeitadas.

Ao investigar sobre a revista científica que pretende enviar seu artigo científico de engenharia, não se esqueça de consultar e estudar quais são suas regras. O não cumprimento das regras impostas levará a reprovação do artigo científico, muitas vezes de forma definitiva.

Lembre-se que assim como o não cumprimento das normativas, os erros ortográficos também são inadmissíveis em um artigo científico de engenharia, então, caso surja qualquer tipo de dúvida na escrita ou na concordância das palavras, não deixe de consultar nosso velho amigo dicionário.

06. Estruture seu Artigo Científico de Engenharia

Como já mencionado no início, é necessário que todo projeto tenha um planejamento inicial para que sua obra tenha ações norteadas e um resultado satisfatório.

Para que seu artigo científico possa se classificar como tal e para que possamos passar todo o conteúdo estudado para ele, por regra, é necessário que você siga um padrão.

Vamos citar abaixo o que todo artigo científico de engenharia precisa ter em sua estrutura básica.

1º Título

2º Resumo

3º Palavras-Chaves

4º Introdução

5º Conclusão e ou Considerações Finais

6º Referências Bibliográficas

Logo ao inicial já anote quais são as ideias para cada parte do seu artigo científico de engenharia e assim que se sentir seguro para começar a execução do trabalho, comece!

05. Cuidado com o plágio e as citações erradas em seu artigo científico de engenharia

Um dos maiores erros cometidos por pesquisadores, talvez pela inexperiência, é o crime de plágio em artigos científicos. Sim, o plágio consiste em crime, previsto na Lei como crime de violação dos diretos autorais.

O plágio que mais aparece em artigos científicos, geralmente ocorrem de forma discreta, possivelmente muitas vezes de forma involuntária.

mas como assim? Forma involuntária? Vou te explicar:

Os estudantes, pesquisadores, graduandos estão sempre procurando informações, são bombardeados por muitas delas ao mesmo tempo, consequentemente, muitas destas informações seguem a mesma linha de pensamentos e raciocínios dos próprios estudantes. Por sua vez, quando vão passar sua ideia para o papel, involuntariamente acabam por usar as mesmas palavras já usadas por autores anteriormente e até pequenas frases, sem as devidas citações.

Vale ressaltar que nos dias de hoje devido ao grande avanço da tecnologia é muito simples manusear um detector de plágio. Diversas revistas científicas assim que recebem o material para a avaliação dos pares, já passa instantaneamente por essas ferramentas. No entanto, também existe no mundo dos artigos científicos de engenharia alguns autores totalmente irresponsáveis que acabam realizando descaradamente o conhecido: copiar e colar. Estes, por seu ato de total irresponsabilidade pode colocar sua vida acadêmica em risco, juntamente com seu prestígio como pesquisador.

Já imaginou um engenheiro assinando um projeto, ou uma planta sua? Isso certamente é inadmissível em qualquer área.

Falando um pouco mais das citações, ao contrário do que muitos pesquisadores pensam, as citações são muito bem vistas e quase que necessárias em todos os artigos científicos de engenharia. É na citação (fazendo de forma correta), que você consegue dar mais ênfase em seu raciocínio.

04. Quando estiver pronto seu artigo científico de engenharia, faça uma revisão geral!

Nessa revisão você deve se concentrar nos pequenos detalhes, pois será sua última oportunidade de fazer qualquer ajuste que julgue necessário. Verifique os seguintes pontos:

  1. Se as palavras escolhidas estão corretamente empregadas.
  2. Se em nenhum momento perdeu o sentido lógico do texto ou se não saiu do foco.
  3. Se você conseguiu expressar de forma clara seus objetivos.
  4. Erros ortográficos.
  5. Cumprimento das normativas específicas da revista científica escolhida.

Uma dica interessante é pedir para seus amigos darem uma olhada em seu artigo científico de engenharia e exporem suas opiniões.

03. Envie seu Artigo Científico de Engenharia para a avaliação dos pares.

Após ter verificado tudo e finalmente ter finalizado seu artigo científico de engenharia, chegou a hora de enviar para a avaliação, em geral, o processo acontece da seguinte forma:

Você deve entrar em contato com a revista científica escolhida. Normalmente online, por websites ou e-mail.

Deverá preencher um cadastro com todos seus dados, algumas revistas solicitam fotos (opcional o envio) como uma forma de complemento do seu perfil. Nesse cadastro, algumas revistas oferecem a opção de colocação de prazos, ou seja, uma data limite que você espera que seu artigo científico seja avaliado pelos pares. Por vários fatores, algumas revistas não têm esse diferencial. Após a conclusão do cadastro é só enviar para a avaliação!

