O que é Currículo Lattes? Como se organiza a plataforma Lattes?

Na reflexão de hoje a gente vai voltar a falar sobre como se estrutura, ou seja, como se organiza o Currículo Lattes, pois muitas pessoas pediram nos comentários de nosso canal no Youtube que a gente fizesse essas aulas de forma mais prática, com auxílio do computador para terem uma melhor noção de como fazer e executar os comandos desta plataforma que, no começo, pode ser um pouco trabalhosa e difícil de se manusear.

Então iremos abordar todas essas funções do Currículo Lattes de forma mais prática para que consigam visualizar melhor, assim como para que possam tentar ir atualizando o seu próprio Currículo enquanto assiste lê este texto.

Essa série sobre a estrutura e organização do Currículo mais comum dentro da academia nasceu a partir da troca que a gente tem da Revista Científica Núcleo do Conhecimento com os leitores, pois toda a sua divulgação de conteúdo é voltada a atender, principalmente, os anseios apontados por vocês em nossas redes sociais.

O principal intuito da Revista além de fornecer artigos sobre as mais diversas áreas é o esclarecimento sobre as solicitações e dúvidas que aparecem, de forma contínua, em nossos canais de comunicação. Esclarecemos, também, dúvidas em termos de formação, como é o caso da série de agora sobre o Currículo Lattes.

Estamos aqui, sempre, para compartilhar o nosso conhecimento com vocês.

Feitas essas considerações importantes podemos, finalmente, começar a nossa conversa de hoje. A pergunta norteadora que irá nos instigar nesta discussão é: por que eu devo manter o meu Currículo Lattes atualizado? Qual é a importância de preenchê-lo com uma frequência significativa? A primeira resposta que podemos dizer com certeza é que de acordo com o seu nível de interesse acadêmico ou de acordo com o momento de pesquisa que você está vivendo o seu Currículo vai ser acessado pelas mais diversas pessoas com uma maior frequência, principalmente se você trabalha com um tema bastante atual e instigante. Muito provavelmente as pessoas irão querer saber mais sobre o projeto e irão procurar por mais informações a partir da plataforma Lattes.

Por que manter o Currículo Lattes atualizado?

Falar sobre isso é importante porque é uma forma de promover o reconhecimento entre pesquisadores, assim como é muito comum, atualmente, que as empresas acessem o Currículo dos seus futuros funcionários para analisar como este pretendente colabora para com a produção científica e tecnológica em nível nacional e internacional, por isso é bastante importante que este Currículo seja, frequentemente, atualizado.

A busca por Currículos por parte das empresas é feita, sobretudo, por parte das públicas, uma vez que elas sempre querem saber o que se produz, como e em qual lugar. É uma forma de se mensurar o seu capital intelectual para se observar como é que você tem contribuído para com a sociedade atual.

Como a atualização do Currículo Lattes move o meio acadêmico?

Ao manter o seu Currículo Lattes atualizado, ele apontará para os interessados no seu trabalho uma perspectiva mais realista acerca do que o tem motivado no mundo acadêmico em termos de projeto, publicações, eventos, assessorias, dentre outros.

É uma forma de revelar o que você está vivenciando neste momento, ou seja, o que inspira e te instiga nos mais variados períodos de produção.

Agora você nos pergunta: “Ah, mas as pessoas conseguem saber se os meus dados estão atualizados?” Sim, elas sabem.

Vamos mostrar para você, de forma mais prática, algumas estratégias para que seja mais fácil de memorizar. Vamos mostrar o Lattes de uma determinada pesquisadora para que consiga mensurar se essa produção do conhecimento científica e tecnológica tem sido atualizada, ou seja, renovada, remodelada e divulgada, para depois, aplicar ao seu próprio Currículo.

Estratégias para se manter o Currículo Lattes atualizado

Em primeiro lugar acesse o site do Google, e, de novo, digite a palavra-chave Lattes (já que ela é a que pode redirecionar melhor para o site).

