BLOG

Fazer mestrado ou MBA: o que é melhor?

Conteúdo

5/5 - (1 vote)

A importância de decidir de acordo com as suas necessidades

Na nossa conversa de hoje vamos retomar um pouquinho as nossas discussões anteriores sobre o mestrado, pois ele tem sido procurado, cada vez mais, com mais frequência, devido às exigências do mundo moderno que possui uma série de lacunas que precisam ser solucionadas com o auxílio da pesquisa. A questão que estamos propondo para a nossa discussão de hoje é sobre os cursos de Mestrado e o conhecido MBA, o que compensa mais? É o nosso tema de reflexão de hoje. Como em todo processo de decisão, existem argumentos positivos e negativos que podem nos auxiliar a escolher por um curso de mestrado tradicional, ou seja, pelo acadêmico ou por um MBA que tem, por excelência, um caráter mais prático, ou seja, o seu objetivo é considerar o contexto do ambiente de trabalho dos seus alunos para propor metas, desafios a serem cumpridos bem como o próprio currículo, seguindo, sempre, as diretrizes recomendadas pelo MEC e pelo CNPq, órgãos responsáveis por fiscalizar e regulamentar a produção técnica e científica em nosso país. Assim, você precisa considerar o seu atual contexto assim como as suas principais exigências, neste momento, antes de optar por uma dessas modalidades de atuação (profissional e acadêmica) para que você não se sinta frustrado.

Conhecendo o MBA

Você notará que diferentemente dos cursos propostos pelo mestrado acadêmico, o MBA é caracterizado como um curso livre, ou seja, ele atuará, sempre, a partir de uma perspectiva mais prática, algo que não necessariamente ocorre nos cursos de pós-graduação na modalidade acadêmica. Devido a este caráter livre, ele faz parte da linha de pesquisa Lato sensu. Nessa linha, ao final do curso, com a defesa do seu trabalho, você não irá se tornar um Mestre, como nos cursos de mestrado acadêmico stricto sensu, você irá se tornar um especialista em um determinado assunto que te impulsiona e te instiga a pesquisar e a defender para outras pessoas. Devido ao seu contexto de atuação, esses cursos costumam durar menos tempo assim como as suas exigências de produção acabam por ser mais flexíveis, uma vez que ele precisa conciliar este curso com a sua atuação profissional diária.

Assim, a participação em congressos com apresentação de trabalho bem como as leituras acabam por serem mais flexíveis e adaptáveis ao contexto de trabalho desse aluno. Como é um curso que se propõe, especialmente, a te preparar para ser um especialista em um dado assunto que faz parte e intriga o mercado de trabalho, toda a sua configuração (em termos de produção e avaliação do trabalho final) precisa se enquadrar nessa perspectiva mais prática para que esses cursos cumpram para com o papel social que propõem. Você notará que, geralmente, esses cursos de MBA podem ser feitos várias vezes, o que não acontece na perspectiva do mestrado acadêmico tradicional. Nesse sentido, é possível que você se torne especialista em variados assuntos, o que faz com que a sua atuação profissional seja mais ampla.

As propostas do Mestrado convencionalAs propostas do Mestrado convencional

Diferentemente dos cursos de MBA, a proposta dos cursos de mestrado (sejam eles acadêmicos ou profissionais) é uma característica mais acadêmica, ou seja, você pode se tornar Mestre apenas uma vez e o seu foco é mais direcionado a um assunto (embora nada te impeça de fazer várias especializações depois). Devido a sua essência acadêmica, as exigências em termos de frequência nas aulas, participação em eventos com apresentação de trabalho, publicação de materiais científicos (sobretudo artigos) e avaliação do trabalho final são mais rigorosas, principalmente porque esses cursos costumam durar mais tempo que um curso de MBA, uma vez que os objetivos bem como o perfil de aluno são bastante diferentes. Tais exigências te obrigarão a divulgar a pesquisa com mais afinco, que você leia e busque mais por materiais que possam embasar a sua pesquisa bem como que você participe de eventos, dentre outras atividades que podem variar de acordo com cada instituição.

A sua característica, diferente dos cursos de MBA, é que eles fazem parte do domínio stricto sensu, e, assim, há uma flexibilidade menor em termos de cumprimento de créditos, como discutimos com você em outras conversas. Se você optar por um curso de mestrado acadêmico, é importante que você mantenha em mente que terá que dedicar grande parte do seu tempo para o cumprimento desses créditos (participação nas aulas, comparecimento em eventos para divulgar a pesquisa por meio de apresentações de trabalho, produção de artigos científicos, dentre outras atividades que podem variar de acordo com cada instituição). Isso significa que você terá que, em muitas das vezes, abrir mão do seu tempo com a família e com os amigos assim como de alguns prazeres diários.

Mestrado ou MBA: qual a melhor opção?Mestrado ou MBA: qual a melhor opção?