A revista científica por sua vez, te fornece uma espécie de recibo de entrada de artigo científico com todas suas especificações, é só aguardar um novo contato para que finalmente você tenha seu resultado.

Vamos adentrar um pouco na redação das revistas científicas e entender melhor todo esse processo pós envio de arquivo?

Após receber o artigo científico pela revista científica, ela entrará para a agenda de avaliação ou parecer dos avaliadores, que geralmente são três especialistas. Esses Avaliadores devem obrigatoriamente ter titulações equivalentes ou superiores ao do autor.

Os especialistas são de extrema importância no mundo acadêmico, são responsáveis por ler e analisar todo o artigo científico, verificar se possui qualidade no material, fazer os apontamentos que julgar necessários, decidir se aquele material atende as exigências da metodologia científica e se esse material pode auxiliar em alguma lacuna no conhecimento científico.

Após os pares darem seu parecer sobre o material, sendo aprovado, costumamos dizer que o artigo científico sobe para a editoração. Essa editoração muda de revista para revista, levando em conta as diversas formas e estruturação que cada revista científica necessita, geralmente é realizado toda uma readequação para que esse material possa ser publicado.

Você deve estar se perguntando, “mas quanto tempo preciso esperar para que meu artigo científico de engenharia seja publicado?’’

Isso é muito relativo, são inúmeros fatores externos e variáveis que muda de revista para revista. Para que você tenha uma noção, após a aprovação do artigo científico, pode demorar alguns dias ou dependendo de qual revista científica que você escolheu, pode demorar até anos para que efetive sua publicação.

02. Aguarde o resultado!

Os pares vão avaliar e dar seu parecer. De um modo geral pode ocorrer uma dessas três coisas:

1ª O artigo científico está correto e já pode seguir para a editoração e posterior publicação. Status: Aceito /Aprovado. Nesse caso o autor será avisado pela revista científica que foi aprovado e em breve será publicado.

2ª O artigo científico não foi julgado como totalmente errado, mas requer ajustes por parte do autor. Status: Requer ajustes. Nesse caso a revista científica entrará em contato com o autor e transmitirá os ajustes apontados pelos avaliadores. O autor tem a responsabilidade de ajustar e reenviar o artigo para nova avaliação.

Mesmo com os ajustes realizados e reenviados novamente para a análise, isso não garantirá que o artigo científico seja aprovado, ele vai se submeter novamente a avaliação.

Lembre-se: A segunda hipótese (reajustar o artigo científico de engenharia) não são todas as revistas que existem. Por diversos fatores particulares de cada revista científica, os artigos quando avaliados pelos pares tem apenas duas opções: aprovado ou reprovado. Significando que o autor após o envio para a avaliação dos pares não terá o direito de alterar mais nada.

3ª O artigo científico não foi aceito.

Status: Reprovado.

Não sendo aprovado, infelizmente o material volta para o autor. Essa parte, é sem dúvidas a mais cruel de todas. Se trata de muitas coisas, muita pesquisa, muito estudo, necessidade para a conclusão de algum curso ou mestrado e principalmente muito tempo gasto para se concluir esse artigo científico.

Nesses casos o que se tem a fazer é reavaliar seu tema, sua proposta. Caso a banca tenha lhe dado um parecer do porque foi reprovado, você deve analisar e julgar criticamente esses apontamentos. Decidir se você vai preferir arquivá-lo ou submeter-se a novos estudos (caso tenha essa possibilidade)

01. Artigo Científico de Engenharia aprovado e publicado: hora de solicitar seu certificado.

Você sabia que a maioria das revistas disponibilizam ao autor um certificado de publicação?

Esses certificados caso o autor tenha interesse, deve ser solicitado. Normalmente ele é o último passo a ser dado, deve ser requerido após a efetiva publicação devido as várias informações importantes contidas nele, que são:

  • Informações sobre a publicação do artigo científico.
  • Código QR: Que consiste em um código de barras bidirecional que de forma simples, com o uso de qualquer celular que obtenha uma câmera, você pode escanear esse código e o levará direto para o artigo publicado.
  • Número de Registro: Trata-se de um número único vinculado ao artigo científico. Caso não tenha em mãos um celular com câmera, o artigo científico poderá ser facilmente encontrado pelo seu número de registro na revista científica.
  • Assinatura Digital: Identificação única do responsável pela impressão do certificado de publicação.

Hoje em dia, a maioria das instituições não fazem questão da apresentação desses certificados de publicação. Você autor e pesquisador pode querer seu certificado de publicação, pois poderá ter de forma organizada todos os detalhes que possa eventualmente necessitar em alguma ocasião inesperada. Sem contar que pode guardá-los por toda vida. A cada certificado de publicação, isso literalmente ilustrará seu progresso na vida acadêmica e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...