Dessa vez a gente vai apresentar duas dicas neste texto, porque até o fim dessa discussão nós queremos ensinar a você sobre a importância da atualização do Currículo Lattes e também desejamos ensinar como essa busca por um Currículo ao mesmo tempo, ou seja, vamos ensinar, neste texto como se atualiza e como se busca por um Currículo em específico.

Então, em primeiro lugar, você deve acessar o link ( http://lattes.cnpq.br ) da plataforma Lattes (que, geralmente, é o primeiro resultado fornecido pelo Google, basta dar um clique).

Em segundo lugar você precisa buscar pelo pesquisador que deseja obter mais informações (aqui, como exemplo, vou procurar por uma determinada pesquisadora).

Não esqueça de clicar no primeiro ícone do lado direito da página chamado “buscar currículo”.

Currículo Lattes atualizado
Currículo Lattes Atualizado

Você irá notar que aparecerá uma nova página para que preencha com alguns dados neste processo de busca. Como estou usando uma pesquisadora que conheço como exemplo irei digitar o seu nome na caixa de busca. Feito isso você deverá confirmar a pesquisa no botão “buscar”.

Busca no Currículo Lattes
Busca no Currículo Lattes

Irá carregar uma nova página com o resumo da pessoa pesquisada e a sua foto, porém há uma série de outras informações adicionais como o link para acesso direto ao currículo, a rede de colaboradores deste pesquisador, informações sobre o seu grupo de pesquisa e há, ainda, informações sobre os seus indicadores de publicações.

Como no caso do exemplo não havia nenhum homônimo, podemos acessar logo o primeiro Currículo, mas, em muitas das vezes, você encontrará pesquisadores com nome e as vezes até sobrenomes iguais.

Então acesse os dois Currículos para visualizar o resumo e a foto do pesquisador que procura.

Encontrado o perfil que você busca, deverá ir no ícone “abrir currículo”.

Novamente você será redimensionado para uma nova página. Trata-se de uma página que irá pedir para que insira um código de segurança que, geralmente, são apenas letras.

Basta digitar as letras corretamente que você será encaminhado, finalmente, para a página do professor ou pesquisador que deseja obter mais informações. Uma outra coisa que nós gostaríamos de chamar a atenção é que na aba anterior, provavelmente, irá aparecer a data mais recente de atualização deste Currículo. Geralmente aparecerá a seguinte frase: “certificado pelo autor em …”, aqui, no nosso caso, foi certificado em treze de janeiro de dois mil e dezenove.

Se você apenas deseja saber quando este pesquisador atualizou pela última vez nem precisará abrir este Currículo. Já na aba com a foto e o resumo você terá acesso a esses dados. Basta procurar pela frase: “certificado pelo autor em + a data”. Observe se a data de atualização é próxima do mês em que estamos.

Neste caso como a data é janeiro de dois mil e dezenove podemos perceber que este Currículo está, relativamente, atualizado. Quando muitos meses se passaram desde a última atualização por parte do pesquisador, significa que as informações estão incompletas.

Neste caso vale a pena esperar um pouco mais por uma futura atualização antes de procurar por este pesquisador.

Qual a frequência ideal para se atualizar o Lattes?

Geralmente, caso você não tenha uma rotina tão extrema, recomendamos que atualize este Currículo uma vez por mês, pois assim as suas atividades não correm o risco de serem perdidas devido ao acúmulo de dados que precisam ser transcritos para esta plataforma.

Então recolha os dados do mês, anote em algum lugar, guarde os comprovantes para, posteriormente, colocar esses dados no Lattes para que eles não se percam pois, atualmente, uma atividade apenas é contabilizada em processos seletivos quando há a devida comprovação científica, assim sendo é muito importante que todos os certificados e declarações sejam mantidos com você para a realização da devida comprovação de dados, bem como para te ajudar neste processo de transcrição de dados para a plataforma.