Feitos os apontamentos sobre os dois tipos de modalidade: Mestrado e MBA, surge a pergunta chave da nossa conversa de hoje: qual deles é a melhor opção? Cada pessoa terá uma resposta diferente para essa pergunta. Dissemos isso porque você precisará, com toda a certeza, escolher por uma das modalidades considerando o contexto em que você vive hoje. Faça algumas perguntas pessoais a você mesmo sendo: esse curso é a melhor opção neste momento? Estou disposta a ceder uma grande parte do meu tempo para a academia? Com um mestrado acadêmico eu consigo atuar, significativamente, no meu ambiente de trabalho? Essas e outras questões sempre terão respostas diferentes para cada tipo de pessoa, pois cada um de nós possuímos as nossas próprias exigências que sempre irão variar, uma vez que a cada dia, mês e ano temos objetivos e metas diferentes.

Questões que devo considerar no processo de escolhaQuestões que devo considerar no processo de escolha

Existe uma série de elementos a serem considerados em todo e qualquer processo de decisão por fazer ou não um curso. Há, primeiramente, as questões pessoais que apresentamos acima bem como perguntas mais técnicas igualmente importantes como: o curso irá contribuir para com a minha carreira atual ou com os meus objetivos relacionados ao ingresso em uma determinada carreira? Onde posso cursar esse curso e quais são as exigências dessa instituição? Como estou me sentindo, pessoalmente, neste momento? A minha vida financeira está devidamente organizada para caso eu precise me mudar de cidade para o ingresso nesse curso bem como para o comparecimento em aulas e participação em eventos científicos? Essas questões são importantes de serem consideradas por você pois, os cursos de MBA, por exemplo, irão exigir um menor deslocamento e também um menor investimento de tempo, caso você não esteja disposto ou não possa abrir mão de certas coisas neste momento. Nesses casos, o MBA seria uma escolha mais acertada para este perfil de pessoa.

Configuração do MBAConfiguração do MBA

Você perceberá que existem MBA’s que exigirão que você compareça na instituição à qual está vinculado apenas uma vez por semana assim como existem outros que são, totalmente, online. Existem, ainda, aqueles em que você faz metade do curso aqui, no Brasil, e a outra metade no exterior (embora tenha que tomar cuidado neste processo de escolha pois existem universidades que não possuem parceria com o Brasil, logo o título não pode ser validado aqui, como apresentamos à você em conversas anteriores). Lembre-se, sempre, que diferentemente do mestrado acadêmico que exige que você, acima de tudo, produza o tempo todo, sobretudo conhecimentos teóricos, o MBA espera que você apresente o seu contexto de trabalho e aplique o conhecimento adquirido na sua própria atuação profissional.

O MBA não exige que você possua tanta disponibilidade em termos de tempo, pois ele parte do princípio de que você precisa conciliar o seu trabalho diário com a pesquisa, logo as exigências de publicação e deslocamento físico acabam por ser menores do que na perspectiva do mestrado acadêmico, devido aos objetivos distintos. O MBA parte, também, do princípio de que você está iniciando a sua carreira como pesquisador neste momento, logo precisa se adaptar às leituras, sobretudo, de materiais científicos, o que, por si só, já exige bastante tempo. Preza-se, dessa forma, pela adaptação desse sujeito ao mundo acadêmico que é mais lenta do que no mestrado tradicional, visto que, geralmente, esses alunos nunca tiveram um contato expressivo com o mundo da pesquisa.

Diferenças entre Mestrado e MBADiferenças entre Mestrado e MBA

A diferença mais expressiva entre as duas modalidades é, com certeza, o foco. O mestrado acadêmico forma pessoas, sobretudo, para lecionar nas universidades, assim as suas exigências em termos de produção científica a partir do cumprimento de créditos são, expressivamente, marcadas nas diretrizes dos seus programas, evidenciando, dessa forma, a diferença de perspectiva entre as duas correntes, pois, o MBA, forma os seus alunos para atuarem no mercado de trabalho. Uma outra diferença está relacionada com a titulação. Enquanto, no mestrado acadêmico, os alunos são formados para serem Mestres em um determinado assunto, podendo, assim, lecionar nas áreas de pesquisa correspondentes, com o MBA, esses alunos tornam-se especialistas que podem atuar no mercado de trabalho de forma prática, sobretudo nos setores relacionados com a área de pesquisa na qual se tornou especialista.

É fundamental que o especialista aprenda a desenvolver competências e habilidades que possam ser, de alguma forma, aplicadas no setor em que trabalha. Enquanto os mestres precisam aplicar esse conhecimento nas salas de aula por meio do exercício da docência. Assim, no processo de tomada de decisão é fundamental que você leve em consideração as questões mais técnicas, e, também, pessoais que apresentamos nessa conversa de hoje. É apenas a partir de uma escolha sábia que você conseguirá ser feliz com a linha de atuação que escolheu para atuar, seja ela a ligada ao mercado de trabalho ou à docência. Apenas é possível sentir-se bem com o curso escolhido a partir do momento em que fazemos escolhas relacionadas com as nossas verdadeiras necessidades, independentemente das pressões a nós colocadas diariamente. Pense, sempre, no que é melhor para você pessoalmente e profissionalmente para que o curso contribua e te faça uma pessoa melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita

Confira também...