REVISTACIENTIFICAMULTIDISCIPLINARNUCLEODOCONHECIMENTO

Revista Científica Multidisciplinar

Pesquisar nos:
Filter by Categorias
Administração
Administração Naval
Agronomia
Arquitetura
Arte
Biologia
Ciência da Computação
Ciência da Religião
Ciências Aeronáuticas
Ciências Sociais
Comunicação
Contabilidade
Educação
Educação Física
Engenharia Agrícola
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia da Computação
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Ética
Filosofia
Física
Gastronomia
Geografia
História
Lei
Letras
Literatura
Marketing
Matemática
Meio Ambiente
Meteorologia
Nutrição
Odontologia
Pedagogia
Psicologia
Química
Saúde
Sem categoria
Sociologia
Tecnologia
Teologia
Turismo
Veterinária
Zootecnia
Pesquisar por:
Selecionar todos
Autores
Palavras-Chave
Comentários
Anexos / Arquivos

Teologia, Epigenética e Saúde Pública

RC: 5211
182
5/5 - (1 vote)
DOI: ESTE ARTIGO AINDA NÃO POSSUI DOI
SOLICITAR AGORA!

CONTEÚDO

Rodrigues, Pr. Guilherme M. M.[1]

Rodrigues, Pr. Guilherme M. M. Teologia, Epigenética e Saúde Pública. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 1. Vol. 9. pp. 349-354, outubro / novembro de 2016. ISSN: 2448-0959

INTRODUÇÃO

Bíblia e ciência sempre estiveram juntas, reconhecer as limitações humanas é romper barreiras estabelecidas pela própria consciência formadora de uma sociedade. Conhecer o indivíduo é base fundamental para o controle social, a ação de sua inconsciência, pode interferir diretamente no planejamento socioeconômico do Estado, principalmente na destruição de um plano de saúde pública. Sendo a Palavra de Deus o manual estabelecido pelo criador do homem, seguir seus preceitos ultrapassa os limites de uma saúde espiritual, ela interfere diretamente para uma condição de mente e corpo saudáveis, reduzindo o custo do Estado por meio da administração da inconsciência do homem.

Palavras-chave: Teologia, Epigenética, hereditariedade, Saúde Pública.

OBJETIVO

Reconhecendo Deus como criador, o homem pode compreender que não há ninguém melhor para mostrar o caminho correto. Somente quem criou pode estabelecer as regras para que de maneira objetiva, alcancemos a melhor qualidade de vida e consequentemente, reduzir o índice de enfermidades sociais. Através da Palavra de Deus, e da administração correta dos preceitos estabelecidos, conseguiremos alcançar um indivíduo mais saudável físico e mentalmente, obtendo redução no custo dos Estados por meio dos reflexos na saúde pública.

Uma das características mais marcantes do homem é sua consciência racional, ela é formada por um conjunto de fatores adquiridos durante seu desenvolvimento, tendo como principais fontes, as experiências vividas e os conselhos adquiridos através de outras pessoas. Essa consciência racional, forma uma disposição mental equivalente, uma força mental que produz uma “analgesia”, uma convicção que estabiliza o senso crítico próprio, o que para a grande maioria das pessoas que vivem conforme suas próprias convicções, sem padrões estabelecidos pela palavra de Deus, são letais para destruição própria e social. Essa condição age como um piloto automático, vedando a consciência para qualquer tipo de limite que seja estabelecido para limitar suas ações, fazendo com que esta pessoa aja conforme seus sentimentos e emoções momentâneas.

VERDADE E REALIDADE

Quando observamos a Palavra de Deus, vemos escrito em João 17:17: “Santifica-nos pela tua verdade, a tua palavra é a verdade”, sendo assim, fica claro que existe uma verdade e uma mentira. Quando a bíblia diz que “a tua palavra é a verdade”, isso significa que a única fonte onde encontramos a verdade é na Palavra de Deus, ela é inexorável, não muda conforme o tempo, não é influenciada por emoções e sentimentos, não há racionalidade que mude o preceito já traçado por quem criou o homem.

Sendo assim, a verdade está escrita para combater a realidade, que são conceitos e ideias criadas pela razão humana, uma verdade pessoal, influenciada por traumas, sentimentos de amargura, expectativas e experiências vividas. A realidade é uma ação mental de autoconvencimento, trabalhando conforme as próprias convicções, descartando qualquer padrão que venha contra sua disposição mental e sentimentos.

Sendo a realidade uma verdade ilusória e de autoconvencimento, ela impõe sobre a mente do indivíduo falsas propagações de realidade acerca de si mesmo e de sua vida, possibilitando o aparecimento de patologias secundárias como depressão e doenças psicossomáticas, resultado da concepção de pensamentos acerca da vida. Essa condição é explicada pela ciência através dos transtornos mentais, mas a palavra de Deus é objetiva e permite que tenhamos uma clara visão das consequências de uma mente sem princípios e padrões, guiada apenas por si mesma.