Mantenha em mente que você sempre terá alguma coisa nova para incluir no Currículo, seja a participação em um evento (com ou sem apresentação de trabalho), organização de ou monitoria em evento, publicações em revistas, anais e afins, vínculo profissional (quando você é bolsista há o vínculo com a agência de fomento), formação complementar (cursos ou minicursos), dentre outras variadas atividades próprias do mundo acadêmico que podem ser trazidas para o seu Lattes. Esse processo não é uma regra, pois você pode se adaptar melhor de outras formas (com atualização quinzenal, semanal ou semestral, por exemplo), porém há quem prefira atualizar a cada nova atividade para que esse Currículo seja, de forma constante, alimentado e atualizado.

É um critério que você pode delimitar, mas não esqueça de preencher os campos apenas com as atividades devidamente comprovadas.

Por que a falta de atualização é prejudicial para a movimentação do conhecimento?

Nós recomendamos este fluxo constante de atualização porque é uma forma de você ter certa dimensão acerca do que tem produzido e contribuído para com a academia e a sociedade nas mais diversas esferas de atuação. Bom, vamos pensar um pouco de forma hipotética para que consiga visualizar melhor.

Supondo que você esteja procurando por um de nossos Currículos para descobrir um pouco mais sobre a nossa linha de pesquisa e a atualização mais recente do Lattes foi feita no ano de dois mil e dezessete.

O que você poderia concluir desta falta de atualização?

Bom, estamos em dois mil e dezenove e já fazem dois anos que esse Currículo não é movimentado, talvez o pesquisador não esteja mais trabalhando com esta linha de pesquisa ou, talvez, ele não faça mais parte do meio acadêmico. Enfim, são muitas as suposições que você como investigador de um pesquisador pode concluir, uma vez que te faltam informações atualizadas.

Enfim, você pode pensar uma série de coisas, tais como, será que este pesquisador faz parte do mundo acadêmico, será que ainda orienta pesquisas, será que ainda mora no Brasil ou no exterior, será que faleceu, ou seja, muitas lacunas ficam abertas para que suposições até mesmo trágicas sejam feitas, uma vez que não há informações minimamente atualizadas.

Todas essas suposições aparecem justamente porque este pesquisador deixou de atualizar o seu Currículo, dessa forma não se sabe mais nada sobre ele, uma vez que este é o documento com maior credibilidade em território nacional acerca da divulgação da produção científica e tecnológica em nossa nação.

Você começa a ficar até preocupado com essa falta de atualização da produção por parte deste pesquisador que te interessa. É por isso que nascem as mais diversas suposições: desde a mudança de país até uma possível morte. Ou seja, para evitar ser alvo deste tipo de hipótese é fundamental que você atualize o seu Currículo sempre que possível. Então para encerrar esta discussão de hoje gostaríamos de frisar que no mundo acadêmico ou no empresarial a gente não consulta as redes sociais para conhecer o pesquisador. A gente acessa a plataforma Lattes, daí a sua importância.

É uma forma de conhece-lo, o seu trabalho, bem como a universidade a qual faz parte, uma vez que tudo isso nos instiga a querer buscar, cada vez mais, por informações e estratégias que podem fazer com que consigamos chegar até este alvo de interesse acadêmico.

Se você participa de algum tipo de programa é por meio do seu Currículo Lattes que as informações necessárias para preencher a famosa plataforma Sucupira serão coletadas, para tanto, é primordial que ele esteja, sempre que possível, atualizado e movimentado. É importante deixar claro, também, que para preencher a plataforma Sucupira o seu orientador irá acessar diretamente este documento.

Mantenha em mente que o nosso canal de divulgação do conhecimento e da produção científica no Brasil é o Currículo Lattes.

 

 


Download O que é Currículo Lattes? Como se organiza a plataforma Lattes?


O que é Currículo Lattes? Como se organiza a plataforma Lattes?
5 (100%) 5 vote[s]
Como publicar Artigo Científico

Dúvidas? Sugestões? Deixe seu Comentário!

Digite seu comentário!
Informe seu Nome aqui