AÇÃO MENTAL DA INIQUIDADE OU EPIGENÉTICA

A relação entre a iniquidade e a epigenética é similar, ambas estão impregnadas no homem, e chegam a unir-se quando trata-se de hereditariedade.

A palavra de Deus denúncia à ação mental da iniquidade, sua dinâmica de atuação e as consequências atreladas a ela, vemos descrito no livro de Salmos 7:14-16:

“Eis que o ímpio está com dores de iniquidade, concebeu a malícia, dá luz a mentiras…”

Para compreendermos quem é o ímpio, são necessários alguns passos: ímpio vem de impiedade, piedade é sinônimo de amor (im=não, sem; piedade=amor) pessoa sem amor, no livro de João 14:21, vemos que para Deus amar, é aquele que obedece a Sua palavra, sendo assim, o ímpio é aquele que não ama a Deus, por não obedecer às suas palavras. Vemos no versículo, que este indivíduo está com dores de iniquidade, esse “de” faz menção à origem, ou seja, a iniquidade deste indivíduo está lhe trazendo dores, sofrimento. Sabendo-se que iniquidade não é algo físico, veremos como ela pode trazer dor a alguém.

Quando observamos a continuidade do versículo, vemos o motivo que levou ao sofrimento e como a iniquidade atua no indivíduo para lhe trazer esta dor:

“concebeu a malícia…”

O original hebraico desta palavra é encontrada no dicionário Grego-Hebraico Strong (H5999), que significa tormento mental, tristeza, ou seja, a iniquidade atuou na mente através do pensamento deste indivíduo trazendo tristeza e tormento mental, isso porque, ele “concebeu”, aceitou, aderiu, deu luz, deu lugar, passando a acreditar naquilo que estava em sua mente, passando a sofrer pela REALIDADE CRIADA.

Tendo este homem sido convencido por seus pensamentos, agora teremos as consequências mentais:

“dá luz a mentiras.”

Diante da realidade imposta como consequência do que foi concebido, a mente deste homem iniciará um processo de produção de realidades, mentiras desenvolvidas que irão produzir ruína moral (Strong H7723). Temos no livro de Isaías 5:20, a descrição perfeita da mente cauterizada de um homem que concebeu aos tormentos mentais:

“Ai dos que ao mal chamam de bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!”

Aqui é descrito a verdade e a realidade lado a lado, ficando claro, uma distorção da verdade, que é desenvolvida pela mente humana, tornando o que é prejudicial em algo favorável.

Essa ilusão da mente para distorção da verdade, é denunciada pela bíblia em dois principais versículos, o descrito acima, e em Salmos 7:16:

“Cavou um poço e o fez fundo, e caiu na cova que fez. ”

Podemos observar que nestes dois versículos o indivíduo exerce com exatidão a escolha do caminho seguido, para ele, suas decisões são corretas, seus sentimentos e emoções guiam suas decisões sempre em busca de um bem-estar maior, um melhor ambiente, uma melhor companhia, uma maior satisfação, uma realidade de falsas alegrias, um caminho de dor, sofrimento e morte, mascarado pelos sentimentos e prazer momentâneos.

A mais fascinante característica da epigenética ou da iniquidade, é o poder de induzir e de produzir através da indução, ou seja, ela induz determinado pensamento ou visão, e o resultado emocional obtido com a concepção deste pensamento, sairá uma semente secundária, ela será a nova semente de destruição, atingindo uma área diferente, e que será somada a semente de indução primária. Através destes marcadores epigenéticos, o homem vai sendo conduzido por sua iniquidade sem saber, seus pensamentos, sentimentos e decisões, todas induzidas por sua natureza hereditária e por ideias concebida ao longo da vida.

Sendo possível a mente humana enganar o próprio homem, colocando-o em desgraça e sofrimento de forma inconsciente, principalmente, por padrões socialmente praticados de forma natural, alguém arcará com as decisões erradas deste indivíduo, alguém terá que arcar com as enfermidades, medicamentos e toda relação de dependência que haja, diante de uma doença emocional ou física, neste momento é que entra os planos de saúde pública, ficando na responsabilidade do Estado, apoiar financeiramente todo período de incapacidade laboral deste indivíduo.

Um dos fatores mais evidentes neste século XXI é a depressão, uma doença secundária, resultante de uma instabilidade emocional e mental, decorrente de fatores hereditários, que atuam na predisposição mental, ou originada pela concepção de determinados pensamentos de incapacidade e autodestruição. A depressão tem retirado mais de duzentas mil pessoas por ano no Brasil do mercado de trabalho para a dependência da previdência, acarretando um ônus para os cofres públicos de aproximadamente 26 bilhões de reais em 2014.

RELAÇÃO BÍBLIA E SAÚDE PÚBLICA

Não existe caminho mais curto e objetivo do que seguir as indicações de quem criou um produto, um ditado industrial diz: ”quem possui a patente dita o mercado”, assim funciona com o homem, Deus o criou, então ninguém melhor do que Ele para guiar o melhor caminho.

Se observarmos a palavra de Deus, veremos em I Coríntios 11:30-31:

“Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. ”

Podemos fazer duas observações acerca do versículo acima: a primeira, é que o homem que anda segundo suas próprias convicções, sem que haja um parâmetro estabelecido sobre sua vida criando limites, ele se torna um problema social, ele se torna fraco espiritualmente, e consequentemente, se torna uma pessoa doente, e muitos que morreram, afetando diretamente o plano econômico de saúde pública de um país. A segunda observação, é que há um juízo sendo exercido sobre o homem, independente de sua vontade, um juízo exercido sobre a iniquidade que o guia, sobre sua inconsciência, seu “piloto automático”, mas as consequências sendo arcadas pelo Estado, que proporcionalmente, quanto maior a busca por tratamento, maior a opressão financeira sobre o país.

Podemos ver essa verdade sendo demonstrada no livro de João 5:1-14, onde relata a vida de um homem que era paralítico, e estava em meio a muitos doentes, porém, temos a causa de sua doença sendo demonstrada no versículo 14, o pecado o levou a ficar doente. Vemos durante os relatos, que este homem estava ali durante trinta e oito anos, e não havia ninguém que o levasse ao tanque, isso demonstra a solidão a qual este homem vivia, não possuía amigos, demonstrando uma pessoa que não analisava as consequências de suas ações ou comportamento. Conseguimos observar que ele não nasceu paralítico, considerando que paralisia é diferente de ser coxo, o coxo seria o paraplégico (cadeirante), já o paralítico, seria aquele que possui uma patologia como a ELA (esclerose lateral amiotrófica), passou a ser em determinado período da vida, devido ao pecado.

Podemos ver esse juízo sendo exercido também em Provérbios 29:1:

“O Homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio. ”

Todo esse processo de doença até a morte do indivíduo recai sobre o governo, que quanto maior a demanda, maior a necessidade de recuso.

A HEREDITARIEDADE NUMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL

Vemos que o poder da epigenética está na hereditariedade, é a sustentabilidade, a continuidade e aperfeiçoamento do mal implantado. Quando um país lida com as consequências, é um país problemático, é necessário compreender o indivíduo, suas práticas e necessidades para atuar de maneira profilática e lidar com as causas.

Quando lidamos com as práticas sociais, conseguimos dar um passo à frente, mas quando lidamos com a natureza humana, conseguimos administrar a inconsciência humana, e protegê-lo de si mesmo.

O advento científico da epigenética nos possibilitou buscar uma visão mais profilática, quando tratamos o espírito, a mente e corpo de um indivíduo, estamos tratando de sua descendência, isso significa, que se conseguirmos formar indivíduos que vivam com princípios e limites segundo a palavra de Deus, geneticamente, teremos descendentes mais equilibrados emocionalmente e mais saudáveis, reduzindo drasticamente a demanda hospitalar.

Com uma visão bíblico-científica, compreendemos que é necessário arrancar as sementes que foram implantadas hereditária, social e pessoalmente, em busca de um país mais saudável e mais rico, menos corrupto e mais temente a Deus.

CONCLUSÃO

O mundo espiritual sempre trabalhou de maneira sustentável, Deus criou os céus e a terra, as sementes foram plantadas apenas uma vez, e tudo se formou, o homem foi criado apenas uma vez, e tudo se multiplicou. No reino demoníaco, a corrupção foi plantada nos céus, uma vez, e suas estratégias se multiplicam constantemente, através da sociedade e das gerações através da iniquidade. A formatação de uma disposição mental de um povo segundo os preceitos de Deus vai além de religiosidade, é a consciência social sustentável na busca de uma nação saudável, com seus problemas minimizados e uma saúde pública efetiva.

BIBLIOGRAFIA

Bíblia Dake – Editora Atos.

Bíblia Palavra Chave: Grego-Hebraico – CPAD

Mais de 200 mil pessoas no Brasil receberam auxílio-doença por transtornos mentais em 2014

http://link.springer.com/article/10.1186/2042-6410-5-8

[1] Pastor (CIADB-0-289), Bacharel em Teologia, Seminarista e Escritor Teologia da Libertação.

5/5 - (1 vote)
Guilherme Mello Marques Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POXA QUE TRISTE!😥

Este Artigo ainda não possui registro DOI, sem ele não podemos calcular as Citações!

SOLICITAR REGISTRO
Pesquisar por categoria…
Este anúncio ajuda a manter a Educação gratuita